Cupid, o seriado que revelou Rob Thomas e Jeremy Piven
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Foi num sábado à tarde, em idos de 2004, que eu, que estava de bobeira zapeando os canais de TV, encontrei por acaso um seriado de TV do qual nunca havia ouvido falar: Cupid. Foi um típico caso de empatia à primeira vista. Uma hora depois, já estava caçando tudo que eu poderia descobrir sobre a série na internet. Pudera: Cupid faz parte daquela estirpe de seriados que você precisa gravar, a fim de rever cada episódio e anotar os diálogos mais bacanas.
Basicamente, a história é a seguinte: Trevor Hale (anagrama de “Lover Heart”), interpretado por Jeremy Piven, é um homem que afirma ser Cupido, o Deus do Amor. Expulso do Monte Olimpo, só poderá retornar para lá e recuperar seus poderes se for capaz de reunir cem casais na Terra. Considerado lunático, inicia tratamento com Claire (Paula Marshall), psiquiatra e autora de artigos sobre relacionamentos amorosos, que tenta convencê-lo a abandonar sua suposta ilusão. Com base nessa premissa, o criador da série, Rob Thomas, desenvolveu tramas repletas de tiradas sarcásticas (do tipo “café sem cafeína é como sexo sem os tapas na bunda”), mas que ao mesmo questionam os problemas de se encontrar um relacionamento duradouro no mundo contemporâneo.
Cupid teve apenas 15 episódios produzidos em 1998. Que, no entanto, foram suficientes para arregimentar um fiel séquito de fãs no mundo inteiro (vide os comentários deixados no IMDB, todos unânimes em lamentar o fim precoce da série). O melhor exemplo do fanatismo que muitos, inclusive eu, nutrem por um seriado que mal durou uma temporada, é o usuário ZiggyBecket. Ele teve a pachorra de disponibilizar todos os episódios de Cupid em sua conta no YouTube. Um trabalho sensacional, inclusive porque a produtora do seriado, a Sony/Columbia, até hoje não se dignou a lançar em DVD seus episódios. E assim, graças a ZiggyBecket, qualquer internauta pode assistir na internet a um dos meus monólogos prediletos de Trevor Hale, no qual ele divaga a respeito de amores, filmes e vida real. Confiram, pois, o vídeo abaixo, que exibe também a bela abertura do seriado, cuja música-tema é interpretada pelos Pretenders.
Eis a tradução para o português do monólogo inicial:
“Pessoas questionam se filmes refletem a vida real. Por diabos que não! Ok, ambos tornam o mais difícil possível a um casal se conhecer e se apaixonar. Pense nisto: todas as barreiras capazes de atravancar um romance são exibidas em um filme - é isso que segura nosso interesse durante as duas horas de sessão. Mas, na vida real, o amor basta para nos prender a atenção”.
“Enquanto o filme acaba quando os dois finalmente se abraçam, é exatamente nesse ponto que a vida começa. Todos procuram por essa mágica. Todos querem esse momento, no terceiro ato, quando os olhos se encontram, a música sobe e os amantes caem um nos braços do outro. Hoje em dia, no entanto, ninguém mais conversa, ninguém mais alcança essa conexão. Vida é um filme muito mais longo, mas todos acabam empacando no segundo ato. É isso o que eu quero descobrir: por que não podemos simplesmente cortar para o clímax e ir direto para a parte pela qual todo mundo espera - a cena em que o rapaz conquista a garota”.
De fato, tudo na vida é uma questão de timing. Apesar do respaldo da crítica televisiva, unânime em reconhecer sua qualidade, Cupid foi cancelada, deixando uma pequena e fiel legião de fãs desconsolada. Rob Thomas faria sucesso anos depois com o seriado Veronica Mars, enquanto Jeremy Piven, que além de protagonista foi produtor de um episódio, se consagraria como Ari Gold, o agente de atores da série Entourage, papel que já lhe rendeu dois Emmys e um Globo de Ouro.
Mas e não é que Cupid, à semelhança de certos casais, poderá ganhar uma segunda chance? Segundo a Variety, Rob Thomas e o canal ABC assinaram um contrato para que seja realizada uma nova versão da série. As locações mudarão de Chicago para Los Angeles, e até aí tudo bem. O problema será imaginar um outro ator que não seja Jeremy Piven no papel de Trevor Hale. Mas enfim, c’est la vie. Nada é perfeito, e as coisas saem de acordo com as circunstâncias. Como bem disse John Lennon, “vida é o que acontece enquanto fazemos planos”. E, só de saber que Cupid terá uma segunda chance, creio que posso me dar por satisfeito.
P.S. 1: Blogueiros pesos-pesados como Luis Nassif e Flávio Gomes têm caprichado em suas campanhas no iBest, e resolvi me divertir também, resgatando alguns selos que meu camarada Ian Black criou quando fui finalista de outras edições anteriores do prêmio. Peço, pois, a sua força: clique aqui, faça seu cadastro, vote em Pensar Enlouquece na categoria “Blogs - Variedades” e aproveite também para cumprir com seu dever cívico e ajudar o Dinheirama a ganhar na categoria “Cidadania - Educação e Treinamento”. É nóis na fita e os preibóis no MacBook Air! ;)
P.S. 2: Uma pena. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias está fora do Oscar 2008. Chico Fireman, com a competência habitual, comenta a lista de indicados que foi divulgada nesta manhã.
P.S. 3: Meu camarada Felipe Neto, do Controle Remoto Blog, havia me indicado para participar de um “meme” intitulado “Séries que Marcaram Minha Vida”. Coincidentemente, já estava com este post sobre Cupid rascunhado quando recebi o convite. Mas, para complementar um Top 5 de seriados que mais me marcaram, cito: Além da Imaginação (The Twilight Zone, a série original, criada pelo genial Rod Serling), Arquivo X (ao menos até a quinta temporada, a última antes do desastroso filme que fizeram para os cinemas), Picket Fences (o seriado que revelou para mim o talento de David E. Kelley, criador de outros sucessos como The Practice e Ally McBeal) e Seinfeld (melhor sitcom de todos os tempos).
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.aboutblackbr.blogspot.com Lucas
-
http://www.asletrasdasopa.blogspot.com marie tourvel
-
http://www.danielaraujo.net Daniel
-
Lilian
-
Kimura
-
http://anny-linhaozzy.blogspot.com Anna
-
http://casadagabi.tabulas.com Gabi
-
marcos
-
http://www.eumesintobem.com.br Renato
-
Te
-
http://www.serbon.blogspot.com Serbão
-
niks
-
http://custella.blogspot.com Stella
-
http://www.asletrasdasopa.blogspot.com marie tourvel
-
http://www.danielaraujo.net Daniel
-
http://www.serbon.blogspot.com Serbão
-
http://olavosaldanha.wordpress.com/ olavosaldanha
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
http://mizlilian.wordpress.com/ MizLilian
-
http://www.blognatv.com Gisele
-
Anônimo
-
http://www.drikaflor.zip.net Drikaflor
-
Paulo Cardoso
-
http://www.laedevolta.com.br/blog Ricardo
-
http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa