Oito videoclipes do Fantástico
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Um dos meus sonhos de consumo não realizados é um DVD reunindo os melhores (e alguns dos piores) clipes antológicos que foram produzidos especialmente para o Fantástico, aquela “revista eletrônica semanal” que, desde o dia 5 de agosto de 1973, quando o programa ainda possuía o subtítulo de “O Show da Vida”, embala um dos momentos mais melancólicos de toda a semana: o fim de noite de domingo, aquele momento em que você já começa a se preparar para voltar ao batente na segunda-feira. Eram videoclipes com uma estética singularmente própria. Muito gelo seco, closes freqüentes nos rostos nos cantores com travellings laterais e historinhas vagamente inspiradas nas letras das músicas eram as principais características desses clipes que, vistos hoje em dia, soam toscos feito saias balonê, penteados mullet e camisetas Pakalolo em cores como amarelo gema-ovo e verde fosforescente. Muito antes da MTV, os musicais do Fantástico trouxeram cantores e bandas novas à televisão, e houve época em que a exibição de um clipe no programa era fundamental para o lançamento bem-sucedido de uma nova gravação. Enquanto a Globo não compila os melhores videoclipes dessa era que soa quase jurássica nestes tempos de MySpace, torrents e Blip.FM, fiquem com oito musicais que encontrei no YouTube, disponibilizados graças a colecionadores que resgataram de fitas de VHS ou Betamax momentos antológicos da TV brasileira.
Lulu Santos - “Tempos Modernos” - Outra característica marcante dos clipes do Fantástico eram as falas dos locutores apresentando cada musical. Feito a descrição antológica deste vídeo: “Alegria, ritmo e aventura, um rock a bordo de um balão”. Sucesso do LP de estréia de Lulu, lançado em 1982, “Tempos Modernos” foi composta em parceria com Nelson Motta. Não preciso chamar muita atenção para a publicidade deslavada da Sul América Seguros neste clipe, feita muito antes do surgimento de termos como branded entertainment…
Blitz - “A Dois Passos do Paraíso” - O grande sucesso radiofônico do álbum Radioatividade (1983) ganhou jus a um clipe com roteiro (a cargo de Evandro Mesquita e Eid Walesko) e ares de curta-metragem, mostrando as desventuras da “Mariposa Apaixonada de Guadalupe” e aproveitando as origens teatrais da banda. Da época em que a Blitz era o maior grupo de pop/rock brasileiro e estrelava produtos como lancheiras escolares, álbum de figurinhas e revista em quadrinhos. A Blitz, apesar das mudanças na formação original, ainda permanece fazendo shows por aí, e possui inclusive blog oficial.
Zizi Possi - “O Amor Vem Pra Cada Um” - O corpo de baile da Rede Globo dá o ar de sua graça nas coreografias antológicas deste vídeo dirigido por Herbert Richers Jr. Típico exemplar audiovisual dos anos 80, que embala uma regravação que a mãe de Luiza Possi fez de “Love Comes to Everyone”, composição do ex-Beatle George Harrison. Do álbum Pra Sempre e Mais um Dia, de 1983.
Tokyo & Cauby Peixoto - “Romântica” - Um dos duetos mais inusitados de toda a história da MPB: a banda do filho do casal Marta & Eduardo Suplicy, ao lado de um nome em atividade desde os anos 40, na época em que cantores eram conhecidos como crooners. Música do álbum Humanos (1985), que emplacou nas FMs da época hits como “Garota de Berlim” e “Intenções”.
Vinícius Cantuária - “Só Você” - E além de tudo, os clipes com historinha do Fantástico ainda obrigavam os cantores a darem uma de atores. É o caso deste vídeo, dirigido por um certo J. Marreco, que mostra Vinícius no papel de um stalker inspirado no livro O Colecionador, de John Fowles. Um exemplo antológico dos clipes que eram produzidos naqueles tempos, com defeitos especiais e singelas atuações. Uma música do álbum Sutis Diferenças (1984), regravada posteriormente por Fábio Junior.
Tunai - “Frisson” - Após ter composto músicas para intérpretes como Milton Nascimento, Gal Costa e Simone, o mineiro Tunai decidiu gravar suas próprias composições, emplacando seu grande sucesso em 1984. O vídeo conta com a participação de uma atriz, Cláudia Lira, uma prática bastante comum naqueles tempos de vídeos com história.
Marina Lima - “Não Sei Dançar” - Quase ia me esquecendo de outra característica marcante dos vídeos do Fantástico: os erros de legenda. Que fizeram com que o compositor desta bela balada fosse identificado como “Alvinelli” em vez de sua alcunha correta, Alvin L. Grande sucesso desta ex-affair de Gal Costa, gravado em 1991.
Elis Regina - “O Bêbado e a Equilibrista” - Foi no ano de 1979 que a mãe de Maria Rita gravou o álbum Elis, Essa Mulher, que apresenta uma das mais belas músicas de toda a história da MPB, obra-prima da dupla João Bosco & Aldir Blanc. O hino da anistia cuja lei, decretada naquele mesmo ano, permitiu a volta ao Brasil de nomes que estavam exilados do Brasil por causa da ditadura; nomes como Fernando Gabeira, Leonel Brizola e Betinho, o irmão do Henfil citado nos versos antológicos de Blanc. Uma interpretação inesquecível, de tempos em que ainda se gravavam músicas que faziam diferença e não eram simplesmente para tocarem nas rádios ou distrairem ouvintes, da maior cantora que este país já teve.
P.S. 1: Será realizado hoje, dia 14 de novembro, às 18:00, o primeiro flash mob pela liberdade na internet, contra o polêmico projeto de lei apresentado pelo senador Eduardo Azeredo, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Confiram mais informações no post do Edney sobre o assunto. Ah, e aproveitem pra dar um pulo no blog do Mario AV, que criou cartazes em PDF para serem impressos e levados ao protesto!
P.S. 2: Está em cartaz no Rio de Janeiro a peça A Vigilante – Uma comédia de Peso, baseada em textos de Patricia Daltro, Rosana Hermann e Raphael Miguel. O local: Centro Cultural Cândido Mendes, em Ipanema. Quem leu o texto “Querido Diário”, de Patricia Daltro, já sabe que pode esperar coisa boa dessa peça. ;)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://fppfi.net/guildwars2calendar/ Tu Shiver
-
http://boracayresortsreview.com/boracay-resorts Boracay Resorts
-
http://www.telemundovip.com/ee/member/35564/ home energy audit
-
http://andreymcguyr88.deviantart.com/journal/44567825/ Gustavo Heinricher
-
http://topwpthemes.com/preserver-of-health/ Limousine Los Angeles
-
http://[email protected] joao freire
-
AURO MENDES FERREIRA
-
http://www.pedroarthur.com Rodrigo Diniz
-
http://diariodelaxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://maroma.wordpress.com/ Marília
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andréa N.
-
http://serbon.opensadorselvagem.org Serbão
-
http://alfarrabium.blogspot.com Giane
-
http://www.cocuruto.com leo seabra
-
http://macaxeirageral.net Bruno Alves
-
http://eumeuoutro.blogspot.com/ Fred Matos
-
http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro