Flashes de um final de domingo

Por Alexandre Inagakidomingo, 02 de setembro de 2007

Para mim, o momento mais melancólico de uma semana é o fim da noite de um domingo. Sensação que se agravava quando eu ouvia, na TV, o tema do Fantástico ou, pior, o auditório do Silvio Santos cantarolando “é ritmo, é ritmo de festa…”. Era a trilha sonora oficial dos créditos finais do fim de semana, e o prenúncio de mais uma segunda-feira de volta às aulas ou ao trabalho. Os anos se passaram, e agora sou um profissional que trabalha em casa. Mas, ainda assim, não consigo evitar a sensação de melancolia causada por mais um agonizante domingo.

Grafiti em Sampa City.

Não conhecia ainda o grupo Columbia. Foi uma grata surpresa, pois, encontrar no YouTube o clipe de “Amanhã”.

Gostei muito da música, do arranjo, da composição de Bruno Andrade, do vocal cristalino de Fernanda Marques. E que, caso raro no rock brasileiro, ganhou um videoclipe de primeira qualidade. Dirigido por Henrique Sauer, o vídeo é o resultado da animação de mais de 7.000 fotografias, tiradas em locações como o Aeroporto Santos Dumont, no Rio. O vídeo, a propósito, conta com a participação de Natália Lage, atriz e sósia da Lia Amancio.

Árvore no Eldorado.

Ainda falando de música: Mônica Salmaso lançou aquele que é, por enquanto, o grande álbum de MPB de 2007, Noites de Gala, Samba na Rua. Um álbum com composições de Chico Buarque e arranjos a cargo do grupo Pau Brasil. No site da gravadora Biscoito Fino, é possível ouvir trechos do disco, mas infelizmente não disponibiliza a obra-prima deste álbum: a magistral regravação que Mônica fez de “Beatriz”, música que Chico compôs em parceria com Edu Lobo, originalmente composta para a trilha sonora do balé O Grande Circo Místico.

Fica aqui a dica, pois: participar da promoção do blog Sovaco de Cobra, que está oferecendo três exemplares de Noites de Gala, Samba na Rua, e mais três ingressos para o show de Mônica Salmaso no Teatro Fecap, em São Paulo. E aproveite a ocasião para conhecer o melhor blog especializado em MPB, mantido por meu camarada Zé Carlos Cipriano.

Não entre!

Coube a Ivan Lessa, colunista da BBC Brasil e ex-colaborador do mítico Pasquim, cunhar esta sensacional frase: “Bloguear é sobre os amadores passarem a bola por entre as pernas dos profissionais e deixá-los caídos de bunda no meio do campo“. Mestre Ivan, diga-se de passagem, aproveita sua coluna mais recente para dar uma deixa que será aproveitada em breve por mim: “bloguear” com fúria sobre a reforma ortográfica que vem aí.

Por falar no assunto, o site do jornal mais comentado pela macacada já disponibilizou os vídeos do debate, incluindo os momentos que não foram disponibilizados por Rodrigo Barba no YouTube.

Mesa do Starbuck.

As fotos que ilustram este post foram tiradas por mim e por minha namorada com meu celular, e publicadas no Hub, projeto de crônicas visuais concebido pela dupla José Bessa e Feijão Costa.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Bruno Cação

    Olá, Inagaki!
    Vira-e-mexe dou uma espiada no seu blog e acho um texto interessante para ler! Realmente você escreve muito bem!

    E essa melancolia do fim de domingo eu também sinto… me lembro que, na época do colegial, não gostava de ouvir aquela musiquinha tocando ao fundo quando o Bial falava: “E agora, as últimas notícias do Fantástico.”. Era o sinal de que o domingo estava findando e a aula de segunda estava se aproximando…
    Abraços!

    Valeu pelo feedback, Bruno. Um abraço!

  • http://www.aumenteovolume.com Bruno Andrade - Columbia

    Alexandre,
    Obrigado pelas palavras gentis sobre minha canção, banda e clipe. =)

    abs
    bruno - columbia

    O que é bom merece ser divulgado, Bruno. Um abraço e sucesso! ;)

  • http://www.dedalus-atlas.blogspot.com Stephen Dedalus

    Caro Alexandre Inagaki,

    Embora eu possa não concordar com um bocado das suas escolhas e opiniões, tenho seu blog como um dos meus favoritos. Concordo que pensar enlouquece. Esse negócio de ‘monetizar’ o blog é maravilhoso. Obrigado pela dica… Falando sério, porém, não sei se criar conteúdo próprio e original ajuda na divulgação de um blog. As pessoas querem sempre ‘mais do mesmo’ - veja o cinema: se o filme faz sucesso vai ter seqüência na certa. O mesmo vale para a música, para a literatura e todo produto cultural da nossa época. O público que consome blogs age como qualquer consumidor. O que o atrai é o que o é belo, e o belo está nos olhos de quem vê, não no ‘produto’ em si. Assim, propaganda, pura e simples, funciona e muito, mesmo que você não tenha muito conteúdo ou que apenas ressoe mil outras vozes parecidas.

    Um abraço (e desculpe pelo loooongo comentário).

    Caro joycista, sinta-se à vontade para deixar seus comentários. Sobre suas ponderações, o caso é o seguinte: o Google possui um sistema que pune sites que se limitam a reproduzir conteúdos de terceiros. Um blog “copy-and-paste” nunca terá um PageRank expressivo, portanto. Sem boa indexação no Google, a alternativa que restaria a um blog para se tornar conhecido e bem visitado seria através do reconhecimento de outros blogs. Mas, com um conteúdo à base da mera pilhagem de textos, dificilmente esse site amealhará links de blogs expressivos. Eis um diferencial bacana da blogosfera com relação a outras interfaces: essa dinâmica da rede que faz com que a mera propaganda de um conteúdo medíocre não dê os resultados desejados.

  • http://www.bricabraque.com Elesbão

    Não sei se você tem a informação, mas o próprio sumiço daquelas “aberturas” do Fantástico se deu justamente por marcar demais o final do domingo, soando melancólico.

    Rapaz, essa é novidade pra mim. Agora tudo faz sentido!

  • http://devoradordelivros.blogspot.com/ Vinícius “Elfo” Rennó

    Nada melhor do que visitar um blog como este para curar um pouco da melancolia do final de domingo ou de qualquer outro dia da semana, como é o meu caso hoje. Sou muito grato a ti pelas ótimas músicas e pelas bandas interessantes que indicas aqui. ^^

  • Diego Goes

    Não sei se você já ouviu falar de Roberta Sá e seu disco Que Belo Estranho Dia pra se Ter Alegria. Foi super elogiada pela revista VEJA, Estadão, Folha de São Paulo e, na minha opinião, é a melhor surpresa do ano.

    Abraços.

    Conheço sim, Diego. Roberto foi a melhor surpresa daquele malfadado reality show da Globo, “Fama”. O primeiro álbum dela já havia me surpreendido positivamente, em especial por conta da excelente regravação de “Casa Pré-Fabricada”, do Los Hermanos. Ainda não ouvi esse novo álbum dela, correrei atrás dele.

  • http://www.manreza.com.br/blog/ Henrique Manreza

    Grande Inagaki :)
    Tudo bem?
    Passando por aqui vi o clipe da banda Columbia em time-lapse e dei uma nota com um olhar mais fotográfico lá no meu blog, depois dê uma olhada. Claro que seu crédito está lá :)
    Abração,
    Henrique

  • http://cancaopobre.wordpress.com jw

    opa, olha meu blog ali do lado! =]
    tb achei bem bonito esse clipe da Columbia! estou a espera do álbum agora…
    abraço, Ina!

  • http://justblond.zip.net Jessica

    Sabe, admiro muito você Alexandre, por um texto que achei no blog da Bruna Surfistinha, “Pequeno Tratado sobre a Imortalidade do Amor”. Que belo texto, meu Deus!
    Parabéns pelo blog =]
    e domingo é um dia que a nostalgia toma conta de mim… é terrível!

    Pois é, Jessica. Apesar das escabrosas modificações que o namorado da Bruna fez em meu texto original, ao menos ela depois deu os devidos créditos à minha crônica. Menos mal. :P

  • Mariângela de POA

    Escutar o Faustão domingo a noite é o que há de irritante nesta vida,meu marido desenvolveu um tédio tão poderoso das noites de domingo que resolveu trabalhar nestas noites e folgar segundas…a Mônica Salmaso foi o que de melhor apareceu na música ,para mim,nestes últimos tempos, a mulher canta que é um espetáculo.beijo e boa semana para ti!

  • http://www.mezclasdigitales.blogspot.com Liliane

    Minha melancolia de final de domingo começou ao som de Os Trapalhões, há muito e muitos anos… Não que eu não gostasse do programa, mas a musiquinha já era indicação de banho, janta e cama.
    Nos últimos anos a entrada de Tele Domingo (ou Tele Dormindo) me dava medo: versão gaúcha pro desolador final de noite na TV.
    Lindas fotos ;)

  • aninha

    Um clipe melancólico feito domingo. O legal é que músicas e imagens transformam melancolia em algo legal (coisa que a Zebrinha do Fantástico jamais conseguiu). Beijos de quem adora os domingos com você. :*

    \o/ ;D ;) :p

  • Daniel

    Infelizmente não foi esse ano que o teu Guarani conseguiu montar um time forte para subir para B, depois A.
    Torço para que ano que vem as coisas mudem…

    O Juca comenta o fato hoje:
    http://blogdojuca.blog.uol.com.br

    Ah, Guarani e esse meu amor não-correspondido por um time que me dá tantas tristezas… Dureza, Daniel, dureza…

  • http://www.ofimdavarzea.com j. noronha

    Por favor corrija se eu estiver errado, mas parece que é do Ivan Lessa uma frase que acho ótima:
    “De vez em quando, tenho saudades de morar no Brasil, mas daí lembro dos síndicos e dos porteiros e a vontade passa”. Paulo Francis citava muito essa frase.

    Rapaz, não sei sinceramente quem é o autor dessa frase, mas tem toda cara de que saiu da pena do Lessa.

  • http://fazendoamendiga.blogspot.com pamela manderson

    olá alexandre, não sei se vc já está sabendo do grande caso do encerramento abrupto do blog Papel Pobre, não sei se vc é pró ou contra esse blog, mas é um evento de certa proporção no mundo dos blogs. Gostaria de indicar duas fontes sobre esse caso:

    http://papelpobrebiografia.blogspot.com

    http://fazendoamendiga.blogspot.com/2007/09/britney-spears-fecha-site-de-travesti.html

    bjos e boa semana
    pam

    Pamela, pra ser sincero prefiro bem mais o Papel Pop do Phelipe Cruz. E, antes deles, o Alysson Gotz teve um blog na mesma linha do Papel Pobre, hilário e corrosivo. Mas, olhe, fiquei decepcionado com a dupla que mantinha o Papel Pobre, ao ter decidido encerrar as atividades do blog após a descoberta de suas verdadeiras identidades. Sinceramente, soou a covardia. De qualquer modo, Pam, obrigado pelos links. Um abraço!

  • Cris

    Ai, Ina, odeio domingos à tardinha e à noite…sempre saio pois a sensação de melancolia é de arrebentar mesmo.Pelo menos qdo eu era criança tinha os Trapalhões pra assitir, por volta das sete da noite, eu qria que o domingo passasse rápido pra poder ver o Didi.
    Beijocas!

    Que puxa. Pois é, Cris, lembro que batia ponto todo domingo, na casa dos meus avós, para assistir aos Trapalhões às sete da noite. Tempos nos quais a zebrinha do Fantástico anunciava os resultados da Loteca, e eu morria de medo das reportagens do Hélio Costa. Bons tempos da macarronada da minha avó, e das brincadeiras com toda a primaiada que se reunia lá…

  • http://www.arnoud.blogger.com.br Arnoud

    A letra é ótima, o clip excelente, mas o arranjo é qualquer nota.

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ Tina oiticica harris

    Bom dia! Aqui é feriadão escolar até quarta, todos menos nós correndo às lojas pra comprar roupa e material escolar.
    O segredo é cortar as calças para delas fazer bermudas. E minha caixa de materiais escolares.

    Este teu carrosel de filmes me fascina. Beatriz é uma das músicas mais lindas que conheço. Música e letra.

    O 7 de setembro está chegando. anime-se. A foto da espiral ficou ótima.

    Ôpa! Já está marcado, no próximo feriadão vou pra praia! \o/

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    Legal este projeto.
    Meu maior problema são os finais de tarde de domingo. Nas noites dominicais eu já me conformei e durmo.
    gd ab

  • http://www.bricabraque.com Elesbão

    Mestre Inagaki,

    Obrigadíssimo pela força, sempre!

    Queisso, rapá! Sou eu quem agradeço por você e o Feijão terem me introduzido a um novo vício: enviar fotos por celular. B)

  • http://ladybugbrazil.blogspot.com Lucia Freitas

    Oi, Inagaki
    Passei para te ler e quase caí da cadeira: estou entre os blogs da semana!

    Mas, oras, você fez por merecer. =)

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com/ _Maga

    Domingo é um dia legal… é um dia para se ser, bem devagar…

    Adorei o post! E a Mônica Salmaso é realmente maravilhosa!!!

    Beijos e uma ótima semana para ti!

    ps.: o ministério da saúde informa: mantenha-se longe da televisão. Em especial nos domingos a noite (e a tarde também…rs)

    De fato, Marcela. Concebo pouquíssimas maneiras mais cruéis de se encerrar um dormingão que não sejam assistir a um daqueles filmes do Van Damme ou Dolph Lundgreen que são sempre reprisados no Domingo Maior… XX(

  • http://vistadacidade.zip.net Didi

    os celulares de hoje estão mto evoluidos mesmo! boa semana para vc, Inagaki!

    Quando o fotógrafo não é dos melhores, haja tecnologia! B) Boa semana, Didi!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.