Sugestões de presentes literários para o Natal
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Vida Dupla - Rajaa Alsanea. A capa esclarece o tema desta obra: um romance sobre o Oriente Médio hoje, escrito pela saudita atualmente residente nos Estados Unidos Rajaa Alsanea, de 26 anos. O livro, à primeira vista, lembra a trama da série Sex and the City, uma vez que fala da vida social, amorosa e sexual de quatro amigas pertencentes à classe alta. Porém, essas mulheres vivem na Arábia Saudita, um país cuja sociedade convive diariamente com o dilema de, arraigado em um patriarcalismo milenar sustentado pela crença no islamismo, ser cada vez mais influenciado pela modernidade trazida a galope da globalização. Não à toa, Rajaa estrutura seu enredo na forma de e-mails trocados em um grupo de discussões no Yahoo, em uma narrativa que soa como uma versão pós-moderna de Ligações Perigosas, o romance de Choderlos de Laclos escrito no século XVIII, cujos capítulos são todos na forma de cartas trocadas entre os personagens.
O livro chegou a ser proibido na Arábia Saudita, devido à forma despachada e sincera com que Rajaa fala da vida amorosa de suas personagens, incomodando os setores tradicionais de seu país. Para nós, ocidentais, não há nada de demais, até porque o livro não descreve nenhuma cena mais picante. O grande interesse, pois, está em conhecer melhor o mundo islâmico, sem que estejamos atrelados a estereótipos como mulheres que dançam como odaliscas, submissas aos caprichos de seus xeiques, ou homens que são meros discípulos de Bin Laden. Vida Dupla possui esse grande mérito de ajudar a desvendar o que se esconde sob os véus e túnicas negras que costumam cobrir as jovens sauditas. Em tempo: existe realmente no Yahoogroups uma lista Seerehwenfadha7et, conforme citada no romance de Alsanea. Aparentemente não foi criada pela autora, mas a lista acabou por congregar leitores e admiradores de Vida Dupla espalhados por todo o mundo.
A Love Supreme - A Criação do Álbum Clássico de John Coltrane - Ashley Kahn. Este é um livro dedicado a descrever todos os bastidores em torno da criação de um dos álbuns de jazz mais importantes da história, gravado em uma noite de dezembro de 1964. Produto de uma exaustiva pesquisa feita por Ashely, jornalista colaborador de publicações como Mojo, Rolling Stone e New York Times, que é ao mesmo tempo um retrato e uma celebração à obra de um saxofonista celebrado 40 anos depois de sua morte como um músico que possuiu a capacidade rara de transformar sua música em uma manifestação espiritual do mais alto quilate. Não à toa, existe até uma Igreja São John Coltrane, localizada em São Francisco, na Califórnia.
Quem ouviu A Love Supreme compreende bem que Coltrane foi um músico iluminado, daqueles que são capazes de modificar vidas com sua arte. Recordo Louis “Satchmo” Armstrong respondendo o que era o jazz a um incauto: “Se você precisa perguntar, nunca vai entender”. Diga-se de passagem, Paulo Leminski fez uma associação insolitamente precisa, que conecta música a religião: “Zen é que nem jazz. E humor. Dessas coisas que não se explicam”. Sabiamente, Ashley Kahn não ousa, com seu belo livro, esgotar o assunto em torno de A Love Supreme. É preciso ouvir Coltrane para poder embarcar em sua viagem transcendental, que une Deus à melhor música produzida no século XX.
Os Viralata. Uma iniciativa de Albano Martins Ribeiro que visa a divulgação do trabalho de escritores independentes, ajudando a intermediar o contato entre autores e leitores distribuindo com títulos que não encontraram abrigo no circuito convencional. Uma iniciativa que transporta para a Web o mesmo espírito da Geração Mimeógrafo, que nos anos 70 revelou autores como Cacaso, Ana Cristina César e Paulo Leminski, com escritores que não aguardaram pelo “sim” de grandes editoras pra botar seus blocos literários na rua.
Dentre os escritores publicados pela Viralata, nomes como Alex Castro, Olivia Maia e Marcos Donizetti. Tal qual a literatura independente dos anos 70, seus livros são disponibilizados para venda em edições a baixo custo, porque o que importa realmente é fazer com que suas obras cheguem às mãos dos leitores. E devo confessar que dá até vontade de ser publicado, especialmente por causa dos comerciais que Albano Ribeiro prepara para os autores que publica. Um bom exemplo: o vídeo promocional para Meias Vermelhas & Histórias Inteiras, do Doni.
P.S.: Para encerrar este post, mais uma dica literária: a Copa de Literatura Brasileira. Lucas Murtinho, idealizador do site, explica o conceito desta premiação sui generis: “Um prêmio que se vende como capaz de escolher regularmente o melhor livro do ano não pode expor ao público nem os gostos dos seus jurados, nem as falhas do seu processo. Mas se a idéia é, como acredito que sempre seja, simplesmente falar de livros, por que não mostrar o processo por inteiro? Por que não dar voz e espaço a cada jurado para explicar sua escolha? E, se escolher o melhor é estatisticamente impossível, por que não tornar o prêmio mais emocionante com um regulamento em que, como nos torneios esportivos, os livros se enfrentam um ao outro até que reste apenas um? Essa é a idéia da Copa de Literatura Brasileira”. Quem ler às excelentes resenhas dos romances que participaram da primeira edição da Copa se surpreenderá com o alto nível das críticas tecidas. Agora a CLP está na fase de eliminatórias para a edição de 2008: participe da escolha dos próximos oponentes.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://brancoleone.wordpress.com Branco Leone
-
Cristal
-
http://minhastrilhas.zip.net Leslie
-
http://www.superfluo.com.br Jot
-
http://pensaremburrece.wordpress.com Tarsis lendo John Gray diz
-
http://www.linkloko.com.br/story/3562/ Anônimo
-
http://www.via6.com/topico.php?tid=139639 Andre via Rec6
-
http://www.gurti.com gustavo
-
Marcos Silveira
-
http://olderchests.wordpress.com Kash
-
http://www.manicomiosa.org Holy
-
http://fe-minina-mente.blogspot.com Minina
-
http://www.hotwords.com.br Thais Iglesias
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
Alê
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni
-
http://www.osviralata.com.br Branco Leone
-
http://semvirgulas.blogspot.com AnaRi
-
http://www.verbeatblogs.org/forsit Olivia