Coração de Pedra
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 08 de janeiro de 2008
Recebi semana passada da Ediouro alguns exemplares de Coração de Pedra, livro infanto-juvenil de Charlie Fletcher que recorda em pelo menos um aspecto os best-sellers de J. K. Rowling. Pois, assim como Harry Potter no primeiro livro da série, George Chapman, o o protagonista de Coração de Pedra, é um jovem inglês de 12 anos que tem problemas de relacionamentos com a família e colegas da mesma idade. Do mesmo modo, o protagonista de Fletcher imergirá em um mundo paralelo ao nosso, no qual criaturas como estátuas e gárgulas ganham vida e caminham pelas mesmas ruas que humanos, sem que estes “trouxas” saibam de suas desventuras.
Há mais semelhanças, e no aspecto positivo. Por exemplo: assim como fiz com os volumes de Harry Potter, li Coração de Pedra de uma talagada só, devorando suas 464 páginas em uma única tarde. Charlie Fletcher é um autor que possui o dom de enredar seus leitores com uma narrativa ágil, fluida. Eis algo que o diferencia de Rowling, provavelmente por causa de suas experiências anteriores como roterista de filmes e de seriados da BBC: ele é mais objetivo. Seus parágrafos são curtos, seus diálogos têm o timing típico das produções audiovisuais. Ainda assim, Fletcher consegue descrever com estilo o que se passa na cabeça de seus personagens. Vide, por exemplo, este trecho do capítulo 3, em que o protagonista do livro é perseguido por um monstro nas ruas de Londres: “Fugir de pesadelos é como eles começam. Nossos corpos têm lembranças antigas dos quais nossas mentes não têm conhecimento nenhum. E essas lembranças fizeram George correr ainda mais rápido”.
Não vou dizer que Coração de Pedra é uma obra-prima da literatura mundial, até porque o objetivo da obra não é esse. Mas trata-se de uma boa leitura para jovens e fãs de fantasias. Não à toa, foi indicado para premiações como o Branford Boase Award e o The Guardian Children’s Fiction Prize. E também é facilmente explicável o porquê de os direitos para o cinema terem sido adquiridos por dois dos mais bem-sucedidos produtores de Hollywood, Scott Rudin (de A Família Adams, As Horas e Escola de Rock) e Lorenzo Di Bonaventura (de Constantine, 1408 e Stardust). A história iniciada por Coração de Pedra, e que integra uma trilogia prosseguida por Iron Hand (inédito no Brasil) e por um último volume que deverá publicado no exterior ainda em 2008, tem grande potencial para se tornar uma nova franquia cinematográfica de sucesso.
No site do livro é possível baixar gratuitamente seu primeiro capítulo. Há também uma promoção que distribui prêmios como mochilas, camisas e squeezes. Mas, já que a Ediouro me encaminhou exemplares a mais do romance de Fletcher, aproveitarei a ocasião para fazer uma promoção exclusiva para os leitores deste blog. B) Se você quiser participar, mande um e-mail para [email protected] até o dia 25 de janeiro, dizendo qual o livro que mais marcou sua infância e justificando sua escolha. As duas respostas mais bacanas receberão pelo correio um exemplar de Coração de Pedra e mais alguns brindes relacionados ao meu blog. ;) Divulgarei os resultados na segunda, dia 28.
P.S. 1: Confira um vídeo no qual Charlie Fletcher fala de Coração de Pedra. Ele faz parte de um projeto interessantíssimo, Meet The Author, no qual escritores gravam depoimentos sobre suas obras mais recentes.
P.S. 2: Já que o assunto é livros, meu camarada Dauro Veras pede para avisar: se você tem livros ou revistas para passar adiante, que tal fazer uma doação à Biblioteca Leia o Mundo, um projeto social sediado no interior de Rondônia? Clique aqui para conhecer mais detalhes deste belo projeto.
P.S. 3: Esta é apenas a primeira de muitas promoções que pretendo fazer em meu blog em 2008. Nada de muito extraordinário, uma vez que o proletário aqui nem tem tanta verba para fazer altos investimentos. Mas, uma vez que o Pensar Enlouquece tem me proporcionado tantas coisas bacanas, nada mais justo do que buscar recompensar meus leitores de alguma maneira, não? ;)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Blog
- http://ecodesenvolvimento.blogspot.com Claudia
- Francisco
- http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso
- http://www.superfluo.com.br Jot
- http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
- Cyntiab
- http://maroma.wordpress.com Marília
- yuneyev
- Helio
- http://diadefolga.com Lu Monte
- http://ocorposecreto.blogspot.com Fernando
- http://fazendoamendiga.blogspot.com pamela manderson
- http://www.olhosvirtuais.com Gabriel Fiorini
- http://fazendoamendiga.blogspot.com pamela manderson
- http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Masini
- http://www.planetnews.com.br/story/870/ Anônimo
- Dalmo
- http://www.republicapureza.com Cascão
- http://cadeiradopoder.blogs.sapo.pt cadeiradopoder
- http://fazendoamendiga.blogspot.com pamela
- http://terapiazero.blogspot.com anna v.
- Bruno Zago
- Istvan