Ema, ema, ema
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 15 de agosto de 2006
Anomia é um conceito sociológico utilizado para descrever um estado de coisas no qual o comportamento dos membros de uma sociedade deixa de ser pautado pelas normas sociais. Ou seja: as pessoas deixam de ligar para as possíveis punições decorrentes da infração das leis simplesmente porque já não crêem, ou já nem ligam, para o fato de estarem quebrando as regras do contrato social.
Que outra palavra, pois, pode ser utilizada para descrever com maior propriedade fatos como o recente incidente envolvendo Guilherme Portonova? Vejam só: o PCC ordenou o seqüestro de um jornalista da Globo com o intuito de defender seus interesses. A emissora, por sua vez, viu-se na situação de atender às exigências de um grupo criminoso a fim de tentar salvar a vida de seu funcionário. E as autoridades, onde estavam nessa história toda? Enquanto PCC e Rede Globo negociaram diretamente a exibição de um manifesto na TV produzido por um grupo composto por assaltantes, homicidas e traficantes, onde estava o Governo para garantir a lei e a punição aos responsáveis por essa ação? Caso a Globo não tivesse cedido espaço em sua programação para dar voz aos bandidos, que garantia as autoridades poderiam dar sobre a vida de Guilherme Portonova?
“Ema, ema, ema, cada um com seus pobrema“. Metroviários entram em greve, grupos de sem-terra invadem o Congresso Nacional, criminosos ganham espaço na maior emissora nacional porque as autoridades legitimamente constituídas são incapazes de prover segurança à sociedade que os elegeu. Enquanto o governo federal e o governo estadual discutem para saber a quem pertence a maior parcela de culpa pelos acontecimentos recentes, vivemos dias nos quais jornalistas serão obrigados a esconder suas identidades, sob pena de correrem os mesmos riscos que policiais e agentes penitenciários amargaram durante os primeiros ataques generalizados do PCC. Até porque o perigosíssimo precedente já foi criado: quem impedirá o seqüestro de um repórter caso alguma organização criminosa deseje divulgar algum vídeo em rede nacional? Medellín é aqui.
É terrível constatar que, a grosso modo, a recente ação do PCC nada mais foi do que um ato visando a defesa dos seus, hmm, direitos. Porque o fato é que o PCC acabou por se tornar uma espécie de sindicato congregando membros marginalizados da sociedade que, unidos, ganharam mais forças para cobrar o que eles acham que merecem receber. Diante da inapetência e da debilidade do Estado, como impedir que esta união de criminosos recorra a qualquer ato que julgar eficaz para lutar por suas causas (seja ele o assassinato de inocentes, o ataque a ônibus ou bancos, o seqüestro de jornalistas ou qualquer ação que tenha impacto midiático)?
Estes são tempos de barafunda generalizada, nos quais cada segmento da sociedade briga por seus próprios interesses corporativos, deixando de ligar para as conseqüências causadas pelo restante da população. Mas enfim, o que uma sociedade repleta de cidadãos que querem levar vantagem em tudo, jogam lixo nas ruas, sonegam impostos e preferem anular seus votos e omitirem-se da tarefa de pesquisar cuidadosamente seus candidatos e elegerem candidatos decentes (escorados na generalização imbecilizante de que “nenhum político presta”) pode exigir?
Estes são tempos de “ema, ema, ema”. Não é de se admirar, pois, o fato de que estamos todos cada vez mais idos, idos, idos.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
Cris
-
http://josealbertofarias.blogspot.com José Alberto Farias
-
Elder Tanaka
-
http://garibada.blogspot.com André Mellagi
-
http://www.verbeat.org/blogs/lixotipoespecial/ Flavio Prada
-
http://beths.zip.net BethS
-
http://www.sarcofago.blogger.com.br Mário Marinato
-
Bear
-
http://everas.zip.net Enoisa
-
http://slove999.blog.terra.com.br Tina
-
Paluço
-
http://aindapodiaserpior.blogspot.com Marília Jackelyne
-
Daniel
-
Daniel
-
http://objetoabjeto.blogspot.com/ eu mesma, Rê
-
http://www.aparentemente.blogspot.com Carla
-
MArgot Abirato
-
http://www.verbeat.org/blogs/pralademarrakech Renato K.
-
http://www.opiniaopublica.com Emiliano
-
http://www.lauravive.blogspot.com laura
-
Paluço
-
Paluço
-
Paluço
-
http://www.lexotanica.blogspot.com Lexotânica
-
http://www.ideiasmutantes.com.br Muta
-
http://zyenth.blogspot.com Zyënth
-
Paluço
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORRÊA
-
Cris
-
http://www.absurdosabstratos.blogspot.com Bic Azul
-
http://cartadaitalia.blogspot.com Allan
-
http://www.pingacombambu.blogspot.com marie.
-
http://www.pingacombambu.blogspot.com marie.
-
http://ocabulosodestino.net/ Israel Barros
-
Bear
-
Reinaldo Braga
-
Andre Nunes
-
Paluço
-
http://plastico-bolha.blogspot.com Big Earl
-
http://qualquercalmaria.blogspot.com Simone
-
Paluço
-
http://bloggente.blogspot.com Yvonne
-
http://www.buarqueando.blogspot.com Demas
-
marcos
-
http://www.verbeat.org/blogs/pralademarrakech Renato K.
-
Rods