De volta com nossa programação normal

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Você anda se penitenciando pois esqueceu de presentear alguém ou de mandar aquela mensagem celebrando o Natal a um amigo próximo? Então siga o meu exemplo e dedique esta tira de Bill Watterson a uma pessoa especial.

Não se esqueça de dizer que datas são meras convenções, argumentando que todo dia é um dia especial. E se essa pessoa for bem especial mesmo, tome vergonha na cara e compre um dos maravilhosos livros de Calvin & Haroldo para ela.

* * * * *

Por falar no assunto, aproveito para agradecer publicamente aos meus camaradas Nick Ellis (que me presenteou com Coolnex Cards e um belo pen drive da Ideiasnet), Sampson Moreira (por ter me enviado uma edição impressa das Blogurinhas), Thiago de Góes (que me encaminhou dois livros de sua autoria, um deles o sensacional “Contos Bregas”, com prefácio de Falcão) e Jot. a.k.a. João Zanon, que me enviou uma ilustração de speed painting feita por seu amigo Zota Coelho a partir de uma foto minha. O resultado não ficou melhor porque o modelo não ajudou. B)

* * * * *

Participei da votação dos melhores e os piores da tecnologia em 2007 promovida pela Folha de S. Paulo e publicada em sua edição de 26 de dezembro. Os resultados finais foram publicados no blog Circuito Integrado. A seguir, os meus votos.

Melhores:

1) Twitter - Um microblog no qual cada post é limitado a 140 caracteres virou a nova febre entre os blogueiros mais antenados. Pudera: é ferramenta de networking, veículo de egotrips expressas, meio de informações, agregador de links, mesinha de bar virtual e o que mais lhe der na telha. Pá, pum. Na excelente definição de um amigo de Cristiano Dias, o segundo brasileiro mais “seguido”, Twitter é “o fruto do amor proibido entre um scrap e uma janela do MSN”.

2) BarCamps e BlogCamps - “Desconferências” espalhadas por várias regiões do Brasil, que reuniram blogueiros, podcasters e interessados em geral in loco para discutir blogs e tecnologias, fazer networking e ‘bebemorar” o atual momento de crescimento da blogosfera brasileira.

3) iPhone - Se a Wired falou que é “best of test”, quem sou eu para discordar dela? Diga-se de passagem, tô louco pra ter o meu próprio brinquedinho em mãos, já que até agora só desfrutei de sua sensacional interface em iPhones alheios.

4) Conteúdo gratuito na rede - Jornais tradicionais como o americano New York Times e o espanhol El País, que antes restringiam seu conteúdo a assinantes, decidiram disponibilizá-lo a todos os internautas. Que esta tendência também chegue ao Brasil.

5) “In Rainbows” - O novo álbum do Radiohead, dizendo que cabe a quem baixou seu álbum pagar o quanto desejasse (“it’s up to you”) quebrou paradigmas e mostrou um novo caminho a ser explorado por bandas. Exemplos tupiniquins como o Ludov (que disponibilizou seu novo single na rede, em um arquivo que também contém o videoclipe da música e um documento PDF com adesivo para colar no CD a ser gravado) e o Terminal Guadalupe (que colocou toda a sua discografia para ser baixada de graça no Trama Virtual e vende seu álbum mais recente no formato pen drive) mostram que a internet tornou-se imprescindível para a divulgação de uma banda, além de ser um território que pode ser explorado de diversas maneiras criativas.

Piores:

1) Windows Vista - Aquelas inúmeras janelas de confirmação (“continuar ou cancelar”), os arquivos .docx ilegíveis para 90% da humanidade e que obrigam você a regravar todos os documentos, a trabalheira que praticamente faz com que qualquer usuário do Vista seja obrigado a “upgradear” sua placa de vídeo, sua memória etc. Enfim, não dá.

2) Second Life Brasil - Após inúmeros adiamentos de seu lançamento oficial, eis que a versão brasileira do metaverso chegou. Mas o que fazer em um universo paralelo repleto de bugs, que mais se assemelha a um The Sims mais lerdo, sem objetivos e infestado de lojas virtuais maçantes? Tem gosto pra tudo, mas o Second Life Brasil definitivamente não é para mim.

3) TV digital - Ter uma imagem com qualidade de DVD para assistir Faustão, Gugu, Luciana Gimenez e Datena? Pfuf. Vamos conversar sobre TV digital quando realmente ela proporcionar interatividade e aplicações atraentes. Enquanto isso, aguardo pelo que efetivamente interessa: TiVo no Brasil.

4) O anúncio da Atari de que ela abandonou a produção de jogos - Ok, há tempos a Atari já não se destacava no mercado de videogames. Mas foi um abalo saber que a empresa que revelou ao mundo Enduro, River Raid, H.E.R.O., Keystone Kapers, Frost Bite e outros clássicos dos 8 bits saiu do ramo de games.

5) O imbróglio Cicarelli x YouTube - Ridículo ver um dos sites mais acessados do Brasil ser bloqueado no país por causa de um ato de indiscrição cometido por uma modelo que deveria ter noção da repercussão pública de seus atos, principalmente aqueles que são praticados em locais públicos freqüentados velhos, crianças e paparazzi.

* * * * *

Aos 44 minutos do segundo tempo de 2008, este blog recebeu indicações para mais um prêmio: trata-se do fodástico Judão Tchananã Awards 2007. Uma lembrança surpreendente, já que o público-alvo do Judão não é exatamente o mesmo do Pensar Enlouquece, mas que achei sensacional, uma vez que o blog/site/portal capitaneado pelo intrépido Thiago Borbolla é uma de minhas leituras diárias obrigatórias. Portanto, se você quiser cumprir com seu dever cívico, basta clicar aqui. Lá no final da página, na seção “Internet Tecnologia”, apareço como indicado nas categorias “Blogueiro ASSAZ” e “Melhor BLOG”. :D

* * * * *

Alguns textos que andei publicando por aí: Carlo Giovani, Som Livre investindo em novos artistas, Ressaca pós-panetones, Humaitá Pra Peixe 2008, Virunduns alagados, É bem melhor ser passageiro e Che e Mickey feios.

* * * * *

Farei nova viagem, desta vez para curtir o réveillon ao lado da minha namorada. O blog fica, pois, fechado para balanço até o dia 31, quando publicarei minha retrospectiva de 2007. Enquanto isso, comportem-se. Ou não. ;)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.brasiltvdigital.com Gustavo do Brasil Tv Digital

    Realmente sem interatividade não dar prefiro ficar na frente do meu computador, a menos que seja um filme muito bom

  • caramelo

    Alexandre, para terminar, fiquei sem saber a quem você se referia quando falou em liberdade violada com o comportamento da Cicarelli.
    Quanto ao resto, a Cicarelli aceita concerteza que se sujeita a ser filmada, seja a namorar, seja a comer feijoada num restaurante, da mesma forma que eu aceito isso, assim como aceito que me sujeito a ser assaltado, seja numa rua escura, seja numa rua bem iluminada. É irrelevante para o caso. É simplesmente um reconhecimento de facto, sem qualquer juizo de valor. E, no entanto, acho que ainda assim, a policia deve perseguir o ladrão e a justiça julgá-lo. Afinal, o dinheiro é meu.

    António, já respondi às suas dúvidas em minhas respostas a todos os seus comentários e não ficarei me repetindo mais. E creio, aliás, que você teve amplo espaço para expor seus pontos de vista, certo? Só uma observação sobre sua analogia: sim, a polícia deve perseguir o ladrão: no caso, o paparazzo. O que o site YouTube, que presta serviços a milhões de internautas, teve a ver com a história? Seria como se a polícia decidisse fechar um restaurante ou qualquer outro estabelecimento comercial só porque o “ladrão” gastou seu dinheiro por lá.

  • António

    Alexandre, do seu comentário em resposta ao meu, e da sua citação do “a minha liberdade termina onde começa a do outro”, concluo que você acha que o acto da Cicarrelli terá violado a liberdade de alguém, nomeadamente dos velhinhos e crianças de que falou anteriormente. Ora, continuo dizendo que tal afirmação carece de prova. Não temos conhecimento de qualquer queixa por atentado ao pudor, ou outra, por causa do que aconteceu. Os únicos actos de indignação (chamemos-lhe assim…) vieram de dezenas de blogueiros e comentadores dizendo que a Cicarelli era isto e aquilo e que merecia isto e aquilo… O que eu vejo é policiamento de comportamentos disfarçado de liberdade de expressão.

    Caro António: se você insiste na tese de que a senhorita Cicarelli foi uma total inocente que desconhecia que, após ter sido ex-esposa do Ronaldo, não seria vítima em potencial de paparazzi, então tudo zen. Tadinha da mocinha totalmente inocente, não? Já eu insisto em dizer que qualquer um de nós deve estar ciente de que se namorarmos em público estaremos sujeitos ao flagra indesejado de algum site, assim como se sairmos repletos de dinheiro em espécie em uma rua mal iluminada daremos margem para possíveis assaltos, e assim por diante.

    Ah sim: sou totalmente favorável à expressão livre de desejos carnais, mas não serei imprudente a ponto de praticar certos atos onde eu sei que poderei ser filmado ou fotografado. Isso não é policiamento de comportamentos, como você equivocadamente afirma, meu caro: é, simplesmente, bom senso. Aquilo que faz com que você evite (ou deveria evitar) dançar em frente à janela de sua casa usando espartilhos ou o sutiã da sua namorada.

    Pra encerrar: com tantos assuntos muito mais relevantes pelos quais devemos nos indignar, sinceramente creio que é mais importante recordar que um site como o YouTube, veículo de divulgação de cenas estarrecedoras de repressão policial em países como Burma ou China, foi limado do ar por causa de uma celebridade que não teve o bom senso de se dirigir a um local mais reservado, coisa que eu faria inclusive por respeito à minha parceira e à nossa intimidade.

  • Julia

    Sobre o fiasco WV e as trôpeas tentativas da M$ para promovê-lo, tem um post legal aqui: http://darthbates.blogspot.com/2007/12/microsoft-desesperada-cria-tutorial-de.html

    Obrigado pelo link, Julia!

  • António

    Alexandre, o perigo é exactamente esse: o de nos arrogarmos o direito de decidir quais os lugares “adequados para certas práticas amorosas”, como você diz, e, pior do que isso, punirmos os infractores mostrando o acto violador para todo o mundo. Isso não tem absolutamente nada a ver com Liberdade de Expressão. Muito pelo contrário. Quanto aos tais velhos e crianças, que supostamente teriam ficado chocados, não me consta que tenha havido qualquer queixa na delegacia mais próxima…
    A minha simpatia, no caso, vai toda para a Cicarelli, ainda que isso não pareça muito politicamente correcto, nos tempos que correm.

    Pior do ano (enfim, não o Pior, exactamente: os Big Brothers e Little Brothers do youtube.

    António, para mim “bom senso” é uma expressão valiosíssima. Eu, por exemplo, mesmo não aparecendo em capas de jornais, não vou me atrever a bolinar minha namorada em locais públicos nem sair desnudo no meio da rua porque tenho perfeita noção de que estarei sujeito a ver imagens indesejadas minhas sendo flagradas por quem não deveria. Liberdade é um belíssimo conceito, mas há que se ter certos limites. Como bem prega a sabedoria popular, a minha liberdade termina onde começa a do outro. Isso não tem absolutamente nada a ver com “politicamente correto”, meu caro. E se alguém deveria ser acionado na Justiça, que fosse o paparazzo espanhol (o grande irresponsável pela violação de intimidade), e não um site da relevância do YouTube. Respeito sua opinião, mas ainda assino embaixo das palavras do jornalista Mitch Wagner, que escreveu: “Sites colaborativos como YouTube, MySpace, Blogger e Facebook oferecem inúmeras oportunidades de livre expressão, conexão com outras pessoas, criação de arte e encorajamento de discussões políticas, e não deveriam ser ameaçados por censura - especialmente para proteger os direitos de uma tola supermodel que deveria ter mais noção de seus atos - até porque o vídeo já está em toda a Internet, e censurá-lo no YouTube não fará com que ele pare de ser divulgado pela rede”.

  • António

    Quanto ao ponto 5, do Piores, eu acho que bem pior, um dos piores acontecimentos do ano, é tanta gente ter achado que qualquer um tem o direito de filmar momentos íntimos de outra pessoa (seja na praia, no mar, ou no quarto), e mostrá-los a todo o mundo pela internet.
    Eu acho que o mundo está ficando muito perigoso, Alexandre.

    Caro António, eu não creio que ninguém tem o direito de invadir privacidades (e, que fique claro, a “profissão” de paparazzo é uma excrescência típica dos tempos da fama de 15 minutos antecipada por Warhol). Mas, convenhamos, a partir do momento em que uma personalidade resolve namorar em uma praia pública, sendo que o vídeo mostra claramente que velhos e crianças freqüentavam o local, há que se ter noção de bom senso para saber que há lugares bem mais adequados para certas práticas amorosas. Toda pessoa adulta deve ter a ciência de que o mundo, além de perigoso, não foi feito para inocentes.

  • http://www.circulando.com Cláudio Rúbio

    E tudo de novo. Tudo de bom!

  • Mariângela de POA

    achei muito legal o speed painting que entrei no site para conhecer mais este trabalho,gostei muito.Aproveito para desejar a ti e amada uma boa virada de ano e que 2008 seja um ano maravilhoso para todos nós,beijo!

  • http://diariodeumlobo.blogspot.com Jarbas Silva

    Fiquei um pouco triste com o negócio da Atari, mas a verdade é que a empresa em si já não existe há tempos… Só existia a maquiagem da Atari.

  • http://grandeabobora.com/ marcus

    O Atari 2600 é um videogame da geração anterior à dos 8 bits, Inagaki.

  • http://macaxeirageral.net bruno alves

    Acho que novidades como twitter só servem para quem tem tempo e/ou sabe administrar melhor seu tempo - tô fora das duas categorias. Criei uma conta no twitter, mas quem disse que tô usando? {aliás, quem disse que já aprendi a usar?}
    Inagaki, uma boa viagem, boas festas e um 2008 de muito sucesso, saúde e paz, prá você e sua família.
    Grande abraço.

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ [email protected]

    Querido Alexandre Inagaki:

    Desejo para você, namorada e sua família um excelente 2008. Saí do meu repouso para deixar meus votos explícitos aqui no Pensar Enlouquece, Pense Nisso. Infelizmente, a retirada do Computers de Apple Computers, Inc. para Apple Inc. significa que estarei em breve usando um Vista para ter acesso à teclagem através de voz. C’est la vie. Nnao uso um PC desde 1987. Rei morto, rei posto e viva o Vista -que fazer? ótimo teu post, cheio de boas vibrações. Estou feliz por você.

    Muita saúde pra você em 2008, Tina. Um abraço!

  • http://geracaointernet.com Rodrigo Cunha

    Grande Inagaki…
    Com relação a votação dos Melhores & Piores, realmente, o windows vista é tedioso. Fiz uso do sistema por pouco tempo. Não me encontrei nele. Não consegui me imaginar fazendo uso dele. Meu XP com Skin de MacOSX me deixa muito mais satisfeito hehehhe.
    Com relação ao anuyncio feito pela Atari eu não havia tomado conhecimento. É realmente uma pena.
    Ps.: Thanks pela dica do Acústico do Soda Stereo. Ele continua rodando diariamente por aqui. Também “descobri” o excelente Dynamo [disco que a banda lançou em 92]. EXCELENTE!
    Abs e um feliz 2008!

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Um abraço bem grande pra ti e este teu gigantesco coração sensível Ina, para que 2008 seja recheado de boas idéias e muito carinho, viu?

    * Parabéns pelo premio!
    * As tirinhas deste post não poderiam ter sido melhor escolhidas… rs

    beijos

    Marcela, obrigado pelo comentário, gentil como de habitual. :D Quanto ao prêmio, foi só uma indicação. Dificilmente levarei mais esse, mas só de ter sido indicado pelo Judão já foi uma lembrança pra lá de bacana. :D

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com Anna

    Tenha um bom descanso. Um feliz 2008 para você.
    Abraço.

  • gustavo

    acho que sou uma pessoa especial então, minha namorada comprou O Mundo é Mágico pra mim de natal! uhuhuhuhu! bem legal ver um post assim agora. coinsidência!

  • http://maroma.wordpress.com Marília

    Adorei a tirinha do Calvin e Haroldo!!!
    Quanto ao desenho, ficou muito loco!!

  • http://www.etcetceetc.blogspot.com Rodrigo Dias

    Inagaki,
    não sei se isso poderia ser enquadrado na seção de “piores da tecnologia”, mas aquela “campanha” do Estadão, falando que blogueiros são vagabundos, também é de causar repulsa.
    Ah, e parabéns pela indicação ao Tchananã Awards!

  • http://digitaldrops.com.br/ Nick

    Inagaki, I’m glad you liked it! Em breve te mando o card que ficou faltando.
    Abraços e um ótimo 2008 para você e sua família.

  • http://www.solonbro.com/ Solon

    TiVo mesmo, o próprio, acho que nunca vai existir aqui. por uma simples razão: tanto Sky quanto Net já têm seus DVRs próprios. além disso, duvido que haja gente suficiente que assine mais de uma TV por assinatura, para fazer sentido comprar MAIS UM set-top box só pra gravar sua programação preferida.

    mas se o que tu quer é poder gravar teus programas, então isso já existe. no caso da Sky, inclusive, existe faz tempo (vai no site deles e procura por Sky+). a Net, por sua vez, já está oferecendo conversor digital de alta definição que tem a capacidade de funcionar como DVR, só não o faz ainda porque, aparentemente, o sistema não está pronto.

    já aviso que ambos são caríssimos (R$ 500 o aparelho da Sky+, R$ 700 o da Net HD, afora o preço do pacote de conteúdo que tu escolher). mas ninguém pode dizer que não existem.

    quanto à bronca com a televisão digital, garanto que na hora que tu começar a poder ver todas as tuas séries prediletas, filmes e jogos em alta definição (que, diga-se de passagem, é definição bem, mas BEM melhor que DVD), tu vais mudar tua opinião sobre a tecnologia.

    Solon, quando a TV digital efetivamente disponibilizar todos os seus recursos de interatividade, certamente mudarei minha opinião sobre ela. Do jeito que foi implantada, em 2007, com preços proibitivos, a programação atual e pouco mais do que isso, ainda não passa de um embuste. Sobre os pacotes da Sky e Net, já havia feito minhas pesquisas e desencanei deles. De fato, TiVo no Brasil não vai rolar…

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    feliz 2008, negão.
    :>)

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.