Os Simpsons - O Filme
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 21 de agosto de 2007
Nove em dez resenhas de Os Simpsons - O Filme afirmam que o primeiro longa-metragem estrelado pela família de pele amarela e mãos com quatro dedos é, basicamente, uma versão estendida dos episódios da TV. Também penso assim. Mas, como se trata do desenho animado considerado pela revista Time o melhor programa de TV do século XX, isso é garantia de qualidade.
A metralhadora politicamente incorreta de gags, segredo do sucesso que mantém os Simpsons no ar há 18 temporadas, permanece intacta. Harry Potter, estudantes de cinema, Al Gore, cristãos, Tom Hanks, piratas de filmes e a própria platéia do cinema (chamada de “otária” por pagar para assistir a algo que já é exibido de graça na TV) são alvos das piadas exibidas quase ininterruptamente em 87 minutos de sessão.
O filme, basicamente, fala das conseqüências causadas por uma catástrofe ecológica catalisada por um carregamento de fezes de porco. Em paralelo, Lisa se apaixona, Bart estrela a mais hilariante cena de nudez dos últimos tempos, Marge ameaça abandonar o marido e Homer aprende uma edificante lição que será imediatamente esquecida pelo pouco que resta de atividade em seus neurônios. O saldo final é mais do que positivo: quem assistir ao filme sairá do cinema com a impressão de que os roteiristas, que começaram a trabalhar no script em 2003 e fizeram 158 versões dele até chegar à definitiva, realizaram um excelente trabalho.
Ok, quem assistir à cópia dublada estranhará o fato de a voz de Homer ser interpretada por Carlos Alberto, e não Waldyr Santanna. É uma questão de costume. Do mesmo modo que teremos de nos preparar para ouvir Bruce Willys sendo dublado por outra pessoa, uma vez que Newton da Matta, sua voz no Brasil desde os tempos de “A Gata e o Rato”, faleceu no ano passado, os fãs precisarão se acostumar ao timbre de Carlos Alberto. Waldyr, que está processando a Fox por direitos autorais, dificilmente voltará a trabalhar com os Simpsons.
Um aviso importante: não saia do cinema antes da exibição dos créditos finais. O espectador que segurar sua vontade de ir ao banheiro será premiado com várias piadas. Além disso, ouvirá a versão para coral de “Porco-Aranha”, música da trilha sonora que emplacou a posição 24 no hit parade britânico. Um breve spoiler, porém: embora algumas resenhas tenham informado, equivocadamente, que Maggie pronuncia suas primeiras palavras no final do filme, o fato é que a filha caçula dos Simpsons já havia falado em “Lisa’s First Word”, episódio da quarta temporada.
Em tempo: quem dublou Maggie na primeira vez em que ela falou foi Elizabeth Taylor.
P.S. 1: Fui à pré-estréia do filme dos Simpsons convidado pela galera do BloggersCut. Valeu, Dani!
P.S. 2: Luiz Jeronimo, um dos incautos presentes à sessão, precisa de uma força para tornar-se um blogueiro GAS. Clique aqui e saiba como ajudá-lo!
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
Izabel
-
lana carolian
-
http://incautosdoontem.blogspot.com Ulisses Adirt
-
http://incautosdoontem.blogspot.com Ulisses Adirt
-
http://acaoedivagacao.blogspot.com Tata
-
Salmineo
-
http://www.lauravive.blogspot.com Laura
-
http://www.mypix.com.br Carol Patrocinio
-
http://www.tarjapreta.org Luiz Jeronimo
-
http://www.moviesto.blogspot.com Gustavo
-
http://mexendoomingau.blogspot.com Ivan Strazzer
-
http://mexendoomingau.blogspot.com Ivan Strazzer
-
http://holococos.sjdr.com.br/ Henrique Cintra
-
http://marketrix.net Marketrix
-
http://locutorius.blogspot.com simone iwasso
-
http://www.aroundvenus.blogspot.com Around Venus
-
http://rafaelporto.blogspot.com Rafael
-
Mariângela de POA
-
http://fazendoamendiga.blogspot.com pamela manderson
-
http://www.danielaraujo.net Daniel
-
aninha
-
Monica
-
http://www.literatus.blogspot.com Andrea