“O culpado é o governo”

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 29 de setembro de 2006

Por onde anda Luiz Gê?

A tira acima, desenhada pelo genial Luiz Gê, foi publicada originalmente na edição 17 da revista Chiclete com Banana, em fevereiro de 1989. Naquela época, José Sarney estava no final de seu mandato como Presidente. Recordar é viver, e não custa nada lembrar que nesse período inúmeros veículos denunciaram o aliciamento de parlamentares por parte do governo (através da ampla concessão de emissoras de rádios e TVs e aprovação de emendas no Orçamento), a fim de que votassem a favor de um quinto ano de mandato presidencial para Sarney (a emenda acabou sendo aprovada). Tirando-se esta contextualização, a charge poderia ter sido desenhada hoje. Infelizmente.

* * * * *

P.S. 1: Alex Castro acaba de lançar um livro de contos, Onde Perdemos Tudo, com venda em formato PDF através da livraria virtual Amazon. Segundo Alex, ele está fazendo essa experiência por causa da falta de feedback das editoras tradicionais. Eu, que sou leitor há tempos do seu instigantemente polêmico blog, torço para que seja uma iniciativa bem-sucedida.

P.S. 2: No dia 6 de outubro, a escritora Bruna Beber estará lançando seu livro de poesias A Fila Sem Fim dos Demônios Descontentes em São Paulo. Para ser mais exato: a partir das 20 horas, na Mercearia São Pedro. Estarei lá.

P.S. 3: É tempo de campanha, e eu peço licença para fazer a minha também. Este blog foi indicado ao The BOBs, concurso internacional de blogs promovido pela Deutsche Welle. Se você quiser dar uma forcinha a este blogueiro, clique aqui para deixar seu comentário. Prometo que serei intransigente na defesa das minorias, como os muçulmanos albinos, os fanhos de Sapopemba e os fãs de pudim de jiló!

P.S. 4: Dois motivos de orgulho pessoal. O primeiro foi descobrir que quem digita “xô Sarney” e depois “estou com sorte” no Google vem parar aqui. O segundo, constatar que este blog não recebeu uma visita sequer gerada pelo vídeo na praia de certa apresentadora da MTV. A propósito: continuo recomendando visitas diárias ao blog de Alcinéa Cavalcante.

P.S. 5: Bom voto a todos neste domingo!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: Como o rosto de Ayrton Senna nas notas de 10 reais pode ajudar a educação no Brasil - Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://andarticles.com/what-is-an-anti-magnetic-swiss-observe.html Review Specification

    Aw, this was a really wonderful publish. In concept I’d prefer to compose like this also - taking time and genuine energy to make a fantastic write-up… but what can I say… I procrastinate alot and never ever seem to get something carried out.

  • Anny Shoegazer

    O povo põe a culpa só no governo, né?
    Mal de brasileiro.
    Beijos!

  • http://www.poemusicsblogspot.com Naeno

    Pensar enlouquece, porque pensar nisso?
    SONHADOR
    Tudo,
    que é capaz um sonhador,
    morrer, ressuscitar depois,
    colher paroara e seus espinhos.
    Andar,
    como um peixe na maré,
    dando braçadas de viés,
    cheio de amor, o seu convés.
    Só,
    pro meu amor olhar pra mim,
    me atirei balas de festim,
    tomei diazepan com gim.
    naeno:música
    Com um beijo,
    Naeno

  • http://escritxos.blogspot.com daniel

    ei, eu me lembro desse quadrinho do Luiz Gê!
    Sério! E eu tenho essa revista em algum lugar…
    puxa, eu era fã do Luiz Gê, ainda sou, né.
    abração!
    Luiz Gê é Mestre. Pena que, aparentemente, desistiu dos quadrinhos. Há tempos não leio algo novo dele.

  • http://plastico-bolha.blogspot.com Big Earl

    Depois que vários políticos que participaram das sanguessugas, mensalão, junto com Maluf e Clodovil foram eleitos, fica dramático acreditar no povo brasileiro.

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Ina querido, sabe a a analfabeta aqui estava curiosa porque tanta gente entra no meu blog vindo daqui, já vim aqui várias vezes e só hoje ACHEi rs rs VIVA! achei!! é o desenhoooooooooooooo
    Tks, um bjão Laura

  • http://5coisas.blogspot.com Ligia Helena

    UAU. Obrigada pela visita, pelo comentário e por me colocar como um dos blogs da semana! Você é um dos meus mestres blogueiros desde… sei lá quando. Mas gosto muito daqui.
    Nos vemos no lançamento da Bruna Beber, acho eu. :D

  • http://www.verbeat.com.br/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Cheguei tarde aqui.
    Pena que o Sarney entrou.
    Tenho que ver esta coisa do Alex. Amazon, é? Interessante.

  • http://minhacasanoceu.blogspot.com Anne

    Outro dia, ouvi um certo político dizendo “comparam o Brasil com a Argentina, com a China e outros países, mas não comparam o Brasil com o Brasil.”. Então vamos comparar o Brasil com o Brasil: em termos de política, quase nada mudou.
    O ator Reinaldo Gianechini está encenando uma peça em que ele é um político. Esta peça foi escrita há muitos anos, mas continua super atual.
    Agora que comparamos o Brasil com o Brasil, qual é a próxima desculpa?
    Bjão!

  • http://aquinaogenesio.blogspot.com David

    Te encontrei atraves do blog da Alcinéa e duas lidas rápidas, foi devidamente linkado. Depois voto por ti lá no Bobs…hj tô com preguiça e não vai rolar.
    Um comentário inocente (indecente?): Concordo de fio a pavio em tua resposta à Yvonne. Lula não é nem será o mais corrupto, principalmente porque não reconheço competência administrativa para tal neste governo. Eu, como vivi a era militar, posso he dizer que não se sabia de tanta corrupção àquela época, principalmente por que ninguém era besta de falat dessas coisas muito alto. Não é o atual governo que é mais corrupto: nós que estamos ficando mais velhos e exigentes em relação a quem nos governa, e isso é ótimo. Talves nas próximas eleições, a depuração da massa podre (incluo claro os malufes, coloridos e genoítocos) será imenso maior.
    Um abraço.

  • http://alcineacavalcante.blogspot.com Alcinéa Cavalcante

    Mesmo com o apoio dos governos federal, estadual e municipais, Sarney teve que suar bastante, enfrentar o forte calor e a poeira em caminhadas pela cidade e até dançar marabaixo para garantir mais um mandato.
    Sarney estava acostumado a ganhar eleição sem fazer força. Em 1998 - fazendo campanha apenas pelo telão - ele ficou 27 pontos percentuais acima do segundo colocado. Desta vez, a diferença entre ele e a segunda colocada caiu para 10 pontos percentuais. A campanha “Xô Sarney” ou “Xô censura” fez o coronel suar, fez ele finalmente andar nas ruas da cidade, visitar municípios e até aprender que a maior manifestação cultural do Amapá é o marabaixo. Acho que antes ele nem idéia do que fosse isso.
    Parabéns pela campanha, Alcinéa. Ao menos você deu uma canseira boa no coronel. :)

  • http://www.lauravive.blogspot.com Laura

    Ina, eu estou sem título só pude votar MESMO em vc no concurso de blogs.
    Boa sorte!
    eu achava que já havia escrito comentário aqui e ai embaixo- até linkei vc lá- mas acho que deve ter dado tiuti no pc e desisti, acontece.
    Bjs Laura
    Obrigado pela força, Laura! =)

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Comentários do day after: como nada é perfeito, o Maluf se elegeu deputado, o Collor se elegeu senador, assim como o nosso “muso” Sarney conseguiu se reeleger (pelo menos ele teve que suar a camisa). Mas, pelo menos, o segundo turno na campanha presidencial é um fato fantástico. O Lula, desta vez, terá que ir aos debates!!!!
    Também torcia por um segundo turno, Daniel. Eu, assim como muitos eleitores, ficamos indignados com a ausência de Lula nos debates presidenciais. A arrogância de quem afirmou, com todas as letras, que iria ganhar no primeiro turno, desdenhando da obrigação de prestar contas à sociedade a respeito dos petistas “aloprados”, o uso político do Banco do Brasil, a constante “terceirização” de culpas e responsabilidades, para não falar de outros escândalos menos recentes, deu a sólida impressão de um candidato que se julgava “blindado” de quaisquer acusações e que portanto se sentiu no direito de não dar explicações ao eleitorado brasileiro. Como escreveu um leitor daqui, Lula “amarelou”. Citando trechos do blog de Tão Gomes Pinto: “De um lado, a imagem de medroso grudou nele. Do outro, a arrogância do gesto. ‘Eu só voto em macho’, disse o motorista de táxi, mulato de extração nordestina, enquanto me levava ao aeroporto. Não precisou dizer mais nada. Era menos um voto para Lula”. Mais uma dentre tantas decisões equivocadas de uma campanha que já estava ganha, mas vai para o segundo turno porque marcou um gol contra atrás do outro na disputa com um adversário dos mais inócuos.

  • http://eddcaulfield.wordpress.com/ Edson Junior

    E vejamos agora o que vai dar no segundo turno…
    E quando é que o SemiÓtica vai aparecer nos seus links semanais heim? Você me apresentou o WordPress, e estou me dando muito bem com ele:) Obrigado!
    Tudo no seu tempo certo, Ed. :) Um abraço!

  • http://nightripping.com/helenan HelenaN

    Também estarei lá no lançamento do livro da Bruna, o pouco que vi já me deixou animada. E eu tenho obrigação de prestigiar uma amiga também carioca, né?
    Sobre as eleições, meu alívio por ver que o Crivella não teve chance no Rio é GIGANTESCO. Lá nada é impossível, infelizmente…
    A julgar pelo que já li da Bruna, também boto a maior fé no livro. Quanto às eleições, concordo contigo. E lamentei profundamente pelos cariocas terem eleito Jair Bolsonaro e deixado alguém como o Biscaia de fora do Congresso Federal. Mas enfim, alguém que mora em um estado que preferiu eleger Clodovil e Frank Aguiar em vez da Soninha não pode dizer nada… :P

  • http://www.bion.blogspot.com Bion

    Prezado Ina
    É bom ver vc de volta a ativa!
    Vc viu só quem se elegeu a deputado federal por SP?
    Marcello, basta ver quem foi eleito para entender porque é que meu post contra o voto nulo enfatizava principalmente as eleições para o Congresso Nacional. Infelizmente não me surpreendi com a péssima lista de parlamentares, não apenas em São Paulo como no país inteiro, que foi capaz de assegurar vagas em Brasília para figuras como Collor, Sandro Mabel, Sarney e Pedro Henry.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    Tomara que os mamíferos que habitam esta terra tenham maior compromisso com seus votos desta vez.
    Pouco importa em quem tenhamos votado, menos ainda quem, por acaso, venha a ganhar a disputa pelas vagas existentes.
    O importante para que sejamos respeitados e façamos da nossa História mais que um esgoto vergonhoso é nossa vigilância, nossa participação.
    Tomara que, desta vez, um número maior de eleitores se descubram cidadãos brasileiros e passe a exercer pressão sobre seus representantes, façam valer sua vontade e, sobretudo, não relaxe logo após a conquista do primeiro cala-boca social.
    Políticos nunca serão honestos e eficientes enquanto o povo por eles representado também não o for e não se fizer presente.
    Grande abraço, senhor!

  • http://qualquercalmaria.blogspot.com Simone

    Boa votação!
    Obrigado, Simone. A propósito: fiquei triste quando acessei pela última vez o Qualquer Calmaria e não encontrei posts por lá. Espero que você retorne em breve à blogosfera. Um beijabraço!

  • http://liberallibertariolibertino.blogspot.com alex castro

    valeu mesmo, mestre ina!
    aos que vao votar, eu soh posso pedir: juizo, hein?!

  • http://gugaalayon.blogspot.com gugala

    Inagaki e turba de leitores , espero suas participações em enquete boca-de-urna sobre os ‘frutas’ que despencarão amanhã após a apuração do pleito.
    vote lá: http://www.gugaalayon.blogspot.com
    agradeço o espaço para propaganda não paga.

  • http://lidosevividos.blogspot.com Saramar

    Olá, Inagaki.
    O que me deixa desolada é justamente essa atualidade que nunca conseguimos ultrapassar. Até quando seremos o templo dos vendilhões?
    Beijos e boa sorte amanhã.
    P.S. Já votei, você merece pois é o melhor.
    Obrigado, Saramar. :) Em tempo: belo post-desabafo o seu sobre as eleições.

  • http://www.ideiasmutantes.com.br Muta

    CAra, votarei lá no chucruts.
    Domingo temos que tentar fazer alguma diferença. Um dia conseguiremos realmente mudar as ccoisas!
    Acho que apareço nesse lançamento do dia 6!.
    Inté
    Ôpa, vamos combinar de nos encontrarmos por lá, cumpadi. Um abraço!

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Não suporto concursos, talvez por trauma de infância de decorar todas as capitais e países do mundo e por aí a fora mas espero que vocie ganhe se isso o faz feliz.
    Tampouco acho o governo Lula o mais corrupto. O que a Redentora fez, e o Collor, e assim por diante, não há comparação, com o agravante da tortura e mortes, censura de 64-85.
    Espero que o PT peça emprestada a vassourinha das viúvas do udenismo e varra pra fora do partido com vigor as más flores.
    Tina, como os prêmios oferecidos a quem ganhar o The BOBs são um Apple MacBook e um iPod Video, é claro que ficarei feliz. :) Aliás, será também sorteado um iPod Video entre os que participarem da votação. Obrigado pela força!

  • Neide Pessoa

    Olha,Alexandre,
    caprichei no comentario.
    Votei no seu blog..adoro votar…
    Domingo, vou votar dinovo.
    Aqui no Brasil,era proibido votar,acredita?
    Um beijo.
    Neide
    *************************
    Mais do que um dos blogs mais conhecidos no Brasil,
    um dos melhores e, principalmente, o blogs mais inteligente.
    Leitura indispensavel.
    Como jornalista,sempre indico o Blog “Pensar enlouquece”,
    O Alexandre Inagaki, reconhecido como um dos melhores blogueiros do Brasil.
    Assim penso.
    jorn.Neide Pessoa
    Belo Horizonte-MG
    Brasil.
    Obrigado pelas palavras generosas, Neide! =)

  • http://catatau.blogsome.com catatau

    Estranha ressonância com tempos atuais, não é mesmo? Estive conversando com um amigo sobre outras questões sociais, e ele mencionou alguns documentos do século XIX que mencionavam os mesmos problemas… na época da escravidão. Interessante…

  • http://www.quintanares.zip.net Mani Adaia

    Inagaki,
    O pior de tudo é que tudo parece que continua atual, né?!
    Mas há diferenças, e o apoio à Alcineia prova isso! Não estamos sós!!!
    Pena que, a julgar pela mais recente pesquisa do Ibope, Sir Ney deve ganhar as eleições no Amapá. Pudera: blogueiros não têm como competir com a máquina administrativa federal dando apoio maciço de última hora, vide esta matéria de Mario Magalhães para a Folha…

  • http://meninaprodigio.blogspot.com Menina-Prodígio

    Inagaki,
    Já votei em você no BOBs, no GIraffas, no Mc Donalds, até na Alemã. Você merece.
    E essa charge é uma cacetada…
    Valeu pela força! A propósito, aproveito a ocasião para divulgar aquele post para dar uma força ao seu amigo: um blogueiro que precisa de ajuda após um incêndio ter destruído sua loja e brechó.

  • http://megalopolis.blogarium.net Fabiane

    Você já postou essa tira antes aqui, dizendo que ela ainda era atual, não foi?
    Infelizmente.
    Sim, Fabiane. Publiquei-a em 2002, na época em que este blog ainda era hospedado na Globlogger. E voltei a postá-la, porque o contexto permanece absolutamente atual (infelizmente), até tendo em vista a campanha Xô Sarney e meu post anterior sobre a inutilidade do voto nulo.

  • Felipe

    Boa Sorte, Ina!
    O seu blog é meu favorito e com certeza merece ocupar um cargo no mais alto Panteão da blogosfera(Nossa, me inspirei agora)!
    Estou começando um blog também(sem querer plagiar, é claro!) e espero que chegue um dia a esse esmo nível.
    (Ah, e desculpa aí a puxação de saco.)
    Menos, Felipe, menos. :) Mas valeu pela manifestação!

  • http://www.obusilis.com Moziel T.Monk

    Compromisso democrático cumprido. Tasquei um comentário lá no BOBs. Boa sorte.
    Obrigado, Moziel. :)

  • http://bloggente.blogspot.com Yvonne

    Ina, o governo Lula tem sido considerado como o mais corrupto da República. Apesar de me sentir bastante decepcionada, eu diria que não é bem por aí. A vantagem dos governantes anteriores é unicamente o “savoir faire” o que falta ao Lula e seus companheiros. Beijocas
    Yvonne, a gestão petista na Presidência está repleta de falhas, mas de modo algum considero justo imputar ao governo Lula a alcunha de “mais corrupto de todos os tempos”. Por mais decepcionante que tenha sido, principalmente nas áreas da Agricultura e Economia, não posso deixar de reconhecer os avanços no campo educacional e a melhoria das condições de vida nas classes D e E. Uma vez que o considero praticamente reeleito, eu só espero que Lula não repita os mesmos erros que tem insistido em cometer, dando mais voz e espaço no governo a outros nomes petistas que não sejam ligados à ala sindical-paulista no partido. Gostaria, por exemplo, de ver nomes como Marcelo Deda, Jorge Viana, José Eduardo Cardozo, Nabil Bonduki e Fernando Pimentel melhor aproveitados em seu segundo mandato. Independentemente de quem esteja no governo, quero ver um Brasil melhor.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.