Pensando alto

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Perguntava-se Freud: “o que querem as mulheres?“. Se nem ele sabia a resposta, o que dizer deste mero leigo que vos escreve? Mas, malabarismos mentais e discussões de mesa de bar à parte, o fato é que nós, homens, não estamos (muito) atrás no quesito “complicações sentimentais”. Uma das melhores ilustrações dos jogos acéfalos da relação homens x mulheres é o diálogo que transcrevo abaixo, extraído do filme Swingers (lançado no Brasil com o imbecilizante subtítulo Curtindo a Noite), de 1996, dirigido por Doug Liman. Sintam o drama:

- Ok, e se eu não quiser esquecê-la?

- Não telefone para ela.

- Mas eu disse que não quero esquecê-la. Mesmo assim não devo telefonar?

- Certo.

- Qual é a diferença?

- Neste instante, nenhuma. Veja, a única diferença entre esquecer e não esquecer é se você aceitá-la quando ela quiser voltar. Mas você não pode fazer nada para obrigá-la a querer voltar. Só pode fazer para obrigá-la a não querer voltar.

- Então o negócio é esquecê-la ou fingir que esqueci? Que merda.

- Pois é.

- Então a decisão é da frente para trás? Eu tento esquecê-la, e, quando ela quiser voltar, finjo que realmente a esqueci.

- Sim, só que mais provavelmente funciona ao contrário.

- Como assim?

- De início você vai fingir que a esqueceu. Pode até ligar pra ela. Mas, no fim, você vai mesmo esquecê-la.

- A menos que ela volte para mim antes.

- Só que elas não voltam até que você a tenha esquecido.

- O problema é esse.

- Pois é.

Na vida real, as coisas são um pouco mais complicadas que no diálogo supracitado. Ou não. Ah, sei lá. Mil coisas. Vocês me digam.

* * * * *

Outro dia, assistindo ao Big Brother Brasil 7 (sim, admito; vai encarar?), vi que eles colocaram um detector de mentiras para monitorar os participantes do “surreality show”. Achei essa uma ótima idéia, pena que foi implantada no programa errado; bom mesmo seria assistir a um debate à Presidência com esse dispositivo.

* * * * *

A partir de uma dica da Carla Rodrigues, descobri um texto primoroso: Minhas Palhetas Novas, de Laura Diniz. Sem exagero, digo que é a melhor crônica que li nos últimos tempos. Dê um pulo aqui, pois. Você não vai se arrepender. E ainda vai se tornar leitor cativo do blog da Laura Diniz.

* * * * *

Este pedido é especificamente para quem está na cidade do Rio de Janeiro. Minha amiga Viva procura por doadores de sangue. Para tanto, é preciso fazer a doação no banco de sangue do Hospital Geral de Bonsucesso (na Avenida Brasil, esquina com a Av. Londres), das 7:30 às 12:00, de segunda a sexta. Também é preciso levar um documento de identificação original (RG ou carteira de motorista) e avisar que a doação é para Marco Antônio Ruiz. A quem ainda não tem o saudável costume de fazer doações de sangue, vale a pena lembrar que este ato, além de ajudar outras pessoas, dá direito a uma justificativa de falta ou atraso no trabalho, e que não é necessário estar em jejum. Em tempo: peço que os interessados em doar sangue entrem antes em contato com Monica através do e-mail [email protected], a fim de pegarem maiores informações. Obrigado!

* * * * *

No dia 22 de fevereiro este blog entrará em nova fase. Aguardem!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://[email protected] gabriella seabra

    ola eu te adorei toma e fica

  • JoanM

    Também posso inventar um diálogo de 2 homens falando de calores vindo em ondas, e todos aqui dos comentários diriam “nossa! pura verdade!”

  • http://luizgusmao.blogspot.com luizgusmao

    eu sei oq toda mulher quer. não é tão complicado. na verdade é tão simples q é difícil perceber. oq toda mulher quer é… ser dona da própria vida.

  • http://www.la-vie.weblogger.com.br Érica

    O problema é que a gente gosta mesmo de um complicação.
    Se a gente só dissesse o que quer dizer, talvez tudo fosse mais fácil.
    E muito menos divertido, com certeza. =P

  • http://www.stellapsicanalise.blog.uol.com.br Stella

    Oi Alexandre,
    A respeito de BBBs a grande conclusão deste relaity show ( inventado por um Holandês) é que a vida dos políticos deveria ser observada assim : vida pública com dinheiro público , só com câmeras 24 horas.

  • http://www.meuouvidonaoepenico.blogspot.com/ Chawca

    Primeiro: Muito legal e interessante o blog da Laura Diniz, aquele texto fez meu humor ontem mudar…
    Segundo: Doar sangue é mesmo muito importante, eu trabalhava ao lado do hemocentro aqui na min ha cidade e doava sempre, até fazer uma tatoo, agora tenho que esperar um ano pra doar de novo…

  • http://www.luccyinthesky.blogspot.com Lu

    Sabia descrição do que realmente ocorre…. hauhauhauha

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.

    Eu acho que eh um pouco mais complicado na vida real, mas tambem acho que a gente complica demais as vezes e pode ser simples como aquele dialogo do filme. Pode ser sim, se a gente quiser. Uma beijoca pra vc, Ina. E continuo na torcida pra vc encontrar uma mulher maravilhosa que te vire de ponta-cabeca e te deixe doidinho de felicidade e de amor. Mas in the meantime, admito que adoro curtir as suas viagens e dilemas sobre a solteirice, hehe.
    Happy Friday!

  • http://qualquercalmaria.blogspot.com/ Simone

    Outro beijo pra você! Estou me mordendo para ver logo as mudanças por aqui…

  • http://www.buscarletras.com.br/ Letras

    Nossa, adorei o Pensar Enlouquece, Pense Nisso…
    entre em contato…

  • http://marcuspessoa.blogspot.com Marcus

    Detector de mentiras em debate político não iria ajudar muito. Políticos são profissionais tão proficientes no uso da mentira que enganam qualquer máquina, hehehe.

  • http://www.nonagarganta.com karina

    na verdade, de verdade verdadeira. toda mulher é meio Leila Diniz: um misto de loucura, de doçura, de querer e querer mais em todos os sentidos…leilas diniz espalhadas pelo mundo todo, se procurando, se achando e correndo atrás da vida, das compras do supermercado, correr na esteira,ficar com a bundinha dura, estudar, ler, viajar, ampliar, se esticar, namorar, desejar com toda a intensidade e não pensar duas vezes para comprar aquela calcinha, aquele vinho. Toda mulher, seja marina, karina, ana, jane, mary, inge sempre, inexoravelmente será meio leila diniz. Amém!
    gostei do blog… bem, não é a toa!abraços, karina (sempre)

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com Julio Cesar Corrêa

    Sempre achei que as mulheres fossem de Plutão (agora nem sei de onde são)e homens fossem da Lua.Só os abduzidos conseguem entendê-las.
    Bom Carnaval
    gd ab

  • Cris

    Alexandre Inagaki!
    Pois é, as pessoas em geral são complicadas mesmo. Eu mesma não me entendo. Lendo o texto, pra vc ter uma idéia, eu entendi a conversa…pq meu raciocínio é mais ou menos por aí. Finge que esquece que depois o esquecimento chega.Mais ou menos como aquela história de sorrir mesmo sem estar feliz, pq o sorriso atrai a felicidade.
    A vida, afinal, é ou não é boa e cheia de possibilidades ??? :)(rimou sem querer)
    Beijinho e ótimo carnaval pra vc!

  • marci

    qual o endereço do blog da Laura Diniz?
    Marci, o blog dela é o Sê Inteiro.

  • Bastian Hawkins

    Blz, cara… mais é q aqui no trampo o YouTube é bloqueado… Acho q o presidente deve ser parente da Cicarelli…

  • http://www.gugaalayon.blogspot.com gugala

    Pêlos(em ovos), pra que tê-los?

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Aqui proibiram os europeus de doar sangue por causa da doença das vacas nos anos oitenta. É um ato que não custa nada aos doadores e ajuda a muita gente. Acho o maior barato.
    Ih, rapaz, mulher é bicho esquisito mesmo. Freud realmente era preconceituoso re. mulheres por causa da época em que viveu. Falando por mim, gosto de todos meus amores presentes ou passados. Meu marido é o grande amor da minha vida há vinte e um anos.
    Dia 22 é fácil, será aniversário de quando parei de fumar tabaco, meu vício de muitos anos. Será legal tua surpresa, com certeza. Bom almoço, Alexandre Inagaki.

  • http://gudvelsignedeg.blogspot.com/ debora

    Simone, concordo com vc
    Freud nao entendeu as mulheres.
    Ina, relaxa, nós não somos tão complicadas assim…hehe
    Eu sei, Debora. Os seres humanos em geral é que são complicados. ;)

  • http://www.milkshakedesuspiro.blogspot.com Carol

    Adorei o diálogo. Serve tbem se fossem duas mulheres conversando. A verdade é q todos somos complicados, nao importa o sexo. e qdo juntam dois complicados entao…

  • http://www.ignoranciaefogo.blogspot.com Felipe

    Gostei da dica da crônica.
    Quando comecei a ler, pensei que fosse mais uma crônica-diário melancólica, dessas que infestam a internet e as páginas de jornal.
    Mas fui fisgado ao longo do texto e gostei muito do final, criativo.
    Fiquei curioso sobre as mudanças.Fico imaginando, mas só esperando mesmo para saber…
    Até.

  • Bastian Hawkins

    Sou de Sampa, então não vai dar pra ajudar…
    Mas voltando ao assunto principal do post, vc já viu o clipe (e a música, claro!) da Pitty, chamado “Na sua estante”. A musica é linda e o clip inspiradissímo.
    Como percebi q estes desajustes do coração são um tema recorrente por aqui, achei q seria uma boa indicação.
    Mais fácil deixar link no YouTube para o vídeo, Bastian: “Na Sua Estante“. Bom clipe, aliás. Gosto de videoclipes que exploram animação.

  • Mônica

    Ina! Este seu post está muito engraçado. Realmente nós mulheres somos muito esquisitas. Vai entender…E em relação ao seu blog, que venham as mudanças, pois serão bem-vindas!!!
    Bjão procê.

  • http://qualquercalmaria.blogspot.com Simone

    desejo uma boa sorte pra sua amiga!
    Sobre Freud, bem, Freud entendeu bem MAL as mulheres. Aliás, Freud não entendia “picas” de mulheres. Como quase todos os “gênios”, Freud quase nada explica.
    Um bom abraço.
    Filosofia zen, jazz e mulheres transcendem quaisquer possíveis explicações. :) Um beijo, Simone!

  • http://bion.blogspot.com Bion

    Prezado Ina
    Primeirão? Não acredito!
    Por acaso o Hospital de Bonsucesso fica perto do meu bairro: Ramos!
    Quer dizer que a partir de 22/02/07 o lay-out do blog vai mudar? Vamos aguardar!
    Abçs
    Ôpa! Marcello, se você puder doar sangue, ou conhece alguém que possa fazê-lo, escreva para [email protected] e peça maiores detalhes. Em tempo: não é só o layout que mudará. :) []‘s!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Jé plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.