Oito videoclipes do Fantástico

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 14 de novembro de 2008

Um dos meus sonhos de consumo não realizados é um DVD reunindo os melhores (e alguns dos piores) clipes antológicos que foram produzidos especialmente para o Fantástico, aquela “revista eletrônica semanal” que, desde o dia 5 de agosto de 1973, quando o programa ainda possuía o subtítulo de “O Show da Vida”, embala um dos momentos mais melancólicos de toda a semana: o fim de noite de domingo, aquele momento em que você já começa a se preparar para voltar ao batente na segunda-feira. Eram videoclipes com uma estética singularmente própria. Muito gelo seco, closes freqüentes nos rostos nos cantores com travellings laterais e historinhas vagamente inspiradas nas letras das músicas eram as principais características desses clipes que, vistos hoje em dia, soam toscos feito saias balonê, penteados mullet e camisetas Pakalolo em cores como amarelo gema-ovo e verde fosforescente. Muito antes da MTV, os musicais do Fantástico trouxeram cantores e bandas novas à televisão, e houve época em que a exibição de um clipe no programa era fundamental para o lançamento bem-sucedido de uma nova gravação. Enquanto a Globo não compila os melhores videoclipes dessa era que soa quase jurássica nestes tempos de MySpace, torrents e Blip.FM, fiquem com oito musicais que encontrei no YouTube, disponibilizados graças a colecionadores que resgataram de fitas de VHS ou Betamax momentos antológicos da TV brasileira.

* * * * *

Lulu Santos - “Tempos Modernos” - Outra característica marcante dos clipes do Fantástico eram as falas dos locutores apresentando cada musical. Feito a descrição antológica deste vídeo: “Alegria, ritmo e aventura, um rock a bordo de um balão”. Sucesso do LP de estréia de Lulu, lançado em 1982, “Tempos Modernos” foi composta em parceria com Nelson Motta. Não preciso chamar muita atenção para a publicidade deslavada da Sul América Seguros neste clipe, feita muito antes do surgimento de termos como branded entertainment

* * * * *

Blitz - “A Dois Passos do Paraíso” - O grande sucesso radiofônico do álbum Radioatividade (1983) ganhou jus a um clipe com roteiro (a cargo de Evandro Mesquita e Eid Walesko) e ares de curta-metragem, mostrando as desventuras da “Mariposa Apaixonada de Guadalupe” e aproveitando as origens teatrais da banda. Da época em que a Blitz era o maior grupo de pop/rock brasileiro e estrelava produtos como lancheiras escolares, álbum de figurinhas e revista em quadrinhos. A Blitz, apesar das mudanças na formação original, ainda permanece fazendo shows por aí, e possui inclusive blog oficial.

* * *

Zizi Possi - “O Amor Vem Pra Cada Um” - O corpo de baile da Rede Globo dá o ar de sua graça nas coreografias antológicas deste vídeo dirigido por Herbert Richers Jr. Típico exemplar audiovisual dos anos 80, que embala uma regravação que a mãe de Luiza Possi fez de “Love Comes to Everyone”, composição do ex-Beatle George Harrison. Do álbum Pra Sempre e Mais um Dia, de 1983.

* * *

Tokyo & Cauby Peixoto - “Romântica” - Um dos duetos mais inusitados de toda a história da MPB: a banda do filho do casal Marta & Eduardo Suplicy, ao lado de um nome em atividade desde os anos 40, na época em que cantores eram conhecidos como crooners. Música do álbum Humanos (1985), que emplacou nas FMs da época hits como “Garota de Berlim” e “Intenções”.

* * *

Vinícius Cantuária - “Só Você” - E além de tudo, os clipes com historinha do Fantástico ainda obrigavam os cantores a darem uma de atores. É o caso deste vídeo, dirigido por um certo J. Marreco, que mostra Vinícius no papel de um stalker inspirado no livro O Colecionador, de John Fowles. Um exemplo antológico dos clipes que eram produzidos naqueles tempos, com defeitos especiais e singelas atuações. Uma música do álbum Sutis Diferenças (1984), regravada posteriormente por Fábio Junior.

* * *

Tunai - “Frisson” - Após ter composto músicas para intérpretes como Milton Nascimento, Gal Costa e Simone, o mineiro Tunai decidiu gravar suas próprias composições, emplacando seu grande sucesso em 1984. O vídeo conta com a participação de uma atriz, Cláudia Lira, uma prática bastante comum naqueles tempos de vídeos com história.

* * *

Marina Lima - “Não Sei Dançar” - Quase ia me esquecendo de outra característica marcante dos vídeos do Fantástico: os erros de legenda. Que fizeram com que o compositor desta bela balada fosse identificado como “Alvinelli” em vez de sua alcunha correta, Alvin L. Grande sucesso desta ex-affair de Gal Costa, gravado em 1991.

* * *

Elis Regina - “O Bêbado e a Equilibrista” - Foi no ano de 1979 que a mãe de Maria Rita gravou o álbum Elis, Essa Mulher, que apresenta uma das mais belas músicas de toda a história da MPB, obra-prima da dupla João Bosco & Aldir Blanc. O hino da anistia cuja lei, decretada naquele mesmo ano, permitiu a volta ao Brasil de nomes que estavam exilados do Brasil por causa da ditadura; nomes como Fernando Gabeira, Leonel Brizola e Betinho, o irmão do Henfil citado nos versos antológicos de Blanc. Uma interpretação inesquecível, de tempos em que ainda se gravavam músicas que faziam diferença e não eram simplesmente para tocarem nas rádios ou distrairem ouvintes, da maior cantora que este país já teve.

* * * * *

P.S. 1: Será realizado hoje, dia 14 de novembro, às 18:00, o primeiro flash mob pela liberdade na internet, contra o polêmico projeto de lei apresentado pelo senador Eduardo Azeredo, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Confiram mais informações no post do Edney sobre o assunto. Ah, e aproveitem pra dar um pulo no blog do Mario AV, que criou cartazes em PDF para serem impressos e levados ao protesto!

P.S. 2: Está em cartaz no Rio de Janeiro a peça A Vigilante – Uma comédia de Peso, baseada em textos de Patricia Daltro, Rosana Hermann e Raphael Miguel. O local: Centro Cultural Cândido Mendes, em Ipanema. Quem leu o texto “Querido Diário”, de Patricia Daltro, já sabe que pode esperar coisa boa dessa peça. ;)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://fppfi.net/guildwars2calendar/ Tu Shiver

    A short while ago, because i ended up being at the workplace, my personal step-brother borrowed my own apple company ipad together with examined to determine if it can survive some sort of fourty shoe shed, simply so she can often be a metacafe experiencing. My personal apple company ipad is destroyed and she or he provides Eighty three landscapes. I understand that is completely out of subject however needed to talk about that by using somebody!

  • http://boracayresortsreview.com/boracay-resorts Boracay Resorts

    I found this article useful in a paper I am writing at university. Hopefully, I get an A+ now!

  • http://www.telemundovip.com/ee/member/35564/ home energy audit

    My spouse and i adored as much as you may acquire carried out in this article. The sketch is attractive, your authored content stylish. however, an individual control find obtained a great eagerness around which you want always be delivering these. unwell definitely appear much more formerly yet again given that the identical almost frequently within circumstance an individual defend this kind of boost.

  • http://andreymcguyr88.deviantart.com/journal/44567825/ Gustavo Heinricher

    Previously you ought to have highly effective web business strategies get you started of getting into topics suitable for their web-based organization. educational

  • http://topwpthemes.com/preserver-of-health/ Limousine Los Angeles

    I found the article on how to blog verry helpfull. Thank you from LA party bus.

  • http://[email protected] joao freire

    gostaria que o fantastico exibisse na internet um clip que foi ao ar nao sei se foi em 82 ou 83.nesse clip apareciam dois astronautas que eram guiados por um espirito feminino ate sua tumba em algum lugar no espaço.

  • AURO MENDES FERREIRA

    SERÁ QUE ALGUEM TEM O CLIPE QUE PASSOU NO FANTÁSTICO,DO GILBERTO GIL-FUNK SE QUEM PUDER,QUE ELE GRAVOU NA AV. PAULISTA COM O NELSÃO TRIUNFO E SUA GANG DE BREAK NA ÉPOCA.DÉCADA DE 80 MAIS PRECISO,VALEU GENTE……………

  • http://www.pedroarthur.com Rodrigo Diniz

    Instituto Pedro Arthur

    Uma iniciativa para salvar vidas, uma atitude para servir de exemplo.

    Criado em 2006 em Minas Gerais, o Instituto vem ganhando força em todo o Brasil através de iniciativas do seu presidente, Rodrigo Diniz, pai de Pedro Arthur e de toda uma legião de amigos e colaboradores.

    O Pedro Arthur é um caso raro de meningite em que a bactéria danificou a medula espinhal sem afetar o cérebro. Como seqüela, sofreu paralisia dos membros e do diafragma. As funções cognitivas não foram prejudicadas, diferentemente do que ocorre com praticamente todos os doentes acometidos pela meningite e nesses casos, a meningite pode levar a uma vida vegetativa ou mesmo à morte.

    O Instituto assumiu o compromisso de realizar um abaixo-assinado de abrangência nacional para a criação de uma Lei de Iniciativa Popular que inclua a vacina contra a meningite bacteriana no calendário básico da criança. Atualmente, apenas a imunização contra a meningite Haemophilus é feita em postos de saúde. As vacinas contra as formas meningocócica e pneumocócica ainda são pagas e desconhecidas da população brasileira.

    De acordo com a Constituição, para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular é necessário um abaixo-assinado com o equivalente a pelo menos 1% de todo o eleitorado do País. Ou seja, 1,226 milhões de assinaturas, que devem ser colhidas em pelo menos cinco Estados, com o correspondente a pelo menos 0,3% dos eleitores de cada um deles. Se esse volume for alcançado, a proposta popular tramitará na Câmara e no Senado da mesma forma que os projetos de lei apresentados por parlamentares. Criado em outubro de 2007, o abaixo-assinado já alcançou mais de 900 mil assinaturas.

    Uma família reaprendendo a viver para ensinar que o caso se repita.

    No dia 23 de Novembro de 2004 o Pedro teve febre, no dia 24 foi a mesma coisa, porém uma febre mais alta, medicado foi para a escola e lá começou a vomitar e acabou indo para no médico. O caso inicialmente foi diagnosticado como sinusite, sem melhoras foi internado, quando surge a primeira de várias crises convulsivas. Surge à primeira suspeita de ser meningite, o Pedro foi transferido para a sala de emergência para colher o líquor da espinha, e o diagnóstico confirma a suspeita – Meningite. Ele é transferido para o CTI onde ficou por duas semanas em coma, para acordar com as seqüelas que iria mudar a sua vida, da sua família e dos amigos. Durante cinco meses, ele permaneceu internado o CTI, antes e ser liberado para voltar para casa.

    Hoje o Pedro está tetraplégico e respira através de aparelhos, mas com o cognitivo preservado, a meningite normalmente afeta o cognitivo e a do Pedro, afetou a medula. A família Diniz deixa de trabalhar e vive para cuidar do Pedro, tentando aprender a cada dia como oferecer as condições mínimas que esse caso exige de fonoaudióloga, terapia ocupacional, acumpultura e medicamentos. Sua experiência é levada a médicos, enfermeiros e famílias acometidas da mesma doença, na busca de oferecer respostas, a uma doença que poderia ser evitada, se houve a vacinação preventiva.

    A Instituição é um compromisso de muitos

    O compromisso foi fundar uma instituição para ajudar as pessoas a ter uma informação correta sobre a meningite, porque foi essa a informação que faltou a família do Pedro Arthur. Batendo de porta em porta para pedir ajuda e indo a praças públicas falar ao povo, foi assim que a mídia mineira descobrir a instituição e contribui no nascimento da idéia do movimento para a implantação das vacinas contra a meningite bacteriana no calendário nacional de vacinação do governo federal.

    A Instituição ganha às primeiras camisetas, o primeiro site e em seguida um informativo sobre a doença, sempre contando com a ajuda de amigos e colaboradores. Um esforço que ganha espaço nos jornais e a cada dia a Instituição fica mais conhecida e recebe apoio de apresentadores, jogadores de futebol, de músicos, como a banda Jota Quest, artistas e políticos. E foi graças ao compromisso de todos que o Instituto foi parar TV em audiência nacional no programa Domingão do Faustão e do Luciano Huck, ambos contribuíram para a divulgação da Campanha e colocaram o telefone da família no ar.

    De todos os cantos do Brasil, vieram apoio e pedidos de informação sobre a meningite, o site chegou a 50 mil acessos por hora, a vida e a história do Pedro Arthur, ganhou uma dimensão jamais imaginada, todo esforço não estava sendo em vão, pessoas ligavam para dizer “eu vacinei o meu filho contra a meningite porque vi a campanha de vocês”. E assim, foi ampliando ainda mais a frente de luta contra a meningite, com o apoio do governador de Minas Gerais Aécio Neves, a torcida do Cruzeiro, somado ao técnico e os jogadores do Atlético.

    Nasce um Instituto do tamanho do coração do Brasil

    O Instituto Pedro Arthur é uma homenagem ao Pedrinho, quem em sua luta pessoal para sobreviver as uma tragédia da vida, tornou se exemplos de amor, fé e ajuda ao próximo. Com muita perseverança foi registrado o Instituto, chegou o primeiro computador o convênio com Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, apoiou a compra dos móveis, o aluguel da sala para ser a sede do instituto, a compra de um carro para realizar as viagens pelo país divulgando a campanha e também, realizar um sonho de toda a família, com adaptações feitas na cadeira de rodas o Pedro, consegue sair de casa para ver o mundo lá fora de novo.

    O Instituto cresceu para assumiu um compromisso, que nenhum órgão do governo ou entidade privada se comprometeu em relação a meningite; levar para todo o Brasil, principalmente as famílias que Crescer com Saúde é um direito da criança, conforme consta na LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990, Art. 4º - É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde. A Meningite ocorre na maioria das vezes em crianças com menos de 2 anos de idade e pode matar ou deixar tetraplégica. Essa tragédia mesmo sendo uma fatalidade, ainda assim pode ser evitada. No Brasil hoje já existem vacinas que podem evitar a meningite e salvar vidas.

    Um instituto forte pode enfraquecer a meningite. Uma população informada pode erradicar a doença.

    Estamos entusiasmados para construir um Instituto comprometido em esclarecer, conscientizar, reforçar e mobilizar os brasileiros a exigirem o direito das crianças em obter gratuitamente a vacina contra a meningite. Vamos fazer com que o público de todas as idades, regiões e de todas as classes sócio-econômicas compreendam a urgência de colaborar com a campanha.

    Com apoio de colaboradores, buscamos criar marca para a comunicação do Instituto que fosse capaz de traduzir de maneira emocional o nosso sentimento de amor e esperança de ver a vacina da meningite incluída no calendário de vacinação nacional. A marca gira em torno do “coraçãozinho” do Pedro Arthur, vítima da meningite e símbolo da causa do Instituto. O design traz na sua composição o “rostinho” do Pedro, que está exibindo seu sorriso com alegria. Os usos de cores fortes e primárias reforçam lembranças da infância, além de serem altamente marcante logo a primeira vista.

    Nas peças de comunicação todas as imagens serão associadas a figura da criança alegre e saudável, em movimento e desenvolvendo alguma atividade, contrapondo a situação da tetraplegia causada pela meningite, retratada pelo próprio Pedro Artur

    Cresce o índice de expectativa de vida no Brasil, mas, continuam alarmantes os índices de mortalidade infantil.

    A informação e os jovens podem mudar essa história. O IBGE acaba de divulgar os novos índices de “esperança de vida ao nascer” de mulheres e homens brasileiros. E, como das vezes anteriores, mais alguns anos de ganho de expectativa de vida, em 1960 a expectativa de vida era de 54,6 anos; em 1980 saltou para 62,6; em 1991 para 67,0; em 2000 para 70,5; em 2005 para 71,9; e em 2006 para 72,3.

    O novo relatório do Banco Mundial de 2006 apresenta um número recorde de jovens de 12 a 24 anos de idade - 1,3 bilhão de jovens que vivem atualmente no mundo em desenvolvimento – o maior grupo jamais visto na história. O Instituto Pedro Arthur compartilha da idéia do relatório que afirma que não existe momento mais importante para se investir na educação e na formação social dos jovens, porque são mais saudáveis e mais bem instruídos do que as gerações anteriores.

    No Brasil a informação chega a maioria dos jovens através da internet, essa geração está sempre em buscando novas informações, eles têm esperança em um mundo melhor e crêem que ao entender um problema, são capazes de solucioná-lo, não podemos desperdiçar a oportunidade de Informar e educá-los para atuarem na luta contra a meningite, sobretudo porque eles podem influenciar a família, a sociedade as empresas e o governo, mas principalmente, porque serão os formadores das novas famílias, cujo filhos, merecem crescer com mais saúde. A mortalidade infantil é um problema da nossa geração e um compromisso com as futuras.

    Estamos comprometidos em infundir e desenvolver a conscientização sobre a saúde infantil no Brasil, pelo respeito à dignidade dos seres humanos e aos valores fundamentais da vida.

    O Brasil sem Meningite

    A campanha Brasil sem meningite é antes de tudo a expressão maior do compromisso da família Diniz, desde que o seu filho Pedro Arthur foi acometido de meningite, a família vem se empenhando em levar a informação para todo Brasil, na esperança de que casos como o de Pedro Arthur possam ser evitados.

    Serão utilizados todos os meios de comunicação de mídia, contato pessoal e imprensa para promover levar a informação, criar mobilização a educação e o fortalecimento do Instituto como a entidade referencia para os cuidados com a meningite.

    Os nossos objetivos

    Informar – Levar aos todos os meios de comunicação, mídia e imprensa a informação sobre a meningite no Brasil.

    Mobilizar – Engajar toda a população para incluir a vacina da meningite no calendário brasileiro

    Educar – Crescer com Saúde é um direito da criança e dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público em assegurar isso com absoluta prioridade.

    Instituto Pedro Arthur

    Avenida Antônio Abraão Caran, 620 - SL. 208

    Bairro São José - Tel.: (31) 3443-1342 / 3209-000

    Belo Horizonte - MG. http://www.institutopedroarthur.org.br

    http://www.pedroarthur.com

    Presidente: Rodrigo Diniz

    (31) 92050954

    [email protected]

  • http://diariodelaxitocina.blogspot.com Cíntia

    Quantas saudades eu tinha de posts como este! E nada melhor pra matar saudades que um post saudosista :-)

    Acho que dos 80 uma coisa que quase todos os que vivemos pensamos igual é “que bom que acabaram”, pela moda horrorosa e os clipes toscos, mas pra você ver como faz diferença um artista de verdade, no clip da Elis, mesmo com a tecnologia ajudando pouco, a gente lembra do lado bom daqueles anos.

    Mais uma vez, mandou muito bem Alexandre!

    Abraço

    R: Gracias, Cíntia. Um beijão pra ti!

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    Curti o momento vale a pena ver de novo…
    Agora, Supla com Cauby eu nunca tinha visto! O.o

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andréa N.

    Demais!! Que saudade, meu! Tô velha. :)

    Beijão, Ina!

    R: Andréa, na verdade somos jovens adultos com um pouco mais de know how nas costas. ;) Um beijabraço!

  • http://serbon.opensadorselvagem.org Serbão

    lembro de 2 antologicos, bem kitsch - e com musicas boas: “Gita” do Raul, e “América do Sul” com o Ney Matogrosso…

    R: Serbão, você escolheu dois vídeos a dedo: “América do Sul” foi o primeiro clipe em cores exibido pelo Fantástico. E “Gita”, com aquele uso fantástico de chromakey, é pra mim um dos melhores vídeos produzidos naqueles idos anos 70. Um abraço!

  • http://alfarrabium.blogspot.com Giane

    Oi, Alexandre!!!

    Eu lembro de ter assistido a estréia do clipe do Lulu Santos e gostado do cantor “liiiiiiinnnndoooo” e da música também. Só não lembrava do “merchan” da Sul América…
    Tudo bem que sob a ótica de hoje esses clipes podem ser bem toscos. Mas curti a maioria deles, os achava super legais. Achava? Tenho que reconhecer; gostei muito de revê-los aqui!
    Pode mandar mais - heheheh!!!

    Beijos mil, Ale!!!

    R: Giane, creio que a nossa memória afetiva faz com que a gente olhe para esses clipes e, apesar da estética no mínimo duvidosa, considere-os bacanas. B) Um beijão pra ti!

  • http://www.cocuruto.com leo seabra

    Supla, um verme como sempre.
    Bruno Alves, valeu a dica, vou comercializar tb!

  • http://macaxeirageral.net Bruno Alves

    Muito boa a seleção, Alexandre. Os clipes do Fantástico são impagáveis e eu realmente não entendo a cegueira deles em não compilar tudo isso e lançar em dvd - ou então disponibilizar online, como a MTV fez no site mtvmusic.com, com uma qualidade melhor do que a do Youtube. Depois, reclamam dos piratas (aqui em Recife o que mais tem em banca de dvd pirata são compilações de vídeoclipes dos anos 1980/1990), custando módicos reais.
    Grande abraço!

    R: Bruno, valeu! Você me deu uma preciosa informação para quando eu perambular pelas ruas de Recife. B)

  • http://eumeuoutro.blogspot.com/ Fred Matos

    Uma preciosidade este teu post, meu amigo. Verdadeiras jóias. Obrigado.
    Abração

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    Ina, agradeço muito, mas muito mesmo o favor! Fui a estréia ontem e a peça é ótima (módestia, a parte, rs). O Raphael é um ator novo, mas que tenho certeza, em breve vai despontar por ai! O mais legal dessa produção é que, como falei, é, praticamente, bancada pela equipe, por isso, a minha “cara-de-pau”.

    R: Patricia, mi casa, sua casa! Espero que a peça faça bastante sucesso. :D

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.