O que dizer?
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007
Os resultados apresentados pelas enquetes promovidas por sites como No Mínimo e O Globo não surpreendem. Não é possível ser racional diante de um assassinato escabroso como o do garoto de 6 anos de idade no Rio de Janeiro. Do mesmo modo, não surpreende ver que a Câmara dos Deputados deverá votar nesta semana 7 projetos na área da segurança pública. Essa mudança na pauta das votações já ocorreu em maio de 2006, quando o PCC promoveu diversos ataques na cidade de São Paulo, e no entanto nada de prático foi decidido, à semelhança do que (não) aconteceu quando outros crimes estarreceram o país, como nos casos da morte de Gabriela Prado Maia Ribeiro, da família de Bragança Paulista que morreu queimada ou do assassinato do casal Liana Friedenbach e Felipe Silva Caffé por um grupo liderado por um menor de idade. Na época em que este crime foi cometido, enquete feita pela Folha Online a respeito da redução da maioridade penal apresentou o seguinte resultado: 97% dos participantes defenderam que, sim, independentemente da idade, o acusados deveriam ser tratados como quaisquer outros presos.
As principais autoridades, sempre que inqueridas a respeito de casos como o do menino João Hélio, afirmam se opor à redução da maioridade penal. O presidente Lula afirmou que a solução para combater a violência está na consolidação da democracia e na oferta de educação e emprego a todos os jovens. A presidente do STF Ellen Gracie, o presidente do Senado Renan Calheiros e o presidente da CNBB Geraldo Majela, dentre outros, afirmam que a mudança da responsabilidade penal não fará com que a violência diminua. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, entende que não é no calor de um crime bárbaro que a sociedade deveria discutir questões como esta. Afirmou o ministro do STF Marco Aurélio de Mello: “Devemos, acima de tudo, combater as causas da delinqüência, não atuar apenas no campo da punição“.
Ok, todas estas são opiniões ponderadas e corretas; decididamente é imprescindível a implementação de uma política assistencial e educacional aos adolescentes a fim de combater as causas estruturais da criminalidade no Brasil. Mas… a anomia da sociedade e a incompetência do Estado servem como justificativas para relativizar estes atos bárbaros? Menores de idade que cometem tais atrocidades devem ser reintegrados ao convívio social após 3 anos internados em instituições inaptas para a recuperação de jovens? Pena de morte resolve? Promover passeatas, coletar assinaturas via Internet, publicar este post têm alguma serventia?
Os dias passarão, e seguiremos com nossas vidas. Neste momento, nada mais posso desejar aos meus semelhantes que não seja muita saúde e sorte a todos nós. E prosseguir com minha torcida para que o Mundo aí fora não esmoreça ilusões, não esmague projetos e, principalmente, não atinja aqueles que amamos com uma bala perdida, um pedaço de ônibus espacial na cabeça, uma metástase não diagnosticada a tempo ou uma agressão gratuita numa esquina qualquer, poupando da Dor tantas pessoas boas que, sem qualquer motivo minimamente aceitável ou explicável, são vitimadas pelas artimanhas irônicas do destino, esse filho da puta brincalhão que gosta de jogar dados com o acaso.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
Renato Xavier
-
http://twitter.com/lcquadros Leo Cabral
-
http://www.cocagelada.net Coca Gelada
-
http://www.havesometea.net/MadTeaParty/ DaniCast
-
Pandora
-
http://blogdazefa.blogspot.com Dona Zefa
-
http://www.uhbaby.blogspot.com lucila
-
http://www.bardochico.blogspot.com/ Chic0
-
http://cabecademaracana.zip.net Rosa
-
Léo
-
http://www.pedromrn.blog.uol.com.br pedro
-
http://www.amar-ela.com Daniela Mann
-
http://helena-depois.blogspot.com Helena
-
Francis
-
http://josealbertofarias.blogspot.com José Alberto Farias
-
http://www.bomfinado.blogspot.com Lauro Bonfim
-
http://www.crisdias.com/ Cristiano Dias
-
Paty
-
http://www.gugaalayon.blogspot.com gugala
-
http://primeiras_impressoes.zip.net Beatriz
-
http://bion.blogspot.com Bion
-
http://www.eddcaulfield.wordpress.com Ed
-
MArgot Abirato
-
http://www.gardenal.org/lounge Lia
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
http://escritxos.blogspot.com daniel
-
Jacques Lincoln
-
http://www.danielaraujo.net Daniel
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORRÊA
-
http://www.ignoranciaefogo.blogspot.com Felipe
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.
-
http://www.selph.blogspot.com Selph
-
http://www.meuouvidonaoepenico.blogspot.com/ Adriano
-
http://bowl-of-oranges.blogspot.com/ Lori
-
http://www.blogdododa.blogspot.com Doda
-
http://www.patriafc.blogspot.com Bruno Ribeiro
-
debora
-
http://grandeabobora.com marcus
-
Renato K.
-
http://www.morroida.com.br Fabião Morróida
-
http://luizgusmao.blogspot.com luizgusmao
-
http://catatau.blogsome.com catatau
-
http://devaneiosbyju.zip.net Juliana