Motoristas de buzz

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 25 de abril de 2007

Marcelo Träsel, além de trabalhar na Blog Hunters e de escrever no Martelada, é o autor da singela expressão que dá título a este post, bastante apropriada para denominar pessoas que surfam nos noticiários a fim de criar campanhas oportunistas como esta.

Adquira a camiseta da campanha clicando aqui!

Inspirados por este post do Blogman, já circula na Internet outra campanha tão edificante quanto: “Assume, Júnior!“.

* * * * *

A trupe do Ressaca Moral, constantemente de olho no lance, comemora o anúncio de que a banda Los Hermanos entrou em “recesso por tempo indeterminado“. Porém, pouco antes do anúncio de que a banda descrita pelos ressaqueiros morais como “loser-depressiva” está curtindo férias sabáticas, o blog publicou uma singela homenagem ao recém-falecido ex-presidente russo, descrito por Pedro Doria como “o presidente bêbado“. Ei-la:

William Waack foi mais crítico ainda em seu necrológio: “Yeltsin ajudou a empurrar a União Soviética para o abismo“. Ainda assim, o antecessor de Vladimir Putin conseguiu arrebatar alguns admiradores. Por exemplo, a banda indie Someone Still Loves You, Boris Yeltsin, cujo nome sintetiza os sentimentos de muitos companheiros de copo ainda desconsolados.

* * * * *

Engajada na causa do aquecimento global, Sheryl Crow tem pensado demais em idéias sobre como podemos contribuir para salvar o planeta. Em um post publicado quinta passada, no blog The Huffington Post, a cantora declarou: “Tenho pensado muito em como salvar as árvores. Creio que somos um povo esforçado o suficiente para conseguir utilizar apenas um quadradinho de papel higiênico por visita ao banheiro – com exceção, é claro, daquelas situações delicadas que requerem o uso de dois ou três pedaços“. O irmão caçula de Sheryl deu sua valiosa parcela de contribuição propondo algo ainda mais ousado: “por que não lavar o quadrado utilizado?“.

Embora a cantora tenha ressaltado que suas idéias estavam em um estágio inicial de desenvolvimento, a repercussão (jocosa) foi tamanha que obrigou Crow a afirmar, em um texto no seu site oficial, que “tudo não passou de uma piada“. Deixando as brincadeiras de lado (ou não, como diria Caê), recomendo a leitura do blog coletivo Faça a Sua Parte e dos textos de Flávio Prada sobre o assunto. Porque às vezes é preciso falar sério nestes tempos de piadas prontas.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com/ Clea

    Leyendo tu post “Vesti a carapuça” he recordado ese genial concepto de l´esprit de l´escalier. Me ha gustado tanto reencontrarme con lo que estaba escondido en el fondo de alguna neurona, que he decidido abrir una sección en el Diario de la Oxitocina. Y antes de hacerlo, nada mejor que dar las gracias a quien me ha ayudado a recordarlo.

  • http://enquantoda.blogspot.com rosi

    Acho as chamadas das campanhas ótimas. Passou da hora de acabar com esse respeitinho velado a (ex) duplinha global…

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    Interessantes são as comunidades relacionadas a essa “Força, Júnior”, tais como “Rubinho, o número 1″ e “Free Henry Sobel”. Muito sugestivas.
    =]

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Você disse que o William Waack foi “crítico” ao dizer que Ieltsin ajudou a empurrar a União Soviética pro abismo? Então o Boris Caninha é o meu herói!!! Palmas pra ele, que ele merece!!!

  • http://www.ressacamoral.com Tylon Maués

    Para os que acham que nós do Ressaca Moral ficaremos com saudades dos Los Hermanos, que não teríamos um alvo para as piadas sem graça, avisamos que começam a ter espaço no cenário nacional as bandas Teatro Mágico e Cordel do Fogo Encantado.
    A luta continua.

  • http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Eu vim aqui para dizer que estou louco pelo último CD da Mônica Salmaso e que até escrevi a respeito, mas confesso que me embananei lembrando que me disseste lá na Flip que quem gostava de verdade da Mônica e do Guinga era quem mesmo? A Suzi?

    A idéia do “Faça a sua parte” é excelente. Acho que devíamos fazer isto inclusive em portais como este, de forma a não deixar que a “moda” (que não é moda, é algo vital) passe.

    Abraço.

    Grande Milton, te embananaste mesmo! A Suzi é a grande fã da Mônica Salmaso, mas fui eu quem a apresentou ao Guinga, inclusive levando-a para um show que o maior compositor brasileiro da atualidade fez no Sesc Pompéia. Um abraço!

  • http://maickcosta.blogspot.com maick costa

    olá…..vc poderia informar qual o link do banner do seu site para que eu possa publicá-lo no meu blog maickcosta.blogspot.com
    agradeço

    Valeu pelo interesse, Maick! Este é o link caso você queira publicar o banner em seu blog. Um abraço!

  • http://www.aroundvenus.blogspot.com Emilio

    Li um artigo publicado em uma revista da década de 40, se não me engano, que fazia uma previsão SÉRIA sobre o futuro. De acordo com as linhas, as CUECAS, depois de usadas, seriam recicladas e transformadas em BALAS para as crianças. Não me pergunte qual seria a vantagem.

  • http://www.ofimdavarzea.com j. noronha

    Há tempos não ria tanto, o melhor humor ainda é involuntário. Não sei o que foi melhor, “usar apenas um pedaço” ou “lavar o quadrado”, HuaHuahUahua…
    Quanto a Los Hermanos, só me resta dizer que eu gosto, azar, principalmente daquele mais hard, acho que é o primeiro.

  • http://www.paranoiapaulistana.blogspot.com Gisele Brito
  • http://contosdaescola.net debora

    Best t-shirt EVER! quero comprar agora! FORÇA JUNIOR!

  • Ted

    Cara, saiu no Blue Bus e tem tudo a ver com esse teu post. Acho que pode enriquecer a história. Pega aí:

    Na segunda nota a respeito no Blue Bus, a Volks diz que não é obra da empresa. Em todo caso, fica a dica.

    Valeu pela dica, Ted! Mais “motorista de buzz” do que esse vídeo, só se tivessem incluído o salto ornamental da Doris Giesse!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.