O mês dos blogs

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 31 de agosto de 2007

Hoje é celebrado o Dia do Blog. Excelente pretexto para fazer um balanço deste mês de agosto, possivelmente o mais agitado de toda a história da ainda incipiente blogosfera brasileira. Encontro de blogueiros e leitores no Rio, rankings e o mapa do Dahmer, BlogCamp em São Paulo e a polêmica campanha publicitária do Estadão deram ensejo a inúmeras discussões, virtuais ou in loco, sobre diversos temas ligados a blogs: busca de credibilidade, mídia “tradicional” x mídia digital, jornalismo colaborativo, formatos de microblogging. Mas, incrivelmente, todas as conversas confluíam para um cada vez mais modorrento assunto: monetização de blogs.
Já afirmei isso em outras ocasiões, e torno a repetir: se uma pessoa decide criar um blog com o intuito mercantilista de ganhar dinheiro, melhor permanecer no papel de mero receptor. Se você se ativer a publicar posts atraindo pára-quedistas do Google com textos anunciando fotos de mulheres peladas ou de vítimas do acidente de ocasião, terá o que merece: uma horda de analfabetos funcionais, que sairá de seu blog em questão de segundos e dificilmente retornará a ele. Do mesmo modo, se você se limitar a copiar e colar notas que já saíram em outros sites, por que ter um blog, se seu recanto virtual não passar de uma mera câmera de eco (reverberando a expressão citada por Tiagón Casagrande) papagaiando tudo que é publicado por aí?
Fiquei desanimado, pois, quando vi Marco Chiaretti, meu ex-professor da Cásper Líbero e atual editor-chefe de conteúdo digital do Grupo Estado, anunciando, ao final do debate sobre responsabilidade e conteúdo digital, que o próximo tema a ser discutido com blogueiros será… monetização. Oras, cáspite, carambuelas! A resposta definitiva para qualquer questão envolvendo monetização é simples: a chave está na produção de conteúdo inédito e relevante. Se você publicar posts diferenciados do que já encontramos em portais ou outros blogs, paulatinamente se fará conhecer. Expresse opiniões, compartilhe conhecimentos, escreva sobre os assuntos que você domina melhor, dê a cara a bater. Justifique, enfim, a existência de seu recanto virtual, antes de se preocupar com SEO e outras técnicas de divulgação do seu blog. O aumento do número de visitas, o reconhecimento junto à comunidade e a rentabilização de seu espaço serão conseqüências, não fins, desse processo.
Sobre credibilidade, Edney Souza, meu parceiro de Interney Blogs, escreveu um post bastante esclarecedor, mas aproveito para ressaltar um diferencial fundamental dos blogs em comparação com páginas hospedadas em portais: a inserção de links externos em cada texto. Cada post de caráter informativo que publico é repleto de links para as fontes que consultei. Assim, dou a oportunidade para que cada leitor rastreie todas as fontes de informação online que visitei, seguindo os passos que dei até a redação final. Esta é uma característica fundamental da Internet, que precisa ser aproveitada por todos os produtores de conteúdo: a oportunidade de deixar aparentes os andaimes que foram utilizados na construção de um texto.
Um blog, como bem afirmou Hernani Dimantas, é um projeto pessoal. Que, interligado a outros blogs, torna-se uma rede de intercâmbio de conhecimentos e experiências. É isso que dá sentido à blogosfera e a toda essa tecnologia à nossa volta: a construção de um espaço anarquicamente coletivo, sem hierarquias pré-definidas. Uma rede capaz de ser solidária, lúdica, informativa, humana, unindo pessoas por idéias e afinidades. O resto é papo pra boi (ou macaco) dormir.

* * * * *

P.S. 1: Quer “monetizar” seu blog? Sugestão: siga o bom exemplo do Biajoni.
'Impression, Soleil Levant', quadro de Claude Monet.
P.S. 2: Outros ângulos do caleidoscópio: Quando esse pessoal vai aprender?, de Raphael Lullis, Falem mal, mas falem, de Mario Amaya, “Nós amamos os blogs!”, de Ana Brambilla, Parem o mundo que quero descer, blogueiros não sabem debater?, de Carlos Cardoso, Por onde vai a credibilidade da Internet?, de Pedro Doria, Blogs x Estadão, de Gilberto Pavoni Junior, Blogosfera brazuca, de Paulo Bicarato, “O segredo” para ganhar dinheiro com seu blog, de Gilberto Alves Junior, Tem é que descer o cacete na blogosfera!, de Alexandre Carvalho, Debate sobre os blogs promovido pelo Estadão, de Rodrigo Ghedin, Os blogs estão na mídia - e na moda, de Manoel Netto, e Debate do Estadão: marque esta data, de Anderson Costa.
P.S. 3: As regras do BlogDay2007 falam em indicar cinco blogs para leitura. Sinceramente? É pouco. Todo domingo publico um rol de onze novos “blogs da semana”, devidamente linkados em meu sidebar direito. Em tempo: o Alforria, o Bad Hair Day, o Caco na Cuca, o Café do Dom, o Caminhar, o Casa do Cacete, o Cybervida, o Esculhambação, o Google Discovery, o Judão, o Manual do Cafajeste (Para Mulheres), o Pedro Menezes, o Por Onde Andei, o Por Uma Second Life Menos Ordinária, o Update or Die e o W3CSS indicaram o Pensar Enlouquece no dia de hoje. Valeu pela lembrança! :D

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.diariodoamanha.blogspot.com Cris

    Oi, Ina.
    Leio você já faz tempo.
    Agora resolvi ter um blog tbém.

    Antes que me esqueça, vc podia republicar aquela poesia do Labirinto, né?
    Bjoca

    Seja bem-vinda à blogosfera, Cris! Quanto ao labirinto, você se refere a este texto? Um beijo!

  • http://aquelapassagem.blogspot.com/ Rodrigo

    Eu aprendi muito nesse agosto de 2007. O vídeos colocados no Youtube do Beto, as discussões pré- blogcamp e até sobre o Blog day.

    Especialização, conteúdo inédito, socialização, rankings etc.

    O problema é que tem momentos que o Blog toma vida própria e cada vez pede mais do seu criador. Encontrar o equlíbrio e manter o blog em bom nível é um desejo a ser alcançado.

    Um abraço

    Ecco, é vero. Chega uma hora na qual o blogueiro, se realmente quiser levar seu espaço virtual a sério, é obrigado a demandar um período fixo de seu tempo para cuidar de seu blog. Ainda estou tentando alcançar esse equilíbrio delicado, Rodrigo. []‘s!

  • http://grandeabobora.com/?p=1180 A Grande Abobora

    Monetize seu blog também
    Talvez o assunto mais em voga na internet brasileira hoje seja a monetização dos blogs. Qualquer idiota cria seu blog, copia textos de tecnologia dos grandes portais, coloca AdSense e acha que vai ficar milionário.
    Só que fazer uma boa monetização…

  • http://programad.blogspot.com Daniel

    Cara, gostei do seu blog, mas gostaria de fazer uma correção, não se usa PS1 PS2 PS3 etc, mas se usa PS PPS PPPS e assim por diante.

    Caro Daniel, eu conheço o significado de post scriptum. Mas é uma questão de estilo. Eu poderia perfeitamente usar pós-escrito, pós-pós-escrito, pós-pós-pós-escrito, e por aí vai. Mas optei por enumerar meus PSs, e continuarei fazendo assim. De qualquer modo, obrigado pela observação.

  • http://tahbomentao.blogspot.com/ gisele

    Feliz blogday super atrasado! hehehe
    Obrigada pelas boas-vindas.

  • http://blog.robertadefelippe.com Roberta de Felippe

    Eu falei pro Bia que vou “lispectorizar” meu blog, mas ele me disse para não fazê-lo sem antes monetizá-lo. Isso que dá só ter amigos loucos!
    =P

  • http://caconacuca.blogspot.com Callebe Garcia

    Ei rapaz, tudo bem?
    Como você descobriu que eu te indiquei? rs São os poderes bloguísticos de quem já é pró, não é? hehe
    Passei por aqui durante essa semana e achei muito bacana! Com certeza era um dos que eu continuaria acompanhando e indicaria de qualquer maneira. Mas logo veio o Blog Day para dar uma forcinha e fazer com que isso acontecesse antes.
    Para variar, muito bacana o post! Me faz lembrar quando criei meu primeiro blog em 2002 e como ele se tornou algo muito bacana e com um propósito interessante. Hoje estou meio perdido. Não quero fazer nada com própositos excusos, ser só mais um blog que copia ou reproduz. Por isso estou levando tanto tempo pra engranar (e pelo último semestre da facul que não está ajudando hehe).
    Mas é bem legal vir aqui e receber esse sopro de inspiração para fazer algo realmente relevante!
    Grande abraço!

    Ah, não há nada que uma busca pelo Technorati, aquele tremendo dedo-duro, não resolva. :D Um abraço!

  • http://blog.uncovering.com prill

    você é sempre muito acertado e eu sempre fico muito impressionada com isso.
    essa coisa de monetização tem me pegado e ao meu grupo de blogueiros amigos de jeito: uns acham que schmooze é pornô, outros querem entender o siteMeter, outros já têm 25 cents em Adsense mas, o concreto, é uma ansiedade que dá o “dar a cara a tapa”, o querer fazer ago instigante pra si mesmo (no meu caso é vício autista) ao mesmo tempo que se vê uma possibilidade de (será que alguém vê dalí?) expansão futura.
    não consigo me explicar bem. na verdade você consegue ser mais acertado, mas eu queria comentar.

  • http://pensamentosequivocados.blogspot.com/ Pk Ninguém

    O Blog Day foi mais um dia de protesto entre blogueiros do que qualquer outra coisa, pelo que pude ver.
    Quanto a indicação, realmente é difícil indicar cinco, pois existem ótimos blogs com conteúdo excelente, mas pouco conhecidos, em contra partida existem blogs hiperfamosos de conteúdo zero.

  • http://teladigital.blogspot.com NS

    Bom blogday atrasado!

  • Gabriela

    Caí aqui por acaso, simplesmente pelo… pensar q realmente enlouquece… mas como cá estou. Congratulations!

  • http://www.verbeat.org/blogs/bereteando tiagón

    sensação de que a blogosfera brasileira envelheceu um ano neste último mês! :)
    e sobre monetizar o blog, dissestes bem! creio que só à medida em que ele se aproxima de um serviço (no sentido ‘revista, publicação’, e também no apuro mais profissional da informação) é que pode agregar valores.
    vou aproveitar o link e passar pelo post sobre credibilidade do Edney. um abraço!

  • http://vidaesaude.net Paulo Villela

    Alexandre,
    Agosto foi mesmo bem movimentado. Seria bom se acontesse isso mais vezes, pois não tive a chance de participar dessas.
    Quanto a sua opinião sobre criar um blog apenas com o objetivo mercantilista, eu respeito, mas discordo num ponto em que tudo na vida é um aprendizado.
    E somente a partir das experiências que temos é que podemos ver onde acertamos e onde erramos.
    Mas independente disso, é graças a pessoas como você que podemos parar e pensar…
    abraços

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Gostei da sua monetização… acho que vou aderir também, hehe :)

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    O Café do Dom também indicou o Pensar Enlouquece para o Blogday. Abração…

    Ôpa, mais um update para o post. Valeu, Dom!

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    faltou você no encontrão, lindo.
    bijuca.
    :)

    Pois é, Bia. Mea culpa. :(

  • http://prosaico20mg.wordpress.com Celinho

    Sei que nao foi voce que inventou mas por favor me diga que voce odeia essa expressao “monetizar”.. Coloco no mesmo saco de estandardizar e customizar, expressoes abominaveis e dispensaveis..
    Fora isso, acho que o debate podia ter sido muito melhor, muito mais dinamico do que cada um atras da sua trincheira e o Pedro Doria ficou em cima do muro demais, sem nunca saber se era blogueiro ou jornalista…
    Abraço!

    Celinho, não agüento mais discussões sobre monetizar blogs, e creio que deixo isso bem claro no post. Sobre o debate, penso que 9 pessoas foi um número exagerado, que não permitiu que cada um pudesse expor suas idéias com o tempo necessário para maiores aprofundamentos. O Pedro Doria estava lá como representante do Estadão, e isso ficou claro. Mas irritante mesmo foi a participação do João Livi, que ao final do debate ainda anunciou a criação do blog da Talent. A ser atualizado pelos símios da própria agência, a julgar pela campanha toda.

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Ainda bem que soltei uma lista de sugestões hoje.
    Fiquei assistindo aos filmes e agora vou dormir.
    Obrigada, Alexandre Inagaki.

  • http://pensamentosequivocados.blogspot.com Dragus

    Hoje não tirei o dia pra comentar sobre o blog day, mas sobre problemas existentes na blogosfera, que cada dia mais e mais reflete a sociedade brasileira, que são as pessoas que comentam em outro blog somente por comentar, pra simplesmente dizer “posta aqui, meu blog é esse”, tentando roubar de forma inútil os leitores que comentam ou fazer o autor acessar, quando na verdade em geral o efeito que ocorre é o inverso.
    Infelizmente também existem os que abrem blogs quando deveriam abrir fotologs, que geram contas fake em macanismos como o adsense somente pelo prazer de gerar cliques falsos pensando em dar golpe no Google/similares, enfim de gente que desprestigia nosso povo ao invés de aproveitar a chance ótima que temos de elevar nossa moral interna e externamente.
    Por essas e outras que não pensei em fazer um post comemorando, não hoje… Amanhã devo fazer um post-bay, mas não hoje (ou seria ontem?).
    Abraços! o/

  • http://blogdopedrox.wordpress.com/ Pedrox

    Parabéns pelo dia do blog, meu amigo. E pelos 5 anos de bloguística… E pelo enriquecimento dos blogs nos encontros e debates… E por fazer deste blog um lugar certo para sempre se encontrar algo legal.

    Abraços.

    Brigadão pelo comentário e pelas visitas, Pedrox. []‘s!

  • http://casadocacete.blogspot.com Aline

    Imagina, Inagaki… tudo que é bom merece não só admiração como também respeito!
    Blogs como o seu fazem com que pessoas como eu, que nunca se dedicaram a aprender muito ou a melhorar a qualidade do que escrevem, queiram melhorar a cada dia - sem pensar em SEO, monetização ou qualquer coisa do tipo, mas apenas em serem melhores um pouco e chegarem mais perto dos que admiramos.

    Beijo. Happy Blogday =)

    Valeu, Aline. O bacana mesmo de se manter um blog é fazer novos contatos, ter um meio de divulgar seus pensamentos, conhecer pessoas que tenham (ou não) afinidades contigo. Incremento de audiência ou retornos financeiros a partir de um blog são “efeitos colaterais” dessa brincadeira que levamos a sério. Um beijo!

  • http://rafaelporto.blogspot.com Rafael

    Como comentei em outros blogs, acho que o pessoal do Estadão estava torcendo que os blogueiros não participassem do debate.

    Como topamos, armaram um esquema bem bolado para não nos dar muita chance de falar.

    Com relação à credibilidade e monetização, o segredo, sem dúvida, é conteúdo original e links. Contextualização gera debate, e debate gera visitas.
    =)

    Ah sim, é uma honra ser linkado aqui.
    ^^

    Muito obrigado mesmo. Já vou correndo conhecer os parceiros de indicação!
    =D

    Thanks again, Rafael. Aquele abraço!

  • http://pedromenezes.com Pedro Menezes

    Inagaki, tô passando aqui pra avisar que te indiquei no Blog Day. :)

    Grande abraço!

    Ôpa, atualizado o post! Valeu pela citação, Pedro!

  • http://gimps.de/wettbewerb/displayimage.php?pos=-269-Hairstyles-for-Short-Hair Luonna Fernandes

    This mentioned picture of the smog from the early industrialization is great.
    I like the style of this art. It is a good example how a picture does not need to be rich in detail but rich in color.
    Yours Sincerely.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.