2013
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Papa Bento XVI renunciou e foi substituído pela personalidade do ano da Time. Snowden revelou as espionagens americanas. Obama está lendo suas DMs. Marco Civil da Internet teve o download interrompido. Dilma boladíssima cancelou a viagem aos EUA e deu uns rolês de moto. O braço direito de David Santos, ciclista, foi amputado e jogado em um córrego. Spider perdeu duas vezes para Weidman e quebrou a perna esquerda. Justin Bieber foi filmado dormindo, pichou muro e anunciou falsa aposentadoria. Essa carne é Friboi? Você faz o quadradinho de 8? Te mandei um Whatsapp. PRE-PA-RA. Ostentação agrega valor ao camarote? Twerking é uma variação gringa da surra de bunda? Há esperança na Síria? Mãe, no céu tem pão? Não à PEC 37! Manifestantes subiram a rampa do Congresso. Os beagles foram resgatados. Sandra Bullock ficou perdida no espaço. Ben Affleck é o novo Batman. Daniela Mercury não saiu do armário porque nunca esteve nele. Marco Feliciano não me representa. É, Eike Batista, não tá fácil pra ninguém. Zeca Pagodinho ajudou vítimas da chuva e virou meme. Duas bombas pararam a maratona de Boston. Chorão morreu, Champignon também. Telexfree? BBom? Putz. Piri, pipiri, pipiri, piri piradinha. Um meteorito caiu na Rússia. Microsoft comprou a Nokia. Tô sem sinal da TIM. Viva um dia após o outro sem jogar Candy Crush. Morreu Hugo Chávez. Nasceu o bebê real. Sandy engravidou. Todos fizeram o Harlem Shake. Mataram MC Daleste. Angelina Jolie tirou os seios. Renato Russo virou holograma. Vinagre virou tempero subversivo. Mídia Ninja foi parar no Roda Viva. Neymar foi para o Barcelona. Brasil ganhou a Copa das Confederações. STJD decidiu a 39ª rodada do Brasileirão. Robert Scheidt, Jorge Zarif, Isaquias Queiroz, Arthur Zanetti, Poliana Okimoto, Rafaela Silva, César Cielo e a seleção brasileira de handebol feminino ganharam campeonatos mundiais. Um tufão arrasou as Filipinas. Incêndio na boate Kiss matou 242 pessoas. Onde está Amarildo? Irã e Estados Unidos voltarão a se entender? Até Obama entrou na onda dos selfies. O que querem os Black Blocs? Operários morreram nos estádios da Copa. Descanse em paz, Mandela. Valeu, Reginaldo Rossi. Obrigado, apps de táxi! Mary Lynn, 10 meses, ouviu sua mãe cantando e chorou sorrindo. Brayan, 5 anos, pediu por sua vida antes de ser assassinado em um assalto. Marcelo, 13, teria matado os pais, a avó e a tia-avó antes de se suicidar. Malala, 16, sobreviveu a um atentado no Paquistão, discursou na ONU e ganhou o Prêmio Sakharov. Manifestantes ocuparam as ruas de Istambul e Cairo. Papa Francisco ficou preso no trânsito carioca. A MTV Brasil fechou as portas e ficou pronta pra outra. Miley Cyrus pôs a língua pra fora. A Rainha da Holanda abdicou do trono. Chico e Caetano procuraram saber como fazer para não serem biografados. O senador boliviano Roger Pinto fugiu para o Brasil. Dirceu e Genoíno finalmente foram para a cadeia. Embargos infringentes quase os livraram.
Descobriram o propinoduto do metrô em São Paulo. Auditores da prefeitura desviaram R$ 500 milhões durante a gestão de Kassab. A Rede de Marina Silva foi barrada pelo TSE. Mais médicos cubanos, mais polêmicas, mais protestos. Uruguai legalizou o casamento gay e o comércio de maconha. Adolescentes se suicidaram por causa de revenge porn. De onde surgiu aquele tradutor do funeral do Mandela? Retratos da real beleza ou instagramadas de barrigas negativas? Você pagaria R$ 4 mil por um Playstation 4? É débito, crédito, crébito ou bitcoins? Não é só por 20 centavos.
Valeu, 2013. Seja bem-vindo, 2014!
P.S.: Retomei neste ano uma tradição que surgiu desde 2002 neste blog: fazer uma retrospectiva sucinta dos principais fatos do ano em poucas linhas. Espero que no ano que vem o saldo seja ainda melhor. :) Em tempo: Feliz Ano Todo a todos que acompanharam este blog!
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.