Fama infame e a bunda esquizofrênica de Íris Stefanelli

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 26 de julho de 2007

Não deveria haver alguma espécie de mérito para uma pessoa que é contemplada com os holofotes midiáticos? Compor como Lennon, escrever como Cortázar, pintar como Picasso ou ter capacidade de liderança feito Gandhi ou Churchill? Necas de pitibiriba. Na escancarada democracia da fama, há espaço para qualquer um. As fronteiras entre fama e infâmia, cada vez mais tênues, tornam atualíssima a frase pronunciada em um filme de Woody Allen sobre o tema: “Você conhece uma sociedade pelas celebridades que ela cria”.

* * * * *

Iris Stefanelli, a Siri do BBB 7, na revista PlayboyMeu atento colega Nicholas Name fez uma interessantíssima constatação, enquanto navegava por aí. Eis o que diz uma nota do site Ego, a respeito do ensaio de Íris, ex-participante do Big Brother Brasil e futura capa da revista Playboy: “As fotos de Iris Stefanelli nua fizeram a redação parar. Quando o ensaio com ela foi exibido nos computadores da equipe que cuida da arte da revista, o bumbum de Siri impressionou jornalistas e designers”. Kika Paulon, uma das produtoras da Playboy, arrematou: “Não tem uma celulite. A redação ficou impressionada. Teve até gente que achou que haviam tratado a foto no photoshop. Mas não! As fotos dela vão ser zero de photoshop. Ela é perfeita”.

No entanto, comparem essa nota com o que o blog Retratos da Vida, do jornal Extra, afirma: “A Playboy de Íris Stefanelli está dando o maior trabalho. A dose de photoshop usada nas imagens é bem maior do que os profissionais de tratamento estão acostumados por lá. Em muitas fotos, as pernas, o bumbum e a barriga precisaram de um belo retoque”. Em qual das notícias nós, céticos calejados, deveremos botar mais fé?

Em meio a notas desencontradas, é interessante recordar o que a ex-namorada do Alemão afirmou em 26 de abril à Folha Online, a respeito da então hipótese de um dia topar posar sem roupas para uma revista masculina: “Surgiram dois convites. Mas tava muito triste, porque não é o que eu quero pra mim. Eu não queria ir para esse lado. Eu tenho vergonha. Queria primeiro conquistar uma carreira. Mostrar que sou capaz de conseguir dinheiro por outro meio”. De fato Íris deve ter ficado abatida, a ponto de ter sido flagrada outro dia furando a fila de uma conhecida padaria 24 horas em São Paulo. Percalços da fama, por certo.

* * * * *

Mas o que estranhar, em tempos nos quais revistas como a People desembolsam até US$ 4,1 milhões pelo direito de exibir, em primeira mão, as primeiras fotos da filha do casal Angelina Jolie e Brad Pitt, como mostra esta matéria do Jornal da Tarde sobre as fotografias de celebridades mais caras da história?

Creio que não tardará a vir o tempo em que casamentos de personalidades serão exibidos em boletins extraordinários, com direito a musiquinha do plantão da Globo (o tema mais urucubaca de todos os tempos) e helicóptero do Gugu gerando imagens comentadas por Sonia Abraão e Leão Lobo (“o vestido de noiva de Sandy foi desenhado por Ronaldo Ésper, uma loucuuuuuura”). Nesse mesmo dia, os Quatro Cavaleiros do Apocalipse descerão à Terra semeando a fome e a destruição. José Luiz Datena comandará a transmissão ao vivo com imagens da CNN.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Selma

    Nossa quem ve pensa que ela é a única mulher do planeta que tem um corpo bonito,existem milhares de Iris, de Danielle, De Debora….etc…mas são anônimas e não dependem do corpo pra sobreviver.
    O BBB nada mais é uma escolinha que lança essas pessoas (na mídia) sem conteúdo no mercado e que ganham uma fortuna para mostrar os corpichos…grande coisa isso né….

  • http://www.helenfernanda.com Helen Fernanda

    O casamento da Sandy chegou muito perto disso, mas você errou (na profecia) no nome do estilista do vestido. =)

    R: Pois é, Helen. Meu lado “Pai Dinahgaki” não estava muito afiado na época. ;)

  • Celso Alves

    Se teve ou não teve retoque do Photoshop na Íris ??? Fácil !!! É só repassar os vídeos do BBB7 com ela e tirar a prova!!!

  • Daniela Venske

    Nunca tive medo do apocalipse, até ler seu texto…

    R: Daniela, é como a famosa Lei de Murphy diz: não há nada que esteja ruim que não possa ser piorado! XX(

  • marina nogueira alves

    não gostei dessa foto ela esta maravilhosa mas poderia me mandar uma fotonua.

  • Ana Lúcia Vilhena

    Qdo via a Iris no bbb, pela TV nao via tanta celulite assim. Acho que essa nota é equivocada.

  • betaco

    A siri tem uma bundinha de inaugurar patente. O q tem de tapada, tem de gostosa. É toda cheinha, mãozinhas, pezinhos, etc, é uma “gordinha Dez”. Queria pegá-la…

  • clovis

    acredito na primeira reportagem, ela sempre mostrou um perfil perfeito e dava-se para crê que o seu bumbum era impecável. beijos clovis

  • Milena

    Gostei do texto, até bem redigido,
    Mas extremamente verborrágico para um texto tão pequeno e o tema tão batido.
    Seu comentário esta paradoxalmente proporcional a foto!
    No popular…
    Você fez exatamente a mesma coisa que as revistas e as tais celebridades fazem!
    Eu que estranhei… com tantas fotos da Íris, porque escolher exatamente a que mais chama a atenção?
    Qualquer um sabe que culturalmente todo brasileiro sempre cultuou esta parte do corpo da mulher?
    Creio eu não ser uma pessoa tão vazia a ponto de SÓ ver celebridades.
    Mas cofesso a você que leio destas revistas do tipo Caras ao Livro de Karl Max ou Camões em um dia, sem a menor dor na consciencia!

    Creio que você anda precisando ler uns bons livros de sociologia e antropologia; Liberte-se de preconceitos e reveja a nossa História. Logo vc perceberá que a sociedade JAMAIS retroage;
    E se vc achar que estou enganada.
    Antes de “pensar” que retroagiu na “idadade Média” mais conhecida como a época das “trevas” e “ignorancia”;
    Tente ao menos ver um Felini básico sobre a era de Roma. Ou ainda um bom Livro sobre Roma, aí sim depois reveja o Filme o Nome da Rosa ou leia livro!
    Vc verá que tudo isto é apenas um momento;
    Lembre-se que de bom Roma teve apenas os filósofos, que nem de Roma eram!
    E esta sua visão apocaliptico sobre mídia/sociedade ficou cômico de tão desnecessário e exagerado!

    Milena, antes de mais nada gostaria de saber o porquê de você ter assinado outro comentário dizendo a mesma coisa (mas, felizmente, de modo mais sintético) usando o mesmo número de IP (201.53.73.106) e outro nome (Márcio). Insegurança ou necessidade de ter mais um comentário defendendo a sua tese? Por que escolher a foto mencionada da Íris? Ué, para ilustrar exatamente o que falo no post, a respeito da bunda “esquizofrênica” da ex-BBB. Uma sociedade jamais retroage? Curioso alguém (Milena ou Márcio) que fala tanto sobre História e afirma algo do tipo: quer dizer que os campos de concentração no século XX ou os episódios de tortura em Guantánamo e Abu Ghraib, neste século, são exemplos contumazes de evolução sempre progressiva da sociedade? Temo pela sua visão de História. Creio que você precisa, antes de mais nada, parar com essa mania estranha de deixar comentários assinados com outros nomes. E depois, procurar organizar melhor suas próprias idéias antes de tentar contestar as dos outros. Resumo da ópera: um comentário confuso, exagerado e, infelizmente, nem um pouco cômico.

  • Marcio

    Estranho…
    Você faz exatamente a mesma coisa na qual critíca.
    A foto que colocou deu certo!
    tá aí bem na foto a mídia que também almeja!

  • paulo

    ISSO TUDO É MENTIRA,ELA Ñ PRECISA D FOTOSHOP,VIMOS NO BBB7 Q ELA TEM O BUMBUM
    LISINHO E CORPO LINDO.O CORPO FICOU ESCURO
    POR CAUSA D LUZ,ENTENDO D FOTOGRAFIA E SEI
    O PODER D LUZ.
    A IMPRENSA QUER POLÊMICA PRA VENDER

  • Pat Barcelos

    Ina,
    É impressionante como umas verdinhas balançando versus um pé na bunda faz com que as “celebridades” mudem de opinião rapidinho.
    Estou com tanta peninha dela…
    Dou três meses para ela estar fazendo quadros jornalísticos duvidosos.
    E sendo linchada ao furar fila de padaria… Mas vá se catar! Que feio! Bundona! (literalmente falando…)

  • Elly

    O Que me incomoda é a eleição do carioiquês como semdo a lingua da cultura, como sendo o estado em que as pessoa com os seus xxx são cultas e aa pessoa do interior são caipiras por tem rrrr no sotaque, me poupem , e depois estranha qdo uma pessoa como ela fez tanto sucesso, quem foi que disse que uma pessoa que mora no interior é caipira, ou sem cultura ou burra, isso sim é que é ditadura do sotaque.

  • Ysy

    Parece mais não é….O que é? O que é???Fotoshop…hehehehe. nAÃO sei das mundas mas a tecnologia é de primeira, e quem precisa de corpos suados e bonitos …Quem precisa de certificado de garantia??? É só ser um excelente fotografo que voce vira um grande cirurgião….E os homens vão delirar…pelo trabalho de outros homens,,,,Vai entender esse mundo!!!

  • http://holococos.sjdr.com.br/ Henrique Cintra

    Mui triste a situação em que vivemos, com revistas Quem, Tititi, Contigo, Caras e afins…
    A desmoralização é tanta que Bundas faliu e até o No Minimo não existe mais…
    Felizmente existem escritores de qualidades na blogosfera que mostram que não somos uma república dos bananas.

  • jaqueline

    Eu imploro, imploro, imploro … mais ninguem é capaz de responder:
    Me digam vcs então:
    Qual o talento da “Siri” ?
    Pq. a mídia me obriga (até q. eu permita) saber da vida desta beldade, tão beldade quanto minha arrumadeira, minha vizinha, minha depiladora, minha gerente de banco … pq???
    Logo ela que não sabe nem falar, a menos que seja domesticada para isso???
    Só me digam:
    Qual o talento???

  • fábio

    gostaria de espiar.

  • http://www.interney.net/blogs/htsrv/trackback.php/4654 JU

    Cara vc tem toda razão, não aguento mais essa do traseiro ,o namoro e o raio q o parta dessa chata de sotaque .Passem mesmo ESSAS FOTOS NO TAL do fotosh… e façam esse pessoal sem conteúdo desaparecerem.TENHA DÓ

  • Victor

    Esse dia chegou faz tempo, Ina! Então você não lembra do Jornal Nacional dedicando um bloco inteiro ao parto da Xuxa?

    Rapaz… Taí, você resgatou algo que minha memória tinha feito questão de esquecer. E, Victor, você por acaso se lembra de uma outra edição do JN na qual foi exibida, na íntegra, a performance de um cavalo numa competição de hipismo só porque ela tinha o singelo nome de… Miss Globo?

  • http://ideiasnajanela.blogspot.com Kandy

    É o que eu também digo a respeito da literatura no Brasil, quando sou bombardeada pelos autores novatos que se dizem injustiçados pelas editoras porque escrevem bem. Quem faz a fama dessas pessoas é o povo que as assiste, que compra a revista de fofoca, que assina pay-per-view para ficar antenado 24 h, que deixa a admiração que tem pela personalidade famosa ultrapassar os limites da cidadania. Tudo fica medíocre. Livro com texto superficial, do mesmo modo, vende muito porque é isso que o povo quer e/ou consegue ler. A minoria é que sofre. Então, pouco me importa se houve photoshop ou não na bunda da Siri. Incomoda-me a bunda dela ter mais fama do que o que ela pensa ou faz.

  • http://attu.typepad.com/ tina oiticica harris

    Teu texto acertou em cheio na loucura do culto às personalidades vazias — celebs. Tomei tanta birra disso que faço tudo pra evitar ficar sabendo dos detalhes dessas pessoas, que interessam pelo trabalho delas, não pelo que fazem na vida particular. Este interesse mórbido sobre a vida de celebs me irrita demais. Billy Joe Armstrong é bi-sexual? Não sei, nunca fui convidada pra suruba na casa dele. E nesse inteim país vai pro brejo, preocupado com a celulite ou ausência de celulitedesta jovem. Argh!

  • http://chantinon.blogspot.com Chantinon

    Se eu encontrasse todos esses que você mencionou em qualquer lugar, eu não reconheceria nenhum.
    Mas não vou negar, o que me chamou atenção no post foi a bunda da menina.

  • http://www.minuto.tk Minuto

    E ai Inagaki,
    Cara, sempre passo por aqui, leio seus textos mas não costumo comentar. Este em especial eu tenho que me manifestar. Ficou fantástico. Meus parabéns. E que suas profecias sobre os casamentos e as coberturas não se concretizem. Seria demais para nós, simples seres racionais.

  • http://www.talhoseretalhos.blogspot.com Keila Vieira

    Putz..a furada de fila de Dona Íris é quase uma coisa cultural daqui de Minas Gerais. Se existem coisas boas e ruins de cada Estado do país eu afirmo que mineiro gosta de furar fila.
    Eu, geralmente, até aviso para minhas visitas inter-estaduais para não ficarem bravos com isso, principalmente com mineiras de idade que se acham as donas do primeiro lugar.
    Ahhh e vou admitir que já furei muita fila nos tempos em que era exclusiva daqui.
    Abraços

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    No parágrafo do casamento das personalidades, só faltou a narração do Lord Sith da empentelhaçã, do Gandalf da chatice, dele, Galvão Bueno! (que, aliás, está impossível de aturar neste Pan)

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Você é ótimo, Ina! O texto está muito bom… irônico na dose certa, fazendo pensar sem perder o humor.
    “Estamos começando a perceber o que é a extensão e profundidade de viver numa sociedade de massa. A quantidade altera profundamente a qualidade. O futuro já foi incerto, hoje é imponderável. Já não somos o que fomos, nem vislumbramos o que seremos. O sentimento é de que não há mais um mesmo barco, embora possa haver um mesmo mar. Acentua-se o sentimento de estar perdido, de não estar entendendo tudo que acontece. Resta a sensação de extrema solidão em um mundo super-habitado. Se antes se perguntava de onde viemos e para onde iríamos, hoje pergunta o que fazemos aqui e o que fizemos disso aqui. Num darwinismo terminal fomos largando, pelos imponderáveis caminhos da vida, as nossas referências pessoais, familiares, políticas, filosóficas, religiosas. E não tinhamos pelo que substituí-las. Valores em crise, fé em declínio, e eis nos braços da mistificação e varejo. Seguimos nus, caminhando contra o vento gelado, coração apertado pelo medo.” Alcione Araújo, Urgente é a Vida
    beijos

  • http://mundimrolim.blogspot.com Renata Rolim

    Sempre penso nisso. Será que tá sobrando dinheiro no mundo? alguma coisa deve ta errada pra esses “artistas” ganharem tanto.
    mas o que mais gostei no post foi o “neca de pitibiriba”!

  • http://tecabravo.blog.uol.com.br/ Teca Bravo

    Mas… quando ela aparecia no na telinha, ainda na casa do BBB, não me lembro da bicha ser tão ruim assim a ponto de merecer tanto retoque? Parece até que misturam as minhas fotos do ensaio da Globo Rural no meio das fotos dela… Isso tá cheirando a marketiiiingui! Quanto ao 4 do apocalipse now, terão de retardar a destruição para entrar “ao vivo” (ao seria ao morto?) no programa do Wagner Montes… he he he

  • http://www.botecodoleo.blogspot.com Leo Carvalho

    O Brasil é campeão em celebridades pré-fabricadas. Fabrica-as até em cima de escândalos (lembra da Karine, aquela do careca? E da Monica Veloso, concubina de Renan? Ambas estavam ali, ali para sair na Playboy. Comentários? Não dá…não dá

    Parabéns pelo texto!

    postei texto a respeito aqui
    http://botecodoleo.blogspot.com/2007/06/o-caroo-da-quest.html

  • cat

    Não sei como funciona no Brasil, mas em portugal, no canal televisivo do Big Brother passavam reportagens sobre “os vigiados” no meio do telejornal.
    Um dos episódios mais conhecidos da primeira série do programa “o pontapé do Marco à Sónia” foi para o ar com a cobertura de uma explosão nuclear.
    Enfim… são as prioridades.
    beijinhos

  • http://www.danielaraujo.net Daniel

    Palpite – que ninguém pediu – de quem já trabalhou com tratamento de imagem: nenhuma das duas notícias é verdadeira.

    Por um lado, não existe foto sem photoshop em nenhuma revista. Não precisa ser foto de mulher, pode ser de criado-mudo ou telefone, sempre precisa de uns ajustes para adaptá-las às exigências de impressão. E as fotos às vezes realçam imperfeições (em pessoas ou objetos ou até paisagens) que passam batidas a olho nu. Então sempre precisa de um tapinha.

    Por outro lado, não é a porcentagem de celulite em uma bunda que determina a dificuldade de tratar uma foto. Esconder uma mísera espinha ou uma cicatriz cheia de pontos (ou uma de silicone, coisa que quase todas as garotas playboy têm) exige mais ou menos a mesma técnica. Além disso, os caras do photoshop da Playboy são jedis, não seria um par de tetas cheio de estrias que iria assustá-los.

    E não nos esqueçamos que essa equipe já enfrentou a Hortência numa época em que o Photoshop era bem mais precário.

  • http://temposestranhos.wordpress.com Andrada

    Ina,
    Estamos quase chegando em uma época aonde as fotos serão desnecessárias - o trabalho será feito direto no Photoshop. Qualquer celebridade virtual bem trabalhada teria mais conteúdo e empatia que uma ex-BBB. Abraço.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.