Surreality shows
Por Alexandre Inagaki ≈ domingo, 10 de fevereiro de 2008
Você é daqueles que se deleitam vendo mulheres mostrarem os peitos ou xingarem umas às outras de vaca, piranha e outros animais menos cotados no Big Brother Brasil? Pois saiba que na Alemanha diversão mesmo foi ver um participante de reality show ser preso em um caixão de vidro na companhia de… 30 mil baratas.
Daniel Küblböck é um cantor que, aos 18 anos de idade, foi revelado pela primeira edição alemã do Deutschland Sucht Den Superstar, versão local do American Idol exibida em 2003. No ano seguinte à sua participação no “Ídolos” alemão, no qual terminou na terceira colocação, Daniel achou que seria interessante para a sua carreira participar de outro reality show, e entrou na maior roubada da sua vida.
Ao lado de mais nove incautos, Küblböck integrou a primeira edição de um singelo programa intitulado Ich Bin Ein Star – Holt Mich Hier Raus!, que em bom português significa “Sou uma Celebridade - Tirem-me Daqui!”. As regras desse reality show eram tão simples quanto as do Clube da Luta: os dez desgraçados foram mandados para uma selva na Austrália, onde permaneceram por duas semanas. A cada dia, um deles era designado pela audiência para ser submetido a uma prova (eufemismo dos produtores do programa para “tortura com requintes de sadismo”). Daniel foi o desgraçado mais votado pelo público para participar da primeira prova, e eis que o malfadado cantor foi obrigado a ficar deitado em um caixão de vidro enquanto cerca de 30 mil baratas dançaram macarena sobre seu corpo por exatamente 1 minuto e 6 segundos. Quem assistiu ao quadro gostou tanto de ver Küblböck sofrer (a audiência do programa chegou a mais de 6 milhões de telespectadores) que o escolheu novamente, pela segunda vez em três dias, para participar de uma nova “prova”. Enquanto câmeras flagraram em generosos closes as lágrimas desesperadas de Daniel ao saber da enorme estima que os espectadores nutriam por ele, os produtores do programa enchiam um enorme cubo de vidro.
Munido de uma máscara de mergulho e um snorkel, o jovem cantor foi obrigado a mergulhar sua cabeça no aquário, sabendo apenas que iria se deparar com algumas singelas surpresas dentro da água. Primeiro, apareceram peixinhos dourados; tudo zen. Depois, enguias; nada que não desse para encarar. Porém, quando surgiram aranhas aquáticas, Daniel surtou, pôs a cabeça para fora do aquário, saiu correndo em altos prantos e desistiu de vez do programa. No dia seguinte Küblböck monopolizou as manchetes de todos os jornais alemães, destacando o quadro grotesco do programa, as cenas de Daniel aos prantos e questionando os limites éticos das programações de TV.
A versão mais recente de Ich Bin Ein Star – Holt Mich Hier Raus! foi exibido em janeiro deste ano, e contou com a participação de um ex-goleiro da seleção alemã de futebol, um rapper polonês e uma ex-atriz pornô. Diga-se de passagem, este sádico reality show, que Silvio Santos surpreendentemente ainda não pensou em trazer para o Brasil, é na realidade adaptação de um programa originalmente criado na Inglaterra, o I’m a Celebrity… Get Me Out of Here!, que segue o mesmo script de levar “astros” e “estrelas” para lugares inóspitos, a fim de deleitar seus telespectadores. Alguns das mais conhecidas “celebridades” que toparam pagar esse King Kong foram Uri Geller (o entortador de talheres), Jordan Price (modelo peituda conhecida como a “Pamela Anderson britânica”) Paul Burrell (ex-mordomo da Princesa Diana, que teve de comer um testículo de canguru em sua participação), Carol Thatcher (filha da ex-primeira-ministra Margaret Thatcher e vencedora da edição de 2005), David Gest (ex-marido de Liza Minnelli) e até mesmo John Lydon, o ex-vocalista dos Sex Pistols. Definitivamente eu morro, reencarno várias vezes e ainda assim não vejo tudo.
P.S. 1: Por falar em reality shows, não deixarei em branco a gentil citação que Gyselle, uma das participantes da edição atual do Big Brother Brasil, fez ao Pensar Enlouquece em seu blog. Quem diria, huh?
P.S. 2: Seja bem-vindo à intrépida trupe do InterNey Blogs, Cidadão Vet!
P.S. 3: A partir da segunda-feira acompanhem a cobertura que farei do Campus Party Brasil. :D
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://menteemcaos.blogspot.com Caleydoscope Eyes
-
http://sabineas.com/blog sabine
-
juliana
-
http://vivstiemi.wordpress.com Vivs
-
http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva
-
Alvaro
-
Antonio Curty
-
http://maroma.wordpress.com/ Marília
-
http://www.circulando.com Cláudio Rúbio
-
Pâmela
-
Felipe
-
http://www.monalisadepijamas.com.br Mafalda
-
http://losille.blogspot.com Lolló
-
Anônimo
-
Anne Caroline
-
http://www.aperteoalt.blogspot.com Renato Alt
-
http://napqp.blogspot.com Carlo Tabuchi
-
http://blogdohiroshi.com Daniel Morine Martins da Silva
-
http://www.olhoseouvidosabertos.wordpress.com Cyn Costa
-
http://leveimpressao.blogspot.com/ Renata
-
http://navitrine.wordpress.com Carlinha
-
http://www.tativiana.com Tati Viana
-
Sylvia Tamie
-
http://mundodek.blogspot.com Alexandre Kovacs
-
http://deixoler.blogspot.com Bel
-
http://www.portalcab.com Cab