Dia internacional dos comentaristas de blog?

Por Alexandre Inagakidomingo, 15 de junho de 2008

Quando soube que um grupo de argentinos criou o Dia Internacional do Comentarista (DIC), a ser celebrado no dia 15 de junho, corri atrás dessa história a fim de saber por que cargas d’água escolheram essa data. Encontrei no site do jornal El Clarín uma explicação um tanto quanto singela.
Reza a lenda que Orlando Ferrero, 22 anos, e Julián Sequeira, 45, eram dois comentaristas do blog “La Culpa Del Tomate” (escrito por Alicia Páez, que assinava seus posts com o nickname Walquiria) que começaram a se desentender depois de inúmeras discussões no espaço de comentários do blog de Alicia. Julián, que seria evangélico, ficou especialmente irritado com uma observação depreciativa acerca de sua religião feita por Orlando. Após encontrar no Google dados pessoais sobre a vida de seu desafeto, Julián resolveu partir para as vias de fato. No dia 15 de junho de 2004, o descontrolado comentarista invadiu a casa de Orlando, que morava na cidade de Resistencia, e o assassinou com um golpe dado por um cano de ferro. Depois disso, dirigiu-se até uma igreja e confessou seu crime em voz alta. Chocados com o acontecimento, os comentaristas do La Culpa Del Tomate divulgaram a notícia na blogosfera argentina e decidiram declarar o dia 15 de junho “Dia Internacional Del Comentarista”, com o intuito de recordar o pitoresco episódio e homenagear o colega assassinado.
Apesar dessa história ter repercutido em lugares como o El Clarín e um blog da Folha de S. Paulo, ela não tem aquela típica cara de lenda urbana? Pois é. A bitácora La Gran Mentira desvenda todo o chiste, assumidamente uma brincadeira criada com o intuito de dar mais visibilidade para a data. Mas o fato é que, invencionices à parte, os comentaristas fazem por merecer o seu dia. Muito antes de escribas sonharem em ganhar dinheiro com seus blogs, o grande motivo para que blogueiros compartilhassem suas palavras, descobertas, sonhos, frustrações e viagens maionésicas na internet sempre foi o prazer de poder trocar idéias com outras pessoas dispostas a acrescentar pontos de vista, corrigir informações, dividir experiências, fazer, enfim, novas amizades. Pois, como afirma precisamente o blog oficial do DIC, “um comentário diz mais a respeito de uma pessoa do que um mero link em um blogroll”.
Aproveito a ocasião, pois, para agradecer a todos aqueles que contribuem com o conteúdo deste blog com seus comentários. ;)

* * * * *

P.S.: Este agradecimento, logicamente, não se aplica aos que aparecem aqui unicamente para escrever: “seu blog eh mto loko, topa trocar links e fzr 1 parceria?”.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://eutambemjogo.blogspot.com Victor Rafael

    Pow Dr. Inagaki,

    Tava tão sem tempo de me dedicar a leitura de blogs que tinha abandonado o seu… Mas, o bom filho a casa torna!

    Atualizando minha leitura encontrei este post… Então Parabéns para mim!

    =D

    R: Eis o comentarista pródigo de volta. :P Valeu, Victor, um abraço!

  • http://www.visaopanoramica.com Arthurius Maximus

    Perfeito o seu fechamento. Para eles, poderíamos dedicar o Sábado de Alelúia data especial a ser comemorada com o sacrifício de animais e a malhação de um “Judas Vivo” (um deles capturado).

    um abraço.

    R: Pobres dos animais, Arthurius. Os comentaristas interesseiros não merecem tanto. B)

  • http://chantinon.blogspot.com Chantinon

    Receber comentários é realmente algo legal. Mas essa historia apesar de ser falsa me deixou com medo dos comentaristas. Principalmente pq não tenho medo em criticar evangélicos, políticos, blogueiros (principalmente blogs de humor idiota).
    Para manter minha saúde estou pensando em bloguear comentários… Posso ser atingido por uma barra de ferro da mesma forma, mas não precisarei ler o comentário do meu próprio carrasco.

    R: Chantinon, não creio que seja necessário bloquear comentários. O meu sistema, no qual eu modero todos os comentários antes de publicá-los, inibe a presença de pessoas mal-intencionadas que já sabem que desperdiçarão tempo se escreverem besteiras que não ganharão espaço por aqui.

  • http://carlosguitar1.blogspot.com carlos guitar

    Então Inagaki, olha só eu aqui de novo.
    Sempre visitando seu blog, porém confesso: Preciso melhorar minha política de comunicação com blogs. Chega até ser meio que egoísmo, como blogueiro “bebê” acabando de chegar a esse facínio dos blogs, almejar comentários e não ligar muito na questão de retribuí-los. Mas é uma questão que já estou colocando como prioridade, e os track backs da vida vão se tornar mais ativos nessa minha humilde jornada de blogueiro recém chegado.
    Abraço !

    R: Pois é, Carlos. Por mais que meu tempo seja estreito, eu tenho consciência de que é fundamental dedicar uma parte dele para responder aos comentários que recebo. Creio que é o mínimo que as pessoas que dedicam um pouco do seu tempo lendo meus posts e contribuindo com o seu conteúdo merecem de mim. Abraço!

  • http://fabrica-de-dinheiro.blogspot.com Fábrica de Dinheiro

    “seu blog eh mto loko, topa trocar links e fzr 1 parceria?”.
    shauhusahusauhsa
    mas vai q dá certo neh
    c topar entre em contato

    R: Como diria Borat: “Hmm… NOT!!!” :P

  • Andrea

    Oi Alexandre.
    Seus post sao sempre tao legais, mas esse anuncio de Dove com uma mulher com os bracos pra cima no meio/inicio do texto e’ dose…
    Nao da’ para colocar os anuncios “fora” do espaco texto?
    Um abraco.

    R: Andrea, o problema (ou, no caso, solução) é que o anúncio ajuda a pagar as contas deste que vos escreve. ;) Um abraço!

  • http://www.manjaki.com.br Shaka

    Dias como esse também deveriam ser reconhecidos. Não ao ponto de ter um feriado porque também já seria abuso hehe, mas pelo menos ao ponto de ser noticiado e bem divulgado. Graças aos comentários em sites e blogs que a comunicação se tornou algo tão importante a partir do momento em que você é ouvido.
    Valeu mesmo pelo artigo.
    Abraços.

    R: Ôpa, valeu pelo comentário e pelas leituras, Shaka!

  • http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso

    Espero realmente que essa trágica história não seja verdade.
    E é fato que um dos motivos que comecei um blog é que de tanto ler em comentar em blogs, comecei a sentir falta de ter um endereço para preencher na linha “site/url/blog”. Considero-me uma ótima comentarista de blogs, aliás sou melhor comentarista do que blogueira. E é essa troca numa caixinha que permite haver muito mais que pixels num blog. O melhor de tudo é que dá para comemorar esse dia todos os dias, a quantidade de blogs é infinita.

    E além de tudo, a história de comentaristas mais linda que conheço é a do Tuca (Fiapo de Jaca) e da Patrícia (Plena Pausa), que se conheceram na caixa de comentários do Rodrigo Ghedin.
    Atire a primeira pedra quem nunca teve no mínimo um casinho com um comentarista do blog…rs.

    R: Não se preocupe, Bia. Os links do post deixam claro que a tal “trágica” história não passa de mera ficção. Quanto ao seu segundo parágrafo, bem, eu não posso atirar nenhuma pedra… :roll:

  • http://tonightletsdance.wordpress.com Andreia

    Pois é.

    Os blogs estão se tornando cada vez mais uma ferramenta necessária para qualquer empresa (analisando de modo mercadológico, claro) dar certo.

    Nada disso teria bons resultados se não fosse a interação com os clientes/consumidores que “comentam” os posts.

    É como uma pesquisa de mercado, porém de modo mais grosseiro e amplo.

    É através do comentário que se tem idéia do que se passa na cabeça das pessoas, o que elas esperam e o que elas tem a dizer.

    Nada disso (blogs) teria sentido sem os comentários. Eles são o combustível, a energia, o termômetro.

    Levando para o lado social, de que adiantaria escrever, escrever e escrever e ter a péssima sensação de que não há ninguém te lendo.

    Admiro seu trabalho. Parabéns! Considere este singelo comentário como seu presente :)

    R: Andreia, obrigado pelo presente feito por palavras que você me deu. ;) Um beijabraço!

  • http://http:www.aroundvenus.blogspot.com Emiliano

    koeh, lék, mto loko seu blogi!! viza fzr 1 parceria frenehtika, irmaum? formá o troka-troka na situassaum?! kero bombar meu blogi tbm!!!! tô vizano pegá ar mulézinha….. vlw, lsk! t+ c kuida ki os omi taum na contenssaum. é nóisssss!!!!111
    ;)

    R: Grande Emiliano, uma pergunta pra ti: entender o seu comentário tiopesco, comofas//? ;D

  • http://sergioleo.blogspot.com s leo

    Seu blogue é especialmente interessante; chego a pensar se não aceitaria uma associação, um intercâmbio de atalhos (seja lá o que for isso)…

    R: Mestre Sergio, saiba que já tratei de linkar o seu blog (mto lôko!!!!). B)

  • http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Divã do Masini

    Grande Inagaki!

    Eu não acredito em Lendas Urbanas, mas é melhor eu não comentar mais por aqui.

    Como escrever isso, sem comentar?

    :S

    abraços

    R: Mr. Masini, eu não acredito em bruxas. Elas mentem demais. :P

  • http://www.plenapausa.blogspot.com Patrícia Carvoeiro

    “Patrícia, há tanta coisa mais relevante na vida do que queremelas virtuais, que eu realmente procuro nem perder tempo com esse tipo de discussão estéril. Não perco tempo participando de grupos de discussão; e, se tenho alguma crítica a fazer a respeito de algum blog, faço-a pessoalmente ou, na impossibilidade disso, em pvt, por intermédio de e-mails ou IMs.”

    Ina, você é um gênio. Um GÊNIO! COMO não pensei nisso antes? Hahahaha.
    NUNCA mais vou deixar isso acontecer, pode ter certeza (não digo uma ou outra discussãozinha básica, que isso rola mesmo, mas sim ofensas que acabem partindo prum lado pessoal, que saem às vezes totalmente do foco do post e do teor inicial da discussão inicial, inclusive).

    PVT! (Que neste caso pode ser uma espécie de sigla para onomatopéias… tipo POW, VAPT, TUM!.. - meu humor é imbecil, sim. :P)

    Beijos. :)

    R: Patrícia, nada como um bem-direcionado PVT para evitar que FDPs espezinhem nossa vida WEB afora, aliviando nossa cota de PQPs, né não?

  • Pâmela

    Fiquei chocada com a história… até descobrir que era mentira! ;)
    huahauhauhauhauhaa
    Muito boa!
    Parabéns atrasado para quem se dispõem a perder uns meros minutinhos comentando! =D

    R: E meus parabéns igualmente atrasados (fardo, mas não talho) a você, Pâmela!

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Gifs animados nãoooo
    :) :), tudo depende de bom gosto, de moderação,c erta vez eu coloquei um header com vários girassois da cor do seu espaço, aí do lado eu coloquei umas colunas com fundo azul marinho, e depois enchi de reloginhos e florzinhas cor de rosa, um amigo, me enviou um e-mail, educadamente me dizendo que estava “poluido”, batata!! nunca mais fiz essas maluquices, nada como um toque.
    ……………

    Yes, voce me deu uma inspiração para um post,(estava sem idéias) antes de mais nada o blog deve agradar o dono, boa idéia.

    R: Iara, note aí um outro importante papel exercido pelos comentários: dar idéias para blogueiros que não sabem sobre o que escrever. ;)

  • http://cerealbox.com.br/w Atsunori Ando

    Cara, existe dia pra tudo, o problema é que vai começar faltar dia pra tudo, se e que já não falta… Bom mesmo seria se todos fosse feriados…

    R: Atsunori, há algum tempo escrevi que ainda chegará o dia em que inventarão datas como o Dia Mundial dos Ex-Participantes de Reality Shows. Quem viver verá. Ou não. |-|

  • http://annefluc.wordpress.com/ AnneFluc

    é verdad.
    comentaristas são a grande razão dos blogs serem um dos pricinpais meios de comunicação com as pessoas hoje em dia.
    é ducaraleo pensar que tem tanpouco tempo.
    e que ainda existe muito caminho a percorrer.

    viva la revolucion digital!

    R: Pois é, AnneFluc. A gente está apenas começando!

  • http://momariasemvergonha.blogspot.com/http://ponteaereasppoa.blogspot.com mônica oliveira petry

    nunca me esqueço do primeiro comentário desfavorável que recebi em meu primeiro blog…foi horrível, mas resisti bravamente e ele só não tá lá ainda porque o mesmo blog foi “suicidado”.
    tá no inferno, abraça esse capeta. mas mesmo pra meter o pau é preciso classe. pois o “crítico” tem o direito de escolher o sítio que visita. se é só pra esculachar, o que ele faz por lá então? a internet é mais direcionada: na televisão ainda existe o zapping e vc pode “esbarrar” em um canal indesejado. mas o blog é você quem procura. simples assim. não sei porque as pessoas complicam tanto.
    e a patrícia está certa, senhor inagaki. saudades de quando era o nosso amigo japaraguaio, viu. se falar sobre essa ausência fico até triste…
    tô morando na alameda jaú, já te chamei pro open-house no meu apê e nada!
    esse virtualização toda deixa as coisas meio, hm, cinzas.
    sorte.

    R: Ih Mônica, pois é… :oops: Tá difícil de encontrar tempo pra reencontrar os amigos. Ultimamente minha vida tá parecendo uma paráfrase daquela música do Paulinho da Viola, “Sinal Fechado”, correndo pra pegar meu lugar no futuro. :(

  • http://www.plenapausa.blogspot.com Patrícia Carvoeiro

    Ah, esquece este “pessoalmente podemos conversar”. Já é tão raro eu te encontrar hoje em dia (saudade do tempo em que era só ligar e marcar um jantarzinho ou cinema na mesma semana. Bah. Tá trabalhando demais, Sr. Inagaki. :P), que não faz o menor sentido eu te encontrar pra falar justamente de… blogs e do mundinho! :S
    :P

    R: Bem, dia 18 a senhorita vai ao stand-up comedy da LG, não? Taí uma boa oportunidade pra gente falar da vida, do universo e tudo o mais. :D Um beijo!

  • http://www.plenapausa.blogspot.com Patrícia Carvoeiro

    Ina, queria comentar sobre duas coisas que li suas aqui e nem foi no post - que tá muito legal, por sinal -, mas aqui mesmo na caixa de comentários, como resposta a duas pessoas:

    “Fiquei intrigado: pelo visto, há muita gente que se sente de alguma maneira inibida para deixar comentários, que prefere participar de uma maneira que não seja pública ou que crê que não há o que ser acrescentado”.

    Eu sou destas que lê muitas vezes por ANOS (tem noção?) um blog sem aparecer.
    Foi assim com o Gravataí, com o Marco Aurélio do Jesus, me chicoteia (e a ex-leitora e atual mulher dele, Ana Cartola) com o Nélson Moraes, com Chris Nóvoa, com a Cyn (mulher do Nélson) e nossa, com tanta gente. Mesmo hoje em dia eu comento em 5% dos posts que leio (pode ver até pelo seu blog, que eu acompanho religiosamente todos os posts há eras)

    A outra frase sua é:

    “Inclusive porque comentaristas muitas vezes dizem as verdades que os amigos temem falar pra gente.”

    O que realmente faz todo o sentido, mas também devemos lembrar que estas verdades que os amigos temem em nos falar podem, sim, estar sendo faladas por estes amigos, que se escondem atrás de pseudônimos. Isso rola.

    E eu concordo mesmo que o pessoal tem que saber aceitar crítica, mas crítica por crítica, ainda mais com neguinho que NUNCA te viu mais gordo entrando no seu blog te achincalhando, ah, isso me deixa beeem descompensada.

    Ainda mais que estas pessoas não fazem isso com seus diversos coleguééénhas de baladas e convescotes (e caronas).
    Tá pra nascer blogueiro que fica todo amigo seu numa mesa de bar, abre seu blog quando chega em casa e vai lá dar uma alfinetada monstro porque não curtiu algum dos posts. Pode ter certeza que a abordagem será totalmente outra (isso, claro, se ele não quiser comentar como um fake). E este povo eu não levo a sério, não. De cuzões assim eu quero distância. Este pessoal não vê que este mundo da blogsfera é uma azeitona e que você VAI esbarrar logo mais com a pessoa de quem você tanto quis espezinhar. E aí? Vai ficar com cara de tacho, fugindo? Vai cumprimetar mesmo sabendo do risco de ser ignorado?
    Então, meus caros, antes de comprar briga de forma gratuita, apenas pensem bem e avaliem se vale a pena.
    Já vi tanta panelinha se desfazer apenas por causa da chegada deste pessoal todo “ah, eu sou assim e falo o que eu quero. Você que aceite crítica ou não tenha blog!”
    As Barbies e Kens “polemiquinhos da Estrela”. Argh.

    No mais, você disse muito bem no post, apesar de as palavras não serem suas: “um comentário diz mais a respeito de uma pessoa do que um mero link em um blogroll”.

    Um beijo de uma das suas leitoras mais antigas (e comentaristas mais ingratas. :( …) :)

    PS: minhas palavras não tiveram UMA pessoa como alvo, antes que venham aqui falar “ah, dá nome aos bois, senão você também está sendo medrosa”. Eu acompanhei tanta, mas taaanta discussão na blogosfera de meses pra cá, que nem vale a pena ficar dando link. Mas pessoalmente podemos falar.

    R: Patrícia, há tanta coisa mais relevante na vida do que queremelas virtuais, que eu realmente procuro nem perder tempo com esse tipo de discussão estéril. Não perco tempo participando de grupos de discussão; e, se tenho alguma crítica a fazer a respeito de algum blog, faço-a pessoalmente ou, na impossibilidade disso, em pvt, por intermédio de e-mails ou IMs.

  • http://giseleh.com Gisele

    Seu blog é muito loko. Topa fazer parceria?

    Tá, foi sem graça, mas vc deixou quicando.

    Dia do comentarista de blog. Que diabos é isso? Uma nova catiguria? Que identidade é esta?
    - Você é blogueiro?
    - Não, sou comentarista de blog. E você?
    - Eu leio, mas não comento, sou lurker. Não mereço um dia só pra mim.

    Enfim, já que lurker não tem dia, resolvi virar uma de comentarista de blog. Vá que eu ganhe presente…

    R: Gisele, já que inventaram o dia dos comentaristas, por que não criarem o dia do lurker também? Afinal de contas, leitores voyeurs também têm o seu valor, né não?

  • Ana Paula

    Oba, um dia pra chamar de meu! Eu tenho menos tempo do que gostaria pra visitar os blogs que eu realmente aprecio (e o seu é um deles) e menos ainda pra comentar com assiduidade. Mas acho tão bom saber que há casas em que me sinto bem, onde aprendo muito e me divirto ainda mais.
    tim-tim!

    R: Ana Paula, também visto a sua carapuça; gostaria de ter mais tempo para visitar meus blogs prediletos e participar das discussões suscitadas por um bom post. De qualquer modo, obrigado por ter destinado um tempinho para brindar a este dia! ;)

  • http://ladyrasta.wordpress.com Flavia

    Bom definitivamente essa tabelinha “blogueiro - comentarista” é uma delícia, acrescenta pra caramba e como há pessoas com os mais variados interesses, vc não só vê diversos pontos de vista, como os assuntos são os mais variados - e isso torna a gente mais eclético né?
    E lendo o comentário (e o seu comentário do comentário) da Mariângela pensei no seguinte: blogs são “rodinhas de conversa” ou mesas de bar virtuais. E cada pessoa tem uma forma de reagir quando chega em algum lugar desconhecido. Os mais extrovertidos chegam, se apresentam e dão seus pitacos de vez em quando (não confundi-los com os folgados, que acham que são os donos do pedaço e falam mais do que devem); já os tímidos ficam olhando, prestando atenção na conversa, e podem demorar muito pra começar a falar alguma coisa. Numa roda de conversa já tem gente assim, em um blog cada um dos comportamentos se intensifica, porque não tem aquele componente “cara a cara” Então o tímido fica ainda mais quieto (porque ninguém vai perguntar o que ele está pensando) e o folgado fica ainda mais folgado…

    R: Taí: analogia precisa, Flavia. Você me fez pensar no meu comportamento quando rolam um desses eventos públicos que reúnem dezenas de pessoas. Eu geralmente presto atenção na explanação inicial, mas depois acabo participando de alguma discussão paralela em vez de me ater à principal, e quando vou ver bato papo animadamente sobre conversas que nem de longe têm a ver com o que estava sendo discutido inicialmente…

  • http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola Aronovich

    Pois então, nem sabia que tinha dia pra isso. Mas comentaristas são fundamentais. Muitos blogs são tão bons quanto seus comentaristas. Eu espero que algum dia meu bloguinho chegue a um estágio em que eu possa dizer “Estou com preguiça de postar alguma coisa hoje; comentem entre vocês”… e o pessoal comentar! Eu já vi isso acontecer em blogs badalados. Neste caso não é lenda urbana! Abração.
    http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com

    R: Lola, isso que você citou é bem bacana, mas creio que todo bate-papo público na internet necessita de um moderador que guie as conversas para que elas não descambem naqueles assuntos de sempre: sacanagem ou futebol. :P

  • http://attu.tyepapd.com/universo_anarquico/ tiina oiticica harris

    Ótimo post. Gosto de comentar em blogs, não pra ganhar visitas, mas para externar minha opinião sobre o post.
    Infeizmente, a maluquice criada ao redor da estória do Julián tem um fundo de verdade.
    Há gente maliciosa que gosta de falar mal das pessoas e inventar potocas a respeito delas. Quando comecei a blogar era ingênua, ainda o sou, mas vou melhorando, with a little help from my friends.
    Obrigada, Alexandre Inagaki.

    R: Tina, gente maliciosa existe em todo lugar, seja em blogs, reuniões de condomínio ou sala do cafezinho. Se a gente for esquentar a cabeça com qualquer bobagem, vai fazer caspa virar pipoca a toda hora, não? ;)

  • http://www.helenaella.blogspot.com Helena

    Olá!
    Há alguns anos troquei as salas de bate-papo por blogs e apesar de não comentar muito, ou talvez não contribuir muito com comentários, fiquei feliz em saber que os comentaristas têm “um dia” para serem lembrados…acredito que existam as pessoas que acompanham o blog, sem comentar muito (como eu! rs)…mas saiba que apesar de nem sempre comentar, gosto de indicar a leitura dos assuntos de interesse para amigos, para até mesmo exemplificar que existe vida inteligente na net.
    Abraços

    R: Helena, creio que comentários são o melhor parâmetro que um blogueiro tem para saber se está produzindo um conteúdo relevante, capaz de fazer com que seus leitores deixem a condição passiva a fim de interagirem efetivamente com o que lêem. Eu pessoalmente ficaria muito deprê se os posts daqui deixassem de receber feedbacks. :roll: Anyway, agradeço pelas suas leituras, silenciosas ou não. ;) Um beijabraço!

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Então concorda com alguma coisa..rsrsrs :)! tem horas que eu coloco tanta cor e penduricalho no meu blogue, que vira uma árvore de natal. mas mulher é assim mesmo, mulheres adoram enfeitar um blogue, é rosa, vermelho, azul, verde, e por aí vai.

    Mas branco não!!! deixa só a postagem com fundo branco.

    Em tempo:
    Como eu não vou conseguir dinheiro blogando, será que tem jeito de arrumar um dinheirinho comentando?? rsrsrs.

    R: Bem Iara, você descreveu muito bem algo que também me afasta de um blog: posts repletos de gifs animados, blinkies, dolls e penduricalhos que eu particularmente penso que não acrescentam nada ao conteúdo de uma página. Mas enfim, gosto é gosto. E, pensando bem, se um blogueiro ou blogueira gosta de usar textos em fundo preto, entuchar sua página com gifs, escrever sobre a vida sexual das minhocas da Vila Xurupita ou que quer que seja, e se sente bem com isso, que assim seja - o blog deve, antes de mais nada, agradar a quem o escreve, né não? Quanto à sua pergunta de caráter financeiro, vixe. Melhor esperar sentada até que esse dia chegue, porque de pé você se cansará bem mais rapidamente… :P

  • http://www.nudipedes.com M.

    Entro sempre aquê, mas não comento por falta de tempo.
    Mas aí hoje, dia do comentarista de blog, decidi deixar meu comentário e blábláblá…

    Mas a história merece uma simulação de LENDA URBANA lá no domingo legal, não?

    R: Uia, olha só as coisas que a gente descobre por intermédio de comentários. M., quer dizer que o Domingo Legal tem um quadro dedicado à dramatização de lendas urbanas, é isso mesmo? Por acaso já filmaram simulações de clássicos das correntes de e-mails como a história do cara que acordou em uma banheira sem um rim? :D

  • http://www.literatus.blogspot.com Andrea

    rssss, enquanto lia e achava que era verdade, tb pensava que seria melhor algo como “Dia internacional do comentarista morto” rsss
    No meu caso perder 1 dos meus 3 comentaristas e meio seria trágico! rsss

    bjimm querido
    andrea

    R: Pois é, Andrea. Em qualquer meio que seja (revista, jornal, blog, fanzine), o negócio é ativar o radar e sempre confiar desconfiando de tudo que a gente vê por aí. Inclusive deste comentário. ;)

  • http://senhoritarosa.wordpress.com srta. rosa

    Pois é, e você nunca comenta no Srta. Espantosamente eu gosto de você assim mesmo, rsrsrs.

    Bj Ina!

    R: Ops. Mea culpa, Srta. Rosa! :oops: Pois é, preciso de mais tempo pra visitar os blogs amigos. Só não digo que darei um jeito nisso porque, sacumé, pau que nasce torto, como diz aquele verso crássico do Tchan, nunca se endireita… XX(

  • Mariângela de POA

    oi Ina,então os parabéns são para mim também,thanks! Eu sou apenas leitora de blogs pois não tenho um e comento em alguns,nos que gosto muito.Mas algo me chama atenção.Frequento alguns blogs de culinária,uns 15 mais ou menos, pois adoro cozinhar porém comento apenas nuns 3 ou 4.O que percebo,pelo menos nestes blogs de comida,é que os comentaristas são sempre os mesmos,uma média de 20/30 comentaristas que ficam zanzando entre os mesmos 20/30 blogs e até mais.Me pergunto o por que…pois me chama a atenção que raramente aparece um leitor sem blog como eu, um anônimo vez ou outra é coisa rara. Será que não deveria ser diferente,que mais anônimos sem blog não deveriam deixar suas opiniões por ali? Não sei se este pitaco é pertinente pois não entendo muito de internet,aliás,quando postas algo usando vocabulário básico para conhecedores da net normalmente casco fora pois para mim é grego hahahaha!!
    Bueno, passar por aqui é sempre bom,e os comentários dos teus leitores sempre tem algo pertinente a acrescentar,beijo e boa semana!

    R: Mariângela, você merece um agradecimento especial, já que é uma das comentaristas mais ativas aqui! B) Sobre a sua observação, uma coisa que me chamou muito a atenção, quando fiz uma promoção que envolvia o envio de e-mails para mim, é que houve a participação de dezenas de leitores deste blog que nunca comentam por aqui. Fiquei intrigado: pelo visto, há muita gente que se sente de alguma maneira inibida para deixar comentários, que prefere participar de uma maneira que não seja pública ou que crê que não há o que ser acrescentado (ledo engano, by the way). Boa semana pra ti também!

  • http://www.madcap.com.br ralph

    “…o grande motivo para que blogueiros compartilhassem suas palavras, descobertas, sonhos, frustrações e viagens maionésicas na internet sempre foi o prazer de poder trocar idéias com outras pessoas dispostas a acrescentar pontos de vista, corrigir informações, dividir experiências, fazer, enfim, novas amizades…”

    Muito bom esse trecho! Essa era a fórmula de um bom blog há anos atrás!

    R: Grande Ralph, creio que essa “fórmula” para bons blogs permanece sendo válida, não? []‘s!

  • http://iara-alencar.blogspot.com Iara Alencar

    Eu não consigo comentar em todos os blogs do meu blogrol.
    Foi aí que descobri o feed, assim eu só comento em quem atualizou.
    :);
    eu fujo ou raramente comento sobre:
    1- Textos longos, a não ser que seja um assunto que eu gosto.
    2- Textos sobre sexo, politica ou religião; (só clichês).
    3-Blogs com Background totalmente branco ou cores escuras;nao sei como isso se chama na oftamologia, mas o branco me deixa cega. As letras ficam embaralhadas e piscando.
    4-piadinhas, coisas engraçadinhas, resumo de livros, poesias, contos, cronicas, nao gosto disso, normalmente sao coisas sem criatividade e colada de algum lugar.
    5- noticias de futebol; os blogs de futebol blogueiro vai lá e copia a noticia e cola no blog, que coisa mais sem graça;
    6-Auto-ajuda, (mais clichês);
    7- Biografias…

    É isso :)

    R: Iara, gostei dos seus parâmetros para comentar ou não um post. Em especial o item 3, com o qual me identifico totalmente!

  • Diego Goes

    Grande Inagaki,
    Já faz algum tempo que percebo que você está respondendo a todos os comentários que postam - bom, com exceção daqueles que pedem para fazer parceria.
    Isso mostra o respeito que você tem pelos comentaristas.
    E, honestamente, dá até gosto comentar os seus posts!
    :)
    Abraços!

    R: Diego, na verdade respondo até aos pidões de parcerias, ainda que de forma meio atravessada. ;) Um abraço!

  • http://cadeoque.blogspot.com/ Léo

    Apesar de ter um blog há algum tempo, não sabia de todo esse movimento da - até então desconhecida por mim - “blogosfera”. Bacana saber que as coisas já evoluíram tanto que hoje já existe até um “Dia Internacional del Comentarista”.
    A-rá!

    R: Léo, e olhe que a blogosfera tupiniquim já tem um histórico bastante respeitável!

  • http://www.nelsoncorrea.com/wordpress Nelson (Pô, meu!)

    Inagaki,
    De nada.
    Mas olha, ainda não recebi aquele prêmio de consolação (não confundir com consolo de prêmio) daquele concurso que você fez sobre ética. ;-)
    []ão,
    Nelson

    R: Putz, podiscrer Nelson. Estou em falta contigo e com o pessoal que ganhou a outra promoção. :oops: Vou ver se corrijo essa falha nesta semana…

  • http://clindenblog.blogspot.com/ Carol Linden

    Não é de hoje que eu digo que a verdadeira alma do meu humilde blog são os comentários. Escrevo apenas pra levantar a bola da conversa.
    Bjs!

    R: De fato, Carol. Às vezes o blogueiro só aparece pra catalisar as rodas de bate-papo. :D

  • http://www.portalcab.com Cab

    “seu blog eh mto loko, topa trocar links e fzr 1 parceria?” - Tá, não pude resistir! =D

    Mas fato é que eu não poderia me incluir nos tais comentaristas do seu blog, afinal sou só mais um daqueles que já acham seus posts completos por demais e só fazem consumi-los, quase nunca expondo opinião… =P

    Então é isso. Parabéns Inagaki! =D

    R: Queisso, Pedro. Valeu, anyway, pelas palavras hiperbólicas. Aquelabraço!

  • http://nodoadouniverso.wordpress.com Bruno Pedrassani

    Orra, a brincadeira meio sem noção né? Até porque é meio difícil de descobrir essas coisas.

    Mas uma coisa é bem verdade. O comentarista do blog é o cara que ajuda a construir o blog. É aquele que não deixa o blog se desviar. É aquele que diz que tá uma bosta.

    Claro que também há os outros comentaristas, mas esses, podem sumir que não fazem diferença.

    R: Bruno, não foi tão difícil descobrir que essa história era hoax. Bastou fazer uma breve investigação mais atenta, algo que a avassaladora maioria dos internautas não faz. Mas, depois de ler essa história, não foi preciso muito para acionar meu desconfiômetro. Sobre sua observação acerca dos comentaristas, concordo contigo. Inclusive porque comentaristas muitas vezes dizem as verdades que os amigos temem falar pra gente.

  • http://www.updatebox.blogspot.com Geraldo

    Por que essa notícia de tal importância não passa na TV?

    Comentários são muito bem-vindos a qualquer blog, isso é inegável. O pior é que existem alguns blogueiros que cortam essa seção nos seus sites por fazerem posts muito “polêmicos”, mas na verdade não gostaram nem um pouco das críticas que receberam.

    R: Geraldo, o caso é que tem gosto pra tudo: tem blogueiro que é sádico e adora ser enxovalhado nos comentários, tem blogueiro que não abre espaço para comentários, mas interage com os leitores por meio de e-mails ou comunidade no Orkut, e tem blogueiro que é autista e só fala para as paredes (citando uma observação da @s1mone).

  • Te

    Parabéns para todos nós! Agradeço o espaço que você e outros nos dão. Fico imaginando o dia em que cumprirem a promessa da TV interativa, com espectadores fazendo comentários do que vêem. Como um que eu queria fazer de uma cena de novela: “Putz! Mas ela acabou de ter um filho e tá sem barriga e com os seios murchinhos!”

    R: Te, esteja certa de que seria muito divertido ler os comentários que deixariam em programas como “Superpop” e “O Aprendiz”… :D E, hey, parabéns pra ti também!

  • http://www.winxlinux.com Marcio

    Os comentadores são os grandes timoneiros dos blogs, eles orientam a direção que nós blogueiros tomamos e andam sempre alertando sobre os desvios de rota! Viva os comentadores!

    R: Podiscrer, Marcio. Ainda mais para um cara feito eu, perdido por natureza e com a bússola há muito desimantada. :P

  • http://issoebossanova.blogspot.com/ Sandra Leite

    E viva os cometários!!!
    No meu caso, quase sempre os comentários superam e muito a tentativa vã do meu post.
    Na realidade, aprendo com todos os comentaristas. Eles que fazem o blog, eu só peço ajuda!
    E viva a Argentinaaaaaa!!!!!

    R: Sandra, parafraseando aquela propaganda antiga de Coca-Cola: é isso aí! O espaço de comentários é a parte mais viva de um blog. E viva nuestros hermanos!

  • http://ticipoubel.blogspot.com Tici

    é igual ao ‘me add aí’ do orkut.
    Parabéns pra mim então, que sempre fui constante na blogosfera como ‘comentadora’ mesmo…
    beijão!
    (acho que tem uns 3 anos que não comento por aqui…)

    R: Tici, espero não esperar mais três anos para receber outro comentário da senhorita! Como diria minha amiga miguxa, beijomeligatchau!

  • http://prasemprepitchula.blogspot.com Silvia

    Que bom que valorizaram o comentarista, mesmo tendo ao fundo uma historinha tão, tão…Deprê.
    Tantos blogueiros-miss-cangaíba por aí, que esnobam seus “comentadores”, existem pessoas que sabem valorizar os que comentam e mesmo, sem tempo, dão até uma “atenção”. (é gostoso quando a gente sabe que um comentário foi ao menos lido)
    Beijos e uma boa semana para você.

    R: Historinha deprê, mas menos mal que ela é assumidamente fake, Silvia! Um beijabraço e boa semana pra ti também!

  • Leo-Kun

    Parabéns pra mim? Eeeeee \o/
    Não sabia que o “comentador” de blog tinha seu dia XD
    Mas como foi dito por aí, as opiniões são bem importantes pra um bog. E que a tv, que era pra ser interativa, é um saco XD.

    R: Diga-se de passagem, Leo-Kun, a TV digital, do jeito que foi implantada, sem as efetivas interações, não passa de o mesmo lixo eletrônico de sempre, só que com melhor definição. XX(

  • http://www.crisdias.com Cristiano Dias

    Qro divulgar meu blog, comofas?

    R: Amico, jah coloqei link pro sel blog, agora bota o mel ok? RÇRÇRÇRÇÇR

  • http://jardelscorner.com.br jardel

    interessante a mini-lenda!

    é disso q faz a internet oq é hoje, um lugar democrático em q todos (com opiniões ruins ou boas) falem o qto quiserem.

    é como se nós blogueiros tivessemos nossas casas e abrissemos pra todos vir ter discussões saudáveis (pelo menos teoricamente).

    Uma das coisas q mais vejo por ai, é gente q tem idéia contrária ao do autor e qdo expressa (por mais educado que seja) geralmente recebe uma resposta meio “a minha idéia que vale e vc cala a boca”, é uma coisa meio humana, nao sei, parece que todos querem que os argumentos deles sejam os melhores e que todos devem aceitar, quase como evangélicos (não a religião, mas as pessoas que tentam convencer os outros).

    Acho que só isso precisa mudar na minha opinião, as pessoas deviam aprender a aceitar criticas/opiniões contrárias, ainda mais se elas se submetem a ter suas idéias expostas e comentários abertos.

    É o que mais me deixa receoso de comentar em outros blogs geralmente

    R: Jardel, volta e meia recebo comentários que discordam de minhas opiniões. Desde que não partam para o mero xingamento (“você é um imbecil”, “que observação idiota”), são extremamente bem-vindos. Você está certo quando diz que as pessoas deveriam aprender a aceitar críticas, mas creio que elas também precisam aprender a apresentar argumentos em vez de simplesmente partirem para as palpitadas e cornetadas ao pior estilo “torcidas (des)organizadas”. Porque é aquela coisa: esta casa está aberta para visitas e elas são muito bem-vindas, desde que os hóspedes não ultrapassem limites e já cheguem botando o pé na mesa da sala e filando a cerveja da geladeira. ;) Aquelabraço!

  • http://www.poraoesotao.blogspot.com Pinky

    Esse boato se não fosse argentino eu diria que era coisa do Cardoso. =p

    R: De fato. Ou de Cocadaboa News, Cérebro!

  • http://arteevicio.com [barba]

    wooow man!

    parabéns pra mim tb
    hoje em dia tudo se comemora hein
    até o dia do “comentador”
    daqui a pouco vira feriado
    mania que brasileiro tem de criar feriado!

    :)

    R: Barba, na real foram os argentinos que inventaram esse dia, mas tá valendo! B)

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Sim, comentaristas são o oxigênio dum blog. Costumo dizer que o texto que postamos é mera provocação para que surjam as diversas visões, preenchimentos de lacunas e divergências necessária à boa e velha dialética. Assistir ao Faustão e não poder dizer que ele não tem graça alguma é o que faz a Globo pior que a Blogosfera.

    Quanto às parcerias, já teve gente de blog de culinária querendo fazer “parceria” com o Abordagem Policial, pode?

    R: Na mosca, Danillo. Comentários são um dos grandes diferenciais dos blogs, fazendo com que o que era um monólogo conduzido pela “mídia tradicional” se transformasse em uma efetiva comunicação de duas vias. Aquelabraço!

  • Diego Goes

    ÊÊÊ!!!
    Parabéns pra mim, kkkk!
    Valeu!
    Diego Goes

    R: É isso aí, Diego. Comemore o seu dia e aprecie sem moderação! :P

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.