Apoie o Abraço Cultural, curso de idiomas e cultura ministrado por professores refugiados
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 09 de maio de 2016
Um projeto que, em menos de 1 ano de existência, empregou 40 professores refugiados, já teve 480 alunos inscritos e engajou 70 voluntários: o Abraço Cultural é uma iniciativa que promove a troca de experiências, a geração de renda e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil. E que, em paralelo, faz com que seus alunos aprendam novos idiomas, conheçam diferentes culturas e, principalmente, pessoas que precisaram deixar seus países de origem e que têm muitas histórias e conhecimentos para compartilhar.
Em São Paulo, o Abraço Cultural capacitou e empregou refugiados como professores e já está em sua 5ª edição, com turmas de árabe, espanhol, francês e inglês com enfoque em cultura africana, árabe e latino-americana. E, no Rio de Janeiro, os cursos já vão para a 2ª turma. Seus professores são originários de países como Síria, Haiti, Cuba, Congo e Nigéria. A metodologia do Abraço Cultural propõe que os alunos vivenciem aspectos culturais trazidos por esses imigrantes, através de conteúdos que entrelaçam o ensino formal da língua com referências culturais do professor refugiado em questão, e que são aprofundados através da realização de saraus multiculturais promovidos mensalmente.
Que tal abraçar o Abraço Cultural?
Interessou-se em apoiar o Abraço Cultural? Você pode se tornar um aluno, indicar o projeto a um refugiado que se interesse em ser professor, inscrever-se para ser voluntário ou participar da campanha de crowdfunding que visa arrecadar fundos para a melhoria dos cursos e sua expansão.
O dinheiro arrecadado com a campanha “Abrace o Abraço” - http://juntos.com.vc/pt/abraceoabraco - será destinado à compra de equipamentos (computadores, projetores, móveis e materiais para as aulas) e à realização de uma reforma, a fim de oferecer a alunos e professores um espaço mais confortável e adequado para os cursos e eventos culturais. Quem apoiar a campanha receberá em troca recompensas como camisetas e canecas personalizadas, um quadro do artista plástico paquistanês Raheel Shahbaz e bolsas integrais para o curso intensivo de férias em julho de 2016. Bora nessa? :)

Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
- Aulas de inglês até no caminhão
- Como a cultura maker pode ajudar a melhorar a educação no Brasil?
- Como o rosto de Ayrton Senna nas notas de 10 reais pode ajudar a educação no Brasil
- “Drink shame in the face”: 5 bons motivos para tomar vergonha na cara e aprender inglês
- Falando de comunicação digital: dos emojis até os textões de Facebook