Um vídeo que resume o espírito dos anos 90
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 23 de setembro de 2014
Em 1995, você não aguentava mais ouvir “Have You Ever Really Loved A Woman”, de Bryan Adams, tocando nas rádios. Mas a competição era dura com pagodes de sucesso como “Lá Vem o Negão” e “Marrom Bombom”. Se você estivesse numa danceteria, provavelmente estaria embalado por hits como “The Rhythm Of The Night” ou “Boombastic” (ou dançando na boquinha da garrafa, dependendo do lugar). Mas, ao menos em termos musicais, tudo o mais seria eclipsado a partir do momento em que alguns garotos de Guarulhos chegaram a bordo de uma Brasília amarela e a febre dos Mamonas Assassinas assolou o país. 1995, a propósito, também foi o ano de nascimento de Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine. E, sim, eu notei que apareceram alguns cabelos brancos em suas madeixas quando você leu isso.
Pois bem: naquele mesmo ano em que crianças de toda uma geração sonhavam em ir morar no Castelo Rá-Tim-Bum, a Microsoft lançou o Windows 95. A fim de explicar as novidades do novo sistema operacional, a Microsoft contratou dois dos protagonistas de Friends, série que havia entrado no ar em 1994. E assim, Jennifer Aniston e Matthew Perry acabaram por protagonizar aquele que era descrito como “a primeira cyber sitcom do mundo”, distribuída em uma singela fita VHS.
Embora se vistam exatamente como Rachel Green e Chandler Bing, neste tutorial do Win95 Jennifer e Matthew interpretam a si mesmos. Guiados pela assistente pessoal de Bill Gates, ensinam novos usuários do sistema operacional a explorarem maravilhas como a lixeira e o recurso de clicar e arrastar, enquanto contracenam com personagens que vão invadindo a sala, como um limpador de janelas, um gamer pirralho, um entregador de comida chinesa que se acha especialista em artes marciais e uma banda de grunge. Enfim, anos 90.
Muitas coisas mudaram de lá para cá, mas ver esse vídeo me fez constatar que ao menos duas perduram firmes até hoje: a beleza da Jennifer Aniston e a obsessão da internet por fotos de gatos.
P.S.: Em meio às navegações que fiz enquanto escrevia este post, fui parar no site de Vanessa Vholker, primeira apresentadora do Hugo, programa interativo exibido no Brasil entre 1995 e 1998. Eu, que graças a esse personagem ouvi demais frases como “não tem chororô, o jogo acabou”, não poderia deixar de embedar aqui o vídeo com o primeiro programa exibido pela CNT/Gazeta.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://otimizacaodesiteseo.com/ Manuel Menezes
-
Fabrício
-
http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki
-