Scubidu dos Sete Mares
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 30 de janeiro de 2007
Como diria Ritchie, e a vida continua. Domingo, ao assistir o excelente show que Leoni fez no Shopping Metrô Tatuapé, me flagrei cometendo um virundum que, só muitos anos depois, descobri que se tratava de um. Em Como Eu Quero, música que Leoni compôs com Paula Toller, eu cantava: “Diz pra eu ficar muda/ Faz cara de mistério/ Tira essa bermuda/ Que eu quero você sério/ Dramas do sucesso/ NU particular“. Pois e não é que o correto é “MUNDO particular“? Ainda assim, creio que a minha versão faz mais sentido, já que tem tudo a ver com a parte do strip da bermuda. Se bem que pior (ou melhor, vai saber) fazia o meu colega Ian Black, que cantava: “tira essa bermuda que eu quero VER SEU SEXO”.
O blog dos Virunduns rendeu muitas pérolas. Destacarei algumas das melhores aqui, com mais um brinde extra: o vídeo de uma canção descrita por Dirceu Rabelo, locutor do Fantástico nos seus tempos áureos, como “uma música que, dizem por aí, dá vontade de namorar“. Trata-se de Noite do Prazer, primeiro (e único) sucesso do grupo Brylho, composto por Cláudio Zoli e gravado em 1983. Quem nunca trocou o verso “tocando B.B. King sem parar” por variantes como “trocando de biquíni sem parar”, “tocando Gipsy Kings sem parar”, “tocando Jimmy Cliff sem parar” ou “rodando o peniquinho sem parar”, que atire a primeira vitrola…
Camila Saccomori:
O virundum que eu mais gosto é um cometido pela minha vó até hoje - já expliquei 500 mil vezes o termo correto pra minha querida anciã, mas não rola. Ela curte mais a versão esquisita - e original, diga-se de passagem, por ela inventada e ouvida. É uma música do Roberto Carlos e diz assim: “Nos lençóis macios, amantes se dão…”
Pois não é que a velha criou a palavra MANTISIDÃO para a segunda frase, como se a mantisidão fosse uma coisa profunda, grande, imensa, que acontece nos lençóis macios? Pensando bem, se a palavra existisse, essa seria a tradução mais legal.
Marlos:
A primeira vez que ouvi “Como Nossos Pais” eu entendi também “fio dental”. E mais: em vez de “é você que ama o passado e que não vê”, entendi “é você QUE É MAL PASSADO e que não vê”. Aliás, muita gente canta assim até hoje. Conheço montes. Outros:
“Homem QUE MATA, capitalismo selvagem”.
“COMIDA é água, BEBIDA é pasto.”
“A arte de viver da fé, só não se sabe O QUE É VIVER”…
“Quando a maré encher… tomar banho de CANA quando a maré encher”. O certo é CANAL.
“Berimbau down down… bereruba berimbau” em vez de “Beat it laun, daun daun, beat it, loom, dap’n daun” do Skank (Garota Nacional)
Renata Parpolov:
- minha versão pra alagados era “alagados, FREISTAL, favela DO AVARÉ(??)”. ainda bem que ninguém nunca pegou, seria terrível pra mim. :)
- rita lee, nem luxo nem lixo: “não acredito em nada não, até duvido da fé”… e eu cantava “até NO OUVIDO da fé”.
- queen, i want to break free: “i want UM REFRI!”.
- caetano veloso, tropicália: “viva a banda da da, carmem miranda da da…” e eu “DAVI MIRANDA DA DA DA”.
- paralamas, trac trac, tinha um refrão incompreensível. eu cantava assim “TALENTO AMOR, SOLTO AMOR” e alguém me disse esses dias que era “dá me tu amor, soy tu amor”. seria isso mesmo, alguém confirma?
- meu primo, na escola, deveria escrever o hino nacional num papel e entregar para a professora como dever de casa. no papel, estava escrito: “dos filhos deste SOLESMÃE gentil, pátria amada, Brasil”.
Anna Paula Maron:
Nooossa, sou mestra na arte da velhinha da Praça é Nossa.
“Eduardo e Mônica” era: ‘….carinha do fucinho do Eduardo que disse….’.
Na versão pesada que o Pato Fu fez pra “Sítio do Pica-Pau Amarelo” tem um momento em que o vocalista começa a gritar o nome dos personagens e logo depois do Pedrinho vem: “Hardcore!” (na realidade ele diz “Rabicó!”), mas como é uma versão pesada…
Miss R:
Da música do Paralamas:
“Alagados, CRISTAL, favela da maré…”
E essa de um amiguinho de infância, música do Ultraje a Rigor:
“Pelado, pelado, NO CANAL DO BOZO”, em vez de “nu com a mão no bolso”.
Fabiana Jaspion:
Quando eu era criança, ouvia Beatles e na música “I Wanna Hold Your Hand”, em cuja letra consta “And when I touch you I feel happy INSIDE”, eu entendia “and uén ai tãchiu ai fiu répi in SAARA”. E olha que eu prestava atenção pra descobrir o que eles falavam, mas eu não tinha a menor noção de inglês na época. Achava que a música contava algo que se passava no deserto do Saara. Hahaha! Não posso deixar de citar mais duas pérolas do mesmo naipe! Quando o Elton John canta ‘Sacrifice’, ele diz “COCORRAL” em vez de “Cold, cold heart”, tá me entendendo? Assim como Elvis Presley diz “Tchumágui” em “Are you lonesome TONIGHT”. Básico…
Ricardo Schott:
+ não sei se merece ser citado, mas quando o Padre Marcelo aparecia na TV, meu primo Cofrinho, com quatro anos (o apelido vem do dia em que ele engoliu uma moeda) ficava cantando aquela musiquinha dele assim: “o senhor tem muitos filhos/muitos filhos ele tem/Eu dou um Deus, você também” (seria “eu sou um deles”).
+ um colega de escola chegou a batizar uma banda que ele teve de Jetom Belo, por causa daquele verso do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’ que diz “o sol nasce e o dia é tão belo”, que soa como “jetom belo” (ou algo assim).
E isso me leva a concluir: em vez de estudar música (pelo menos no caso dos que estudaram), não era melhor esses caras pagarem umas sessões de fonoaudiologia, não?
Suzi Hong:
Enquanto Paula Toller falava em “fazer amor de madrugada, amor com jeito de virada”, eu cantava: “fazer amor debaixo d’água, amor com jeito de piaba”. Mas a culpa dessas más interpretações são das bandas, pô. Eles é quem deveriam cantar com mais clareza!
P.S. 1: “Descubra o que você pode fazer para ajudar a salvar o planeta. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Deixe o carro na garagem e use mais o transporte coletivo. Desligue o ar-condicionado uma hora antes. Não compre produtos da empresa que polui. Troque o atum em lata por peixe fresco. Exija que a prefeitura da sua cidade adote um programa eficaz de reciclagem de lixo e controle se ele realmente funciona. Desenvolva atividades ao ar livre com seus alunos. Descubra como substituir as embalagens da sua empresa por material reciclado e biodegradável. Divulgue a campanha no jornal, rádio ou tv onde você trabalha e informe os resultados periodicamente. Use somente metade das lâmpadas do escritório e da sua casa. Desenvolva um equipamento anti-poluente. Enfim, tem sempre alguma coisa que pode ser feita“. Faça a sua parte!
P.S. 2: Olivia Maia elaborou uma excelente relação de softwares gratuitos na Internet. Como ela mesmo afirma, quem precisa piratear software com uma lista dessas?
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
fabika
-
http://9765273 Bruno miguel silva santos
-
http://stanleycalderelli.com.br Stanley Calderelli
-
hilzed
-
Dalton
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.
-
Adriana
-
Ariadne
-
http://www.aparentemente.blogspot.com Carla
-
http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva
-
http://www.duziadecoisas.blogspot.com Sidnei
-
http://www.maejaacabei.blogspot.com FRAN
-
http://www.blogalexandrecarvalho.blogspot.com Alexandre Carvalho
-
http://www.circulando.com Cláudio Rúbio
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andréa N.
-
Cris
-
http://enloucrescendo.com Ian.
-
http://www.verbeat.org/blogs/lixotipoespecial/ Flavio Prada
-
http://enloucrescendo.com Ian.
-
http://www.fotolog.com/carol_aox Carol_AOX
-
http://guindaste.zip.net Carol Costa
-
http://www.boczon.blogger.com.br claudio boczon
-
Margot Abirato
-
http://lixomania.zip.net Klein
-
http://blogdatinalopes.zip.net Cristina L.
-
Tatiana Almeida
-
http://www.blogdododa.blogspot.com Doda
-
http://noticiasdomundo.zip.net Bia Cardoso
-
Lucio
-
http://www.tabfolder.com Alexandre
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
http://www.metamorfosepensante.blogger.com.br _Maga
-
http://www.sampaist.com Renata Honorato
-
http://umamallapelomundo.blogspot.com Lucia Malla
-
http://www.verbeat.com.br/blogs/linguademariposa nora borges
-
http://www.slothsam.wordpress.com Guilherme
-
http://cartadaitalia.blogspot.com Allan
-
http://elismarchioni.multiply.com Elis Marchioni
-
Ana Cláudia
-
http://lagrimaslavadas.blogspot.com Aleksandra Pereira
-
http://lagrimaslavadas.blogspot.com Aleksandra Pereira
-
http://www.nolimitedarazao.com/blog Cacau
-
http://blogafora.blogspot.com/ Márcia W.
-
Natalia
-
http://arquiteturadapalavra.blogspot.com Ricardo Miyake
-
http://www.blogar.com.br enio
-
http://www.loucaporblog.wordpress.com Claudia Lyra
-
Fabricio Neves
-
http://www.esquerdafestiva.blogspot.com Ulysses
-
http://www.verbeat.org/blogs/forsit/ Olivia
-
http://paiequemcria.blogspot.com/ Nélio Matos
-
http://www.danielaraujo.net Daniel
-
http://www.simpessoas.blogspot.com Nina - Fenomenos
-
http://www.diariodasissi.zip.net Sissi
-
http://bionrj.blogspot.com Bionrj
-
http://contosperversos.blogspot.com Bródi “Tom” Negão
-
http://blogsincope.blogspot.com Bel Furtado
-
Giu!
-
Rafael Netto
-
http://www.ignoranciaefogo.blogspot.com Felipe
-
http://futilidadepublica.semjuizo.com Rafa
-
Eduardo