Hoje é 29 de fevereiro, e a vida não pára

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Hoje é uma data que, feito os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo ou as eleições presidenciais, só ocorre de quatro em quatro anos. Esta singularidade me fez pensar no que eu estava fazendo da vida no último dia 29 de fevereiro, do mesmo modo que fez meu camarada Alex Castro.

Em 29 de fevereiro de 2004 eu tinha 30 anos. Passava seis horas do meu dia trabalhando em um banco, não conhecia ainda a minha namorada nem muitos dos meus amigos com quem compartilho projetos e os planos de conquistar o mundo, incluindo-se aí os territórios de Vladivostok, Dudinka, Vancouver e Omsk. Hoje consigo ganhar algum dinheiro com blogs, trabalho full time em casa prestando consultorias ou frilas jornalísticos, me enredo em vários projetos ao mesmo tempo e, parando para pensar no que eu estava fazendo há exatos quatro anos, mal consigo resgatar um passado relativamente recente, tantas foram as mudanças na minha vida e no mundo durante todo este período.

Não tenho a menor idéia de como será minha vida no dia 29 de fevereiro de 2012, do mesmo modo que há quatro anos, se eu vestisse minha carapuça de Pai Dinahgaki e tivesse tentado profetizar meu momento atual, provavelmente não acertaria uma previsão sequer. Tudo parece mudar de modo cada vez mais vertiginoso. É como Lenine descreveu de maneira mais lírica: “O mundo vai girando cada vez mais veloz/ A gente espera do mundo e o mundo espera de nós/ Um pouco mais de paciência”.

A vida não pára, por mais que fosse desejável que houvesse uma tecla pause a que pudéssmos recorrer em certas ocasiões. Quanto a mim, agora que já consegui finalizar minhas pendências profissionais, reservarei o restante do dia extra deste ano bissexto para ir na valsa. Afinal de contas, a vida é rascunho definitivo. ;)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Victor R.

    Dr. Inagaki…

    Acho que uma boa para se precaver diante do próximo 29 de fevereiro é entrar no seguinte link : http://futureme.org/index.php (que vi no Jacaré Banguela!).

    E daí mandar um e-mail para você mesmo daqui a quatro anos!

    Talvez fique mais fácil tecer futuras comparações… o/

    Valeu pela dica, Victor. B)

  • http://www.interney.net/blogs/guloseima Lu

    Ina, também parei para pensar em como são mágicos os dias 29 de fevereiro. E veja você: em quase 30 anos de existência, nunca tinha parado para pensar nisso. Mas só posso concluir: são mesmos mágicos esses dias. E que delícia sua vida ter mudado tanto! :) beijo e saudade!

  • http://www.blogdeviagem.globolog.com.br Marcella Centofanti

    Gracinha de post. Gostoso pensar como a gente era quatro anos atras. Jamais poderia imaginar que eu teria jogado minha vida para cima, virado blogueira (com sua ajuda) e escreveria um comentario no seu blog sentada num ape, em Londres.
    Beijos, querido.

    Ôxe Marcella, com alguém que escreve tão bem quanto você, até parece que eu precisaria lhe auxiliar em alguma coisa! Um dia ainda preciso tirar um ano sabático tão enriquecedor quanto a senhorita. Um beijabraço!

  • Mariângela de POA

    Há exatos 4 anos meu marido estava muito
    doente, lutando contra um câncer e quase morrendo,sinto um mal estar só de pensar. Felizmente deu tudo certo,a vida também sabe ser generosa, tira de um lado e nos dá tanto de outro .Mas,na boa,creio que quando temos filhos pequenos (o meu caso)a gente não lembra direito nem o que fez no dia anterior..(rsrsrs)..beijo!

    Mariângela, não lembro quem escreveu que a vida é uma escola que ensina principalmente aquilo que a gente nem gostaria de aprender. Menos mal que você passou com méritos nas aulas. Um abraço a você e a toda a sua família!

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    DIa 29 de fevereiro foi aniversário da minha mãe. 22 aninhos, e incrivelmente ela estava alerta e se deu conta do seu aniversário. Em 2004, foi a entrega dos Oscars© e ela sucumbiu no último. Sobreviveu ao câncer de mama de 2003 mas o Alzheimer a leva cada dia um pouco mais longe de nós.
    Melhores votos para mais trabalho frila.
    [][]***

    Lamento pela sua mãe, Tina. No final do ano passado perdi uma tia muito querida que também sofreu com o mal de Alzheimer. Poucas doenças são mais cruéis. Um abraço!

  • http://fabianopereiradesigner.blogspot.com/ Fabiano Pereira

    Artigo altamente subjetivo.
    Como a vida.

    http://fabianopereiradesigner.blogspot.com/

    Fabiano, existe algum artigo que seja absolutamente objetivo?

  • http://pensamentosequivocados.blogspot.com/ Dragus

    A quatro anos estava iniciando meu relacionamento com minha esposa. =)

    Lembro de estar naquela fase maravilhosa do início de romance, onde tudo são flores e defeitos não existem. \o/

  • Andrea

    Nossa, que final lindo: “A vida e’ rascunho definitivo”.

    Me deu vontadde de chorar. Sera’ que e’ porque eu estou insatisfeita com o meu rascunho?

    Sei la’, mas a parte mais legal foi a de conquistar os terrirotios! Hahaha… Eu tambem era viciada em War.

    Gosto muito dos seus textos.

    Andrea, o bom desse rascunho definitivo que vivemos é que há chances constantes da gente mudar os rumos dessa história. ;) Um abraço e obrigado pelo comentário!

  • Lu Pitanga

    Não sei por providência divina ou coisa parecida, estava escutando Lenine enquanto lia o post. Em 2004 minha vida passava por profundas mudanças, estava mudando para Campinas, tudo muito repentinamente. Foram boas mudanças, hoje estou morando novamente em Aracaju, mas valeu muito a experiência.
    Bjus!

    Sincronicidades, Lu. Jung explica. :p

  • Ana

    A vida é meeeesmo um rascunho definitivo, ainda bem que não podemos passar à limpo… ahhh, se as professoras do primário soubessem disto, não é? Para que ditados? Bem de alguma forma a todas devem saber, mas não ousam contar… Hoje, extamente hoje, leio contos de fadas, coisa que eu jamais imaginaria no ano passado, não por nada, mas simplismente porque sempre imaginamos o futuro glorioso, como resposta para as imperfeições do presente, mas… De fato, ainda bem que a vida é um rascunho definitivo… Ler contos de fadas está me fazendo feliz e ponto.

  • http://www.tapostado.wordpress.com mariana gogu

    Ah! Vladivostok, Dudinka, Vancouver e Omsk? Também estou no páreo!

    Mariana, sem problemas. Você pode ficar com Labrador, Mackenzie e Aral! ;)

  • http://www.tapostado.wordpress.com mariana gogu

    Nossa! Minha vida também mudou tanto nesses últimos quatro anos, que tenho até um pouco de medo de pensar no que pode acontecer nos próximos quatro.
    E só pra citar mais uma música: “Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar” Ainda bem!
    :-)

  • http://beatle.zip.net Dani

    O meu avô paterno (que eu infelizmente não cheguei a conhecer) nasceu num dia 29/02. :)

    Não lembro especificamente do dia 29/02, mas em 2004 tudo o que eu queria era terminar a faculdade. Só me dei conta agora, enquanto escrevo aqui, que já vai fazer quatro anos que me formei!

    Dani, parabéns pelo diploma: eu, que larguei faculs de Administração, Letras e Cinema ao longo do caminho, sei bem como é difícil (e sacal) completar uma faculdade!

  • http://mundodek.blogspot.com Alexandre Kovacs

    Lenine foi uma bela escolha: “Até quando o corpo pede um pouco mais de alma a vida não pára..”. Momento para refletir.

  • http://grandeabobora.com/ marcus

    Eu lembro do que fiz nos últimos sete 29 de fevereiro: aniversário.

    Grande Marcus! Pelas minhas contas então… Feliz aniversário de 8 anos, rapaz! :P

  • http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris

    Ina, por que vc escreve tão bem?

    (pausa)

    Fico até angustiada aqui porque, além da qualidade da escrita, há tantas informações… não sei nem por onde começar, já que estamos entre hipertextos…

    E sobre sua queixa a respeito da falta de atualizações… sim, sua teoria estava certa: eu estava mergulhada em águas abissais e inebriantes…

    Mas agora vim à tona, pegar um pouco de ar e deixar mais um post por lá.

    Vou ler seus poemas …

    Beijos

    Cris

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny

    Oi Alexandre:
    Adorei:
    “Afinal de contas, a vida é rascunho definitivo.” Muito bom.
    E esta música de Lenine é muito boa.
    Não sei o que estava fazendo em 2004. Sonhando menos, provavelmente. As coisas na minha vida mudam com uma rapidez incrivel…

    Pois é, Anny. Posso estar enganado, mas tenho a impressão de que a vida de todo mundo sem exceção dá reviravoltas com uma velocidade muito superior à das outras gerações!

  • http://kobernation.blogspot.com Diego Kober

    No dia 29 do ano passado, eu acordava feliz, por finalmente podia comemorar meu aniversário no dia em que nasci.
    E hoje também… AS coisas não mudam muito.
    E em 2012 aposto todas as minhas fichas que acordarei do mesmo modo :D

    Ôpa, é teu aniversário, Diego? Se sim, feliz upgrade de idade pra ti! Se não, feliz desaniversário!!! :D

  • http://continue.com.br Fabio Bracht

    Há quatro anos eu mal era gente, ainda.

    Fabio, esse tipo de comentário faz com que eu me sinta tão velho… :P

  • http://casadagabi.tabulas.com Gabi

    Teu post me inspirou e eu resolvi fazer igual. Fico te devendo uma coca light lemón pelo plágio, ok?

    Dona Gabi, não se esqueça do copo com gelo e limão! B)

  • http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa

    Ah Ina, em 29 de fevereiro de 2004 eu estava planejando a minha primeira ida a Paris! Delícia. Senti saudades…

    Bezzos,

    Ô DILIÇA! Srta. Rosa, taí algo que eu quero fazer até 2012!

  • http://tagarella.blig.ig.com.br Sabrina Jung

    “O tempo nao para….” como diria o inesquecivel Cazuza!
    Eu gostaria, se pudesse, voltar quatro anos atras, pois a minha familia era maior…Espero que daqui a 4 anos ela esteja maior de novo!!
    ADORO esta musica do Lenini!!
    Nao poderia ter escolhido musica melhor pra expressar seu texto!
    Abs!!!

    Sabrina, não sou exatamente um fã do Lenine. Mas, putz, essa música é MUITO boa mesmo!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.