De volta com nossa programação normal
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Você anda se penitenciando pois esqueceu de presentear alguém ou de mandar aquela mensagem celebrando o Natal a um amigo próximo? Então siga o meu exemplo e dedique esta tira de Bill Watterson a uma pessoa especial.
Não se esqueça de dizer que datas são meras convenções, argumentando que todo dia é um dia especial. E se essa pessoa for bem especial mesmo, tome vergonha na cara e compre um dos maravilhosos livros de Calvin & Haroldo para ela.
Por falar no assunto, aproveito para agradecer publicamente aos meus camaradas Nick Ellis (que me presenteou com Coolnex Cards e um belo pen drive da Ideiasnet), Sampson Moreira (por ter me enviado uma edição impressa das Blogurinhas), Thiago de Góes (que me encaminhou dois livros de sua autoria, um deles o sensacional “Contos Bregas”, com prefácio de Falcão) e Jot. a.k.a. João Zanon, que me enviou uma ilustração de speed painting feita por seu amigo Zota Coelho a partir de uma foto minha. O resultado não ficou melhor porque o modelo não ajudou. B)
Participei da votação dos melhores e os piores da tecnologia em 2007 promovida pela Folha de S. Paulo e publicada em sua edição de 26 de dezembro. Os resultados finais foram publicados no blog Circuito Integrado. A seguir, os meus votos.
Melhores:
1) Twitter - Um microblog no qual cada post é limitado a 140 caracteres virou a nova febre entre os blogueiros mais antenados. Pudera: é ferramenta de networking, veículo de egotrips expressas, meio de informações, agregador de links, mesinha de bar virtual e o que mais lhe der na telha. Pá, pum. Na excelente definição de um amigo de Cristiano Dias, o segundo brasileiro mais “seguido”, Twitter é “o fruto do amor proibido entre um scrap e uma janela do MSN”.
2) BarCamps e BlogCamps - “Desconferências” espalhadas por várias regiões do Brasil, que reuniram blogueiros, podcasters e interessados em geral in loco para discutir blogs e tecnologias, fazer networking e ‘bebemorar” o atual momento de crescimento da blogosfera brasileira.
3) iPhone - Se a Wired falou que é “best of test”, quem sou eu para discordar dela? Diga-se de passagem, tô louco pra ter o meu próprio brinquedinho em mãos, já que até agora só desfrutei de sua sensacional interface em iPhones alheios.
4) Conteúdo gratuito na rede - Jornais tradicionais como o americano New York Times e o espanhol El País, que antes restringiam seu conteúdo a assinantes, decidiram disponibilizá-lo a todos os internautas. Que esta tendência também chegue ao Brasil.
5) “In Rainbows” - O novo álbum do Radiohead, dizendo que cabe a quem baixou seu álbum pagar o quanto desejasse (“it’s up to you”) quebrou paradigmas e mostrou um novo caminho a ser explorado por bandas. Exemplos tupiniquins como o Ludov (que disponibilizou seu novo single na rede, em um arquivo que também contém o videoclipe da música e um documento PDF com adesivo para colar no CD a ser gravado) e o Terminal Guadalupe (que colocou toda a sua discografia para ser baixada de graça no Trama Virtual e vende seu álbum mais recente no formato pen drive) mostram que a internet tornou-se imprescindível para a divulgação de uma banda, além de ser um território que pode ser explorado de diversas maneiras criativas.
Piores:
1) Windows Vista - Aquelas inúmeras janelas de confirmação (“continuar ou cancelar”), os arquivos .docx ilegíveis para 90% da humanidade e que obrigam você a regravar todos os documentos, a trabalheira que praticamente faz com que qualquer usuário do Vista seja obrigado a “upgradear” sua placa de vídeo, sua memória etc. Enfim, não dá.
2) Second Life Brasil - Após inúmeros adiamentos de seu lançamento oficial, eis que a versão brasileira do metaverso chegou. Mas o que fazer em um universo paralelo repleto de bugs, que mais se assemelha a um The Sims mais lerdo, sem objetivos e infestado de lojas virtuais maçantes? Tem gosto pra tudo, mas o Second Life Brasil definitivamente não é para mim.
3) TV digital - Ter uma imagem com qualidade de DVD para assistir Faustão, Gugu, Luciana Gimenez e Datena? Pfuf. Vamos conversar sobre TV digital quando realmente ela proporcionar interatividade e aplicações atraentes. Enquanto isso, aguardo pelo que efetivamente interessa: TiVo no Brasil.
4) O anúncio da Atari de que ela abandonou a produção de jogos - Ok, há tempos a Atari já não se destacava no mercado de videogames. Mas foi um abalo saber que a empresa que revelou ao mundo Enduro, River Raid, H.E.R.O., Keystone Kapers, Frost Bite e outros clássicos dos 8 bits saiu do ramo de games.
5) O imbróglio Cicarelli x YouTube - Ridículo ver um dos sites mais acessados do Brasil ser bloqueado no país por causa de um ato de indiscrição cometido por uma modelo que deveria ter noção da repercussão pública de seus atos, principalmente aqueles que são praticados em locais públicos freqüentados velhos, crianças e paparazzi.
Aos 44 minutos do segundo tempo de 2008, este blog recebeu indicações para mais um prêmio: trata-se do fodástico Judão Tchananã Awards 2007. Uma lembrança surpreendente, já que o público-alvo do Judão não é exatamente o mesmo do Pensar Enlouquece, mas que achei sensacional, uma vez que o blog/site/portal capitaneado pelo intrépido Thiago Borbolla é uma de minhas leituras diárias obrigatórias. Portanto, se você quiser cumprir com seu dever cívico, basta clicar aqui. Lá no final da página, na seção “Internet Tecnologia”, apareço como indicado nas categorias “Blogueiro ASSAZ” e “Melhor BLOG”. :D
Alguns textos que andei publicando por aí: Carlo Giovani, Som Livre investindo em novos artistas, Ressaca pós-panetones, Humaitá Pra Peixe 2008, Virunduns alagados, É bem melhor ser passageiro e Che e Mickey feios.
Farei nova viagem, desta vez para curtir o réveillon ao lado da minha namorada. O blog fica, pois, fechado para balanço até o dia 31, quando publicarei minha retrospectiva de 2007. Enquanto isso, comportem-se. Ou não. ;)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.brasiltvdigital.com Gustavo do Brasil Tv Digital
-
caramelo
-
António
-
Julia
-
António
-
António
-
http://www.circulando.com Cláudio Rúbio
-
Mariângela de POA
-
http://diariodeumlobo.blogspot.com Jarbas Silva
-
http://grandeabobora.com/ marcus
-
http://macaxeirageral.net bruno alves
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ [email protected]
-
http://geracaointernet.com Rodrigo Cunha
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
http://anny-linhaozzy.blogspot.com Anna
-
gustavo
-
http://maroma.wordpress.com Marília
-
http://www.etcetceetc.blogspot.com Rodrigo Dias
-
http://digitaldrops.com.br/ Nick
-
http://www.solonbro.com/ Solon
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni