30 de novembro é #DiaDeDoar

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comerciais de TV e perfis em redes sociais não param de falar na Black Friday. E, ok, apesar da encheção de saco trazida por tudo que se torna monotemático, não há nada de errado em aproveitar descontos e saciar alguns desejos de consumo. Mas… por que não quebrar a rotina desse ciclo consumista e lembrar de ajudar pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio? Afinal de contas, você deve ter 1 real sobrando, provavelmente guarda no armário agasalhos e calças que não usa mais e que possam ser passados adiante, ou talvez possua algum tempo livre que possa ser ocupado com trabalhos voluntários, não?

Faça uma doação e compartilhe seu ato usando a hashtag #DiaDeDoar.Não dá para ignorar os problemas sociais, as consequências da falta de acesso a saúde e educação de qualidade, a poluição e os efeitos que as mudanças climáticas causam no nosso cotidiano, enfim, todos os indícios de que a sociedade e este planeta precisam de ajuda. Ok, podemos até fazer um cosplay de avestruz que esconde a cabeça debaixo da terra, fingindo que não temos nada a ver com todos esses problemas. Ou dar a nossa parcela de contribuição para que este mundo se torne um pouco melhor.

Segundo o World Giving Index, índice que avalia se pessoas de 146 países fazem doações em dinheiro, trabalhos voluntários ou se dispõem a ajudar pessoas estranhas, apenas 24% dos brasileiros se declararam doadores regulares. E, em quantidade de recursos totais aplicados para doação, o Brasil aparece apenas numa discreta 83ª posição mundial. Levando-se em consideração que somos atualmente a 7ª maior economia do planeta, é triste constatar que, em contraste, estamos numa medíocre 85ª posição no ranking mundial do IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, medido anualmente pela ONU com base em indicadores de renda, saúde e educação.

É por isso que, a fim de tentar mudar esse cenário, surgiu a ideia do #DiaDeDoar: uma data na qual pessoas farão todo tipo de doações, convidando amigos e familiares a fazerem o mesmo, estimulando assim a cultura de doação no Brasil.

O que se pode doar? Sangue, móveis, roupas, trabalho voluntário, livros… Ou dinheiro para ONGs que necessitam de recursos para continuar apoiando projetos em prol de outras pessoas e deste planeta. E, se você não sabe para qual ONG fazer doações, o Movimento Think & Love criou um quiz simples com sete perguntas a serem respondidas, para que você descubra qual causa deseja apoiar, e de que maneira.

Enfim, participar do Dia de Doar é muito fácil. Neste sábado, dia 30/11, faça uma doação. Depois, compartilhe seu ato em alguma rede social (Twitter, Facebook, Instagram, Google Plus, yada yada yada) usando a hashtag #DiaDeDoar. A ideia é esta: estimular todo mundo a fazer a mesma coisa, beneficiando um monte de gente em todo o país. Não importa quanto ou como, desde que seja de coração. Doe, enfim, e incentive seus amigos a participarem desta iniciativa. :)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.