Voltar à página inicial


O QUE É SPAM ZINE? É DE COMER?
Tudo o que você queria saber sobre o Spam Zine, mas não tinha a quem perguntar.

__________________________________________

(1) O que é Spam Zine?
::: Spam Zine é um fanzine distribuído por e-mail semanalmente. Ele é composto de textos, textinhos, textões e todas as outras coisas feitas da matéria-prima palavra. São crônicas, críticas, contos, análises, digressões, poemas, charadas, piadas, citações pop e comentários engraçadinhos produzidos por uma equipe especializada e por você, leitor. É, você que está lendo agora. Isso. Sim.

(2) Tá, entendi a parte que fala sobre mim. Mas o que é um fanzine mesmo?
::: Pô, mano, fanzine eram aqueles xerocões feitos pelo pessoal da faculdade que servia para divulgar festas, bailes e, claro, toda a verborragia da geração perdida. Tinha, basicamente, tudo que o nosso tem. Textos. Textos ruins, sem revisão, sem diagramação, sem qualidade, sem compromisso com o leitor... Quer dizer, não que o nosso tenha isso aí, não! Os fanzines nasceram junto com os comunistas da USP. A USP, aliás, é o espaço com maior concentração de comunistas por metro quadrado na América Latina. Não sei se você sabia.

(3) Não, não sabia.
::: Pois é. Mas então, como eu ia dizendo. Fanzine é um espaço anárquico feito para divulgar as idéias do pessoal. Na internet, existe outra denominação, que é a do e-zine, o fanzine eletrônico, distribuído por e-mail. E é nessa classificação que se enquadra o nosso. Spam Zine não existe em nenhum espaço que não seja nos correios eletrônicos. Se você encontrar Spam Zine em outro lugar que não seja em sua caixa de correio, denuncie, pois é falsificado.

(4) Pera lá, então eu só leio Spam Zine se tiver um e-mail?
::: Sim, gafanhoto. Spam Zine só é distribuído através de e-mail.

(5) Quer dizer então que eu NÃO POSSO ler o Spam Zine através da web?
:::Não. Na página do Spam Zine existem links para algumas edições passadas. Mas as edições novas, zero-bala, essas você só pode ter acesso através do seu e-mail.

(6) Beleza. E como eu faço para receber Spam Zine no meu e-mail?
::: Simples. Basta acessar a página do Spam Zine: http://www.spamzine.net e seguir as instruções. É tudo muito fácil. Na verdade, você estará mandando uma mensagem que cadastra o seu endereço na nossa lista de assinantes e pronto. Toda semana você estará recebendo o Spam Zine, que nada mais é do que um e-mail bem preparadinho pela nossa equipe. Ah, sim. Durante o seu cadastro, você deve escolher se recebe a versão HTML ou Texto sem Formatação.

(7) Ih, agora você me confundiu.
::: Easy, boy. Não é tão difícil assim. A página te orienta a se cadastrar por HTML ou Texto sem Formatação. Você sabe qual a diferença entre os dois?

(8) Não.
::: Ok. Vamos lá. HTML é a sigla para HyperText Markup Language, ou Linguagem de Formatação de Hipertexto. Simplificando, é o modo em que você pode ler o Spam Zine coloridinho, com todas as linhas, margens e espaços que nossa equipe tanto suou para conseguir pôr no lugar. Já o Texto sem Formatação é exatamente o contrário. Sem cores, margens e espaço. É pura e unicamente texto.

(9) E fora essa parte visual, existe alguma outra diferença entre o conteúdo da edição HTML e Texto sem Formatação?
::: Não. O texto é absolutamente o mesmo independentemente do modo de recebimento que o assinante escolher. Claro, nós recomendamos HTML, porque a edição sai esteticamente mais bonita. Mas não se perde em conteúdo.

(10) E como eu faço para saber se devo escolher entre modo de recebimento HTML ou Texto sem Formatação?
::: Nós recomendamos que se escolha HTML aos usuários de softwares de gerenciamento de correio eletrônico, como o Outlook Express™ ou o Netscape Messenger™. Aos usuários de webmails, recomendamos que se assine a edição Texto sem Formatação. Embora alguns webmails já suportem a visualização HTML, como o Hotmail, por exemplo. Procure se informar. Os usuários do software Eudora™ e assinantes America Online™ (AOL) devem assinar a opção Texto sem Formatação.

(11) É, mas eu: a) sou usuário de webmail e toda vez que clico em qualquer dos modos de recebimento abre uma janelinha muito louca e eu não sei o que fazer; ou b) sou um usuário espertão e não quero ter que acessar a página do Spam Zine para assiná-lo. COMO DEVO PROCEDER?
::: Você pode simplesmente ENVIAR UM E-MAIL para [email protected] e escrever no assunto: 'assinatura HTML' (para receber em formato HTML) ou 'assinatura só texto' (para receber em Texto sem Formatação). Só não se esqueça: o endereço do REMETENTE é que será cadastrado como assinante do Spam Zine. Ah, você não precisa escrever nada no corpo da mensagem, mas se quiser, fique à vontade. Responderemos prontamente.

(12) Não sei não. Vai que eu assino e vocês começam a me mandar tudo que é porcaria, ou aqueles mails gigantescos que travam a minha vida... E, CLARO, O CUSTO! ASSINAR O SPAM ZINE CUSTA ALGUMA COISA?
::: NÃO! Só custa a sua atenção. Pode ficar tranqüilo. As edições do Spam Zine não ultrapassam 100KB em modo HTML ou míseros 40KB em modo Texto sem Formatação. E nós não divulgamos para ninguém o seu endereço, muito menos mandamos propaganda. Nos comprometemos a enviar SOMENTE o Spam Zine. E você sempre pode desistir da idéia, retrucando a mensagem com o assunto: "Surtei". É tudo de grátis.

(13) Ok, você me convenceu. Eu já segui todos esses passos. Assinei o Spam Zine. Quando ele vai chegar para mim?
::: No domingo. Sempre aos domingos, entre as 13 e as 19 horas. Bem, quase sempre. Sacumé, às vezes os editores não acordam com o despertador e o Spam Zine pode atrasar um pouquinho.

(14) Esperei até domingo. Já recebi a última edição. E agora, qual o modo de usar?
::: Elementar, meu caro Watson. Vá lendo. Você pode começar pelo editorial, que é o primeiro texto e normalmente faz uma apresentação do que está por vir naquela edição. Antes do editorial, no cabeçalho, existe o número da edição, a data de veiculação e um bando de nomes de cidades.

(15) Era isso que eu ia perguntar. O que são essas cidades ali em cima?
::: São as cidades em que vivem os colaboradores daquela edição. A equipe do Spam Zine não se limita a morar em uma cidade só. Toma conta do Brasil. E em breve será o mundo. E como temos vários colaboradores, sempre o número e a variedade das cidades está mudando. Tá vendo só? O Spam Zine é multicultural.

(16) Que beleza. Gostei. Gostei muito. Gostei tanto que até queria ler as edições passadas. Como faço para receber edições antigas?
::: Existem duas maneiras: visitando a página contendo o arquivo das edições anteriores do Spam Zine ou enviando um pedido através de e-mail. A página só dá acesso a um drops do Spam Zine: são 38 edições colocadas ali para que você, leitor que ainda não se decidiu, veja em que fria está metendo sua caixa postal. Você também terá acesso, pelo site do Spam Zine, a arquivos compactados para download com as edições velhinhas. Para os colecionadores, admiradores e juntadores de e-lixo em geral interessados em receber edições antigas, favor entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou clique aqui. O seu pedido será analisado e enviado conforme a disponibilidade do nosso estoque.

(17) Gostei muito desse texto sobre cinema... Mas discordei completamente daquele outro. Como faço para elogiar Fulana, e xingar Sicrano?
::: Você pode tanto contactar pessoalmente os editores e colaboradores através de seus e-mails pessoais, que sempre estão ao lado dos seus nomes, ou enviar um mail para [email protected] e soltar os cachorros em quem melhor lhe convier. Garantimos nenhuma retaliação. Hehehe.

(18) Brincadeirinha... eu até que gostei dos textos. Mas sabe o que é? Eu sempre fui bem na redação na escola. Minha mãe vivia dizendo que eu dava pra escritor, sabe...
::: Os escritores devem ter se regalado.

(19) Como você é boçal! Só queria saber se tem como eu enviar minhas próprias colaborações ao Spam Zine.
::: Claro que sim. Nós, do Spam Zine, encorajamos nossos leitores a participar com cartas, perguntas (por vezes respostas, até), textos de próprio punho e qualquer outro material que seja condizente com a proposta do zine.

(20) E qual é a proposta do zine?
::: Ainda não descobri.

(21) Sério... Eu posso mandar uns poemas obscuros que escrevi quando meu (minha) namorado(a) me deixou para ficar com minha (meu) melhor amiga(o)?
::: Er... pode. Mande tudo para [email protected]. Mas nós nos reservamos ao direito de publicarmos somente aquilo que passar pelo nosso crivo qualitativo. Sabe como é, pressões da diretoria...

(22) Esse e-mail é a casa da mãe joana, uh?
::: Pode crer. A sorte é que não sou eu que cuido dele.

(23) Fale mais sobre você.
::: Isso não é uma pergunta freqüentemente questionada.

(24) Ah, se entregou, hein?
::: ...

(25) Mas hein... Vê só. É que eu ainda não saquei qualé a de vocês, sabe?
::: A nossa é uma só. Literatura interativa. Jornalismo alternativo. Ops, são duas, na verdade. A nossa são essas. Tentar criar um produto de qualidade literária e que conte com a participação do público.

(26) Ah, está ótimo. Você sanou a maior parte das minhas dúvidas.
::: É o que eu sempre digo. Na dúvida, ponha atrás.

(27) E aí? Setembro chove?
::: Janeiro chove mais.

(28) Algum último conselho?
::: Use as informações acima da melhor maneira possível. E, por favor, seja feliz.