O amor é cego e brega

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 12 de junho de 2008

Neste Dia dos Namorados, dedico a todas as leitoras e leitores deste blog seis pérolas do cancioneiro amoroso brasileiro. Afinal de contas, como já afirmei em meu surrado texto Teu Amor é Como um Alien Dentro de Mim, “sei que devo estar sendo até piegas, mas todos que amam são meio bregas”. E o amor, afinal de contas, é cego e hemburresce, mas ainda não é surdo. :P

* * *


Roupa Nova - “Linda Demais”. 1985 foi o ano do Roupa Nova, que ganhou disco duplo de platina com um álbum repleto de músicas que Edson “Bolinha” Cury qualificaria como “sucessos que o pooooooovo gosta”, dentre os quais destacam-se “Dona” (tema da Viúva Porcina na novela Roque Santeiro), “Seguindo no Trem Azul”, “Show de Rock’n Roll” e a apoteótica “Linda Demais”, balada catártica que, não à toa, é hit de qualquer karaokê que se preze. Pudera: quem nunca teve a necessidade de soltar o sentimento encalacrado no peito por meio de versos motelicamente românticos como “te desejo muito além do prazer”, “vem fazer diferente o que mais ninguém faz” ou “mil beijos de amor em muitos lençóis”? Amar não é pra amadores, mermón! E tá pensando que é fraco um grupo cujo blog oficial só tem um único post, mas que recebeu nada menos que 962 comentários?

Só Pra Contrariar - “Depois do Prazer”. Uma obra-prima da cara-de-pau. Abra o teu coração e confesse pra mim, mulher: qual seria a tua reação se eu chegasse na porta da tua casa e admitisse, com os olhos umedecidos de arrependimento e o peito aberto, que “tô fazendo amor com outra pessoa, mas meu coração vai ser pra sempre teu”? Será que realmente “o que o corpo faz a alma perdoa”? Sei não. Para mim, esta canção gravada pelo grupo Só Pra Contrariar em 1997 é um crássico da desfaçatez daqueles que se bronzeiam diariamente com óleo de peroba. Mas admito que seus versos romanticozinhos dizem ao menos uma verdade incontestável, principalmente para os homens que pensam com a cabeça de baixo e só recuperam o equilíbrio racional depois de terem alcançado o ápice orgasmático: “Dá pra ver nessa hora/ Que o amor só se mede/ Depois do prazer”.

Markinhos Moura - “Meu Mel”. Nascido no Ceará, este cantor e compositor mudou-se para São Paulo em meados dos anos 80. Sonhava em ser bailarino, mas acabou se encontrando na carreira musical. Em 1986, invadiu as AMs e FMs, merecendo da locutora do Vídeo Show a seguinte descrição: “Markinhos não era nenhum abelhudo, mas vivia lambuzando de mel as paradas musicais”. Bem, o que mais dizer de uma música que leva ao pé da letra o fato de ser tão melada a ponto de não ser recomendada a corações diabéticos? Markinhos Moura, após ter superado rompantes de síndrome do pânico nos anos 90, segue adiante com sua carreira bem-sucedida, disponibilizando em seu site oficial fotos, vídeos e suas gravações mais recentes.

Agepê - “Deixa Eu Te Amar”. “Quero te pegar no colo/ Te deitar no solo/ E te fazer mulher”: trata-se, indubitavelmente, de um refrão digno de qualquer antologia. Graças a esta música, o sambista carioca Antônio Gilson Porfírio, que juntou suas iniciais para criar seu nome artístico, vendeu expressionante 1 milhão e meio de cópias do álbum Mistura Brasileira, de 1984. É uma pena que Agepê, ícone do samba romântico, morreu cedo, em agosto de 1995, aos 53 anos de idade. Sua música, porém, permanece embalando noites tórridas de paixão pelo Brasil afora.

Wando - “Moça”. Convenhamos: não é qualquer um que promete se virar do avesso só para dar um abraço. E, embora o mineiro Wanderley Alves dos Alves seja mais conhecido por sucessos como “Fogo e Paixão” e “Chora Coração”, sua obra-prima, que foi trilha sonora da novela Pecado Capital em 1975, é definitivamente esta canção na qual este singelo colecionador de calcinhas canta, com toda a sensibilidade que só um macho possui: “Moça/ Sei que já não és pura/ Teu passado é tão forte/ Pode até machucar”. Já que o que importa é o presente, e o futuro é um papel em branco a ser escrito a quatro mãos, o que nosso bardo ui-Wando de paixão poderia dizer? “Eu quero me enrolar nos teus cabelos/ Abraçar teu corpo inteiro/ Morrer de amor/ De amor me perder”.

Zezé di Camargo & Luciano - “Você Vai Ver”. Mirosmar José e Welson David de Camargo anualmente gravam novos discos repletos de músicas que cravam diretamente o peito daqueles que amam e, embevecidos de paixão, mal conseguem balbuciar palavras capazes de descrever seus sentimentos. Um bom exemplo? Esta canção, gravada em 1994, que representa uma espécie de “Detalhes” na obra de Zezé di Camargo, com versos nos quais a dupla sertaneja entoa a ilusão de que aquele amor, por mais parceiros que vá encontrar ao longo de sua vida, jamais se esquecerá de você, seu gostosão convencido (“Você pode provar milhões de beijos/ Mas sei que você vai lembrar de mim/ Pois sempre que um outro te tocar/ Na hora você pode se entregar/ Mas não vai me esquecer nem mesmo assim”).

* * *

Feliz Dia dos Namorados! E para os solteiros, feliz Dia das Possibilidades! :roll:

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://cilelelaagarotadoblog.blogspot.com cileléla

    É VERDADE!EU NUNCA FIQUEI TÃO BREGA EM TODA A MINHA VIDA…KKK .MAS SABE ADOREI SER BREGA E CEGA POR ESSE TEMPO QUE AMEI E FOI MUITO BOM!!!

    R: É isso aí, Cileléla. Como diria o Rei, “o importante é que emoções eu vivi”!

  • EDINEIA

    ***Eu não acho MARKINHOS MOURA brega pra mim ele é chique adoro suas músicas,sua pessoa,adoro todas as músicas dele ,minhas preferidas são ***meu mel*anjo azul*estrela do céu*o corsário*Markinhos canta e encanta com sua linda voz seu charme seu sorriso amo de paxão esse cantor sou fã numero um dele era ainda menina quando fazia sucesso com a música *MEU MEL***MARKINHOS MOURA NÃO É BREGA ELE É MUITO CHIQUE E EU TENHO ORGULHO DE SER SUA FÃ ***MARKINHOS EU SEREI SEMPRE SUA FÃ E VOCÊ SEMPRE SERÁ MINHA ESTRELA***

  • http://ideiasdespedacadas.wordpress.com/ sarah k

    oi,
    cansei de ler e ficar só nisso, rs (acho que é a primeira vez que comento aqui).
    minha mão ficou coçando adepois de ler alguns posts.

    conheço o “Pensar…” faz tempinho, desde aquela época em que o Estadão andou ‘falando mal’ dos blogs, mas só agora através do Twitter me aproximei mais.

    gosto muito do estilo, irônico, crítico, inteligente e bem humorado. essa parte do post “Para mim, esta canção gravada pelo grupo Só Pra Contrariar em 1997 é um crássico da desfaçatez daqueles que se bronzeiam diariamente com óleo de peroba” então é um exemplo disto.

    a parte do Wando então, me fez lembrar vários episódios, rs.
    mas enfim, não sou fã de música brega mas tenho meu lado Guilherme Arantes … hahahaha.

    ;-)

    R: Oi Sarah, obrigado pela sua primeira manifestação pública em meu espaço de comentários! ;) Em tempo: Guilherme Arantes é Mestre, adoro músicas como “Cheia de Charme”, “Fã Número 1″ e “Loucas Horas”. :P

  • http://veronnikafra-forever.blogspot.com/ veronica Fragoso

    A-do-rei! O amor é cego, brega, mas apesar disso, uma delícia! Algum problema eu colocar no meu blog a Letra ” O amor é como um Alien dentro de mim”. Achei uma gracinha!

    R: Cara Veronica, sinta-se à vontade para reproduzir qualquer texto de minha autoria. Basta linkar este blog e não alterar o seu conteúdo, ok? Um beijo e muitas breguices amorosas para a senhorita! :roll:

  • http://www.incomunicavel.blogger.com.br Amana

    Vou te confessar que embora o namorado vá bem, obrigada, foi aqui no seu blog que eu consegui entrar no clima do dia dos namorados, passados dois dias da data, ouvindo sua lista perfeita de músicas pra melar cueca. hihihi… muito bom! e ainda obriguei o amado amante a ouvir tudinho comigo, pelo menos até ele começar a roncar (affffe). acho que ia cair muito bem também o hino da rejeitada convencida, cantado pela joana, aquele: “tá na cara, dá pra ver no seu olhar, tô fazendo muita falta pra vc” heheh… essa eu canto muito alto nos momentos de faxina, aqui em casa. procurei no youtube e não achei um clipe decente da joaNNa cantando essa obra prima da dor-de-cotovelo-não-assumida-e-sem-noção
    mas achei outras duas pérolas interpretando a dita cuja. vc pode escolher a japagirl29(http://br.youtube.com/watch?v=0cqvkMIkDDA&feature=related) com todo a sincronia e ritmo ou a paixão15 (http://br.youtube.com/watch?v=Mp1JMHr1jfE&feature=related) com sua emoção e simpatia. E a letra, se vc não se lembra, é assim:

    Ontem te encontrei
    Você estava tão bonito
    Demais
    Parecia até que nada aconteceu
    Jeito de que está feliz
    De quem está de bem com a vida
    Sei lá
    Mas alguma coisa não me convenceu.

    E ainda faz de conta que não está nem ai pra mim
    Mas você não me engana sei que você ainda tá afim
    Me diz pra que fazer assim
    Você pode ter um tempo pra pensar
    E uma eternidade pra se arrepender
    Tá na cara dá pra ver no seu olhar
    Tô fazendo muita falta pra você
    É loucura não ouvir o coração
    Desse jeito a gente pede pra sofrer
    Eu não quero te ver na solidão
    Tô fazendo muita falta pra você.

    Tô fazendo falta….. Tô fazendo falta…..
    Falta pra você…

    Desculpa o testamento aê, mas é que essas músicas acordaram minha veia brega adormecida e agora tô numa paixão só. acho que vou até acordar meu namorado também hihihi :)

    e viva o amouuuuurrrr!! <3

    R: Cara Amana, que bom saber que este post foi o responsável pelo despertar de seu espírito de Dia dos Namorados! Ah, e obrigado por ter resgatado do fundo das catacumbas de minhas lembranças a recordação dessa música da Joanna!

  • Daniel

    Hã, correndo o risco de parecer desagradável, essa seleção de… “pérolas”… é séria ou meu alarme pra ironias tá com defeito??

    Anyway, valeu pelo senso de humor… (e no final, eu devo ter uma ou duas musicas bregas na minha seleção de favoritas escondidas em alguma pasta no meu pc e meu cérebro apenas, pelo bem de minha auto-imagem, bloqueou qualquer informação sobre a existencia delas…)
    huahauahua

    R: Seriíssima, Daniel! São músicas que eu ouço com prazer, mesmo que com um certo sorriso na cara de quem sabe que há certas canções tão ruins que chegam a ser boas!

  • http://pequenabobagem.blogspot.com Júlia

    Sensacional o seu post!
    Ri tanto do “Depois do prazer” que nem consegui terminar de ler o resto!
    Beijos!

    R: Pois é, Júlia. O amor é cego, brega e hemburresce, mas também pode fazer a gente rir gostosamente um bocado. ;) Um beijo!

  • http://www.conteudoproibido.com Fernando Costa

    Falar mais o que?
    tem de tudo para todos os gostos, muito bem criado o post.

    R: Pois é, Fernando. E ainda bem que tem gosto pra tudo, não? :P

  • http://propagandaeleitoralnainternet2008.blogspot.com/ Bruno Hoffmann

    PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET — PROPOSTA PARTICIPATIVA.

    http://propagandaeleitoralnainternet2008.blogspot.com/

    Inagaki, segue o link de um projeto que tem como objetivo garantir a presença ativa da Internet durante as campanhas deste ano.

    Já que o TSE não resolveu… decidi apresentar tal proposta e divulgá-la neste blog:http://propagandaeleitoralnainternet2008.blogspot.com/ de forma que seja analisada, comentada e aprefeiçoada pelo maior número de especialistas na área.

    O objetivo e ter os partidos políticos aderindo a proposta.

    Peço pelo seu apoio não só para mencionar em seu blog, mas também divugar a idéia para possíveis contatos que tenha no área jornalistica e política.

    Creio que não há idéia melhor, do que dar ao Brasileiro uma real oportunidade de legislar sobre como a Internet será utilizada.

    Sabemos da importância deste meio para a democracia e tenho certeza que a Internet terá um papel fundamental — ajudando seus usuários fazer melhores escolhas quando forem a urna em outubro.

    Muito Obrigado pelo apoio!

    Bruno Hoffmann

    R: Valeu pelo aviso, Bruno! Deixo só uma observação: teu comentário ficou meio com cara de spam, devido à divulgação descontextualizada. Aconselho você, se pretende divulgar tua proposta em outros blogs, a escrever e-mails para os blogueiros acionados, em vez de propagandear tua proposta desse jeito, deixando comentários aqui e acolá a torto e a direito (você poderá ser muito mal interpretado por aí). De qualquer modo, sua idéia e sua intenção são boas. E recomendo que você, a fim de tornar a divulgação de sua proposta afetiva, escreva e-mails diretamente para os deputados e senadores do Congresso Nacional. Um abraço!

  • http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago

    Que isso rapá! Inagaki corporation apresenta uma das maiores músicas do Brasil no CD “Se pensar enlouquece pense em mim” uma coletânea com dois cd’s com embalagens exclusivas…
    E a vida é linda e cheia de possibilidades lindas.
    Nada melhor do que um solteiro com uma possibilidade em vista!Deseje-me sorte:)

    R: Ôpa, boa sorte, Tiago! O Dia dos Namorados já passou, mas todo dia é dia dos Enamorados. ;) Aquelabraço!

  • http://blogaragem.blogspot.com guilherme

    mto bom o blog
    parabens
    tah afim de parceria?

    abraços

    R: Guilherme, leia a sexta parte deste post, e depois a gente conversa.

  • http://www.calcinhasnobox.blogspot.com Cruela Cruela Veneno da Silva

    Ahhhhhh, o Agepê é um fofo “deixa eu te amar, faz de conta que sou o primeiro..” . Nem liga que a mulher é um corrimão de quartel… amor é tudo nesta vida.

    R: Cara crudelíssima, o Agepê era adepto da mesma filosofia de Richard Gere em “Uma Linda Mulher”: abstrair o passado da mulher amada, uma vez que importante mesmo é viver o presente e desfrutar do futuro. Né não?

  • monica

    O comentário ”que se bronzeiam diariamente com óleo de peroba ” foi demais,kkkkkkk. Para mim, Roberto Carlos é imbatível(Detalhes, Amada Amante…), não esquecer do ”Morango do Nordeste”.

    R: Virgemaria, Monica. “Morango do Nordeste” é demais pra minha cabeça, até para os meus padrões breguísticos. O que dizer dos versos “Meus amigos falam que eu sou demais/ Mas é somente ela que me satisfaz”? |-|

  • http://www.thenewwebpost.blogspot.com/ Tânia

    Fazendo uma visita, desejando um excelente final de semana e contribuindo com ads.

  • http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso

    Acho incrível como o Roupa Nova ainda tem tantos fãs. Os dvds vendem muito e os shows sempre lotam. É claro que já fui em um, só para cantar Dona juntinho. Poderíamos chamar de uma banda brega bom, como aqueles beijos de batom em cartões de dia dos namorados.

    Adorei a lista! Depois do prazer é uma música execrável, inclusive sempre é cantarolada quando eu e meus amigos descobrimos que alguém do grupo ganhou um belo par de chifres. Porque não basta ser amigo, tem que sacanear. E como você disse nos comentários são tantos clássicos do cancioneiro brega popular… Senti saudade de “Aguenta coração” do José Augusto.

    R: Bia, agora t’invejei: ainda não fui a um show do Roupa Nova. E os caras, além de mandarem bem nas harmonias vocais, são ótimos instrumentistas. É certo que nos últimos anos, com exceção dos acústicos, eles gravaram discos muito fracos, mas ainda assim merecem meu respeito, despido de quaisquer preconceitos estéticos. Quanto ao José Augusto, minha predileta dele é “Chuvas de Verão”. Em seu site oficial inclusive dá pra ouvir uma palhinha desta pérola da MPB. Se bem que sensacional mesmo é a letra de “Sonho por Sonho”, na qual José Augusto se queixa pelo fato de ter sido nada mais do que um P.A.: “Nunca imaginei que você fizesse de mim/ Uma noite só de prazer/ Uma transa apenas/ Tudo que você falou/ Entrou em meu coração/ Loucura cheia de sedução/ Mudou a minha vida”.

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    E já que estamos falando de música brega, leitura mais que recomendada é a de “Eu não Sou Cachorro, Não”, de Paulo César de Araújo, o mesmo que escreveu o livro proibido “Roberto Carlos em Detalhes” (de que sou um feliz proprietário de uma cópia).
    Esse livro é fundamental principalmente para verem que a censura atingiu não só aos artistas que geravam orgasmos em culturetes como também os que tocavam alto no quartinho da empregada. Também critica fundamentadamente a postura de nossos arquivos nacionais não darem espaço para os cafonas, como se eles fossem menos artistas que os Chicos e Caetanos da vida. E mais uma porrada de coisas interessantes.

    Vocês sabiam que a canção “O Divórcio”, de Luiz Ayrão (Treze anos que te aturo e já não agüento mais) é na realidade uma canção de protesto contra os treze anos de ditadura militar, completados em 1977? Ele usou de linguagem de fresta mais ou menos explícita ao mandar a canção com o título “Treze anos”. Os censores barraram. O que ele fez? Mandou a mesma letra com o título “O Divórcio” (vale lembrar que era uma época em que isso estava sendo legalizado) e passou sem maiores galhos. Luiz Ayrão, formado em direito e um dos intelectuais dos tidos como música menor.
    E, claro, entre as versões de “Você Não Me Ensinou a te Esquecer”, sou muito mais a de Fernando Mendes do que a de Caetano Veloso. Fernando Mendes esse que foi o primeiro cantor brasileiro a fazer uma canção para os deficientes físicos (“Cadeira de Rodas”).

    R: André, também sou feliz proprietário de ambos os livros de Paulo César de Araújo. Quanto ao grande Fernando Mendes, só lamento o fato de que o site oficial dele é bem sem-vergonha, com um pop-up pentelho aparecendo a toda hora.

  • Diego Goes

    Opa Inagaki,
    muito boa esta sua lista. Estava lendo os comentários deste post e surgiu a dúvida de que não existia o dia dos solteiros. Mas existe: é o dia 15 de agosto.
    http://tiny.cc/yIJG1

    Abraços!

    R: Diego, ótima informação. Vai render post no dia 15 de agosto, he he! Por falar no assunto, teve gente dizendo que se o dia era dos namorados, a noite era dos solteiros. Eu, particularmente, não posso concordar com isso, mas enfim… :P

  • http://esparreiradigital.com.br Sergio Keller

    Hoje é sexta feira, dia 13, dia do santo da perda e recuperação, dia seguinte do dia dos namorados…. ou seja:

    Dia de tocar o terror: seja para recuperar a pessoa amada, encontrar uma, ou perder a linha tentando!

    Enquanto isso, participem da maior lista colaborativa de musicas dor de cotovelo do mundo …. apareçam lá no esparreiradigital.com.br

    R: Ótimo serviço de utilidade pública, Sergio. Recomendo: “Enfia o cabeção no lixo: a maior playlist ‘dor de cotovelo’ do mundo”.

  • http://pedrox.brogui.com Pedrox

    Se o amor é brega, Wando é brega… logo, Wando é amor!

    Cara… no bom paraensês: “Égua da postagem paidégua”.

    De tão bom, me inspirou a falar de uma das canções mencionadas no teu texto: Depois do Prazer. Meus amigos fizeram a análise definitiva desta bela letra e eu publiquei: http://pedrox.brogui.com/?p=423

    Grande abraço.

    R: Excelente interpretação do virundístico melô da suruba (“tô fazendo amor com oito pessoas, mas meu coração vai ser pra sempre teu”), Pedrox. Parabéns pela releitura!

  • http://casadocacete.blogspot.com Aline T. H.

    “Você vai ver” é tu-do de brega, e eu adoro ;) Excelente seleção!

    Beijoca.

    R: Aline, eu só não digo que “Você Vai Ver” é a minha predileta do Zezé di Camargo porque eu gosto pacas de “Indiferença”, “Pra Não Pensar em Você” e “Pare”. :D

  • http://temperosdavida.blogspot.com Patricia

    Adorei a seleção! Podia ter incluido uma seleção internacional tbm. Alguns italianos e franceses concorrem cabeça com cabeça com nossos romanticos bregas hehehe E mesmo atrasada de dia um feliz dia dos namorados para ti e tua garota!

    Abraços

    R: Patrícia, é verdade. Um dia faço uma seleção de baladas gringas, ao melhor estilo de programas de FMs como “Vale a Pena Ouvir de Novo” ou “Love Songs Are Back Again” aqui no blog. B) Um beijabraço!

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Como voce esqueceu de “Detalhes” e “É o amor”???

    R: Iara, saiba que eu já dediquei um post inteiro exclusivamente sobre a canção do Rei: “Detalhes”, a obra-prima de Roberto Carlos. Aliás, tem link pra esse meu texto no post. Parafraseando a senhorita: como você esqueceu de clicar nele??? :P De mais a mais, é lugar comum citar “É o Amor” quando se fala em Zezé di Camargo & Luciano. Os caras gravaram várias músicas bacanas, e preferi citar uma outra menos conhecida deles.

  • Brisa

    O amor é brega.Que bom!
    Em Ame e Dê Vexame, Roberto Freire diz que quem ama não pode ter medo do ridículo…Já pensou se não fosse assim, cheio de loucuras, micos, declarações rasgadas, frases feitas e outras nunca vistas…seria um saco!
    E nesse clima pra lá de brega, Feliz dia dos namorados pra vc tb!
    Bjs!!!!

    R: Brisa, boa lembrança. O título desse livro do Roberto Freire sintetiza de modo brilhante o sentimento de alguém que, tal qual naquele verso clássico do Roupa Nova, faz questão de dizer: “eu te amo e vou gritar pra todo mundo ouvir!” :P

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Oi Alexandre!

    Tava com saudades desses posts seus, de verdade!E tinha esquecido do dia dos namorados, porque aqui se comemora em fevereiro. Enfim,quanto a brega, acho que só fica demais quando é meio aquele lance masoquista de letras e tal, mas fora isso, brega mesmo é a pessoa nao se entregar por medo.

    Pra varias, a seleçao de vídeos é única. Tenho que admitir que já deixei rolar alguma lágrima ao som de alguma dessas músicas.

    O dia das possibilidades por aqui passou em branco, mas confio que seja apenas problema de fuso horário…

    Abraço

    R: Sempre bom te ver por aqui, Cíntia. Sobre o adjetivo “brega”, eu te confesso que, em termos musicais, não vejo conotação negativa nele. Se ser brega é expor sentimentos abertamente e falar deles sem maiores firulas metafóricas, creio que a música taxada com esse adjetivo cumpre o relevantíssimo papel de colocar em palavras e melodias tudo que se passa no coração do povo. Quanto ao Dia das Possibilidades, todo dia é dia, certo? ;) Um abraço!

  • http://saravahsara.blogspot.com/ Sara Marinho

    Cego, brega… e padronizado. Esparroso, tímido, delicado, arrebatador, seja lá como for, ainda não encontrei um que não ame igual.
    Mas é gostoso, brega, mas gostoso.

    R: Não entendi a inclusão do adjetivo “padronizado” em seu comentário, Sara. Como você mesma diz, amor é meio como impressão digital, não há um que seja igual. :D

  • Helô

    Ina querido
    O amor é lindo! :) E não há coração apaixonado que não goste de, pelo menos, uma música brega. Em retribuição, uma de 1985 (vc já era nascido?) :) que naquela época foi considerada brega. Cantada por duas feras da nossa MPB, Tim Maia e Gal Costa, Dia de Domingo.

    Muitos beijos.

    R: Helô, seus olhos são generosos. Em 1985 eu já tinha 12 anos. ;) Obrigado, by the way, pela música. Creio que é uma das pouquíssimas coisas que a dupla Sullivan & Massadas compôs que caíram bem para os meus ouvidos!

  • http://attu.tyepapd.com/universo_anarquico/ tiina oiticica harris

    Gosto demais da música do Agepê. Aliás ,brega ou não, ela é insinuante nessa estória de “te botar no colo e te fazer mulher.

    Bom dia de Santo Antônio pra você, Alexandre Inagaki.

    R: Bom dia pra todos nós, Tina! :D

  • http://oleitoresseidiota.wordpress.com André

    Hoje, provavelmente irei ao Canto da Ema, afinal, solteiro que estou…
    Porém, realmente dessas canções, “Moça” é uma que gosto. Considero meio que continuação de “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”. Afinal, essa moça tinha um passado forte.

    Ainda voltando ao Canto da Ema, uma pena que eles não toquem por lá as clássicas do duplo sentido. Ia ser muito louco ver um casal ouvindo “Forró Cheiroso”, de Clemilda, e falando “lembra que a gente se conheceu ouvindo essa canção?” (Talco no salão/Talco no salão/Talco no salão/Pro forró ficar cheiroso e ter mais animação…).

    R: André, é verdade. Creio que as musas de “Eu Vou Tirar Você Desse Lugar” e “Moça” devem ter alguma relação. Quiçá a mesma carreira profissional, vai saber… Bom arrasta-pé lá no Canto da Ema, e aproveite bem as oportunidades!

  • http://www.diarioclandestino.blogspot.com Márcio Hachmann

    Inagaki,

    “ui-Wando de paixão” é um trocadilho que vou carregar por muito tempo. Fazia tempo que eu não soltava boas gargalhadas.

    R: Grande Márcio, a César o que é de César. Ou melhor, o que é de Wando: “Ui-Wando Paixão” é o nome de um álbum que o Mestre gravou em 1986. Aliás, Wando é ótimo na hora de dar nome aos álbuns que grava, não me deixam mentir pérolas como “Vulgar e Comum é Não Morrer de Amor” (1985), “Tenda dos Prazeres” (1990) e “O Ponto G da História” (1996). B)

  • http://thefirewalkswithme.blogspot.com silas

    Boa tarde!

    pesciso de apoio na divulgação do blog “thefirewalkswithme.blogspot.com”.
    é um blog para novos poetas e admiradores, Visite!
    O seu link ja esta la!
    [email protected]

    R: Silas, desejo boa sorte ao seu blog. Mas devo lhe confessar que a fonte que você escolheu para os posts pode até funcionar muito bem em convites de casamento, mas fica praticamente ilegível quando a gente tenta ler algo no monitor do computador. No meu smartphone então, nem pensar!

  • http://senhoritarosa.wordpress.com srta. rosa

    Bom, pelo menos o meu dia dos namorados sem namorado está sendo divertido, hauahuahuahau!

    R: Ôpa! O importante é o que importa, né Srta. Rosa? Happy end pra todo mundo! ;)

  • http://www.noteu.com.br Amora

    Hahaha, que seleção mais brega! Muito engraçado! O site Noteu*fez um vídeo muito engraçado de dia dos namorados! Dance coladinho e não fique sozinho. Muito bom!

    R: Sensacional, Amora. O vídeo do Noteu merece inclusive uma republicação por aqui!

  • Mariângela de POA

    feliz dia dos namorados para ti também!
    agora vou ser bem egoísta mas…ainda bem que tenho namorado!!!!! Mesmo assim logo cedo ganhei um feliz dia dos namorados do padeiro da esquina hahahahaha!!!Não entendi bem,mas…deixa prá lá!beijo!

    R: Mariângela, o seu padeiro deveria ter lhe oferecido um sonho, doce que combinaria muito bem com este dia! Anyway, também aproveito para lhe desejar um feliz dia dos namorados! :p

  • Thiago

    Ah,Ina, se fosse pra escolher uma dos filhos de Francisco, teria que ser essa (“Amor selvagem”):

    Amor selvagem
    Vejo em seu olhar
    Me dá vontade
    De te domar
    Fera no cio
    Posso fare..jar
    Seu corpo quente
    Querendo amar
    Quando a gente se ama
    Explode uma louca paixão
    Basta um beijo na boca
    Pra incendiar o coração
    Quando a gente se ama
    Tudo pode acontecer
    O meu amor se derrama
    Pra saciar o teu prazer
    só assim é que eu
    me sinto domador
    Da loucura do desejo
    desse amor
    Da loucura do desejo desse amor

    Fala sério: “O meu amor se derrama/Pra saciar o teu prazer”???

    R: Caro Thiago, a concorrência é árdua, na verdade. Pensei em citar, por exemplo, outra das minhas prediletas da dupla, “Preciso Ser Amado”, que diz: “Eu não faço amor por fazer/ Tem que ser muito mais que prazer/ Tem que ser todo dia/ A grande magia de amar é viver/ Eu não faço amor por fazer/ Tem que ser muito mais que prazer/ Tem que ser todo dia/ Sem cama vazia no amanhecer”. Já cantei muito essa música em karaokês!

  • http://blogjaviu.blogspot.com Kellen

    Ah…
    Devia ter o dia dos solteiros tb
    Será que tem? Se tem vamos divulgar!!!
    Não não.. melhor deixar, vai virar
    putaria!

    HAHAHHA
    Beijo.

    R: Kellen, na real, se o dia 12 de junho é o Dia dos Namorados, em tese todos os outros 364 dias são dos solteiros, não? ;)

  • http://atoouefeito.com.br théo

    Orra, isso lembra aquele “desafio brega” que eu te mandei certa vez, rapaz!

    E, como eu gosto de gordinhas, citaria como menção honrosa “Coisa Bonita” do Rei. ;]

    R: Caro Théo, eu sempre tive um lado brega que volta e meia vem à tona, não tem jeito. Quanto ao Robertão, aprecio bastante as músicas que ele andou fazendo para determinadas classes femininas, dentre elas a “Mulher de 40″ (“Não quero saber da sua vida, sua história/ Nem do seu passado/ Mulher de quarenta/ Eu só quero ser o seu namorado”), a “Mulher Pequena” (“Fica na ponta dos pés/ Se pendura como louca/ Olha o céu e fecha os olhos/ Pra ganhar beijo na boca”) e “O Charme dos Seus Óculos” (“Gosto desse jeito / Discreto, especial/ Por trás desses óculos/ Que coisa mais sensual/ Ar de executiva às vezes formal/ Beleza com um toque sexy intelectual/ Seus óculos combinam até com seu cabelo/ Eu sinceramente gosto de qualquer modelo/ Na verdade em você tudo fica bem/ Mas o charme desses óculos quem usa é que tem”). Quem é Rei definitivamente nunca perde a majestade!

  • http://ladyrasta.wordpress.com/ Flavia

    Alexandre, uma vez ouvi de um amigo meu que “é pelo shuffle do IPOD que se conhece uma pessoa”, e não pelas plyslistizinhas espertas. Sou capaz de apostar de “deixa eu te amar” deve estar no seu top ten…e vou ficar bem quietinha aqui, porque meu telhado é de vidro beeem fininho…
    Ficou faltando uma pérola cyber cafona: “eu vou te excluir do meu orkut”, de Ewerton Assunção (só sei o nome porque dei uma googlada) - tente ouvir, vc não vai se arrepender (ou vai, pensando bem…)
    beijos!

    R: Flavia, a minha página no Last.FM dedura tudo que costumo ouvir no Winamp daqui de casa. “Deixa Eu Te Amar” ainda não está no meu hit-parade pessoal. Por enquanto. Quanto ao Ewerton Assunção, o cara é gente boa e já concedeu uma entrevista para mim aqui neste mesmo blog. B)

  • http://iara-alencar.blogspot.com/2008/06/voc-feliz-com-vida-que-leva.html Mais Atitudes

    Você É feliz com a vida que leva?
    Você já se questionou se é feliz com a vida que tem??

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    É… Dia dos Namorados para os solteiros é uma oportunidade de relembrar os dias dos namorados passados. Nostalgicamente, então, deixo minha sugestão de música “brega”: “Que saudade de você”, do Odair José.

    =]

    R: Danillo, agora você citou o MESTRE! Que eu tratei de homenagear em um texto dedicado especialmente a ele: “Odair José, o artesão da música popularíssima brasileira”.

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Adooooroo Roupa nova. :)
    Essa do Zezé e a do Wando foi nota dez em pieguice :)
    mas gosto também, eu sou fã das coisas regionais, piegas, cafonas.

    Dia das possibilidades???

    cada uma…

    R: Iara, Roupa Nova é uma banda pra lá de subestimada. Os caras foram hitmakers de primeira, gravando coisas bacanas como “Anjo”, “Sapato Velho”, “Whisky a Go-Go”, “Canção de Verão” e “Volta Pra Mim”. Eu gostcho muitchu!!! :D

  • http://quemmatouatangerina.com Fred Fagundes

    Markinhos Moura foi sacanagem, hein? Rá!

    O hino do solteiros continua sendo All By MySelf, do Eric Carma :)

    Abraço, rapaz.

    R: Caro Fred, o amor desconhece limites, rapá! E, como diria a canção que você mui apropriadamente citou: “When I was young I never needed anyone/ And making love was just for fun/ Those days are gone…” :roll:

  • http://clindenblog.blogspot.com Carol

    Adorei a seleção musical. Um must do brega. :-)

    R: Carol, parafraseio aqui as palavras imortais de Paulinho Boca, locutor do programa “Love Songs”, que na calada da noite invadia os tímpanos de seus ouvintes com baladas de Barry White, Air Supply, Neil Diamond, Carly Simon e afins: “somos satélites circulando em torno de um planeta chamado AMOR…” :P

  • http://vidaordinaria.wordpress.com Alexandre Esposito

    Nossa, “sensacional” a seleção. Aliás, o Brasil tem tanta música brega romântica foda (foda no sentido de divertidíssimas de tão toscas - eu adoro mesmo!) que você teria material mesmo se fosse um mês de namorados e não só um dia… ehehehe

    R: Caro xará, de fato. Se eu for cavoucar o YouTube em busca de todo o cancioneiro amoroso tupinambá, terei material para criar um outro blog só com essas pérolas!

  • http://trecosetrapos.org/weblog Daniela

    Lindas canções!

    E o amor é realmente brega, mas nem sempre é ruim ser brega.

    R: Daniela, concordo absolutamente contigo. É como diz uma canção composta para uma edição especial do finado “Programa Legal” apresentado por Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé: eu sou brega, mas sou feliz! ;)

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.