“O culpado é o governo”
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 29 de setembro de 2006
A tira acima, desenhada pelo genial Luiz Gê, foi publicada originalmente na edição 17 da revista Chiclete com Banana, em fevereiro de 1989. Naquela época, José Sarney estava no final de seu mandato como Presidente. Recordar é viver, e não custa nada lembrar que nesse período inúmeros veículos denunciaram o aliciamento de parlamentares por parte do governo (através da ampla concessão de emissoras de rádios e TVs e aprovação de emendas no Orçamento), a fim de que votassem a favor de um quinto ano de mandato presidencial para Sarney (a emenda acabou sendo aprovada). Tirando-se esta contextualização, a charge poderia ter sido desenhada hoje. Infelizmente.
P.S. 1: Alex Castro acaba de lançar um livro de contos, Onde Perdemos Tudo, com venda em formato PDF através da livraria virtual Amazon. Segundo Alex, ele está fazendo essa experiência por causa da falta de feedback das editoras tradicionais. Eu, que sou leitor há tempos do seu instigantemente polêmico blog, torço para que seja uma iniciativa bem-sucedida.
P.S. 2: No dia 6 de outubro, a escritora Bruna Beber estará lançando seu livro de poesias A Fila Sem Fim dos Demônios Descontentes em São Paulo. Para ser mais exato: a partir das 20 horas, na Mercearia São Pedro. Estarei lá.
P.S. 3: É tempo de campanha, e eu peço licença para fazer a minha também. Este blog foi indicado ao The BOBs, concurso internacional de blogs promovido pela Deutsche Welle. Se você quiser dar uma forcinha a este blogueiro, clique aqui para deixar seu comentário. Prometo que serei intransigente na defesa das minorias, como os muçulmanos albinos, os fanhos de Sapopemba e os fãs de pudim de jiló!
P.S. 4: Dois motivos de orgulho pessoal. O primeiro foi descobrir que quem digita “xô Sarney” e depois “estou com sorte” no Google vem parar aqui. O segundo, constatar que este blog não recebeu uma visita sequer gerada pelo vídeo na praia de certa apresentadora da MTV. A propósito: continuo recomendando visitas diárias ao blog de Alcinéa Cavalcante.
P.S. 5: Bom voto a todos neste domingo!
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Pingback: Como o rosto de Ayrton Senna nas notas de 10 reais pode ajudar a educação no Brasil - Pensar Enlouquece, Pense Nisso