Escrevendo com luz
Por Alexandre Inagaki ≈ domingo, 23 de julho de 2006
Houve época em que se acreditava que a fotografia não passava de uma mera reprodução da realidade, e que, por conta disso, não teria valor criativo ou artístico. Ledo e ingênuo engano: muito mais do que simplesmente espelhar a natureza, os artistas da câmera possuem a capacidade de captar uma determinada imagem em uma específica fração de tempo e fazer com que ela transcenda os limites da moldura, preenchendo a escrita da luz com entrelinhas que não se esgotam em um mero clique.
Um bom exemplo é o da foto acima, tirada de um parque de diversões abandonado no Japão. Para além do mero registro visual, fiquei mesmerizado com a capacidade que uma “simples” foto possui de fazer com que mergulhemos em uma dimensão perdida, na qual quase podem se vislumbrar espectros circulando pelos trilhos enferrujados de uma montanha-russa mergulhada em névoas e reminiscências desencontradas.
Angulações diferentes, senso de observação, técnica no uso de filtros e lentes, manipulação digital. Um fotógrafo, mais do que fazer o mero registro da realidade, é capaz de recriar as imagens à sua frente, descolando-se das limitações do real a fim de mergulhar em um território muito mais instigante. É o que faz, por exemplo, a soteropolitana Daniela Bracchi, que na foto acima extrai da paisagem cinzenta de São Paulo cores que passam desapercebidas pelos desatentos à poesia escamoteada entre viadutos e pichações.
E no entanto, a poesia não necessariamente reside em fotografias profissionais. Registros congelados de tempo, as imagens encontradas em álbuns de família encapsulam momentos que resistem, teimosos, ao oblívio do passado. Fotos Encontradas é um site fascinante com fotos resgatadas nas calles de Buenos Aires, seja em sacos de lixo ou calçadas. Sem quaisquer referências a respeito de seus personagens, cada fotografia veiculada no site é um ponto de reticências acerca do seu destino. Teria sido rasgada, queimada ou jogada no lixo por trazer lembranças dolorosas ou simplesmente porque estava fora de foco? Que histórias se ocultam por detrás do sorriso amarfanhado de um casal de imigrantes em preto e branco, ou na expressão melancólica de uma mulher sentada ao lado de alguém cuja cabeça foi meticulosamente recortada?
As grandes fotografias possuem uma origem em comum: a felicidade do obturador ter sido pressionado no momento fugaz em que Deus foi flagrado em um sorriso distraído.
(texto originalmente publicado em 15/06/05)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
- “Querida Foto”: como transformar uma velha fotografia em uma máquina do tempo
- Fotos, decorações e ideias para o Natal mais bizarro de todos os tempos
- Dez fotos acachapantes da cidade de São Paulo no Instagram
- A história por trás de dois túmulos de mãos entrelaçadas
- Imagens fantásticas de Calvin e Haroldo no mundo real
Pingback: "Querida Foto": como transformar uma velha fotografia em uma máquina do tempo - Pensar Enlouquece, Pense Nisso
Pingback: 12 fotos emocionantes que farão cair ciscos em seus olhos | Blog de Pobre