Envelheço na cidade
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 27 de julho de 2007
Segundo o Guia dos Curiosos, hoje é Dia do Despachante, Dia do Motociclista e Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho. O site do New York Times recorda alguns fatos históricos, dentre os quais o mais marcante para mim é a primeira aparição do Pernalonga em um desenho animado, em 1940.
Além disso, hoje também é dia do meu aniversário. Eu sinceramente não ligo muito pra essas datas, mas é claro que fico contente ao receber beijos, abraços, scraps e presentes. Aliás, quem quiser me presentear com algum item da minha lista de desejos, fique à vontade… ;)
Para finalizar este post, republico um texto antigo que escrevi há alguns anos. Tempo, tempo, tempo…
Dia de Desaniversário
Todos os dias do ano alguém faz aniversário. Logo, todo dia deveria ser dia de festa. Certos estavam os personagens de Lewis Carroll, que comemoravam seus desaniversários. Afinal de contas, por que celebrar apenas um dia do ano, renegando os outros 364?
Somam-se-me dias, como bem escreveu Pessoa. Enquanto alguns amigos sugerem comemoração em um bingo, outros acham mais adequado alugar uma quadra de bocha. A eles, respondo: não estou ficando velho, na verdade tudo é uma mera questão de acumulação de know how através dos anos. Eufemismos à parte, o fato é que nunca fui muito fã de aniversários. Sei lá, perderam o encanto, da mesma maneira que não vejo mais graça no Natal.
Muitas vezes, enquanto procuro no dial do rádio por um daqueles programas de flashbacks, aciono a tecla rewind a fim de rebobinar o filme da minha vida e penso na imaturidade de encarar o Tempo como meu inimigo, mesmo porque ele está longe de poder ser personificado como a Rainha de Copas, pedindo a todo custo para que cortem-me a cabeça. Ok, é certo que 24 horas quase nunca bastam para resolver todas as pendências do dia, principalmente porque sou inapelavelmente incompetente em administrar meu tempo pessoal (meus e-mails acumulados para responder que o digam). Mas o fato é que vivo afobadamente apressado, feito aquele coelhinho branco que Alice encontra depois de dormir ao ler um livro. Preciso dar uma desacelerada, despertar o Caymmi que há dentro de mim. Chega do ritmo maluco de motoboys costurando no trânsito, sites repletos de informações voláteis, refeições engolidas com gosto de indigestão.
Houve tempos em que desejei envelhecer logo, a fim de poder ver os filmes da Sessão Coruja, beijar na boca a menina mais bonita da classe e coisas do tipo. Mas foram arroubos da infância, época na qual arrogantemente cremos que teremos todo o tempo do mundo à nossa disposição. Hoje, com três décadas em minhas costas, sei que estou chegando à metade da minha vida. Sinto-me quase como Humpty Dumpty, aquele ovo gigante que, sentado em cima de um muro, vislumbra o mundo no meio do caminho entre a certidão de nascimento e o atestado de óbito. O que fiz, o que farei, o que almejo para o futuro?
Aniversários, na verdade, assemelham-se mais a réveillons: são ocasiões apropriadas para se refletir a respeito da vida. É, nada como uma boa desculpa para beber champanhe, e lembrar que todo dia é dia de recomeçar. Philip Larkin, um de meus autores prediletos, escreveu em seu poema As Árvores: “ano passado morreu, parecem dizer/ comece de novo, de novo, de novo“.
Que assim seja.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
Ana
-
http://www.interney.net/blogs/guloseima Lu Mastrorosa
-
http://maiovinteeseis.blogspot.com/ Sweet
-
http://www.jornaldobicho.com.br Alessandra
-
Alex
-
http://br.tecnologia.yahoo.com/escolhadoeditor Wagner Tamanaha
-
http://www.literatus.blogspot.com Andrea
-
http://incautosdoontem.blogspot.com Ulisses Adirt
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://blogdebrinquedo.com.br/ Nick
-
http://mundodexiba.blogspot.com/ Xiba
-
Cris
-
http://www.lauravive.blogspot.com laura
-
http://coisasdemanauara.wordpress.com Menina Eva
-
Eugênio
-
http://locutorius.blogspot.com simone iwasso
-
http://manualdocafajeste.wordpress.com Straits
-
http://www.promocoesnainternet.com.br Sergio Quintela
-
http://www.rosebudeotreno.com Anderson
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni
-
http://prascabecas.blogspot.com Cláudio Costa
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andréa N.
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA
-
http://prosaico20mg.wordpress.com Celinho
-
http://subsolo.org/hermenauta Hermenauta
-
http://www.minimosobvios.blogspot.com Egídio
-
http://www.flickr.com/photos/tequilla Gabriel Xavier
-
http://www.metamorfosepensante.blogger.com.br _Maga
-
Srta M.
-
Cris Carriconde
-
http://cartadaitalia.blogspot.com Allan
-
http://www.nelsoncorrea.com/wordpress nelson
-
http://www.objetosdedesejo.com ematoma
-
http://www.talhoseretalhos.blogspot.com Keila Vieira