Versos inesquecíveis da música popular brasileira
Por Alexandre Inagaki ≈ domingo, 02 de março de 2008
Top 5 Cenários de Amor:
1. “Eu era lixeiro e você empregada/ A gente se olhava e se encontrava na mesma calçada/ E todos os dias você vinha sorrindo/ E eu às pressas contente/ Pra você lhe pedindo/ Um abraço e um beijo/ Você não pode negar/ Pois sua lata de lixo/ Sou eu quem vou carregar” (“O Lixeiro e a Empregada”, Amado Batista)
2. “Quem dera ser um peixe/ Para em teu límpido aquário mergulhar/ Fazer borbulhas de amor pra te encantar/ Passar a noite em claro/ Dentro de ti/ Um peixe para enfeitar de corais tua cintura/ Fazer silhuetas de amor à luz da lua/ Saciar esta loucura/ Dentro de ti” (Fagner na regravação de “Borbulhas de Amor”, singelíssima composição de Juan Luís Guerra, conforme bem lembrou o Gravatai)
3. “Se de repente/ A gente encontra alguém na rua/ Pode acabar até envergonhando a lua/ Num desses lances muito loucos/ Que acabam num quarto de motel/ E às vezes basta/ A porta aberta do banheiro/ Uma tremenda brincadeira no chuveiro” (“Escancarando de Vez”, Elymar Santos - o título dessa música é simplesmente demais)
4. “Então eu corro e abro a porta quase seminua/ A roupa transparente ali mesmo na rua/ Me agarro nele e espanto a solidão/ Então a gente logo entra na boléia/ É um velho costume, uma nova idéia/ A gente faz amor no caminhão” (“Amor e Paixão”, Beth Guzzo - também conhecida como a filha de Valentino Guzzo, o ator que interpretava a saudosa Vovó Mafalda do programa do Bozo)
5. “Minha vida é um flash/ De controles, botões anti-atômicos/ Olha bem, meu amor/ No final da odisséia terrestre/ Sou Adão e você será/ Minha pequena Eva/ O nosso amor na última astronave/ Além do infinito eu vou voar/ Sozinho com você…” (“Eva”, versão cometida originalmente pelo Rádio Táxi a partir de uma música composta pelo italiano Umberto Tozzi)
Top 5 Mar de Metáforas:
1. “Você na foto toda nua/ Num banho de lua/ Meu cartão postal/ Meu corpo deu sinal” (Exaltasamba, numa imagem de elegância primorosa cometida em seu “Cartão Postal”)
2. “Alô doçura/ Me puxa pela cintura/ Tem tudo a ver o teu xaxim/ Com a minha trepadeira” (Rita Lee, “Pega Rapaz”)
3. “Como se eu fosse flor você me rega” (Ivete Sangalo, cometendo uma elegia involuntária - ou não - ao golden shower em “Flor do Reggae”)
4. “Eu achei que o amor fosse mole/ Algo assim feito requeijão” (Lulu Santos, em sua tenebrosa cover de “I’m a Believer” dos Monkees)
5. “Grilo na cuca/ Meu coração é uma bomba atômica/ Minha canção é super, super sônica/ Minha cabeça está pegando fogo, fogo, fogo” (Dudu França, ex-apresentador do programa Vamos Nessa no SBT e intérprete do one-hit wonder “Grilo na Cuca”)
Top 5 Duplo Sentido:
1. “Tico-Tico é um gato que a Maria quer bem/ Não dá, não vende nem troca e não empresta a ninguém/ O Tico tem um defeito que nem dá pra consertar/ O defeito do Tico/ É danado pra miar/ Tico mia na sala, tico mia no chão/ Tico mia na cozinha, encostado no fogão/ Tico mia no tapete, tico mia no sofá/ Tico mia lá em casa toda hora sem parar” (Sandro Becker, “O Tico-Tico”)
2. “A pipa do vovô não sobe mais/ Apesar de fazer tanta coisa/ O vovô foi passado pra trás/ Ele tentou mais uma empinadinha/ A pipa não deu nenhuma subidinha” (Silvio Santos, “A Pipa do Vovô”)
3. “Vamos abrir a roda, enlarguecer/ Tá ficando apertadinha, por favor/ Abre a rodinha, por favor/ Abre a rodinha, por favor/ Abre a rodinha” (Sarajane, “A Roda”)
4. “O Saci perguntou e ele respondeu/ Quem é Seu Cuca?/ Seu Cuca é eu/ Seu Cuca é eu!” (Seu Cuca, “Forrock do Seu Cuca”)
5. “Eu nunca tinha visto umbu ser tão grandão/ Mas quando botei na boca foi uma decepção/ Eu nunca vi umbu ser tão azedo, umbu ser tão azedo” (Palhaço Caçarola, descrevendo com elegância ímpar suas experiências com o sabor de uma fruta em especial no forrozão “Umbu Azedo”, que pode ser conferido em todo o seu lirismo em um vídeo no YouTube)
Top 5 Versos Romanticozinhos:
1. “Passamos juntos um dia de amor/ Você na cama gemendo sem ter dor/ E eu olhava pra ti e sorria/ Eu te queria/ E te chamei o tempo todo de amor/ Duzentos contos foi você quem me levou” (Cláudio Brega, “Te Dou Amor, Mas Não Aceito Cheques”)
2. “Estou arrependido de um dia ter sofrido/ Por uma mulher tão feia/ Você não merece amor/ O carinho que eu te dou é a chave da cadeia/ Agora vá pra cadeia/ Porque o mundo é moderno/ Já que eu não te quero mais/ Vá morar com satanás lá nas grades do inferno” (Carlos Alexandre, “Vá Pra Cadeia”)
3. “Não alimento amor por telefone, isso é ilusão/ Não adianta falar de amor ao telefone, isso é ilusão/ Pra que tanto telefonema se o homem inventou o avião/ Pra você chegar mais rápido ao meu coração” (Jota Quest em “Tele-Fome”, que além de seus singelos versos ainda é forte candidata ao posto de nome de música com o trocadalho do carilho mais infame de todos os tempos)
4. “Eu já nem lembro bem/ Da primeira vez que eu dei” (Kid Abelha, “Agora Eu Sei”, uma singular composição sobre problemas de memória)
5. “Eu já tentei mudar/ Fazer com outro amor/ Mas juro que estranhei/ Gozar eu não gozei/ Meu mundo acabou/ Uooou, uoooou/ Aquele amor filho da puta me deixou” (Wando, honrando sua fama de mestre em um dos melhores títulos de músicas de todos os tempos: “Amor Filho da Puta”)
Top 5 Merchandisings Tabajara:
1. “Fuscão preto/ Você é feito de aço/ Fez o meu peito em pedaços/ Também aprender a matar/ Fuscão preto/ Com o seu ronco maldito/ Meu castelo tão bonito/ Você fez desmoronar” (Almir Rogério, cantor e compositor de “Fuscão Preto”, sucesso estrondoso na época em que foi lançado, a ponto de ter inspirado a produção de um longa-metragem homônimo em 1983 com Xuxa Meneghel encabeçando seu elenco)
2. “A sua vida é dura/ Você vende Natura/ Para sobreviver” (Os Magos do Brega, “Arrumadeira de Motel”)
3. “Já lasquei a boca/ Na queda de patinete/ Semana passada/ Bateram no meu Chevette (…)/ Entraram na minha casa/ E roubaram meu Playstation/ E é tanta coisa ruim comigo/ Mas eu não me queixo” (O Surto, “Triste Mas Eu Não me Queixo”, versão que assassinou “Californication”, dos Red Hot Chili Peppers, com requintes de crueldade)
4. “Quando andar de skate cuidado se o cachorro late/ E não deite antes de escovar o dente com Colgate/ Se seu pai fala alto, não peite senão ele te bate/ Por educação quando mijar não peide com cheiro de mate” (De Leve, “Tio de Leve”)
5. “Tremendo dum bagulho e ainda se acha sexy/ Gastou com as vagabundas um talão de cheques/ Cebolão do Paraguai e disse que é Rolex/ Só deu uma topadinha e já tomou um Dorflex” (Raimundos, “Fique, Fique”)
Top 5 Ema Ema Ema o Nosso Forte é a Rima:
1. “Até o sol nascer amarelinho/ Queimando mansinho cedinho/ Corre e vá dizer pro meu benzinho/ Um dizer assim/ O amor é azulzinho” (Djavan, “Azul”)
2. “Vou dar então um passeio pelas praias da Bahia/ Onde a lua se parece com a bandeira da Turquia” - (Ira!, “Vida Passageira”)
3. “Você é a escada da minha subida/ Você é o amor da minha vida” (Cogumelo Plutão, exemplo contumaz de como uma banda não deve ser batizada, no único sucesso de sua carreira, “Esperando na Janela”)
4. “Nada vai me fazer desistir do amor/ Nada vai me fazer desistir de voltar todo dia pro seu calor” (Jorge Vercilo, “Que Nem Maré”)
5. “Alô, alô, Ricardão/ Preste atenção/ Estou tão sozinha/ Fiquei na mão/ Toda arrepiada com muita aflição/ Meu marido broxou/ Você é a solução” (Funk Brasil & Tião Macalé, “Melô do Ricardão”)
Top 5 Tradutores Traidores:
1. “Azul/ A nossa lua azul/ Que faz a gente se olhar/ E ter vontade de amar” (Jane & Herondy, dupla que batia ponto nos programas de auditório apresentados por nomes como Barros de Alencar, Bolinha e Carlos Imperial, em uma versão inolvidável de “Blue Moon”)
2. “Sônia, chega mais aqui e fica bem juntinho/ Sônia, vamos nessa festa fazer um trenzinho/ Você na frente e eu atrás/ E atrás de mim um outro rapaz/ Sônia, que loucura!” (Léo Jaime, “Sônia”, em versão pra lá de tropicaliente de “Sunny”, canção de Bobby Hebb)
3. “Vem comigo no meu barco azul/ Vou te levar pra navegar/ Nos rios da Babilônia/ (…) eu vi touros de asas de ouro/ Eu vi torres, templos de ouro/ Starela, deusa da noite do luar” (Perla, “Rios da Babilônia”, singela regravação de “Rivers of Babylon”, do grupo Boney M.)
4. “O que é imortal/ Não morre no final” (Sandy & Júnior, “Imortal”, hit de sucesso da ex-dupla de dois flagrada em um verso pleonasticamente redundante desta versão transposta para o idioma luso-português da canção musical “Immortal”, dos Bee Gees)
5. “Hey Jude, não fique assim/ Sabe, a vida ainda é bela/ Esqueça de tudo que aconteceu/ Amanhã será um novo dia/ Hey Jude/ Pra que chorar/ Por alguém que não te ama/ Se o mundo agora te faz sofrer, tudo vai passar/ Você vai ver…” (Kiko Zambianchi, que com sua regravação de “Hey Jude” fez tanto mal para os Beatles quanto o casamento de John com Yoko)
Top 5 Aserejês Prugurunduns:
1. “Foi sem querer/ Que derramei toda emoção/ Undererê/ E cerquei seu coração/ Undererê/ Me machuquei, te feri, não entendi/ Undererê” (Eliana de Lima, “Desejo de Amor”)
2. “Tem ovo chocando com todo cuidado/ Tem ovo de Páscoa, tem ovo estalado/ Tem ovo de pato, tem ovo de pombo/ Tem ovo de tudo, até ovo de Colombo/ Meu ovo, meu ovinho/ Ié ié ié/ Piu piu/ Ié ié ié/ Piu piu piu” (Sergio Mallandro & Fausto Silva, parceria retumbante da MPB, no trepidante “Rap do Ovo”)
3. “Eu não sei o que acontece/ Quando eu canto esta canção/ Todo mundo enlouquece/ É uma grande confusão/ As meninas gritam tanto/ Quando dançam sem parar/ E a moçada toda junta/ Começa a cantar/ Taka taka taka/ Taka taka taka kataka” (“Melô do Taka Taka”, um dos sucessos de Nahim, notabilizado por suas participações no Qual é a Música do Silvio Santos)
4. “É no balanço da cama/ Nhec, nhec/ Roinc, roinc” (Companhia do Pagode, na onomatopéica “No Balanço da Cama”)
5. “Preta, fala pra mim/ Baracundé Cundé Cundô/ Fala o que você sente por mim/ Oi oi oi ô” (Beto Barbosa, o inolvidável Rei da Lambada, em seu sucesso “Preta”)
Top 5 Concretinismos Pascoais:
1. “Obi, Obi, Obá/ Que nem zen, czar/ Shalon/ Jerusalém, z’oiseau/ Na relva rala/ Meu arerê/ Tombara/ Ali, Alá/ Logo além/ Nem lá/ Logum/ Pra cá ninguém faraó” (Djavan, “Obi”)
2. “Macha fêmeo macha fêmeo fêmeo macha/ Cérebra caralha baga saca pescoça prepúcia ossa/ Nádego boceto têto côxo vagino cabeço boco/ Corpa moço dentra foro moça/ Orgasma coita palavro sexa goza/ Liberal gerou” (Arnaldo Antunes, “Macha Fêmeo” - em um texto dedicado a essa mesma música, Ruy Goiaba reproduziu um preciso comentário atribuído a André Barcinski: “essa música é um merdo”)
3. “Pára de transar odé eu não/ Pára de comer Adão eu não/ Isso é armação do Zé, né não?/ É 171 odé de Adão” (Luiz Caldas, representante old school da classic axé, na singela “Odé e Adão”)
4. “Ai tricolor colar/ Ás de macaratu/ No azul de Zanzibar/ Ali meu coração/ Zuniu no gozo dela/ Ai mina aperta minha mão/ Alá meu only you/ No azul da estrela” (A Cor do Som, “Zanzibar”)
5. “Pé de xique-xique, pé de flor/ Relabucho, velório/ Videogame oratório/ High-cult simplório/ Amor sem fim, desamor/ Sexo no-iê/ Oxente, oh! Shit/ Cego Aderaldo olhando pra mim” (Chico César, A Prosa Impúrpura do Caicó)
P.S. 1: Como diria Byafra, “dentro do bombom tem um licor a mais”. Certamente deixei de citar muitos dos versos mais lapidares da nossa MPB neste artigo, baseado em um post que publiquei originalmente em julho de 2004. Deixo o espaço dos comentários aberto para quem quiser contribuir com mais pérolas do nosso cancioneiro popular…
P.S. 2: Confiram a parte II deste post: Mais versos bizarros, inusitados e inesquecíveis da MPB!
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
Gblsk8
-
Camila
-
Came14
-
-
caca
-
Amancios
-
http://sorocaba felipe de aumenda silva
-
http://www.greatrace.com/blogging/corky-coker Corky Coker
-
http://www.youtube.com/watch?v=6b_3-oWp2vw Antioch Ca Real Estate
-
http://pensarenlouquece.com/2008/03/02/versos_inesqueciveis_da_musica_popular_b/ laah
-
Com
-
-
http://36585898 yvani
-
regina
-
Clara
-
http://185000 tamires
-
http://www.clubpinguin.com sabrina
-
http://seila mikael
-
ayana
-
http://pensarenloquece antonio martins
-
http://pensarenloquece antonio martins
-
http://poetapaulo.omeu.com.br Paulo de Andrade
-
http://poetapaulo.omeu.com.br Paulo de Andrade
-
http://poetapaulo.omeu.com.br Paulo de Andrade
-
tania
-
BILA
-
jeison
-
http://[email protected] maria da silva gaspar
-
Áurea
-
http://hbehhehehehe luiz da conceição
-
eriberto
-
Rafaela
-
http://rostinhosbonitos.blogspot.com NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONITOS….
-
zeca xucro
-
Juuh FJB 4º Canil!
-
rafaela
-
http://verdeolhardejade.blogspot.com J@de
-
http://www.orkut.com.br yuri andré c. da costa
-
http://versos elizabeth
-
Thaiara
-
Kosmidis
-
http://www.xradiostage.com xradiostage.com
-
Sandra
-
Tati
-
Roberta
-
Eduardo
-
caco
-
Keila Sapucaia
-
chris
-
chris
-
Marlon
-
chris
-
Marcelo
-
Priscila Guimarães
-
http://arquiteturadapalavra.blogspot.com Ricardo Miyake
-
http://www.pittyquepariu.blogger.com.br Priscilla
-
http://marcogomes.com Marco Gomes
-
http://alcilene.zip.net Alcilene Cavalcante
-
Claudio
-
http://perdigotos.blogspot.com Gley
-
http://www.mybends.blogs.sapo.pt henrique haddefinir
-
http://www.bundario.com Dario
-
Cezar
-
tarcisio
-
lauro
-
http://profissaoestepe.blogspot.com MaFê
-
Rafael
-
http://profissaoestepe.blogspot.com MaFê
-
http://profissaoestepe.blogspot.com MaFê
-
http://estrovengacombacon.blogspot.com Julio Makimori
-
Ricardo Henriques
-
Damazio Campos
-
http://megalopolis-blog.com/conurbacao William Hara
-
Patricia
-
http://www.teveaberta.blogspot.com Teve Aberta
-
Carlos albuquerque
-
http://www.faceira.blogspot.com/ Roberta
-
Daniela
-
http://flavonoidesepassiflora.blogspot.com/ Lu
-
http://www.exiliodalenda.blogspot.com lendari0
-
http://www.fuieuassumo.blogspot.com Natylla
-
http://amortescimento.blogspot.com/ Tuma
-
http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso
-
ouvinte
-
Mariângela de POA
-
http://www.minhavidapassadaalimpo.blogspot.com Fernanda
-
http://eusoumaria.zip.net Monica Oliveira Petry
-
http://www.bloginutilblog.blogspot.com Dani
-
Te
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://www.incomumdesign.com Ivan neto
-
http://www.danialaraujo.net Daniel
-
http://www.asletrasdasopa.blogspot.com marie tourvel
-
Daniella
-
http://www.nossanoite.com.br/divadomasini Divã do Masini
-
http://outracarol.wordpress.com outra carol
-
Beatriz
-
Fernanda Silveira
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA
-
http://www.serendipidade.com Fabio Cipriani
-
Carlos Alberto
-
http://www.naotenhoblog.com.br Gordo
-
http://pensamentosequivocados.blogspot.com/ Dragus
-
PILISTRIKA
-
PILISTRIKA
-
http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva
-
Válter Roberto
-
Válter Roberto
-
Ricardo
-
Ricardo
-
Ricardo
-
Only
-
Itibere Godoes Rosa
-
http://www.cozidocompapricas.com Natanael Mahon
-
Gabriel Ventura
-
http://maroma.wordpress.com Marília
-
http://mulheresdeantenas.wordpress.com Elis Marchioni Rojas
-
http://comoestragar.wordpress.com/ Gustavo Brunoro
-
http://duasfridas.blogger.com.br Monix
-
http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa
-
http://perolasdasassessorias.wordpress.com Edu
-
Marcio Sartorello
-
http://www.sacanagem.art.br sacanagem
-
http://www.eutanasia.blogspot.com Ana Regina
-
http://amortescimento.blogspot.com/ Tuma
-
Unlord
-
http://beatle.zip.net Dani
-
http://www.cinedemais.blogspot.com Demas
-
elida
-
http://issoebossanova.blogspot.com Sandra Leite
-
http://www.cinedemais.blogspot.com Demas
-
bia
-
http://www.asletrasdasopa.blogspot.com marie tourvel
-
Paulo Sergio
-
Japa
-
http://grandeabobora.com/ marcus
-
Erika Lippi
-
Paulo Sergio
-
Marcos
-
Ana Azevedo
-
http://www.copicola.blogspot.com/ Flavinho
-
http://www.ig JORGE MACIEL
-
http://www.ig JORGE MACIEL
-
Miranda
-
Diego Goes
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia
-
Felipe
-
http://diariodelaoxitocina.blogspot.com Cíntia
-
http://wanlima.blog.terra.com.br/ Wanderson Uchôa
-
Dai
-
http://herikamiya.blogspot.com/ Herika
-
http://blog.blogueisso.com Leonardo Fontes
-
aninha
-
http://revistaerrata.blogspot.com/ [ dr. JEKYLL ] - revista ERRATA
-
Lilian
-
http://yassuda.org/blog Luiz Yassuda
-
Anônimo
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico tina oiticica harris
-
Anônimo
-
http://www.musicasequasetudo.blogspot.com Nadja
-
http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso