SpamZine_________________
085 e 1/2
22 de dezembro de 2002
são paulo  pólo norte

>>>
 
n e s t a  e d i ç ã o:
 
músicas de fim de ano - resultados da promoção conrad - sonhos sonhos são? - à guisa de explicações
 
>>>
   
editorial
alexandre inagaki  [email protected]
 
Então é Natal...
 
... mas, pelamordedeus, a versão horrenda que a Simone gravou de "Happy Xmas (War is Over)", de John Lennon não será minha trilha sonora nesta época do ano. Canção muito melhor é "Boas Festas", composta por Assis Valente:
 
Anoiteceu, o sino gemeu
A gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra me dar
 
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Vem assim, felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel
 
Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem
Com certeza já morreu
Ou então Felicidade
É brinquedo que não tem
 
O leitor atento percebeu que a letra, apesar de bonita, é lúgubre e dociamarga até não poder mais. Não admira que Assis Valente, compositor de outros clássicos da MPB como "...E o Mundo não se Acabou" e "Camisa Listrada", tenha se matado ao ingerir guaraná com formicida (final do ano também é uma época mui melancólica).
 
Mas o Natal tupiniquim possui outros hinos não-oficiais menos melancólicos. Por exemplo, o clássico jingle da Varig, composto pelo publicitário Caetano Zama:
 
Estrela das Américas no céu azul
Iluminando de Norte a Sul
Mensagem de amor e paz
Nasceu Jesus, chegou o Natal
Papai Noel voando a jato pelo céu
Trazendo um Natal de felicidade
E um Ano Novo cheio de prosperidade
 
Ok, aparentemente a Varig é uma empresa aérea quase falida, prestes a seguir o mesmo caminho da finada Panair. Mas certos jingles possuem a capacidade de ficarem na memória afetiva, perdurando mais que a própria empresa que os encomendou. Exemplo clássico? "Quero Ver Você Não Chorar", criado para o comercial de Natal do Banco Nacional dirigido por Lula Vieira, e composto por Edson Borges de Aguiar, vulgo Passarinho, grande parceiro de Dolores Duran. Originalmente uma canção composta para o grupo "Os Titulares do Ritmo", Passarinho fez umas adaptações na letra, que acabou se tornando um jingle popularmente conhecido como o "Melô do Sexo Anal". Maldade desse povo que leva tudo por trás...
 
Quero ver
você não chorar
não olhar pra trás
nem se arrepender do que faz...
 
Quero ver
o amor vencer
mas se a dor nascer
você resistir e sorrir...
 
Se você
pode ser assim
tão enorme assim
eu vou crer...
 
Que o Natal existe
que ninguém é triste
que no mundo há sempre amor...
 
Bom Natal um Feliz Natal
muito Amor e Paz pra Você...
pra VOCÊ.
 
Desgraçadamente este jingle ganhou nova versão interpretada por Zezé di Camargo & Luciano, e hoje embala os infames comerciais natalinos das Lojas Marabrás. Como diria Kléber Bambam, "faz parte". Enfim. Falando em assuntos globais, outra trilha sonora inevitável de fim de ano é "Um Novo Tempo". Canção composta pelo trio Marcos Valle, Nélson Motta e Paulo Sérgio Valle, embala as mensagens de ano da Rede Globo desde 1971:
 
Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou
Nesses novos dias as alegrias serão de todos, é só querer
Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa
É de quem quiser, quem vier
 
As versões originais desses clássicos da propaganda podem ser conferidas no site do programa de Lula Vieira, veiculado na rádio CBN:
 
http://radioclick.globo.com/cbn/colunas/jinglesinesqueciveis.asp.
 
Mas, não importa qual seja a trilha sonora, o importante é o que importa. Os integrantes da cúpula editorial da Spam Zine Corporations desejam um FELIZ NATAL repleto de vil metal, chocotones, amor livre e gostosinho a todos os nossos assinantes.
 
(em tempo: ainda não desejo um Próspero Ano Novo a vocês porque, se tudo der certo, vocês receberão mais dois Zildos até lá, que é pra compensar nossos pontuais atrasos na remessa das edições.)
  
>>>
 
Antes tarde que mais tarde ainda. Os vencedores da promoção "EU TAMBÉM SOU LUTHER BLISSETT", que ofereceu dez exemplares das Teses Sobre Feuerbach escritas por Karl Marx, publicadas pela coleção Baderna (http://www.baderna.org), são:
 
Henrique Mazetti <[email protected]>
Zeratul <[email protected]>
Carlos Eduardo Moura <[email protected]>
Vinicius B. Peracini <[email protected]>
Mário Balan <[email protected]>
Edney Souza <[email protected]>
Renato Doho <[email protected]>
Mauro Nogueira <[email protected]>
Diogo S. Lima <[email protected]>
Nancy Guimarães <[email protected]>
 
Galera contemplada, entre em contato conosco enviando seus respectivos endereços para a remessa dos exemplares: [email protected]. Ah, a propósito: Silvye S. Rodrigues, seu exemplar da Pl4y retornou à minha casa, com a mensagem "endereço não encontrado". Entre em contato comigo, please. E, Carlos Eduardo Moura, güenta as pontas aí que eu ainda vou acertar aquela pendência contigo.
  
>>>
 
E p-po-po-po-por enquanto é só, pessoal!
 
>>>
   
p e r g u n t a r   n ã o   o f e n d e
"Sonhos sonhos são?"
 
antonio carlos bicarato  [email protected]
Hmn... perguntinha bem "Matrix" essa, hein? Que pílula devo tomar pra poder responder a isso, a azul ou a vermelha? Vai saber. Talvez sonhos sejam só projeções. Projeções fazem parte daquilo que em física definimos como "virtual" (definição diferente daquela que se refere à www). E "virtual" não é real, é só uma projeção do real. Sendo assim, sonhos são só virtualidades, o que permite afirmar que sonhos sonhos são.

(Nossa! Existe lógica nisso tudo?)
 
uma imagem dentro duma nuvenzinha, ou apenas algo que você vê projetado nas pálpebras ou nos baloenzinhos embaçados... Mas agora me respondam: por que o Pato Donald não usa calça, mas coloca a toalha na cintura qdo sai do banho? Será que só eu acho isso estranho ou só eu não sei a resposta?? Ajudem-me!!!!!!!!
 
Sonhos sonhos são?
 
entre os
        sinhos
    e os
        nãonhos
 
os dois
        sãonhos
 
icaro bandeira  [email protected]
Não, porque sonho que é sonho a qualquer momento pode se tornar realidade, deixando de ser sonho.
 
augusto f. a. rocha  [email protected]
Bom, na verdade pode-se dizer: sonhos são sonhos são realidade, entende? Digo, meu sonho desta noite foi unir a minha boca à dela. Mas eu sou conforme Machado de Assis, e afirmo que "O sonho coincidiu com a realidade, e as mesmas bocas uniram-se na imaginação e fora dela".

Se os sonhos são uma seqüência de pensamentos, de idéias vagas, mais ou menos agradáveis, mais ou menos incoerentes, às quais o espírito se entrega em estado de vigília, geralmente para fugir à realidade e para posteriormente votar à ela e estes à realidade, sonhos são sonhos são realidade, portanto,

"não se afobe, não
Que nada é pra já." (Chico Buarque)
 
Oras, perguntem ao David Lynch.

pergunta da próxima edição:
"2002 foi inesquecível porque..."
... sim? Ajude-nos a fazer uma retrospectiva mais impactante que a da Rede Globo. Escreva aí:
[email protected].
 
>>>
    
f a l a   q u e   e u   t e   e s c u t o
Solte a voz na estrada, pra gente poder dar explicações mais furadas que queijo suíço. Elogios lascivos, propostas indecorosas, convites para ministérios e doações em dólar também serão bem-vindos. Escreva
[email protected].
 
----- Original Message -----
From: "Lorrene Carolline Nunes Vieira"
Sent: Friday, December 20, 2002 12:16 PM
Subject: Onde você foi parar agora?

"Spam Zine,

Onde você está agora? Retiro espiritual ou obrigatório? Virou bumerangue, vai para as nossas caixas postais e depois volta a ficar sem enviar nada? Depressão? Análise de fim de ano? Ou está como essas bandas de rock, vendo o melhor momento de terminar, no auge?

Será que o número 100 é uma utopia?

Quer ajuda? A última pessoa que perguntou onde você estava virou colaborador e já prevendo isso, estou a sua disposição, só não sei se vou ser tão útil.

Atenciosamente,

Lorrene Carolline Nunes Vieira
Bacharelanda em Informática pela UCSal, Salvador - Bahia
"
   
inagaki responde: cara Lorrene, obrigado pela sua preocupação. O que acontece é o seguinte: Spam Zine é que nem noiva antes do casamento, nossos atrasos são propositais porque assim aumentamos o impacto de nossa chegada. Com relação à sua oferta de ajuda, thanks! Recordando um velho slogan, "com Rexona & Spam Zine sempre cabe mais um". Beijabraço pra ti, bom Natal e juízo (ma non troppo).
 

----- Original Message -----
From: Claudinho Fotografias
To: [email protected]
Sent: Sunday, December 22, 2002 10:50 AM
Subject: Cadê o meu Span Zine?

"O que foi que houve? A última edição que recebí foi a nº 84, não vão sair do ar não é?
Um abraço e Boas Festas.
Cláudio
"
 
inagaki responde: cumpadi Cláudio, o Spam Zine atrasou porque o pneu do metrô furou. Mas desencanai-vos: ao contrário da Tupi e da Manchete, não será agora que sairemos do ar. Forte amplexo pra ti, e que Papai Noel seja perdulário contigo.
 
 
----- Original Message -----
From: Silviani Santos
To: [email protected]
Sent: Wednesday, November 27, 2002 11:50 AM
Subject: SZ, muito prazer em conhecê-la!!!

"Olá, pessoal...
Gostaria de dizer que foi um prazer conhecer a SZ. Ela foi apresentada pra mim por meu namorado, com direito a muitos elogios. Desde então, os minutos dedicados a esta leitura tem me feito muito bem, além de gerar assuntos para boas conversas e discussões bem humoradas. VALEUUUUU!!!!"

inagaki responde: querida Silviani, obrigado pela sua mensagem. Spam Zine possui mil e uma utilidades, desde desentupir pias de banheiro até incitar casais a praticarem o pecado menos original de todos. Um abraço para você e para seu namorado (certamente um cara de bom gosto), e que a Rena do Nariz Vermelho dê um pulo na sua casa neste Natal.
 
 
----- Original Message -----
From: "Cronicamente Inviável" <[email protected]>
Sent: Monday, December 02, 2002 10:14 AM
Subject: Fala que eu te Escuto!

"Alguém pode responder essa perguntinha?
O que significa e pra que servem a Maçonaria, Lions Club, Rotary e outras 'ONG´s' ???

[]´s
Izzy -
www.cronicamenteinviavel.rg3.net"
 
inagaki responde: mizifio Izzy, você tem certeza que escreveu para o lugar certo? Mas enfim: alguém pode esclarecer a dúvida do nosso colega? Alguém aí? Alguém aí?
 
 
----- Original Message -----
From: "Mario Ribeiro Mendes Junior"
To: "[S p a m Z i n e]" <[email protected]>
Sent: Sunday, December 15, 2002 2:03 PM
Subject: Crônica e eu

"Alexandre, Ricardo, se acharem interessante, publiquem.
<<O tempo e seus valores.doc>>

Breve apresentação (pura frescura):
Meu nome é Mário R. Mendes Júnior (antes que me perguntem, nada haver com a multinacional), tenho hum... 35 anos e moro numa cidadezinha perdida no norte do ES chamada São Mateus (Aposto que vocês já ouviram falar em Itaúnas, dunas e tal... bem, é pertinho!).

Sou terapeuta de Shiatsu, faço faculdade de turismo e trabalho numa das maiores indústrias de Papel e Celulose da América Latina: A Suzano Bahia Sul, só que em Mucuri, sul do estado da Bahia. Chega! Se deixar, conto o romance da minha vida. Só esqueci de uma coisa: Gosto de escrever. (se gostam do que escrevo são outros 500!)

Até a próxima.

Aliás, quero a autorização de vocês para colocar um link do SpamZine na HP da Faculdade (pode ser?) Pobrezinha, mal feitinha, feinha igual riponga de quinta, mas muito lidinha pela galera do norte do ES.

Abraço
!"
 
inagaki responde: caro Mario, valeu pela mensagem! Mas você já é conhecido da casa, pô. :) Foi um prazer receber a sua crônica, que será futuramente aproveitada. Quanto ao link, nem precisa perguntar: divulgação do nosso site, o telefone da Alessandra Negrini e empréstimos a fundo perdido são itens que aceitamos com o maior prazer. Aquele abraço (como diria nosso futuro Ministro da Cultura), e que teus olhos sejam atendidos. 
      
>>>
   
c r é d i t o s   f i n a i s

quero ver você não chorar
Alexandre Inagaki > [email protected]
Ricardo Sabbag > [email protected]
Orlando Tosetto Junior > [email protected]
José Vicente > [email protected]
Ione Moraes > [email protected]
      
não olhar pra trás
Alexandre Inagaki > http://www.inagaki.blogger.com.br
Ricardo Sabbag > http://sabblog.blogspot.com
Orlando Tosetto Junior > http://memento_mori.blogspot.com
José Vicente > http://www.exquisite.com.br/privacidade
Ione Moraes > http://www.didentro.he.com.br
  
nem se arrepender do que faz
AL-Chaer > [email protected]
+-aLiNe-+ > http://sickgrrrl.blig.ig.com.br
Antonio Carlos Bicarato > http://www.farside.kit.net
Augusto F. A. Rocha > [email protected]
Icaro Bandeira > [email protected]
Rodrigo > [email protected]
   
>>>
 
Spam Zine - fanzine por e-mail
 
conheça, leia, assine:
 
colaborações, sugestões, críticas & propostas indecentes:

>>>
 
p. s.
 
inagaki: uma boa sugestão de presente de Natal é "Ao Lado e à Margem do que Sentes por Mim", romance publicado de maneira independente por Ana Maria Gonçalves (breve aqui no Spam Zine). Vale conferir, aliás, o blog escrito... pelo próprio livro. :) Visitem: http://entrelivros.blogger.com.br. Você também encontra mais informações sobre a autora neste link: http://www.novae.inf.br/centrodaterra/entre_livros.htm.