Carla Perez, a Cinderela Baiana
Por Alexandre Inagaki ≈ quinta-feira, 09 de agosto de 2007
O cinema já produziu muitos filmes sobre o assunto DORGAS. Alguns exemplos: Réquiem para um Sonho, Operação França II, O Homem do Braço de Ouro, Trainspotting, Bicho de Sete Cabeças, Drugstore Cowboy, Eu, Christiane F., Traffic e todas as comédias da dupla Cheech & Chong. Contudo, nenhum deles possui o alcance desta pérola do cinema tupinambá estrelado pela dançarina, cantora, mãe da Camilly Victória e apresentadora de TV Carla Perez: Cinderela Baiana.
Após amargar 80 minutos de diálogos canhestros, atuações dignas de teatrinho pré-primário e trilha sonora conduzida por grupos como Jheremmias Não Bate Córner, Cheiro de Amor, Jammil & Uma Noites e Cabelo de Fogo (os nomes dizem tudo) posso afirmar, com total propriedade, que Cinderela Baiana é a produção DEFINITIVA sobre drogas. Um filme corrosivo que deveria ser censurado para menores de 80 anos, devido à força subversiva de sua propaganda ideológica. Porque apregoa, em cada milímetro de película, as virtudes da estupidez, da falta de carisma e de personalidade como caminhos certos para a fama e o sucesso.
Dirigido por Conrado Sanchez, (ir)responsável pelos sucessos da Boca do Lixo paulistana Como Afogar o Ganso (1981), A Menina e o Estuprador (1982) e A Menina e o Cavalo (1983), Cinderela Bahiana narra a saga de uma menina pobre do Recôncavo Baiano que nasceu burra, não aprendeu nada e ainda esqueceu a metade. E que, mesmo assim, graças à abundância de seus talentos naturais (posteriormente turbinados pelos avanços da medicina), encontra a fama, a riqueza e o amor.
O filme, produzido em 1998, chega a ser bom de tão ruim, e é aí que mora o grande perigo. Os espectadores, desavisados diante de tamanha acefalia, são pegos desprevenidos e acabam sendo lobotomizados pelas mensagens ideológicas embutidas no roteiro. Mesmo porque Carla Perez nos surpreende com seus dotes dramatúrgicos, reproduzindo à perfeição os cacoetes de uma loira descerebrada capaz de recitar diálogos do tipo:
- Carlinha, você não vai participar da seleção de dançarinas?
- Seleção? Ué, eu não jogo futebol!
- É que o Pierre, o maior empresário de shows de axé de Salvador, está procurando uma dançarina para protagonizar seu próximo show!
- Ahn… Proto o quê?
Mas o fato é que o filme possui inúmeras seqüências antológicas, e é tarefa hercúlea recordar de todas elas. José Carlos Cipriano, outro entusiasta desta pérola, descreve uma delas: “Um dos chamarizes desse marco cinematográfico é a atuação impagável do Alexandre Pires, fazendo o príncipe encantado da película. Sobretudo naquele momento em que os capangas do Perry Salles brigam com ele, aplicando-lhe um soco que passa de raspão na cara (a câmera mostra que não pegou, só passou muito perto) e ele cai desmaiado no chão“. É preciso ver para crer neste momento que deixa as seqüências de ação de Matrix no chinelo.
Chamo a atenção, nesta cena, para o mais expressivo puxão de orelhas de toda a história do cinema mundial. O ator responsável por essa façanha é Lázaro Ramos. Em entrevista concedida à Casa de Cinema de Porto Alegre, o protagonista de Madame Satã e O Homem que Copiava confessa que sua atuação no papel de Chico, um dos melhores amigos da Cinderela soteropolitana, foi decisiva para a consolidação de sua carreira dramatúrgica: “Ganhei bem para fazer esse filme, que possibilitou que eu me dedicasse à minha vida de ator. Até então, junto com o teatro, eu trabalhava em hospital, porque sou técnico em patologia. Com o dinheiro que recebi, quase duzentas vezes mais que meu salário, consegui abandonar o emprego e me dedicar por inteiro ao teatro“.
No entanto, nada é capaz de superar a pujança do apoteótico final, quando Carlinha Perez, vestida com trajes de odalisca em baile em Carnaval, desce indignadíssima de seu carro importado, ao se deparar com crianças trabalhando em uma estrada esburacada. Confiram.
Embora o espectador possa estranhar o porquê daquelas criancinhas estarem empunhando enxadas no meio do asfalto, nada é capaz de ofuscar o brilho, com rompantes purpurinados, do discurso social da ex-dançarina do É o Tchan. Atentem para a cena em que Carla liberta alguns passarinhos para o comovente vôo da liberdade (apesar de uma das crianças ter sido obrigada a sacudir a gaiola para que as aves saíssem voando, em uma metáfora cristalina da apatia e acomodação daqueles que sequer reconhecem-se oprimidos pela malévola sociedade capetalista). Parafraseando as sapientíssimas palavras da esposa do Xanddy: “De que adiantam essas campanhas demagógicas?“.
É uma pena que o trecho disponível no YouTube não exibe o final dessa seqüência, quando, em uma paráfrase certamente proposital do fim de O Sétimo Selo de Ingmar Bergman, Carla Perez pega na mão das criancinhas e dança o tchan, com o seu vulto recortado à contraluz sobre o horizonte nordestino. Para arrematar com chave de ouro, sobe a trilha sonora deste momento estupefaciante da sétima arte: “Pau que nasce torto/ Nunca se endireita/ Menina que requebra/ A mãe pega na cabeça…“.
Você deseja compreender fenômenos recentes da cultura tupiniquim como Bruno Chateaubriand, Narcisa Tamborindeguy, João Kléber, Diego Alemão e as Garotas Dolly? Então assista a este verdadeiro zeitgeist cinematográfico, retrato definitivo de toda uma geração de crianças que cresceu assistindo aos programas da Xuxa. Uma obra que necessita ser devidamente destrinchada por antropólogos e sociólogos, mais do que Raízes do Brasil ou Casa-Grande & Senzala, e sem a qual torna-se improvável a plena compreensão dos últimos 20 anos de Terra Brasilis.
P.S. 1: Não deixe de conferir as comunidades no Orkut dedicadas a esta obra-prima: Cinderela Baiana e Campanhas Demagógicas.
P.S. 2: Nas horas vagas, Carla Perez dedica-se ao seu blog. Confira também algumas de suas lapidares frases.
P.S. 3: Esta é uma versão remixada e remasterizada de um texto escrito originalmente para a edição 059 do Spam Zine, capitaneada por Ricardo Sabbag.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Blog
-
http://http://jucilenebasilia.zipnet jucilene basilia dos santos
-
josé deluca
-
pedropaulodasilvaguedes
-
El paraguaçu
-
http://[email protected] Helga Maria
-
http://patriciusnet.com/ezekias/html/index.html Ester Almeida Souza Reis
-
http://[email protected] Patricia Conceição Nascimento Prudente
-
http://[email protected] Patricia Conceição Nascimento Prudente
-
http://pensarenlouquece.com/2007/08/09/carla_perez_a_cinderela_baiana/ Ibraim
-
Alisson Zumpano
-
http://www.orkut.com thaiane
-
http://[email protected] julio cesar
-
Willams
-
http://www.cronicasperversas.com B. Negão
-
http://www.meupapagaio.blogspot.com Antonio Carlos Lima
-
http://desenholegal.blogspot.com Desenho Legal
-
Marcelo
-
Carol
-
http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva
-
gisele
-
http://incautosdoontem.blogspot.com Ulisses Adirt
-
http://palpiteira.wordpress.com palpiteira
-
Te
-
http://www.laedevolta.com.br Ricardo
-
http://www.cirilovelosomoraes.com.br Cirilo Veloso
-
Diego Goes
-
Diego Goes
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://www.laedevolta.com.br Ricardo
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
Anônimo
-
http://mercyzidane.blogspot.com João Ricardo da Silva
-
http://cafedodom.blogspot.com Dom
-
http://www.ronaldocamacho.com.br Ronaldo Camacho
-
http://www.asimediatas.blogspot.com Cíntia Teixeira
-
http://interney.net/blogs/pandorga Sabbag
-
Mariângela de POA
-
http://grandeabobora.com/ marcus
-
http://catatau.blogsome.com Catatau
-
Anônimo
-
http://www.benderblog.com Bender
-
http://www.ronaldocamacho.com.br Ronaldo Camacho
-
http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso
-
http://www.utops.com Pedro
-
http://www.maraschino.org/blog Giglio
-
http://www.semblog.com Serbão
-
http://www.sovacodecobra.com.br Zé Carlos
-
http://www.geekchic.com.br Veridiana Serpa
-
http://paralersemolhar.blogspot.com osrevni
-
Alex
-
http://prosaico20mg.wordpress.com Celinho
-
http://rafaelporto.blogspot.com Rafael
-
http://www.atair.com.br Atair