Como curar um coração partido através da música?
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Acabei de assistir, pela enésima vez, a uma reprise de Um Lugar Chamado Notting Hill que encontrei por acaso na TV. Como bem escreveu Rafael Galvão em um texto impecável, é o típico filme que pessoas têm vergonha de admitir publicamente que apreciam. Afinal de contas, somos uma geração de cínicos cênicos, e Notting Hill é uma comédia romântica que não tem o menor pudor em assumir um sentimentalismo atávico, quase fora de moda. Porém, confesso que adoro a cena em que Anna Scott, a personagem de Julia Roberts declara-se para o livreiro interpretado por Hugh Grant, dizendo: “Sou apenas uma garota, parada na frente de um rapaz, pedindo a ele que a ame”. Para mim, é um dos mais belos diálogos que já vi em uma tela de cinema.
Mas tergiverso, tergiverso. Na verdade, escrevo porque graças a essa reprise de Notting Hill lembrei daquela que talvez seja a mais apropriada trilha sonora para pessoas que estão no fundo do fundo do fundo da fossa, imersas no inferno que é tentar superar o fim de um relacionamento, torturadas porque não têm a menor idéia de como fazer para esquecer um amor que acabou. A música é “How Can You Mend a Broken Heart?”, composta pelos Bee Gees. No filme, é aproveitada a maravilhosa regravação de Al Green, cuja voz realça a dor de seus angustiados versos: “How can you mend a broken heart?/ How can you stop the rain from falling down?/ How can you stop the sun from shining?/ What makes the world go round?”. Neste post, ouçam-na na matadora versão ao vivo no programa de Jools Holland.
A música também é maravilhosa na voz dos Bee Gees. E é altamente aconselhável, aos amargurados da paixão, que seja ouvida longe de bebidas alcoólicas, remédios de tarja preta e/ou objetos cortantes. O vídeo abaixo apresenta a música com versos devidamente legendados. Porque ressacas amorosas são universais, mas algumas precisam da ajuda da tecla SAP para serem melhor compreendidas.
No entanto, por melhor que seja “How Can You Mend a Broken Heart?”, o fato é que esta é uma música para ser ouvida estatelado na cama, embalando lágrimas teimosas e pensando em momentos do passado que precisam ser esquecidos. Julgo, pois, que a melhor trilha sonora para exorcizar amores que precisam ser guardados em algum canto no fundo do baú da memória só pode ser uma: “I Will Survive”, clásssico da disco music imortalizado pela voz de Gloria Gaynor. Primeiro, porque ela é ótima para embalar pistas de dança, e poucas coisas são mais apropriadas pra fazer a gente se esquecer dos problemas que não sejam chacoalhando o corpo até que a alma seja redimida. E, segundo, porque a letra deste clássico composto por Freddie Perren e Dino Fekaris é altamente catártica.
Em uma entrevista que concedeu para o STLToday, para uma matéria que o repórter Kevin C. Johnson sabiamente intitulou como “‘I Will Survive’ é o mantra de esperança da rainha disco”, Gloria Gaynor declara: “Não é simplesmente uma canção sobre alguém que fez algo errado. É uma música sobre como seguir adiante. Sobre esperança e encorajamento. E com uma letra atemporal que qualquer um pode usar para falar da tenacidade do espírito humano”. Gloria falou bonito e com propriedade sobre o seu maior sucesso, cuja letra prega: “As long as I know how to love I know I’ll stay alive/ I’ve got all my life to live/ I’ve got all my love to give and I’ll survive”.
Afirmou Aldous Huxley: “Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música”. Certas músicas, que ouço com os olhos fechados, as mãos tamborilantes e os lábios balbuciando versos no mesmo ritmo do meu peito, fazem com que eu seja obrigado a concordar com essas palavras.
P.S. 1: Confira a cena de Um Lugar Chamado Notting Hill em que uma garota pede a um rapaz que a ame, naquela que considero ser a melhor atuação da carreira de Julia Roberts.
P.S. 2: Sempre um Papo é um projeto admirável, criado em Belo Horizonte pelo jornalista e produtor cultural Afonso Borges, que coloca frente a frente escritores e leitores em eventos sempre gratuitos que ocorrem em diversas cidades do Brasil. Se você estiver em São Paulo, por exemplo, saiba que na quarta-feira, dia 5 de março, o rapper MV Bill estará no Sesc Vila Mariana a partir das 19:30 para o lançamento de “Falcão – Mulheres e o Tráfico”, livro escrito em parceria com Celso Athayde. E que na quinta, dia 13, também às 19:30, será a vez de Luis Fernando Veríssimo bater papo com seus leitores. Não deixem de conferir a agenda do Sempre um Papo, a fim de checar os eventos programados do mês.
P.S. 3: Luís Nassif comprou uma briga com a revista Veja, e Daniel Bender teve a idéia de apoiar essa batalha lançando um Google Bomb. Se você tem um blog e quer ajudar na divulgação do Dossiê Veja do Nassif, faça o seguinte: a cada vez que você citar a revista Veja, faça um link associando a palavra “Veja” ao endereço http://luis.nassif.googlepages.com (retornarei a esse assunto).
P.S. 4: Marina W., que sem dúvida nenhuma é uma das melhores blogueiras brasileiras, acaba de mudar de endereço. Boa sorte em suas novas instalações! ;)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
Rosane
-
Rosane
-
rodrigo
-
ana beatriz
-
http://www.facebook.com/profile.php?id=630899098 Gabi
-
Ana
-
luziana
-
Joana Luis96
-
-
karen leticia de moraes erre rodriques
-
Sidnei
-
http://www.benderblog.com Bender
-
http://www.professorvaz.blogspot.com prof.vaz
-
bru
-
Vivian
-
http://www.miopiaehipocrisia.blogspot.com Carmen Luiza
-
http://webcetera.com.br Marcos V.
-
http://beatle.zip.net Dani
-
Rodrigo
-
http://www.incomumdesign.com Ivan neto
-
http://onthetvshow.org Nathy
-
vera
-
http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anny
-
Flah Araujo
-
http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola Aronovich
-
http://aleatorioealienado.blogspot.com Priscilla
-
v4g4bonds
-
http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa
-
http://www.fotossintese.wordpress.com Mariana Guel
-
http://www.blognatv.com Gisele
-
http://alessandrasouza.blogspot.com/ Alessandra
-
http://[email protected] Elizabete
-
Helvécio
-
http://www.asletrasdasopa.blogspot.com marie tourvel
-
http://www.soseriadosdetv.wordpress.com Simone Fernandes
-
Pat
-
http://issoebossanova.blogspot.com/ Sandra Leite
-
Caio
-
Andressa Tsuhako
-
http://www.cornflake.com.br samanta flôor
-
http://reviewsquadrinhos.blogspot.com/ Rodrigo Galhano
-
http://culturautilinutil.blogspot.com/ Marina
-
http://culturautilinutil.blogspot.com/ Marina
-
http://dperdido.blogspot.com Gisele Amaral
-
http://www.superfluo.com.br Jot
-
http://www.verbeat.org/blogs/stuckinsac Leila
-
http://www.quintanares.zip.net Mani
-
http://www.superfluo.com.br Jot
-
josi
-
http://www.sempreumpapo.com.br Renata Gonçalves
-
Mariângela de POA
-
http://www.exiliodalenda.blogspot.com lendari0
-
http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso
-
http://www.nelsoncorrea.com/wordpress Nelson
-
http://rosebud-nyc.blogspot.com Andrea N.
-
Diego Goes
-
Anne
-
Diego Goes
-
http://deprofundis7.blogspot.com Taina
-
http://www.poltrona.tv Ale Rocha
-
http://carollc.wordpress.com Caroll