Motoristas de buzz
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 25 de abril de 2007
Marcelo Träsel, além de trabalhar na Blog Hunters e de escrever no Martelada, é o autor da singela expressão que dá título a este post, bastante apropriada para denominar pessoas que surfam nos noticiários a fim de criar campanhas oportunistas como esta.
Inspirados por este post do Blogman, já circula na Internet outra campanha tão edificante quanto: “Assume, Júnior!“.
A trupe do Ressaca Moral, constantemente de olho no lance, comemora o anúncio de que a banda Los Hermanos entrou em “recesso por tempo indeterminado“. Porém, pouco antes do anúncio de que a banda descrita pelos ressaqueiros morais como “loser-depressiva” está curtindo férias sabáticas, o blog publicou uma singela homenagem ao recém-falecido ex-presidente russo, descrito por Pedro Doria como “o presidente bêbado“. Ei-la:
William Waack foi mais crítico ainda em seu necrológio: “Yeltsin ajudou a empurrar a União Soviética para o abismo“. Ainda assim, o antecessor de Vladimir Putin conseguiu arrebatar alguns admiradores. Por exemplo, a banda indie Someone Still Loves You, Boris Yeltsin, cujo nome sintetiza os sentimentos de muitos companheiros de copo ainda desconsolados.
Engajada na causa do aquecimento global, Sheryl Crow tem pensado demais em idéias sobre como podemos contribuir para salvar o planeta. Em um post publicado quinta passada, no blog The Huffington Post, a cantora declarou: “Tenho pensado muito em como salvar as árvores. Creio que somos um povo esforçado o suficiente para conseguir utilizar apenas um quadradinho de papel higiênico por visita ao banheiro – com exceção, é claro, daquelas situações delicadas que requerem o uso de dois ou três pedaços“. O irmão caçula de Sheryl deu sua valiosa parcela de contribuição propondo algo ainda mais ousado: “por que não lavar o quadrado utilizado?“.
Embora a cantora tenha ressaltado que suas idéias estavam em um estágio inicial de desenvolvimento, a repercussão (jocosa) foi tamanha que obrigou Crow a afirmar, em um texto no seu site oficial, que “tudo não passou de uma piada“. Deixando as brincadeiras de lado (ou não, como diria Caê), recomendo a leitura do blog coletivo Faça a Sua Parte e dos textos de Flávio Prada sobre o assunto. Porque às vezes é preciso falar sério nestes tempos de piadas prontas.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com/ Clea
-
http://enquantoda.blogspot.com rosi
-
http://cafedodom.blogspot.com Dom
-
http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva
-
http://www.ressacamoral.com Tylon Maués
-
http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro
-
http://maickcosta.blogspot.com maick costa
-
http://www.aroundvenus.blogspot.com Emilio
-
http://www.ofimdavarzea.com j. noronha
-
http://www.paranoiapaulistana.blogspot.com Gisele Brito
-
http://contosdaescola.net debora
-
Ted