“Sou do mundo, sou Minas Gerais” (publieditorial)
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 29 de junho de 2010
Estamos vivendo um período de micareta futebolística, no qual a Seleção Brasileira, à medida em que avança na Copa, proporciona alguns feriados adicionais a este ano sui generis. E, enfim, depois que toda essa agitação cessar, quando as vuvuzelas insuportáveis (expressão redundante) forem devidamente guardadas no fundo do armário, creio que enfim tomaremos consciência de que o inverno, tal qual naquele jingle clássico das Casas Pernambucanas, está batendo à porta querendo entrar. Ao invés de ficar meditabundo no sofá da sua casa, vendo filmes velhos e reprises de seriados sob cobertores, enquanto seus dentes tilintam de frio, por que não aproveitar a época para dar uma espairada?
Disse Dena Kaye: “Viajar é fazer uma jornada para dentro de si mesmo.” Conhecer novos lugares, dar um drible na rotina cotidiana, perder-se para poder se reencontrar: nada como uma boa viagem para recarregar nossa barra de energia. E, já que o frio está batendo à porta, por que não acompanhá-lo em grande estilo, passando esta temporada em uma pousada aconchegante na montanha, fazendo passeios ecológicos ou curtindo boa música em um dos diversos festivais de inverno sediados em Minas Gerais? Sua extensa programação de eventos está disponível na Wikiminas, espaço para a troca colaborativa de informações sobre os destinos turísticos da terra natal de Carlos Drummond, Fernando Sabino, Beto Guedes, Adélia Prado e Guimarães Rosa.
Passear de Maria-Fumaça até Ouro Preto, embebedar-se com a vista do alto dos teleféricos em Poços de Caldas ou Caxambu, respirar História nas igrejas de São João Del Rei, deleitar-se com os doces caseiros de Monte Verde, andar de mountain bike em Salão de Pedras, curtir shows musicais no festival de Mariana… Em meio a tantas atrações e passeios, uma ferramenta como o Tourist Analizator, que traça seu perfil de turista (Boêmio? Zen? Aventureiro?) a partir da avaliação de seus posts mais recentes no Twitter ajuda incautos a definirem suas rotas de viagem.
Ao comentar um livro de José Saramago, escreveu Contardo Calligaris: “Viajar é isto: deslocar-se para um lugar onde possamos descobrir que há, em nós, algo que não conhecíamos até então.” Por que não fazer de Minas Gerais o lugar de sua autodescoberta? :)
P.S.: O título deste post cita uma das minhas músicas prediletas do Clube da Esquina, composta por Márcio Borges, Lô Borges e Fernando Brant.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.sternserviceco.com/ Plumber Los Angeles
-
http://blig.ig.com.br/odiariodatoca/2009/12/21/82/ party bus in Los Angeles
-
http://tlenbt8v.fuwu.taskcn.com/news/detail?id=670068 Packers Jersey
-
http://www.poloshirtoutlets.net/ ralph lauren polo store
-
http://katjonen.com Eli Kitz
-
http://www.edhardy-store.us/ Ray Ban Aviator Sunglasses
-
http://campelog.blogspot.com Felipe Campelo
-
http://www.italytex.com.br/blog tecido vestido
-
Aninha
-
http://objetospessoais.blogspot.com/ Luciana
-
http://catatau.blogsome.com Catatau