Os Simpsons - O Filme

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 21 de agosto de 2007

Nove em dez resenhas de Os Simpsons - O Filme afirmam que o primeiro longa-metragem estrelado pela família de pele amarela e mãos com quatro dedos é, basicamente, uma versão estendida dos episódios da TV. Também penso assim. Mas, como se trata do desenho animado considerado pela revista Time o melhor programa de TV do século XX, isso é garantia de qualidade.
A metralhadora politicamente incorreta de gags, segredo do sucesso que mantém os Simpsons no ar há 18 temporadas, permanece intacta. Harry Potter, estudantes de cinema, Al Gore, cristãos, Tom Hanks, piratas de filmes e a própria platéia do cinema (chamada de “otária” por pagar para assistir a algo que já é exibido de graça na TV) são alvos das piadas exibidas quase ininterruptamente em 87 minutos de sessão.
Compare preços de DVDs dos Simpsons!
O filme, basicamente, fala das conseqüências causadas por uma catástrofe ecológica catalisada por um carregamento de fezes de porco. Em paralelo, Lisa se apaixona, Bart estrela a mais hilariante cena de nudez dos últimos tempos, Marge ameaça abandonar o marido e Homer aprende uma edificante lição que será imediatamente esquecida pelo pouco que resta de atividade em seus neurônios. O saldo final é mais do que positivo: quem assistir ao filme sairá do cinema com a impressão de que os roteiristas, que começaram a trabalhar no script em 2003 e fizeram 158 versões dele até chegar à definitiva, realizaram um excelente trabalho.
Ok, quem assistir à cópia dublada estranhará o fato de a voz de Homer ser interpretada por Carlos Alberto, e não Waldyr Santanna. É uma questão de costume. Do mesmo modo que teremos de nos preparar para ouvir Bruce Willys sendo dublado por outra pessoa, uma vez que Newton da Matta, sua voz no Brasil desde os tempos de “A Gata e o Rato”, faleceu no ano passado, os fãs precisarão se acostumar ao timbre de Carlos Alberto. Waldyr, que está processando a Fox por direitos autorais, dificilmente voltará a trabalhar com os Simpsons.
Thiago Borbs não conseguiu fazer a Bárbara Gancia acompanhar a ola.
Um aviso importante: não saia do cinema antes da exibição dos créditos finais. O espectador que segurar sua vontade de ir ao banheiro será premiado com várias piadas. Além disso, ouvirá a versão para coral de “Porco-Aranha”, música da trilha sonora que emplacou a posição 24 no hit parade britânico. Um breve spoiler, porém: embora algumas resenhas tenham informado, equivocadamente, que Maggie pronuncia suas primeiras palavras no final do filme, o fato é que a filha caçula dos Simpsons já havia falado em “Lisa’s First Word”, episódio da quarta temporada.

Em tempo: quem dublou Maggie na primeira vez em que ela falou foi Elizabeth Taylor.

* * * * *

P.S. 1: Fui à pré-estréia do filme dos Simpsons convidado pela galera do BloggersCut. Valeu, Dani!
Uma intrépida trupe blogueira aprontando altas confusões no Espaço Unibanco!
P.S. 2: Luiz Jeronimo, um dos incautos presentes à sessão, precisa de uma força para tornar-se um blogueiro GAS. Clique aqui e saiba como ajudá-lo!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Izabel

    Concordo plenamente, o filme é fantástico, vi no cinema e acabei de adquirir o DVD. Sou louco pela série, tenho as 10 temporadas lançadas no Brasil, fora o que gravo em vídeo.

  • lana carolian

    Por favor tem como vc me manda a musica do q o homer canta a musica com do Porco aranha, e se tive imagem,oq q vc tive dessa parte ser vc ode manda pra mim!!

    Lana, eis um vídeo do Porco Aranha disponível no YouTube:

  • http://incautosdoontem.blogspot.com Ulisses Adirt

    Imaginei que havia sido antes do filme mesmo, mas não custava conferir, né?

    Belesma! ;)

  • http://incautosdoontem.blogspot.com Ulisses Adirt

    Ina, vc tinha que estar falando no celular DENTRO do cinema?

    Rá! Essa farra toda aconteceu momentos antes do filme começar a ser exibido. Você não imaginou que a foto foi tirada durante a sessão, né? :D

  • http://acaoedivagacao.blogspot.com Tata

    Assino embaixo!
    Ah, sim… by the way, sua voz também fica ótima no rádio! ;)

    Obrigada de novo e desculpa te maletar pelo celular na fila do cinema. rs..

    Beijos.

    Que isso, Tata. Foi um prazer conceder a mini-entrevista a você. Um beijo!

  • Salmineo

    Existe mais um episódio que a Maggie fala, que é em um dos especiais “tree house horror” de halloween, do qual Maggie seria na verdade filha de um dos aliens malucos que aparecem em alguns episódios.
    Margie teria engravidado de um deles quando foi abduzida.

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Adoro os “Simpsons, vou ver. bjs Laura

  • http://www.mypix.com.br Carol Patrocinio

    Oi Alexandre!
    Eu sou a Carol, da Revista Pix (www.mypix.com.br) e queria te convidar pra uma matéria sobre memes no papel. Escolhemos algumas pessoas que tem blogs bacanas e queríamos saber quais são as 3 palavras mais bizarras pelas quais já chegaram no seu blog.
    Você topa participar?
    Preciso da sua resposta até dia 27, segunda-feira, ok?
    Beijos.

  • http://www.tarjapreta.org Luiz Jeronimo

    Grande Ina… é muito bom receber o respaldo dessa figura carismática.

  • http://www.moviesto.blogspot.com Gustavo

    Gostei do filme, Inagaki, mas não tanto quanto esperava. Pensei que iria ser surpreendido e encontrei um episodio alongado. É um bom episódio, mas tem os mesmo problemas das temporadas atuais da série, meio fraquinhas. Ou seja: acaba sendo moralista, enfadonho e, em alguns momentos, sem graça. Tem algumas piadas e idéias boas (o porco é o grande destaque) mas no geral ficou aquele gosto amargo de decepção na boca.

  • http://mexendoomingau.blogspot.com Ivan Strazzer

    pra ser mais específico, a cena de nudez do bart é uma das melhores da história!

  • http://mexendoomingau.blogspot.com Ivan Strazzer

    a cena do bart é uma das melhores da história!

  • http://holococos.sjdr.com.br/ Henrique Cintra

    Realmente é divertidíssimo! A cena em que a Marge encontra as pegadas no teto me fez rir por alguns minutos!

  • http://marketrix.net Marketrix

    Só duas coisas. A primeira é que po.. o filme de uma série supostamente é pra ser meio que um episódio estendido, só que mais elaborado, não é? Eu pelo menos acho isso. E a outra coisa é que essa dublagem da elizabeth taylor deve ter demorado horas, hein?! rsrs
    Muito bom esse blog.. passo aqui sempre, mas nunca tinha comentado :)

    Abs,
    Luciana

    Luciana, os próprios produtores do filme já tinham a consciência de que o longa para o cinema não fugiria muito do que é costumeiramente exibido na TV. Há várias tramas paralelas envolvendo Bart e Flanders, Lisa e um amiguinho irlandês, Homer e o porco-aranha, mas nada que um episódio mais longo (como o “Quem Matou Burns”, dividido em duas partes) não tenha trabalhando anteriormente. De qualquer modo, o filme vale o preço do ingresso, a despeito do que Homer possa dizer. Ah, sobre a dublagem da Liz Taylor, consta que ela repetiu a fala mais de 20 vezes, a pedido de Matt Groening, pois ele achava que a voz estava soando muito sexy para um bebê como a Maggie. []‘s!

  • http://locutorius.blogspot.com simone iwasso

    boa!! adorei a foto!!

  • http://www.aroundvenus.blogspot.com Around Venus

    O que é, logo no início, o Bart de castigo escrevendo no quadro negro “I’ll not illegally download this movie”?! Genial. Os Simpsons sempre em cima do lance.

  • http://rafaelporto.blogspot.com Rafael

    Eu também achei o filme muito bom. E quanto à polêmica voz do novo dublador, mais aguda que a antiga, basta um pouco de tempo.
    Nos primeiros 20 minutos ela incomoda, depois você até sai do cinema imitando a nova voz.
    =)

  • Mariângela de POA

    Adorei tua fotinho sentado ao lado da família, o mais novo membro? Só está complicado aguentar minha filha cantando o Porco-aranha o dia todo, eu juro que não mereço este hit no meu ouvido assim à exaustão,beijo Ina.

  • http://fazendoamendiga.blogspot.com pamela manderson

    alexandre fofo,
    ADOREI você ter posto o Fazendo a Mendiga nos blogs da semana, vc é um amor :-) muitas pessoas já estão vindo do seu blog para lá
    tudo de bom, e beijinho
    Pam
    (P.S.: acabo de postar isso num post antigo… desculpe pela duplicidade de comentários… :-)

  • http://www.danielaraujo.net Daniel

    Mas MINHA NOSSA SENHORA TIRA ESSES SPOILERS DAÍ!

    Ou coloca em outra cor de fonte, sei lá. Eu pulei um parágrafo achando que tinha acabado o spoiler mas ele ainda estava lá!

    AAAAHHHH!

    Daniel, fique sossegado porque não revelei nenhuma informação bombástica sobre o filme! Não disse nada sobre a gag do Bart pelado, nem sobre o acidente ecológico ou o presidente americano. E tampouco estraguei a piada da Maggie, que é ótima e seria perdida por quem levantasse da poltrona do cinema antes da hora. :p

  • aninha

    Algumas pessoas vieram me dizer que este filme foi desenhado “especialmente para tela grande”, que as cenas ficam mais amplas, que o som é isso e aquilo outro. Mesmo assim, não tenho taaaaanta curiosidade assim de ver Os Simpsons no cinema. Acho que vou esperar pelo DVD. A medida das piadas, pelo menos, eu não vou perder, né? :]

    Aninha, de fato o diretor do filme, David Silverman, desenvolveu algumas cenas que exploram a proporção 2:35 para 1 da tela de cinema, como na seqüência em que a câmera faz um travelling em meio aos moradores de Springfield que querem linchar o Homer. Mas a aparência visual do filme não destoa do que já vimos todas as semanas no desenho da TV. De qualquer modo, o importante é o que importa: as piadas. Né? ;D

  • Monica

    Oi Alexandre,
    Adorei o seu comentário sobre o filme. Até me deu vontade de ver, já que não sou uma fã dessa família politicamente incorreta. E você escreve da mesma maneira que fala. Parece que estou ainda te ouvindo. Aliás, adorei a conversa da 6a. feira aqui na Edelman. Espero que vc volte.
    Um abraço,
    Monica

    Oi Monica, obrigado pelo comentário! E é só me convidarem que eu apareço novamente por aí. :) Um abraço!

  • http://www.literatus.blogspot.com Andrea

    rsss, adorei e deu mais vontade ainda de ver!
    Gosto do politicamente incorreto deles e do “Uma família da pesada” que passa nas madrugadas de sábado. Muuiittoo doido.
    Vou ver com certeza! ;)
    bjimm
    angel
    ps: Eu nunca saio antes dos créditos finais. Sempre espero mais ;)

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.