E se Up fosse um filme dos anos 60?
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 03 de maio de 2011
Não há nada de novo sob o sol. E, do mesmo modo que ainda há gente que repassa o texto do Filtro Solar (cujo vídeo com locução de Pedro Bial foi originalmente cometido no final de 2003) ou aquela piada sobre misturar Actívia com Johnnie Walker pra sair cagando e andando como se fossem as novidades mais bombásticas de todos os tempos da última semana, eis que foi só nesta semana que vi a série de “premakes” criada por Ivan Guerrero, que assina seus vídeos no YouTube com o pseudônimo Whoiseyevan.
Cinéfilos têm postado exemplos impressionantes de como uma edição é capaz de mudar completamente o sentido de uma história. Quem assistiu ao trailer que transforma um filme de terror como O Iluminado em uma inofensiva comédia romântica (em “The Shining Recut”) ou a série de filmes resumidos em apenas 5 segundos sabe bem disso.
E quem diz que não há mais o que ser inventado acaba sendo surpreendido positivamente: vide os trabalhos de Ivan Guerrero. Que, como um hábil montador de quebra-cabeças, garimpou cenas de filmes como Ambição Acima da Lei e Adivinhe Quem Vem para Jantar, que lembram diversas sequências do roteiro de Up, produção da Pixar que ganhou os prêmios de melhor longa animado e melhor trilha sonora do Oscar 2010. O resultado surpreende: quem assiste à montagem feita por Guerrero, sem ter visto o longa animado antes, sai crente de que Up na verdade foi um filme dos anos 60 produzido com atores reais. É ver para crer.
No vídeo a seguir, tal qual um Mister M das montagens, Ivan revela as mágicas que fez, mostrando de onde extraiu cada cena que compõe sua recriação cinematográfica.
Aparentemente, Whoiseyevan encerrou sua série de “premakes” (que conta ainda com pérolas como a sua recriação de Os Caça-Fantasmas, que foi citada no NY Times) para se concentrar na produção de seus próprios filmes; estarei de olho.
P.S. 1: Participei da edição 255 do Nerdcast falando de uma das especialidades de meu vasto conhecimento inútil: pornochanchadas. Durante o podcast, comentei uma lembrança marcante da minha infância: as muitas noites de sexta-feira nas quais aguardava meus pais dormirem até que, sorrateiramente, pudesse ir escondido até a sala, em meio à penumbra, a fim de ligar a tevê e ver as atrações da Sala Especial, sessão de filmes exibida pela Record com clássicos do cinema nacional como O Bem Dotado - o Homem de Itu e Os Bons Tempos Voltaram - Vamos Gozar Outra Vez. Pois bem: Alexander Santos ilustrou essa minha reminiscência.
P.S. 2: E por falar em lembranças cinéfilas, vi uma foto no Rosebud é o Trenó que acabei trazendo para cá: os atores de De Volta Para o Futuro nos tempos presentes.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.sensualsexshop.com.br Wellington
-
http://www.produtodesexshop.com.br Francisco
-
http://mundodasnoticias.net Prof. Breno Aguiar
-
http://sucessosdarede.net Fábio
-
http://www.fantasticocenario.com.br Jacques
-
http://www.modafemininaefitness.com.br Jeferson
-
http://s4.zetaboards.com/Fanfics_Mania/index/ Dani *-*
-
http://www.cenasdegajo.blogspot.com seria
-
http://olaidesduarteferreira.blogspot.com Olaides Duarte Ferreira
-
http://www.clinicapsicologialisboa.com/ Pedro Albuquerque
-
Everton
-
http://boneca.blogspot.com Lia
-
http://www.multicomunicacao.com.br Tainá Bittencourt
-
http://ligadona.wordpress.com Alice Désirée
-
http://www.sexshopfacil.com.br Roberio Lima
-
Helga Maria
-
http://simplesemais.blogspot.com Edu Tamura
-
Richard G. Pajuelo