“Detalhes”, a obra-prima de Roberto Carlos

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 30 de outubro de 2007

Músicas não diferem muito de filmes: elas também vendem ilusões. O melhor exemplo do que afirmo é uma canção composta por Roberto e Erasmo Carlos em 1971 e gravada em um álbum considerado pela revista Rolling Stone o vigésimo oitavo melhor disco da MPB de todos os tempos. Lembrança mais do que justa para um álbum que reúne grandes canções como “Todos Estão Surdos” (soul de primeira, regravada posteriormente por Chico Science & Nação Zumbi), “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos” (a famosa homenagem a Caetano Veloso, que na época estava exilado em Londres), “Como Dois e Dois” (confira aqui o Rei cantando esta baita canção ao lado de Caetano, seu compositor), “De Tanto Amor” (balada capaz de fazer pedras se emocionarem) e a faixa inicial, música predileta de Roberto Carlos e de seus fãs: “Detalhes”.

Estamos falando aqui da música definitiva sobre dores de cotovelo. Pois “Detalhes” narra em primeira pessoa a história de um homem que, apesar de ainda mostrar inconformidade pelo fato de ter sido trocado por outro amante (“Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido/ Palavras de amor como eu falei/ Mas eu duvido”), não se deixa abater. Muito pelo contrário, alimenta a convicção de que jamais será esquecido, imaginando que será constantemente evocado pela ex-amante (“Se alguém tocar seu corpo como eu não diga nada/ Não vá dizer meu nome sem querer à pessoa errada”). Estamos, pois, diante de um homem que exorciza o fim de um relacionamento fomentando a certeza de que seu amor do passado jamais encontrará alguém tão marcante quanto ele. É um paradoxo interessante: ao mesmo tempo em que parece rogar uma praga (“Desesperada você tenta até o fim/ E até nesse momento você vai lembrar de mim”), o eu lírico da canção recorda um grande amor com toda a ternura que alguém que levou um pé na bunda é capaz de nutrir.

Na biografia que foi lamentavelmente embargada pela Justiça, Paulo Cesar de Araújo relata a gênese de “Detalhes”. Em uma noite de março de 1971, Roberto Carlos teve uma inspiração, pegou o violão, dedilhou alguns acordes e registrou-os em um gravador. No dia seguinte, ao ouvir a fita, considerou os primeiros versos que havia composto tão ruins que chegou a pensar que havia bebido quando os concebeu. Passou a trabalhar naquela promissora composição e recriou os primeiros versos, desta vez em caráter definitivo: “Não adianta nem tentar me esquecer/ Durante muito tempo em sua vida eu vou viver…”. Mais tarde Roberto ligou para seu parceiro Erasmo Carlos, em caráter de quase-emergência: “Meu irmão, vem pra cá porque pintou uma música que eu acho que não poderemos deixar pra depois”. Erasmo viajou imediatamente do Rio para São Paulo, e a dupla passou uma tarde inteira trabalhando na canção até que ela ganhasse contornos definitivos.

Sobre a gravação registrada no disco de 1971, Roberto comenta: “Nesta composição, consegui dizer tudo o que queria e da forma que queria dizer”. Não à toa, tornou-se a música predileta do Rei. Méritos também devem ser compartilhados com o produtor do álbum, Evandro Ribeiro, e o arranjador e criador da antológica introdução instrumental, o maestro norte-americano Jimmy Wisner.

O fato é que ninguém se torna o único artista sul-americano a vender mais de 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo à toa. E, por mais que pessoas com preconceitos estéticos digam que Roberto Carlos é um artista “brega” ou “cafona”, o fato é que o Rei tornou-se majestade porque possui a capacidade rara de compor músicas que dão a impressão catártica de que foram feitas especialmente para a gente.

Oneide DeeDieRich, do grupo Pelebrói Não Sei, descreveu com precisão o alcance desta obra-prima da música popular brasileira ao dizer que “Detalhes” é a “música que me deixa sempre louco, quando estou de acordo com aquilo que sou, e quando não consigo ser o que esperam que eu seja”. E arremata: “Foi ali que ele disse tudo, tudo o que não se quer ouvir e tudo que não precisava ser dito”.

Tal como Bentinho, o personagem de Machado de Assis, fez em Dom Casmurro, “Detalhes” é um auto de defesa narrado em primeira pessoa por um homem que relembra um amor do passado. Porém, não encontraremos na canção de Roberto Carlos nenhum ódio ou ressentimento. É uma música dociamarga, o desabafo de um macho sensível que, ferido em seu orgulho, expia sua dor ao mesmo que busca disfarçá-la com certo ar de desdém. E faz isso com maestria, através da agudeza de versos que, ao final de cada estrofe, entoam o mantra dos amantes que nutrem o sentimento de que, por mais lábios que seus amores do passado venham a beijar, permanecerão incólumes em um canto intocado da memória sentimental do coração: “você vai lembrar de mim”.

* * * * *

P.S. 1: A melhor compilação de vídeos do Rei no YouTube está no blog Roberto Carlos Internacional.

P.S. 2: A respeito da proibição do livro Roberto Carlos em Detalhes, de Paulo Cesar de Araújo, meus colegas de InterNey Blogs Marcos Donizetti e Ricardo Schott já escreveram bem sobre o assunto, e Idelber Avelar fez uma entrevista exclusiva com Paulo Cesar que deve ser lida. Mas vale a pena também ouvir a palavra do próprio Rei, em uma matéria do Fantástico que foi devidamente “youtubada”.

P.S. 3: Posts relacionados: Quem é Rei nunca perde a majestade e Top 5 músicas do Roberto Carlos.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: Top 5 músicas do Roberto Carlos | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://www.facebook.com/antoniamarilete.vieiranunes Antonia Marilete Vieira Nunes

     HÃ

  • http://www.facebook.com/antoniamarilete.vieiranunes Antonia Marilete Vieira Nunes

    FALAR DO NOSSO REI É UM PRIVILÉGIO SOU SUA FÃ ACREDITE POUCOS SÃO REALMENTE REI E ROBERTO CARLOS É UM ICONE PRA NÓS PARABENS E TUDO DE BOM VOCÊ E SEU BLOG.

  • http://cash2morrow.com/ Get Cash Tomorrow

    But youre right, Weston. We cant and never will agree on anything. Especially on the issue of O.J. Simpson. How could you say that I am no different from him (sniff sniff). Im hurt.

  • http://www.at-uk.com uk directories for businesses

    What?s Happening i’m new to this, I stumbled upon this I have found It absolutely helpful and it has aided me out loads. I hope to contribute & assist other users like its aided me. Good job.

  • http://www.burberry-shop.org/burberry-belt-c-2 Burberry Belt

    Ashlee Simpson also is a specified close to a considerable amount of age group ranges into the future of big mother marie in order to newborn assistance stakes. an infant slender vocalist gotten a marvelous alongside streamlined bustier fitted grey clothes getting a dark waist belt buckle by Alexander McQueen that is related to the event.

  • http://www.120hiv.com/plus/view.php?aid=81167 Robt Brancheau

    Great paintings! That is the kind of info that should be shared across the web. Disgrace on Google for now not positioning this publish higher! Come on over and discuss with my site . Thank you =)

  • http://oklahomahomesecuritysystems| Sheilah Godert

    Hi this is somewhat of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding knowledge so I wanted to get advice from someone with experience. Any help would be greatly appreciated! Cheers!

  • http://blackhatseo229.wordpress.com/2011/09/20/the-variances-in-white-hat-and-black-hat-seo-strategies/ black hat forum

    I took a break to view your article. I identified it extremely relaxing

  • http://www.snackasnyggt.se/blog/?p=5417 LA limo

    I found the article on how to blog verry helpfull. Thank you from LA party bus.

  • http://www.buyralphlauren.org/ ralph lauren polo outlet

    The view within the article can be quite clear. The vivid words make the whole article striking and readable. Looking forward towards your new performs. Come on.

  • http://www.topabercrombiefitch.com/abercrombie-and-fitch-bikini-c-30.html Abercrombie and Fitch Bikini

    This topic looks superb indeed, and it’s readable and elegant! It will truly prove necessary for the web owners. Nice, it is located my eye. Thanks lots for your current wonderful work! I i am expecting up coming achivement. Cheers!

  • http://www.sgssweb.com/story.php?title=motorcycle-glasses motorcycle goggles

    Hi there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?

  • http://www.uggbaileybutton.net UGG Bailey Button

    As i formerly mentioned When i clicked on any Advise myself whenever brand new testamonials are extra checkbox and after this if a thoughts is actually added in I receive a lot of emails sticking with the same comment. There has to be that is it is possible to clear away people from this services? Regards!

  • http://www.l-carnitinesideeffects.com/ L-Carnitine Side Effects Treatment

    Hey mate, thanks for writing but this page is hard to read in Netscape it is doubled up.

  • Lucyelma

    Gostaria de receber as musica do rei como quero que vai tudo pra inferno

  • http://www.sovimpraescrever.blogspot.com Gabi

    Simplesmente amo essa música. É mesmo perfeita para dores de cotovelo! hehehe Bjs

    R: Pois é, Gabi. Catarticamente perfeita!

  • chrislainy lopes

    vc,é o melhor cara do mundo,sou a sua fã,adoro suas músicas.bjs

  • http://voltabela.wordpress.com/2008/05/01/detalhes/ Memorial de uma perda

    Detalhes
    Eis um homem que estará bastante presente aqui, na fossa, comigo.

    A idéia daqui não é divagar muito, portanto, deixo o Rei mostrar a que veio.

    Detalhes
    (Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
    Não adianta nem tentar me esquecer
    Durante muito te…

  • http://msn-orkut alcinda clementino de siqueira

    muito bom gosto,amo todas essas músicas,principalmente Detalhes,que escuto desde criança.
    obrigada…

  • http://beatle.zip.net Dani

    Adoro a fase soul do Roberto e também acho “Detalhes” incrível. Pena que o Rei pirou. Enfim, coisa de rei mesmo…

  • http://gonzacoen.blogspot.com Emilio

    Texto bacana.
    Em tempo: Vou votar no teu blog no The BOBs. Boa sorte!

    Valeu, Emilio. Um abraço!

  • Cris

    Ina, eu tava pensando esses dias em fazer um post sobre minha música preferida do rei, “Outra vez”…daí venho aqui e tem esse post ótimo. “Detalhes” não gosto muito. Mas como disseram aí, já ouvi “outra vez” n avoz de outros cantores, e ficou liiindo demais. Não gosto muito da voz do Roberto, mas que músicas lindas!
    beijos e parabéns pelo post!

  • http://www.phoenix-eagle.blogspot.com Raquel

    Bravo. MARAVILHOSO post…amei!!!

  • http://diariodelaxitocina.blogspot.com Cíntia

    Obrigada Alexandre, fiquei lisonjeada de você ter gostado da minha opiniao…
    Acabo de escutar a entrevista (antes nao podia) e sabe, apesar de ser muito contra a censura, acho que no fim das contas,ele tá certo. Sinto pelo autor que certamente fez um trabalho sério e uma extensa pesquisa, mas acho que o direito a expressao também é o direito a contar a própria versao dos fatos, contar a própria vida como quiser.Nao costumo ler biografias, entendo que certas pessoas suscitem um interesse por sua personalidade, por conhecê-las além da pessoa pública ou ter um pedacinho mais dessa vida com a gente, mas acho que realmente nao tem jeito de saber a verdade absoluta sobre nenhuma vida, se é que existe algo como uma verdade absoluta. Acho que às vezes o melhor de um artista foi o que ele foi capaz de despertar na gente, o que nos fez imaginar sem saber dos fatos, e nem sempre isso coincide com o que o artista tinha em mente quando criou o texto, a pintura, a música. Acho que isso é o que dá vida à arte, a possibilidade de que cada um a tranforme em sua por um momento através da interpretaçao.

  • Lou

    duvido que ele tenha tanto amor e até os erros do meu português ruim…no tempo que transforma todo amor em quase nada…
    Vc é o máximo! Há tempos não lembrava dessa e de outras de RC.

  • http://www.vocespecial.com.br Voce Special

    E verdadeque apesar da nostalgia e melancolia de suas músicas ele sempre foi um ótimo compositor. Isso é incontestável.
    òtimo blog.
    visitarei mais vezes.
    abraços

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Poxa Alexandre, eu me criei ouvindo Roberto Carlos, meus pais sempre foram super fas, e por isso “detalhes” e “outra vez” sao algumas das primeiras músicas favoritas da minha vida. Para mim o que acontece com esta música é que dependendo da vivência ela vai mudando um pouco de significado, mas sempre se aplica à vida da gente. Antes eu achava que era mesmo tipo uma “praga” (poxa, que cara mais vingativo) mas com o tempo fui descobrindo que grandes amores nao morrem mesmo, só se transformam em outro sentimento cheio de lembranças (nesse ponto, nao acho que seja auto-engano dele,acho que algumas lembranças surgem em momentos bastante inusitados mesmo). Acho que a música deixa de parecer uma “praga” quando a gente olha para ela como uma verdade que, um dia, esses pequenos detalhes vao ser como essas memórias de infância, que um perfume, um ruído diferente ou um sorriso podem trazer à tona quando menos se espera. E eu acho que nao quer dizer que ela ainda o ame, mas depois do amor sempre fica algo que é como o eco do amor. E cada um se relaciona com ele como pode/quer/sabe.
    abraço

    Cíntia, obrigado pela ótima interpretação. É bom ver o post original sendo complementado por outras visões, e você tem toda razão em seu comentário. Gostei dessa imagem, “o eco do amor”. Um abraço!

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    Confesso que na época não suportava o Roberto. Hoje eu revi os meus conceitos. Este disco do Roberto é mesmo muito bom - é o que tem “Debaixo dos Caracóis dos seus cabelos”, mas ainda prefiro o seguinte, o de 72, que tem pérolas pouco conhecidas como O Divã. Excelente comopositor, mas a sua voz…e seus arranjos…sei não. Por isso as suas músicas ganham outra vida quando interpretadas por outros. Infelizmente o Roberto passou a cantar músicas de outros, como a dupla Sullivan & Massadas e a qualidade da sua obra foi ladeira a baixo.
    gd ab

    Pois é Julio, creio que o Rei meio que se acomodou na segunda metade dos anos 80. Mas não concordo com sua observação sobre músicas de terceiros: Roberto sempre gravou composições alheias, e alguns de seus maiores sucessos (e mais belas gravações) surgiram assim. Dois bons exemplos: “Como Vai Você”, de Antônio Marcos, e a maravilhosa “Outra Vez”, de Isolda. []‘s!

  • http://www.minuto.tk Minuto

    Excelente lembrança Inagaki… Eu destacaria também “Café da Manhã” de 1978… e pode falar que é brega… é brega mas é uma obra prima… Os tempos mudam, mas acredito que quem gosta e se sensibiliza com música não tem como rejeitar os grandes clássicos do Robertão…

    Em um poema que cometi tempos atrás, escrevi os seguintes versos: “Sei que devo estar sendo até piegas/ Mas todos que amam são meio bregas”. ;D Diga-se de passagem, “Café da Manhã” também está na lista das minhas prediletas do Rei. Um abraço!

  • Anelisa

    Alexandre,
    Não sei se lembra de mim, sou amiga da Suzi. Sempre dou uma olhada no seu blog, que acho demais e hoje foi animal. Tenho uma história boa sobre “Detalhes”:
    Há bastante tempo já, estava no trânsito parada pensando na vida, meio que me levantando da perda de um amor, o primeiro e mais doído… Por mais estúpido que meu ex fosse, não conseguia apagar as minhas boas lembranças dos três anos que tivemos (acho que meio sou assim, guardo sempre as coisas boas…). A atitude dele, mais do que tudo, me incomodava. Anyway, absorta nos meus pensamentos, começou a tocar “Detalhes” no rádio, que simplesmente abominava, mas - surpresa - era a Maria Betânia cantando e resolvi dar uma chance. E foi então que percebi que não gostava da música por causa da voz do Roberto Carlos! No entanto, a música é linda e a letra é valiosíssima!! Singela sim, mas complexa, porque desperta vários sentimentos.
    Meu, foi muito estranho, tirando que o “eu” era masculino, me senti totalmente retratada na música.
    Era justamente o que queria dizer para o meu ex, sem ressentimentos, que aquilo que ia ficar na minha memória sobre o nosso relacionamento era como uma lembrança boa… E que pela força que ele fazia para fingir que não se importava (e também baseada nas palavras da minha terapeuta), sabia que ele ia sim lembrar-se de nós. ; ) Sei lá. Como qualquer amor. Mas não acho que sejam muitas pessoas que percebam a sutileza da letra. Obrigada por compartilhar meu sentimento sobre “Detalhes” e vale ouvir a versão da Betânia.
    Beijos,

    Oi Anelisa, claro que lembro de você sim, bacana encontrá-la por aqui! O fantástico das regravações que a Maria Bethânia faz é que ela possui a capacidade de se “apropriar” de outras composições e dar uma feição própria a elas. Eu particularmente considero que Roberto Carlos também é um intérprete estupendo, mas ouvir “Detalhes” na voz da Bethânia é igualmente redentor, em especial no álbum que ela gravou exclusivamente com composições do Rei, “As Canções Que Você Fez Para Mim”. Aliás, também recomendo a gravação que a irmã do Caetano fez de “É o Amor”, de Zezé di Camargo, um compositor subvalorizado por causa dos arranjos sofríveis e da entonação forçadamente aguda, costumeira nas duplas sertanejas. Maria Bethânia conseguiu resgatar a beleza de uma música considerada “brega” pelo senso comum, do mesmo modo que seu irmão já havia feito com “Sonhos” do Peninha” e “Você Não Me Ensinou a Te Esquecer”, de Fernando Mendes. Um beijo!

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com/ _Maga

    Mudando um pouco de assunto, o que o post mais fez-me pensar foi: cada vez menos paramos para pensar a letra de uma música.

    precisamos repreender isso. Não você, claro, que mostrou grande sensibilidade ao descrever a música do Roberto.

    Beijos e parabéns, mais uma vez, pelo ótimo texto :)

    Marcela, eu dificilmente consigo apreciar uma canção sem atentar para a qualidade poética (ou não) de uma letra. Cacoetes de um ex-aluno de Letras. ;) Um beijo!

  • paula garcia

    essa musica eh linda sim… alias, a maioria arrasadora das cancoes dele neste periodo sao maravilhosas… mas depois; putz! nem com muita tequila pra engolir! parece que ele levou tanta porrada da vida que o coracao parou de sentir…
    alguem que faz “jesus cristo” ( a oracao mais linda que ja ouvi e que consegue emocionar a lagrimas uma ateia como eu ) nao pode compor salvem as baleias.
    esse oportunismo eu nao consigo perdoar nele nao…
    quanto a biografia, to de acordo. A vida eh dele, ninguem tem nada a ver com isso. ninguem quer ver suas mediocridades julgadas e somente um sabe ou intui o porque do grito; e somente quem escuta o grito tem o direito de escutar a explicacao. O resto do mundo que se dane :P

  • http://www.serbon.blogspot.com Serbão arlos

    Detalhes é uma canção definitiva. E Bobby Charles sabe como aquecer um coração solitário…

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Cheguei a tempo de dar meu palpite? Recolhimento do livro à parte, querer que um cara cafonérrimo, com um passado de pobremas e probremas, segundo definições da palavra no popular do André Marmota, fosse aceitar lógicas analíticas de seu comportamento seria esperar demais. Minha irmã ama o Rei. Detalhes para mim é a dor nas gônadas, um tremendo chute do amor que se morreu, segundo Nelson Rodrigues, não foi amor. Como aceitar um ex- na praia com outra? Ou em festosa, beijando outra? Só de escutar a música tenho que chorar. Sim, até a Tina tem seus dias de total loser.

  • Mariângela de POA

    Eu não sou fã das músicas do Roberto cantadas por ele porém adoro quase todas cantadas por outros intérpretes,acho ele meio chatonildo..beijo e boa semana.

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com Anna

    Oi Alexandre:
    Não curto as músicas de R.C.Gosto mais de rock, jazz,blues.Mas esta música Detalhes, foi tão tocada nas rádios, isto mesmo, que o Brasil inteiro decorou.Inclusive eu(rs!). E como tem gosto pra tudo até para Calipso, melhor Roberto Carlos, não é mesmo…

    Mas é uma heresia falar de Roberto e Calypso na mesma frase, Anna! ;)

  • http://grandeabobora.com/ marcus

    Opa! Virei blog da semana por aqui!
    Depois do Donizetti, agora falta tu me adicionar ao blogroll =)

  • http://terapiadapalavra.blogspot.com rachel

    … agora eu vou ficar três dias com a minha mente cantarolando detalhes… (rs) mas gostei do post!
    bj bj e boa semana.

  • http://ariett.blogspot.com Ariett

    Minha preferida ainda é “Emoções”.

  • http://blogosferrado.blogspot.com Lucas

    Caro Inagaki. Agradeço pela visita ao blogosferrado e te desejo boa sorte na eleição do BOBs. Abraços.

  • http://www.shablemga.blogspot.com Junior Lins

    Putz! Amo esse cd, e até hoje nunca tinha ouvido ninguém falar dele.
    Acho que foi uma das poucas coisas boas que me pai me deixou foi esse cd, muito bom mesmo.

  • http://www.verbeat.org/blogs/stuckinsac Leila

    Eu nunca tive disco do Roberto Carlos, mas esse eu escutava sempre na casa da minha avo’, lembro exatamente dessa capa.

    A letra de Detalhes mostra exatamente aquele sentimento que a pessoa “deixada” tem de que o outro nunca encontrara’ ninguem melhor - mesmo que ele pense que encontrou. : ) Auto-engano? You bet. Quem nunca sentiu exatamente a mesma coisa?

  • Brisa

    Embora não seja tão fã do Roberto, posso afirmar que essa música é mais que uma bela letra com arranjos, ela é espetacular.Não consigo ouvir Roberto Carlos por muito tempo, umas três ou quatro músicas(isso é culpa do meu pai, toda vez que saio de carro com ele, é ao som de Roberto), mas confeço que consigo ouvir Detalhes mil vezes ao dia.Pra mim é a mlehor música do Roberto.E tenho dito!
    Bjos pra vc Ina querido!

  • Léuzito

    Essa é simplesmente a mais arrebatadora canção desse que nem de longe acho que seja o “Rei” (se é que existe um), mas é sem dúvida um dos maiores no que se refere a músicas que tratam do drama do amor.

  • Ângelo Mello

    A música é linda, principalmente na voz de Maria Bethânia. Gravação do disco “As Canções que você fez pra mim”, só com músicas do Rei. Perfeito.

  • http://sedentario.org Baunilha

    Ina, valeu por colocar o Smelly Cat nos Blogs da semana… Ieiii! :D

    Beijos

    Ué Bruna, cadê o depósito na minha conta? |-| ;D

  • http://www.oswaldoogink.nl/blog.nsf Betha

    Gostei muuuuuuuuuuito!!!!!!!!!!!!!
    Um abraço!

  • fernanda marques

    Acho que a coisa mais dificil do mundo é escrever música. Eu nem me arrisco, heheeh, deixo pros mais corajosos… o Robertão é o cara que mais consegue falar simples e diretão no coração. Concordo contigo, Alex, o homem faz até pedra chorar…

    bjo

    Pois é, Fernanda. São poucos os que falam direto ao peito sem deixar de lado a qualidade das letras. Robertão, ao menos até meados dos anos 80, é mestre nessa arte. Um beijo!

  • http://www.contosbregas.zip.net Thiago de Góes

    Inagaki,
    Eu tenho uma interpretação diferente para a canção Detalhes, de Roberto Carlos.

    Ao meu ver, a canção mostra um caso clássico de auto-engano. Ou seja: o autor tenta mentir para si mesmo, ao dizer que seu ex-amor ainda o ama.

    Convenhamos, acreditar que na hora H, ela vai se lembrar dele é forçar um pouco a barra. Auto-engano puro!

    Não é uma interpretação diferente da minha, Thiago. Já no primeiro parágrafo eu digo que “Detalhes” é uma música que vende ilusões. E que alimenta uma convicção enganosa, para ele mesmo e para todos os seus interlocutores. Creio que o toque de gênio do Rei está na maneira como ele faz isso, de modo sutilmente sarcástico e ao mesmo tempo lírico. Mestre é mestre… :D

  • http://www.papodehomem.com.br Guilherme Nascimento Valadares

    Essa música é uma maravilha. Boa pra escutar juntinho de sua dama, sob o céu estrelado, com algumas taças de vinho devidamente esvaziadas.

    ok, vou parar antes que me empolgue aqui…

    —————-

    ps: apoio “singelo”?? Singelo e saco roxo não andam juntos, Inagaki. Coloca aí “apoio destruidor”.

    ;D

    Magavilha, Mr. Guilherme: adjetivo devidamente modificado! B)

  • http://rpvillas.blogspot.com Villas

    Com certeza a música teve um texto referencia à altura dela. Um primor em senso de observação e estilo. Não é necessário ter saco roxo para saber qual o melhor blog em estilo de texto.

    Ôpa, obrigado pela observação hiperbólica! ;)

  • http://www.escriba.org jorge

    E quem estiver com dificuldades para encontrar o livro por aí, pode baixá-lo num arquivo PDF lá no Escriba! É só clicar com o botão direito neste link e salvar o arquivo no seu computador.

    abs!

  • http://geradorii.blogspot.com Ewaldy Marengo

    Nunca fui muito fã de Roberto Carlos justamente por essa música (detalhes). Pode até ser a preferida dele, mas acho que ele tem trabalhos muito melhores. Mas é quase impossível falar que gosta de uma música do Roberto Carlos, sem ouvir a outra pessoa cantar baixinho: “Detalhes tão pequenos de nós dois…”mesmo que não seja dessa música que você esteja falando…
    é complicado…

  • Anônimo

    alguém falar mal de Detalhes é confessar um mau gosto ou ignorância musical. Tão bom quanto suas letras, são os arranjos das músicas do Roberto, como Detalhes ou As Flores do Jardim de Nossa Casa, coisa tão bem feita que chega a ser irritantemente óbvio que não foi feito aqui em terras brasileiras (tivemos o Duprat, eu sei).

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.