Chico Buarque falando de “Futuros Amantes”

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 20 de setembro de 2007

Chico Buarque tornou-se unanimidade nacional, e não é à toa. O cara é bom, muito bom. A ponto de afirmar que, se minha mulher me chifrasse com ele, eu seria capaz de ficar orgulhoso e de alardear para todos os meus amigos: eu fui corneado pelo Chico Buarque!

Mas, falando sério, embora eu ainda considere que sua obra-prima seja Construção, gravado em 1971, o fato é que ao longo dos anos Chico tem mantido uma invejável forma artística, além de ter publicado ao menos dois belos romances: Estorvo e Budapeste. Porém, o motivo que me levou a publicar este post foi ter encontrado, no excelente blog da Ticcia, um vídeo extraído do especial que o filho do Sérgio Buarque de Holanda gravou para a Band, por ocasião do lançamento de Paratodos, em 1993. Trata-se de uma preciosidade: nele, Chico Buarque explica o gênese da composição de “Futuros Amantes”, mais uma dentre tantas de suas obras-primas.

Tendo a Cidade Maravilhosa ao fundo, Chico devaneia e ilumina seus admiradores com a história de como surgiu a inspiração para a letra de música:

Eu tava mexendo no violão, começando a fazer a melodia, e a primeira imagem que apareceu foi exatamente esta: uma cidade submersa, isolada de tudo. Porque, cantarolando, parecia que a música queria dizer isso. Eu tinha que ir atrás da explicação dessa cidade submersa. Aí eu coloquei os escafandristas, e surgiu a história de um amor adiado, um amor que fica para sempre. Essa idéia do amor como algo que pode ser aproveitado mais tarde, que não se desperdiça. Passa-se o tempo, passam-se milênios, e aquele amor ficará até debaixo d’água. Um amor que vai ser usado por outras pessoas, um amor que não foi utilizado porque não foi correspondido, e então ele fica ímpar, pairando… Esperando que alguém o apanhe e complete a sua função de amor.

Uma bela explicação para uma música que dá o consolo definitivo a todos aqueles que um dia sofreram com sentimentos não-correspondidos: “futuros amantes quiçá se amarão, sem saber, com o amor que eu um dia deixei pra você“. Devo confessar que já houve dias em que ouvi esta canção com os olhos tremeluzentes de lágrimas…

* * * * *

P.S.: Leitura complementar ao meu primeiro parágrafo: O orgulho de ser corno, de Tutty Vasques. Comunidade do Orkut ligada a este post: Chico Buarque peida. Quem diria, até ele!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: Cartões de Anti-Dia dos Namorados | Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • Lanna Gama

    Foi um ótimo post!

  • Savio Gomes

    Ele só não disse que a melodia de “Futuros Amantes” é um PLÁGIO descarado de “LA route du roi”, do Stephane Grapelli, facilmente encontrado em qualquer site de música!!! Ele nem disfarça, copiou de ponta a ponta a melodia!!! Que feio!

    • Octaviorodrigues83

      ahh o ninguem se importa com isso !!

  • http://real-dreams-real.blogspot.com Carolina Melo

    Adorei muito o blog, principalmente esse post.
    Parabéns pelo ótimo bom gosto XD

  • fátima nascimento

    será que um dia eu vou conseguir assistir um show de chico ao vivo?! o melhor compositor de todos os tempos

  • http://www.siteja.com Siteja

    O Chico é inigualável. Muito boa a lembrança.
    Um abraço.

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Alexandre,
    o tempo só piorou, mas finalmente o post (ou tentativa de post) saiu…
    abraço

  • http://www.zut.com.br Marcos Azambuja

    Sabe que eu sempre ouço “Futuros Amantes” (e amo) e imagino ser uma espécie de “canção-tese” do Chico (piração minha): a “tese” seria a de que o amor é, também, um aprendizado cultural e histórico, não apenas genético e biológico. “Não se afobe não, que nada é pra já” (…) “Futuros amantes quiçá se amarão sem saber/ Com o amor que eu um dia deixei pra você”: o aprendizado do amor (nossa compreensão e tentativas de entendê-lo) é determinado em parte pelo contexto histórico e social. Ou seja, hoje amamos assim desse nosso jeito porque foi assim que nossos antepassados aprenderam a amar. E transmitiram seu aprendizado (não é essa uma das grandes lições da literatura romântica do séc. XIX?).

    Ah, deve ter sido aquele meu 1 ano e meio de Ciências Sociais lá na USP…!

    Marcos, excelente o seu comentário. Seu ano e meio na FFLCH não foi em vão!

  • Társis Salvatore

    Nada contra o Chico, ele tem uma retórica bacana, belas canções, canta mal.. mas se minha mulher me chifrasse com ele eu diria AZAR DELA..
    ;-)
    Abraço!

  • http://documentotupiniquim.wordpress.com/ Fernando Cury

    Pô bicho!!!
    O cara é muito bom mesmo! Grande poeta tupiniquim. Deve ser reverenciado sempre e eternamente. Salve Chico!
    Agora, esse som é algo que exemplifica de forma singela o que é um poeta e sua criação. Tendo em vista que ele explica como surgiu, e nos faz até imaginar que é fácil. Quem dera…
    []s

  • http://www.zipernaboca.blogspot.com Brigatti

    Ina, tu vai ver a pré-estréia de “Planeta Terror” nesta quinta-feira no Artplex? Eu vou.

    Ih, não vou não. :’(

  • http://www.caixapreta.blog.br Bruno Bicalho

    E ai, Inagaki!
    Dê uma olhada no DESKBLOG, com os melhores blogs do Brasil. Abs.
    http://www.caixapreta.blog.br

    Ôpa, valeu pela citação ao meu blog! :D

  • http://www.eucapricho.com Luiza Gomes

    Oieee!!!
    primeiro Sou sua fã! por n motivos!!
    auhauhauaua

    segundo, com certeza vc será vip no coquetel da revista…UHAUAHUAHUAHU

    aiaiaiaiaia…. cada uma que inventam neh!?!!?

    é isso ai!!!
    te cuida!!

    bjus!!
    Luiza

  • http://www.alforria.org Rafael

    Chico tem uma importância gigante pra música brasileira. Principalmente fora dos palcos.
    Mas meu ídolo mesmo é o Tom Jobim. Ao lado do Villa.
    =)

  • http://www.mafaldacrescida.com.br Karina

    Eu sempre me arrependo de não passar por aqui todo dia…
    O Chico não peida! Tenho certeza!
    Beijoca. Bem grande e saudosa. :-)

    Sempre bom te encontrar por aqui, Karina. Um beijo!

  • Lis

    Que lindo…

    Acabei de “roubar” esse vídeo e postar entre meus favoritos do orkut. Gracias.

    Um roubo mais do que permitido, Lis! ;)

  • Cris

    Ina, que lindo isso. Volta e meia venho aqui e esses posts fazem meu coração doer.
    Bom saber que uma paixão platônica não vira pó. Talvez uma que tive seja útil pra alguém um dia.
    Abraços!

  • http://ilumi.blogspot.com lucy

    ai, inagaki, eu amo essa música. com o chico explicando, amo ainda mais. adoro quando ele diz “amores serão sempre amáveis”, adoro, isso dava uma aula de literatura de três horas no mínimo!

  • http://www.alternativaweb2007.com.br bruno saraiva

    Dias 01 e 02 de Outubro será realizado o AlternativaWeb 2007, onde Michel Lent (www.10minutos.com.br), Diego Eis (www.tableless.com.br), Tiago Dória (www.tiagodoria.com.br) e Bruno Ávila (www.brunoavila.com.br) vão falar sobre WEB2.0 no auditório do SEBRAE em Fortaleza.

    Já que o assutno é WEB2.0, as inscrições podem ser feitas no blog do evento (www.alternativaweb2007.com.br/inscricoes) ou através do Tuangr(http://br.tuangr.com/offer/inscricao-para-o-alternativa-web-2007-25.html), onde você pode formar uma comunidade virtual e se inscrever com o desconto para grupos!

    Sobre a prática duvidosa de divulgar eventos em formato de spam em comentários em blogs, Carlos Cardoso escreveu um ótimo post: “A pior forma de anunciar um evento”.

  • http://haznos.org Nhock

    Inagaki, mais uma pra Playboy, se conseguir ajudar a divulgar, por favor.
    (:

    http://haznos.blogspot.com/2007/09/campanha-nathy-para-playboy-j-agora.html

    Ps.: Tu foi um dos “temas da capa” que eu fiz… sexo tântrico.

    Abraços.

  • http://www.midiatico.com Marcus

    “Futuros Amantes” é uma das mais belas músicas do Chico. Aliás, o Paratodos é um disco genial que sempre ouço, principalmente a música “Outra Noite” e “Biscate” (que o Chico canta com a Gal Costa).
    E por falar em Gal Costa, gostei muito quando ela gravou “Futuros Amantes”; o arranjo ficou lindo e a voz da Gal ficou sob medida para esta composição. Afinal, Chico é Chico e Gal é Gal!

  • Mariângela de POA

    Ina,gosto muito do Chico compositor,os livros Budapeste e Estorvo achei sacais,principalmente o primeiro. Li até o fim de raiva,questão de gosto e opinião. Também não acho ele este super-gato-lindo-maravilhoso, jamais trairia meu marido com aquelas pernas finas horrorendas, ele não é “tudo isso”,nem minhas amigas acham,de novo,questão de gosto..beijo e boa semana!

  • http://comentariosemserie.blogspot.com/ Comentários em Série

    Toc toc toc

    Cai aqui por causa do top 10 filmes de macho hehehehe

    Parei aqui e dei uma lida em outros tópicos

    Maaaaaaaaaaaaaaaaas vim aqui nos comentários, porque não achei um end de e.mail…

    Bom, queria propor troca de links ou banners, até pelo fato de vc (mesmo falando de cinema tb) falar de coisas diferentes que o nosso blog, logo, seria um complemento

    No aguardo de uma resposta

    Abraços

    Olá! Seguinte: no Pensar Enlouquece eu linko blogs que eu creio que merecem divulgação. Porque link a gente deveria sempre dar sem pedir qualquer recíproca. Não faço, pois, “troca” ou “escambo” de links. Até porque é uma política merecidamente punida pelo Google (vide as orientações para webmasters. De qualquer modo, agradeço o interesse.

  • http://www.contosancestrais.blogspot.com Arthurius Maximus

    Chico é muito bom. Também adoro as letras e os escritos dele. Agora, quanto a parte do corneamento… aí devo discordar. Vai
    que acostuma? (rs)

    Um abraço.

    Queisso, Arthurius. Salvo-conduto é só pro Chico, e olhe lá!

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    Ina, esse video é muito bom! Tentei lembrar onde vi a primeira vez mas não deu, só digo que essa semana vi umas 5X nos blogues. Fico impressionada com esse sucesso do Chico! Muito mais entre os lusitanos que aqui na terra brasilis. Beijus

  • http://www.guerra-secreta.blogspot.com Tiago Xisto

    O cara é muito bom mesmo !!!!

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    Chico Buarque é um craque. Não tenho muito a falar da sua superveniência em relação à maioria dos artistas brasileiros: é evidente. Quanto à canção: solidarizo-me com as lágrimas por si (quase) derramadas .

  • http://www.aroundvenus.blogspot.com Around Venus

    Chico vive no Leblon. Sai todo dia de manhã pra andar na orla. Durante o percurso, torce pescoços de ninfas inacreditáveis. Seduz da neta à avó. Um fenômeno.

  • http://rosebud-nyc.blogspot.com Andréa N.

    Ah, Ina, seu romântico incorrigível!

  • Anônimo

    eu conheci um cara que foi corno do chico! mas ele ficou triste mesmo assim…
    essa música é a melhor companhia pro amor não correspondido…

  • http://foradesintaxe.zip.net fernando

    muito coooooooooooooooooooollll!!!!

  • http://www.serbon.blogspot.com Serbão

    eu até procurei alguma coisa pra criticar o Chico. mas o cara encaixa a palavra ‘paralelepípedo’ num samba. aí tem que admitir: ele é fera e pode levar minha mulher pra praia na boa.

  • http://dicasbit.uniblog.com.br savio

    heheeh eu raramente escuto chico buarque
    mais o cara é bom^^

  • http://umblogfalido Calu Baroncelli

    Agradeço a todos os deuses do universo pelo Chico Buarque ter largado a faculdade de arquitetura…

  • http://mexendoomingau.blogspot.com Ivan Strazzer

    Chico pra mim é uma espécie de Deus!
    Tem um vídeo dele com a Nara Leão em que ele está visivelmente bêbado e faz comentários sobre a tv.
    Escelente!!

    Sempre bom, Inagaki.

    Amplexos.

    Boa lembrança, Ivan! Publiquei um post sobre esse vídeo no blog da Samsung. Um abraço!

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Ótimo post e excelente escolha de frase — amor ímpar. Minhas três são de amor e de angústia:
    Edu e Chico - Valsa Brasileira, Beatriz
    Tom e Chico - Eu te Amo.

  • http://www.euemeuegogrande.blogspot.com Leonardo Auguso

    Inagaki, olha que do caralho esse vídeo!! http://videolog.uol.com.br/blog/
    Bota ele no blogue, vamos divulgar, e muito bom, além de ser um crítica foda! Abraços.

    Leonardo, saiba que esse vídeo já saiu no Kibe Loco, faz parte de uma campanha publicitária das Faculdades Cantareira, é estrelada pela Cia. Barbixas de Humor e conta ainda com a participação do meu amigo Guilherme Tomé. Abraços.

  • http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia

    Oi Alexandre,

    Nao sei se o outro comentário foi enviado, porque recebi uma mensagem do tipo “nosso servidor está em crise sentimental” ou algo pelo estilo…

    Por isso passei de novo só pra dizer que o post é ótimo, que vem perfeito pro dia de hoje (cinza de chuva intermitente) e que andava mesmo pensando em algo como essas histórias nao realizadas para fazer o post re-inaugural do morimbundo Diário de la Oxitocina, falando dessa sensaçao de que se podia ter vivido uma grande história que nao passou do rascunho… (tomara que o post passe)
    Abraço

    Tomara que seu post vingue, que o clima melhore, e que o servidor do interney.net supere de vez essas crises sentimentais. ;) Um abraço, Cíntia!

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA

    O Chico é puta compositor. Mas como escritor…é um puta compositor.Se minha mulher me traísse com o compositor, eu acharia que ela tem bom gosto. Mas se fosse pelo escritor, lhe daria uns tapas.
    gd ab

    Pois olhe, Julio, eu realmente gostei bastante tanto de Estorvo quanto de Budapeste. Benjamin é o único romance dele que eu dispenso. Um abraço!

  • http://www.pimentanosolhos.net/ Márcio Pimenta

    Excelente descoberta!
    Gostei muito do que o Chico falou. A música não poderia ter sido menos do que foi não é mesmo?
    Abraços!

  • http://blogdopedrox.wordpress.com/ Pedrox

    Aproveitando o tema do post, eu reescreveria uma trecho do teu P.S.2, eu sei que é muita petulância… mas deixá-lo-ia assim:

    “Por isso, NÃO SE AFOBE NÃO se esta página demorar mais do que o tempo habitual para carregar…”

    Bela postagem. Como fã do cara, eu fiquei “arrupiado” ao ver vídeo.

    Abraços

    Rá! Ótima sacada, Pedrox. :D

  • http://www.zipernaboca.blogspot.com Brigatti

    Ina, péssimo correspondente, responde minhas missivas! Hehehe!
    Abraço!

  • http://butuca.blogspot.com Raphael Perret

    Ah, e concordo plenamente. Construção é sua obra-prima, tanto o LP quanto a música. O disco é uma ópera-rock, que eu gostaria de interpretar se um dia montasse uma banda.

  • http://butuca.blogspot.com Raphael Perret

    Acho que vi esse trecho em um da dúzia de DVDs do Chico que foram lançados nos últimos dois anos. Dá um desconto pelo “acho”, pô, foram 12 dvds… A propósito, escrevi recentemente sobre o DVD “Carioca ao vivo”, do maior letrista vivo da música brasileira. Dá uma olhada, depois. Abraço.

    Ôpa, aproveito a ocasião pra deixar aqui o permalink de sua ótima resenha: Chico Buarque, “Carioca ao vivo” e a emoção de sempre.

  • http://notalo.wordpress.com João Marcelo

    Chico Buarque, The king!

  • http://caolivo.blogspot.com Camila

    Tenho um amigo que sempre diz tb que se a mulher dele cornear com o Chico, ele ficará orgulhoso.
    Será que o marido corneado de tempos atrás pelo Chicão pensa isso?
    Na minha opinião, deveria…
    beijos

  • http://www.interney.net/blogs/supimpa Fábio

    O mais bacana é que ele não é nenhuma diva, é do tipo que caminha por entres o povo no calçadão do Leblon.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.