Soda Stereo, o maior grupo argentino do qual você sequer ouviu falar

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Lamentavelmente são poucas as pessoas no Brasil que conhecem esta excepcional banda argentina chamada Soda Stereo. Hoje o grupo fará o último show de uma turnê que passou por nove países e que, em 22 apresentações, vendeu mais de 1 milhão de ingressos por toda a América Latina. Mas nós, brasileiros, passamos incólumes pelo retorno de uma banda que esteve separada por dez anos e voltou agora para uma impressionante turnê que mereceu inclusive cobertura especial da Rolling Stone latino-americana, por causa de uma inexplicável e estúpida barreira que ainda mantemos com relação ao rock cantado em espanhol.

O retorno aos palcos do trio formado por Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti comoveu a Argentina. Para que aqueles que nunca ouviram falar em Soda Stereo tenham uma vaga noção do tamanho do grupo, saibam que ontem seus integrantes foram recebidos pela presidente Cristina Kirchner na Casa Rosada. Além disso, nesta turnê o Soda lotou cinco vezes a capacidade do Estádio Monumental do River Plate, sendo que sua sexta apresentação no local, que promete ser a derradeira de toda a carreira vitoriosa da banda, será na noite de hoje. Vale a pena citar ainda um comercial-tributo no qual várias bandas tocam “De Musica Ligera”, hit do Soda regravado no Brasil pelo Capital Inicial e pelos Paralamas do Sucesso, que obteve grande repercussão nas tevês argentinas.

Minha recomendação: comprem, baixem, corram atrás das músicas do Soda Stereo, em especial do álbum Comfort y Música Para Volar, que é para mim o melhor acústico MTV de todos os tempos. Quando vocês ouvirem petardos como “Ella Usó Mi Cabeza Como Un Revólver” ou “En La Ciudad De La Furia”, poderão talvez compreender os motivos pelos quais estou inconsolável e com a sensação de que morri um pouco por dentro, por não poder estar esta noite no estádio do River Plate para ver de perto aquele que será provavelmente o último show do Soda Stereo.

P.S.: Começam a sair as listas dos melhores de 2007, e eu fui um dos participantes das escolhas da crítica no levantamento feito pela revista O Grito. Mas listas, como sempre costumo dizer, são voláteis e incompletas. No próximo questionário que eu for responder, provavelmente já elencarei outros prediletos de acordo com o mood do momento…

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: O assassinato de Benazir Bhutto - Pensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

    Bem lembrado, Pedro. Enquanto em 1991, os Paralamas tinham acabado de lançar um álbum que foi mal recebido no Brasil, “Os Grãos”, na Argentina Herbert, Bi e Barone emplacavam hits e lotavam shows. Aliás, os Paralamas têm uma bela história de colaborações com músicos de lá. Regravaram “Trac Trac” de Fito Paez e “De Musica Ligera” do Soda, fizeram shows com Los Pericos como banda de abertura, tiveram a participação especial de Charly Garcia tocando piano em “Quase um Segundo”… Enfim, valeu pelo comentário!

  • Yo

    Eu esteve naquele 20 de setembro de 1997, escutando o famoso “Gracias totales!” ao vivo, no estadio de River Plate. Soda foi realmente uma das bandas mais importantes da argentina, e é uma pena que aqui no Brasil não sejam conhecidos. Isso de que lá na argentina também não se escuta música brasileira é falso. Tem a nova geração escutando música mais “comercial” tipo Ivete Sangalo, mas também lá todo mundo conhece Milton Nascimento, Chico Buarque, Toquinho, Vinicius, Paralamas, Maria Bethânia, Gal Costa, etc, etc, etc.

    Infelizmente ou não, lá na argentina somos criados olhando muito “pra fora”, para o que acontece no resto do mundo, e isso inclui o aspecto musical. Temos um país relativamente pequeno (territorialmente falando) e portanto muito permeável a influencias externas. Já o Brasil, um pais tão grande que “faz fronteira com ele mesmo”, é mais fechado sobre o que acontece “dentro”. Isso é algo positivo no sentido da juventude consumir praticamente 100% de música nacional, porém limita muito o conhecimento de outras coisas lá fora (Não só da argentina, me refiro ao resto do mundo).

    Recomendo pra vocês os discos “Canción Animal” e “Signos” de Soda (para mim, os melhores) e deixo uma curiosidade: Nas décadas dos 80 e parte dos 90s, os seguidores de Soda Stereo e de “Patricio Rey y sus redonditos de ricota” (Outra banda muito boa) tinham uma rixa entre eles, uma rivalidade insana e sem sentido. Soda era tachada como sendo a banda dos “filinhos de papai”, dos playboyzinhos, e “Los redondos” (Apelido da outra banda) era mais da rua, de uma contra-cultura da classe social media-baixa. Eventualmente, ambas bandas se dissolveram, mas deixaram um legado muito importante, e felizmente, hoje nada impede de curtir ambas por igual :)

    • http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki

      Yo, que bom que você teve o privilégio de assistir ao vivo a turnê de despedida do Soda Stereo. E é uma pena que os brasileiros não têm a mesma receptividade que os argentinos possuem com a nossa música. Quando estive em Buenos Aires, fui a várias baladas e todas elas tocavam, em algum momento, alguma música brasileira, fosse ela gravada por Skank, Paralamas, Ivete Sangalo, J. Quest ou Michel Teló. Em tempo: apesar de gostar muito de “Canción Animal” e “Signos”, creio que o álbum ideal para quem nunca ouviu nada de Soda e quer ser introduzido à banda é o “Comfort y Música Para Volar”. Por ser uma espécie de coletânea, por trazer a banda tocando ao vivo (e matando a pau) e também por causa dos arranjos novos (e ótimos) de clássicos do grupo como “En la Ciudad de la Furia” e “Ella usó mi cabeza como un revólver”.

  • http://health-individual.com/water-softener-systems-reviews best water softener

    Good article , I am going to spend more time learning about this subject

  • http://health-individual.com/water-softener-systems-reviews water softener

    Great blog, I’m going to spend more time learning about this subject

  • http://www.greatdepressionfacts.net/ great depression facts

    Good post , I am going to spend more time reading about this topic

  • http://www.discountedwheelwarehouse.com/ Tires

    ab mera dil nhi lagega.. bilkul bhi

  • http://www.topswarovskioutlets.org/diamond-silver-earrings-c-23_27.html Diamond Silver Earrings

    Tasteful, indeed. I really love your artical additionally, the appearance. I are not able to wait to try it out in my test weblog. Your theme is amazingly productive that it is hard maintain with an individual. Clean and readable. Very attractive blog. Great! I want it.

  • pedro victor

    concordo plenamente quando vocês dizem que existe uma barreira por parte dos brasileiros diante de musicas do resto da america latina. barreira essa que do lado de lá não é tão grande, afinal, se não fossem os argentinos, o que seria dos PARALAMAS DO SUCESSO?
    para quem nao sabe, por muito tempo os paralamas ficaram escondido no mercado musical hipocrita e tolo brasileiro. enquanto isso o hit ”la bella luna” fazia bastante sucesso na argentina. só depois disso os paralamas conseguiram o sucesso aqui no brasil.
    muito bom o site. parabens!
    recomendo a todos que gostam do soda, que oucam a banda uruguaia LA VELA PUERCA

  • Hernane Alencar

    Conheço o som do Soda stereo e acho legalzinho,curto outras bandas latinas também de rock e ska, mas em relação ao público brasileiro se abrir pro mercado latino, acho interessante, mas o intercâmbio deveria ser recíproco… além dos Paralamas, Sepultura e Soufly, nenhuma banda brasileira é conhecida no resto do continente… Tenho certeza que bandas como o Skank e o Maskavo seriam campeões de vendas na Argentina, eles gostam muito desse estilo por lá, talvez se o mercado latino se abrisse pro mercado brasileiro, o inverso poderia ocorrer também… Não adianta tachar o brasileiro de ignorante por não conhecer bandas que cantam espanhol, já que eles também não se esforçam pra receber nossas bandas por lá, e cá entre nós, possuo todos os discos do Sodastereo, Juanes, alguns do Sumo, Los Redontitos,Caramelos de Cianouro, La vela puerca… e nenhum deles chegam nos pés de um Paralamas aqui do Brasil, tanto que até os argentinos dizem que o Paralamas é a banda brasileira mais argentina que existe enaltecendo seu orgulho patriótico…

    • Eu

      E não é à toa que o paralamas seja a banda brasilera mais argentina que existe. Eles regravaram umas 3 ou 4 musicas argentinas- dentre as quais “loirinha bombrill”- que é a versao brasileira para “parate y mira”-  e “musica ligeira”.
      Isso sem esquecer que o incio de carreira deles eram nitidamente influenciado pelo “the police”

  • Lívia

    Ei, amei!!!
    Estou escutando a banda há poucos MINUTOS e já adorei. Pena saber que não permanecem juntos mais…En la Ciudad de la Furia é maravilhosa, assim como outras. Espero e vou escutar tudo
    Obrigada, abraços

  • Fernanda Santos

    Muito bom o post…Sou grande fã do rock argentino, sobretudo Soda Stereo e Attaque 77… há bandas de ótima qualidade que como vocês citaram os brasileiros nunca ouviram. O rock argentino é referência na América latina e o Brasil mal têm consciência disso. Cito também o Café tacuba do México que está entre as minhas preferências. Sempre Soda Stereo, sempre Cerati!!
    “Me verás volar
    Por la ciudad de la furia
    Donde nadie sabe de mi
    Y yo soy parte de todo.”

    R: Fernanda, parabéns: sempre bom encontrar mais alguém que aprecia o melhor do rock argentino. :) Ultimamente minhas bandas prediletas latinas são o Zoé (a grande banda mexicana da atualidade) e os Babasonicos, que não são menos que geniais. Um abraço!

  • Claudia

    Eu sigo o trabalho do Soda Stereo desde 1984, quando viajava a Bs As ainda com meus pais, e realmente estou convencida que é uma das mais competentes bandas do mundo!
    Parabéns pela divulgação!

  • Carlos “Kiko”

    Gostei muito dos comentários sobre Soda Stereo, uma das melhores bandas latino-americanas. A cidade da fúria é uma das músicas mais impactantes da nossa região. Parabéns pelo site. Tomara que você continue oferecendo informações sobre a banda. Recomendo uma banda mexicana chamada Caifanes.

    R: Valeu, Carlos! Em tempo: Caifanes é outra das minhas bandas latinoamericanas prediletas. B)

  • Julián

    Ta legal!!! eu só argentino e moro akie no brasl há um ano!!! eu acho q soda stereo é a melhor banda da argentina mas assim como o povo brasileiro recusa as bandas argentinas opovo a argentina desconheçeas brasileira, tipz argentina naum conhece bandas perfeitas no brasil.. como capital inicial, jota quest, nx zero, legião urbana… até a versuit ma banda argentina fez uma versão do o tempo não para do cazussa ja q ngm conheçia e todo mundo acreditava q era deles. Brasil tbm fez a messma coisa a Musica A sua maneira de Capital é a musica de soda stereo De musica Ligera sendo q como ngm conheçe… todo mundo acredita q é brasileira… ou seja tem q parar com esse preconceito deq o pais tem a melhor musica e ouvir musica de fora pra dpois fazer a comparação

  • beto

    maná e babasonicos são bem melhores que o soda.

  • Osvaldo

    Oi pessoal!!!…desculpem meus erros no português….sou mexicano e moro no Brasil temporariamente por 2 anos.
    É mesmo uma pena que o Brasil se isole do resto do mercado musical Latino-Americano. Existem um monte de bandas fazendo, ou que já fizeram sucesso na América toda menos no Brasil!!!!…..preferem traduzi-la para o português, no tempo que eu já estou aqui no Brasil já escutei muitas músicas que são “covers” de musica em espanhol, os meus amigos do serviço escutam as minhas músicas e falam: “essa música é brasileira!!”…eu falo para eles que não porém não acreditam em mim. Também acho que o resto da América Latina tem que abrir as portas para a música brasileira, vocês tem bandas boas, eu já escutei algumas musicas interessantes. Mais, de novo, é uma grande pena que no Brasil não chega musica do resto da Latino-América, desde: Cafe Tacuva(México), Molotov(México) La Ley (Chile), o grandioso “SODA STEREO”(Argentina),Enanitos Verdes (Argentina), Aterciopelados(Colômbia), até Mecano(Espanha), Miguel Bose(Espanha), Alejandro Fernandez(México), Oscar De Leon (Colômbia), Shakira(Colômbia), Juanes (Colômbia), Frankie Ruiz (Puerto Rico), Rubén Blades(Panama), etc…etc…etc….

    R: Olá Osvaldo, obrigado por compartilhar suas preferências musicais! E, olhe, seu português está num ótimo nível, creia-me. Parabéns e um abraço!

  • Wallacy Medeiros

    Cara são poucas pessoas que curtem Rock cantado em espanhol, e pra quem não conhece vou indicar Andrés Calamaro que pra mim é um Raul Seixas melhorado(e muito) Quem ouvir e não gostar, que ouça mais de uma vez, e uma banda muito “FODA” que pra mim deixa muito rock nacional no chinelo é uma banda chamada Callejeros, muito animal!!! Pra rapaziada que gosta de um rock mais novinho tipo dessas bandas que apareceram no Brasil a pouco tempo, ouçam Juovenes Pordioseros…Legalzinho!!! Abraços a todos e viva ao Rock’n Roll!!!

  • Marcelo

    Cara, tudo blz?
    Vc já aparou pra pensar nos paralelos que existem entre:
    A maior banda de Rock Brasileira: Paralamas
    E a maior banda de Rock Argentina:
    Soda
    ?
    Tem um monte, pra começar a citar, os dois grupo s tem 3 componentes fixos.
    Os dois foram formados por volta de 83
    Tem uma semelhança bem interessante que é o fato das duas bandas ter uma música de um “náufrago”
    Hombre al Agua e Lanterna dos Afogados
    As duas bandas fazem sucesso na Argentina ( pena que o contrario não existe…)
    etc…
    Depois coloco mais semelhanças q encontrei..
    Mas uma coisa eu digo : As duas bandas são surreais!
    abraço

  • Johnatan

    Como eu fiquei feliz de ver esse post e os comentários. Sou gaúcho de Passo Fundo e viciado em Soda à uns três anos. Considero o Gustavo Cerati um gênio, faltou citarem o álbum Signos, de 1986, uma verdadeira obra prima.

    Johnatan, boa lembrança. “Signos” é um álbum e tanto! E fãs de Soda Stereo são sempre bem-vindos por aqui.

  • RONALDO MULLER

    Eu tbm concordo sou fã desde o inicio desta grande banda,mas não sabia que eles tinham voltado ,tenho toda a coleção de cd´e dvd´s do soda e lamento eles nunca terem vindo ao Brasil.

  • Neusa Costa

    Para o Soda Stereo tiro meu chapéu, meu lenço mas acima de tudo dou meu coracão.
    Curto esta banda, que para mim SUPERA qq outra há pelo menos uns 24 anos. Tenho tres filhos, 2 garotas e um garoto com 29,15 e 10 anos que praticamente nasceram contando suas musicas. Ao Gustavo Cerati, Zeta Bosio ee Charly Alberti PARABÉNS!! Vocês já são imortais!! Beijo muito grande.

  • Sebastian Espinosa

    Olá ! Parabens pelo blog e por este post. Eu moro no Brasil há 2 anos e, francamente fiquei surpreso por achar brasileiros que gostasen tanto da musica de Soda Stereo, sem duvida, uma das grandes bandas de rock em espanhol. Concordo com a maioria dos comentarios neste post. Tomara que no futuro G.Cerati oferezca um show no Brasil apresentando seu material e musicas de Soda. Eu sei que nos shows dele nos EUA, Espanha e Inglaterra, com certeza foram muitos brasileiros :-)
    Videos com o ultimo show estão já disponivilizados no YouTube e a versão mp3 transmitida ao vivo pela FM Rock&Pop de Buenos Aires está na comunidade de Soda no Orkut para download (sem querer fomentar a pirataria mas é uma versão ‘provisoria’ até o lançamento do CD e DVD oficiais neste 2008 - os quais comprarei com certeza !)
    Um abraço !

    Excelentes dicas, Sebastian. Obrigado pelas contribuições ao meu post, um abraço!

  • Renata

    Gente, eu sei que não era a melhor coisa do mundo, mas eu morro de saudades da MTV Latino!

    Renata, somos dois. Embora a MTV Latina tenha caído de qualidade desde que comecei a assisti-la, na época em que fazia parte do pacote básico da TVA, foi através dela que conheci melhor o excelente rock feito em espanhol.

  • http://sergiohrds.blogspot.com Sergio Henrique

    Que legal alguém que conheça música mesmo, apesar de eu não gostar do Soda, queria fazer umas observações. Sem intenção nenhuma de ser grosseiro, só pra fazer um contraponto. O Soda se trata de um dos fenôemenos comerciais que se convencionou chamar ” Rock Argentino Ochentoso “……. puxado pelo fim dos anos 70 com o Serú Giran e Luiz Alberto Spinetta. Mas eu não consigo considerar o Soda como maior grupo argentino da história. Aliás, Charly Garcia, cabeça do Serú ( antes do Sui Generis, que era meio folk, mas é paradigmático ) e Spinetta, Charly bem mais, são os únicos músicos argentinos de rock que realmente tem obra, completa, pra mostrar. Fico feliz em ter ouvido isso não só do meu juízo como também da boca de Roberto Pettinato, ex-saxofonista do Sumo, que hoje conduz um programa de televisão chamado Duro De Domar, bem interessante, um humor bem ácido. O Sumo que se acabou em 87, com a morte de Luca Prodan, seu vocalista, figura mítica hoje. Nessa época, nos 80, havia bandas ainda como Virus, que tem uma música chamada Wada-Wadu, regravada pelo Charly Garcia que vale uma olhada. Gustavo Cerati tem talento, assim como Fito Paez e Andres Calamaro tem um pouquinho mais. Na Argentina no que diz respeito ao rock, e lá existe uma cultura roqueira, que aqui existe em escala infinitamente menor, guarda consigo uma particularidade. Os grandes solistas, as grandes bandas ( Fabiana Cantilo, Man Ray, Hilda Lizarazu, GIT, Los Twist, Calamaro e Fito também, falo dos anos 80 ainda ) gravitavam em torno da figura máxima do rock e da música argentina que é o Charly Garcia, este sim que eu honestamente vou morrer sem saber como não faz sucesso não só no Brasil mas como no mundo todo. Charly é um beatle perdido, me pareceu muito interessante o fato do Cerati quando se aprofundou na carreira de solista ter feito isso numa época em que andava muito com Charly, Bocanada e os 11 episódios sinfônicos tem muita influência desse convívio. Os discos solo do Cerati são todos ótimos e estes sim recomendáveis. O feito do Soda, batendo o recorde dos Stones na venda de ingressos no maior local de concentração popular e de propriedade particular na Argentina, o Monumental De Nuñez, é um senhor feito. Mas ingresso vendido não é igual a relevância e talento pra tanto, o Soda me parece legalzinho, mas eu sei lá, não compraria um disco.

    Concordo que na américa latina tem rock excelente, de primeira categoria, basta procurar com a velocidade que as coisas se propagam e disponibilzam na internet saber que o justin timberlake é campeão de acessos no brasil ( e na américa latina inteira, argentina incluído ) é triste. Além dos que citei queria é lembrar de gente como o Pappo, falecido já e La Renga estes dois ( Pappo morreu, mas a obra não ) um rock pra fazer o tal do charlie brown jr e deixar eles andando de skate lá no cantinho deles. Ainda… Bersuit Vergarabat, que tem como colobarador o Gustavo Santoalalla, ganhador de um Oscar por melhor trilha sonora, sujeito que é brilhante, Perro Amor Explota, da Bersuit é sem exageros das melhores músicas feitas no mundo nos últimos tempos, fosse uma música de um boca braba estadounidense talvez nem causasse tanto espanto uma coisa dita assim. Motosierra no Uruguai, Aterciopelados na Colômbia, no México El Tri, Café Tacuba, Molotov, me ocorrem por cima esses. Na Espanha, Andres Calamaro formou uma banda chamada Los Rodriguez, maravilhosa. E lá também tem o espanhol mais argentino da história que é o Joaquin Sabia, gravou um disco tumultuado com o Fito Paez ( Enemigos Intimos de 1998, mas que é um discão ). É uma lástima mesmo simplesmente saber que todos esses nomes, sequer são conhecidos, me atendo ao Soda que particularmente não me agrada, mas não sou imbecil de não reconhecer que ali tem talento e qualidade, só falta afinidade entre o que eles tocam e o meu ouvido, esses caras batem o recorde dos Stones em vendas de ingresso, lotam estádios em todo santo canto que vão, mas olha que escroto…. a turnê de volta mais falada do momento, que todos sabem e tão por dentro é uma de 5 gordachas inglesas, entupidas de botox, que vão fazer playbacks de músicas (?) mais do que manjadas, em estádios que não estarão cheios e em um evento que é qualquer coisa, menos musical…… vai entender…..

    Sergio, valeu por ter deixado este mini compêndio sobre o rock latino-americano, e em especial sobre o cenário argentino, em meu post, independentemente de você gostar ou não de Soda. Um abraço!

  • Oscar

    Cara parabéns por essa matéria, realmente aqui no Brasil quase ninguém conhece essa ótima banda, eu tenho a discografía deles, não só o som que eles faziam mas as letras são muito boas.Parabéns novamente pelo post.

  • http://trottolices.blogspot.com/ Trotta

    Nossa, se eu soubesse que houve esse show, eu teria feito alguma coisa e teria ido, sem dúvida!

    Minha música favorita deles é “Entre Caníbales”, principalmente a versão do Acústico MTV.

    Não acredito que perdi essa…! :(

    Bem-vindo ao clube dos fãs inconsoláveis do Soda Stereo, Trotta! :’(

  • aninha

    Só para lembrar: espero ansiosa pela minha playlist do iPod. Um beijinho, meu querido. :]

  • Juan Saavedra

    Inegaki, acho que é possível avaliar a coisa de outro modo. O Soda Stereo não quis ou não pôde arriscar-se no mercado brasileiro. Fito Paez chegou a fazer algumas apresentações no Brasil já em 1994 em festivais na praia e, em 1997, lotou um Canecão, por exemplo. Sem medo de “rebaixar-se” e tocar para públicos menores do que estava habituado, Paez fez o que pôde para tentar superar essa barreira de mercado que faz qualquer brasileiro pensar em música em espanhol como coisa cucaracha. Enfim, o Soda teve um CD lançado aqui, o Sueño Stereo, e não houve nenhum movimento por parte da gravadora brasileira ou do grupo no sentido de vir ao Brasil, dar entrevistas, fazer um pocket, algo assim. Porto Alegre, por exemplo, seria uma boa porta de entrada para o grupo.

    Juan, sua teoria tem lógica. Inclusive lembro que o Maná é um grupo que fez grande esforço para emplacar aqui no Brasil, e teve relativo sucesso. Mas, ao mesmo tempo, Juanes teve sua “Para Tu Amor” emplacada nas FMs daqui neste ano, sem ter feito um esforço especial por estas bandas. Vai entender as lógicas ilógicas do mercado brasileiro, do viciado círculo dos jabás, dos interesses dos executivos de gravadoras, etc etc…

  • alessandra

    Sempre leio teu blog, mas nunca comento! Mas engrosso aqui o coro de pessoas que lamentam o Soda não ser tão divulgado no Brasil! Conheci melhor através de um colega argentino…antes, só tinha ouvido falar de De Musica Ligera (porque o próprio dinho ouro preto escreveu algo sobre eles). As letras são ótimas, e En La Ciudad de La Furia é a minha favorita.
    Uma coisa que gostava da Directv era ela ter a MTVLA e o MuchMusic. Descobri artistas latinos através de lá. Não entendo porque ela parou de passá-los aqui (sendo q são superiores a MTV brasil) Já ouviu os espanhois do Amaral? A voz da Eva Amaral, vocalista, é ótima.
    Ah, e fica a dica…tem uma música belíssima que a Shakira fez em parceria com o Gustavo Cerati, “No”. Recomendo.
    Beijos

    Alessandra, é sempre bom ter mais um na confraria de fãs brasileiros do Soda Stereo. :D Diga-se de passagem, “En La Ciudad de La Furia” também é a minha predileta.

  • Juan Saavedra

    Grande Inegaki. Não é para causar inveja, mas posso dizer que EU FUI. Estava lá no River no dia 21/12.

    SENSACIONAL! E aí, como foi o show? Aguardo pelo seu relato, Juan!

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Valeu pela dica, Ina. Vou lá ouvir e depois volto para contar…
    beijos, beijos

  • http://www.arnoud.blogger.com.br Arnoud

    Mais um fã se apresentando.

    Aprecio o som da banda a muitos anos. Quando os Paralamas regravaram o sucesso dos caras eu falava para as pessoas que era um cover e o povo ria da minha cara. Quando Capital gravou eu nem me esforcei mais.

    De fato uma pena que as pessoas se recusem a conhecer excelentes bandas como Soda, Bersuit Vergarabat, Café Tacuba, Aterciopelados, etc.

    Mas, acho que o Lobão(que Deus o tenha) estava certo quando disse que roqueiro brasileiro é uma pessoa muito conservadora.

    Abraços!

    Arnoud, e olha que a cover dos Paralamas é boa! Quando ouvi o que o Capital cometeu, achei melhor nem propagandear que a canção original era do Soda, senão o pessoal ia pensar mal da banda…

  • http://www.sodastereo.com/ maximiliano

    Olá, sou argentino, encontrei este link em Flickr.
    Assisti aos shows 20/10/2007 e 21/12/2007. O mesmo sucede em Argentina com a música brasilera (rock e blues). Por exemplo conheci “Cazuza” pela versão de Bersuit del “El tiempo no para” (o tempo não para) (http://www.youtube.com/watch?v=QnrNBrH78fI).
    Outras “bandas” boas são “Divididos” e “La Mississippi” (http://www.divididos.com.ar) (http://www.lamississippi.com.ar)

    Temos muitas ;)

    Abraços, feliz natal!

    Maximiliano, obrigado pela visita, pelo comentário e pelos links. Muito bom encontrar um hermano argentino por aqui. Um abraço e bom 2008 pra ti!

  • http://escritatorta.em.blog.br Norberto Kawakami

    Grande lembrança, Inagaki!
    A banda é ótima e o Brasil realmente considera que tudo o que é em espanhol é de segunda… Azar de quem pensa assim que perde oportunidades…
    Esse CD que vc recomenda é o unplugged mais plugged que já ouvi… Até a tradição da MTV, a banda conseguiu quebrar…
    Só para mencionar outra banda, o CD “La Espada y La Pared” dos “Los Tres” do Chile também vale a pena ser ouvido…
    abraço

  • http://www.ocabulosodestino.net Israel Barros

    Não e so o rock latino qu’é ignorado pelos tupinambas. Nossa percepção do mundo e muito parca. Conhecemos apenas os cliches e nos contentamos com eles.
    As vezes tenho a impressão que e necessário primeiramente que os US s’interessem por algo para logo depois ser adotado pelos brasileiros.

    Soda Stereo é do caralho, assim como Niños con Bombas, Cafe Tacvba e la Mano Negra (la madre de todos los grupos latinos).

  • http://beths.zip.net BethS

    Ina,
    Sou do fã clube de carteirinha do Soda, que boa lembrança esse seu post! Semana passada estava conversando aqui com o Fito Paez (que veio ao Rio como jurado do AXN Film Festival - que meu filhote João ganhou) e comentávamos justamente esse isolamento que a gente se impôs aqui no Brasil, parece que nem somos latinoamericanos - se ouve as piores babas norte americanas e se ignora solenemente a musica de bandas como Jarabe de Palo, o Soda Stereo, Café Tacuba, Charly Garcia, Los Fabulosos Cadillacs e outras.
    Ina, vou ficar de olho no DVD que certamente essa turnê vai gerar…Se souber de alguma novidade sobre isso te aviso.
    Feliz Natal por ai querido, beijos carinhosos pra ti.

    Beth, que bom vê-la por aqui! Parabéns pela vitória do seu filho, e mantenha-me, por favor, informado sobre as boas novidades acerca do Soda Stereo. Feliz Natal a você e todos da sua família!

  • http://www.aires-buenos.blogspot.com Túlio

    Realmente é uma benção que o Brasil esteja ilhado desse lixo latino-americano. se for pra consumir lixo, que ao menos seja lixo nosso. Para gostar de Soda Stereo é preciso ter vivido a época em que eles eram famosos. Agora simplesmente não dá. É terrível.

    Túlio, sinceramente? Se você realmente acha que NXZero, Sandy & Júnior, Fresno, Cláudia Leitte e os atuais Titãs produzem coisas mais audíveis que Soda Stereo, exclua-me desse duvidoso nacionalismo. Em tempo: antes da turnê atual, a última do Soda Stereo foi realizada em 1997, com estádios quase tão lotados como nos shows que eles acabaram de fazer neste ano. Conclusão: como devo interpretar sua frase “é preciso ter vivido a época em que eles eram famosos”? Que é preciso ter idade mental de menos de dez anos para desgostar de Soda? B) Just kidding…

  • http://telog.com.br/marcelinha/ Marcela Soares

    Oi Inagaki, nunca tinha ouvido falar dessa banda Soda…. Caraca vendeu tudo isso, vai rolar uma turnê por aqui?

    Bjus

    Marcela, como você mesma ajudou a provar, infelizmente são poucos que conhecem Soda Stereo por aqui. Os três integrantes do Soda já afirmaram que o show desta sexta foi o último da banda. Espero, de dedos cruzados, que eles revejam essa decisão…

  • http://fudeblog.zyakannazio.eti.br Cesar Cardoso

    Fantástica lembrança, Ina. Soda Stereo é tudo de bom, rock de primeiríssima qualidade, e Comfort y Música para Volar dá voltas na maioria dos Acústicos da arrogante MTV brazuca.

    Cesar, para mim os únicos acústicos MTV brasileiros que realmente disseram a que vieram, por acrescentarem elementos novos na discografia de quem os gravou, foram dos Paralamas do Sucesso, do Gilberto Gil e da Cássia Eller. Os outros foram meras coletâneas ao vivo ou mais do mesmo.

  • Gustavo

    Realmente nunca tinha ouvido falar nessa banda,mas considerando as músicas que ouvi pelo youtube me pareceu bem interessante, tanto que estou “adquirindo” via emule o cd unplugged deles. Algo que acehi curioso é que esse é o único unplugged que eu conheço que tenha uma guitarra eletrética em todas as músicas, ao menos nas que escutei até o momento, talvez isso se explique pelo fato de o meu chará e a sua guitarra elétrica parecem se dar muito bem mesmo.
    Quanto ao fato do rock em espanhol ser pouco difundido no Brasil, acho uma pena, pra min o rock em espanhol soa de um modo diferente do que estamos acostumados e isso é muito bom. Espero que essa barreira desapareça, um sinal de que talvez isso aconteça um dia é o relativo sucesso que o Maná obteve com Labios Compartidos aqui no Brasil.[]´s

    Gustavo, há uma explicação para isso: o “(un)plugged” MTV do Soda Stereo não é, na realidade, acústico. Só as sete primeiras faixas do álbum foram gravadas para o programa da MTV. As quatro últimas são outtakes do álbum anterior do Soda, “Sueño Stereo”. Mas você acertou em cheio: teu xará Gustavo realmente não tinha porque se desgrudar da guitarra elétrica que domina tão bem. Um abraço!

  • http://senhoritarosa.wordpress.com senhorita rosa

    ah, inagaki… tem tanta coisa que eu ainda não sei deste mundo… vou conferir.

    bezzos,

    Senhorita Rosa, felizmente há muita coisa que eu também desconheço deste mundo, e que ainda hei de descobrir. :D

  • http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Ficaste louco? Sequer ouviu falar?

    Conheço há anos! A gente aqui no sul tem mais contato. Imagine que há brasileiros que ignoram Les Luthiers!

    Abraço.

    Ainda bem que há exceções como você, Milton. Vá falar de Soda Stereo para a maior parte dos jornalistas destas bandas. Ou vá procurar por alguma citação de Soda nos principais portais…

  • http://fotolog.terra.com.br/rafael_netto Rafael Netto

    O Brasil tem tradição de se isolar culturalmente. Só conhecemos (e consumimos) nossa própria cultura e a anglo-americana. Exceções, só em casos folclóricos ou pitorescos, como a música romântica francesa e italiana, e os ritmos regionais latino-americanos.

    E a rigor, não é questão de “língua portuguesa”, porque o Brasil também ignora solenemente tudo que é feito em Portugal e nos países africanos, enquanto os portugueses apreciam tudo junto, sem distinguir a origem, como os latino-americanos. Algum brasileiro-médio conhece Delfins, Xutos, GNR?…

    Comentário preciso, Rafael; matou a charada. Sobre a produção cultural portuguesa, você também está correto. E o problema não se limita à música ou ao rock lusitano (de quem aprecio em especial, além dos Xutos e Pontapés, Rui Veloso). Pouco da literatura contemporânea de Portugal, com a exceção de José Saramago, é lido ou publicado no Brasil. Nem a obra do excepcional António Lobo Antunes é difundido por aqui. E infelizmente não temos o hábito arraigado de ler blogues de Portugal. Aliás, fica a dica aqui: http://melhorblogportugues.com.

  • MA

    Sou brasileira e SUPER/HYPER/MEGA fã do Soda Stereo e concordo que o acústico deles na MTV é o melhor de todos os tempos. E que coisa boa é ver um blog de peso como o seu divulgando essa banda. :) Sempre tentei, sem sucesso, fazer com que as pessoas pelo menos ouvissem as músicas deles, mas realmente o preconceito já está enraizado. Espero que a mentalidade de alguns mude e que dêem uma chance ao som cativante de Gustavo Cerati e cia.
    Bjo e parabéns pelo blog.

    Maria Amélia, é muito bom encontrar mais fãs de carteirinha do Soda Stereo por aqui. Vamos continuar com o trabalho de catequização da brasileirada, pra ver se a galera daqui se liga no valor que o Soda possui. :D Um beijabraço!

  • http://www.diabaquatro.com Fabiano

    O hype que estava na Argentina este ano em cima desta reunião do Soda Stereo não tinha tamanho. Camisetas, CDs na prateleira de mais vendidos, bonés e adesivos por todos os lados. Infelizmente não deu para voltar em BSAS para ver o show de despedida.

    É impressionante como uma turnê como esta do Soda, que mexeu com boa parte da América Latina, foi completamente ignorada pela mídia brasileira.

    Inagaki, a gente dá um jeito de comprar o DVD quando ele for lançado.

    Abração!

    Pois é, Fabiano. É lamentável constatar que, para a mídia cultural tupinambá, o centro do universo musical da América Latina é o Brasil e pouco mais importa. Outros países da região são citados apenas por coisas de valor cultural pífio, como Rebeldes. E, quem diria, os Estados Unidos estão à nossa frente até nesse aspecto de integração cultural, uma vez que o Soda Stereo fez um show em Los Angeles e dois em Miami, todos com lotações esgotadas. Ignoraram uma turnê que levou 130 mil pessoas ao Estádio Nacional de Santiago, no Chile, e outros 52 mil fãs ao Parque Simón Bolivar em Bogotá, Colômbia. E que atraiu mais espectadores na Argentina do que os shows do Police e dos Rolling Stones. É mole?

  • http://www.guileite.com Gui Leite

    Eu tive a sorte de frequentar por um tempo uma boite latina na região de Tampa, nos EUA, e lá acabei conhecendo Soda, Maná e muitos outros. O que mais me deixou contente neste post foi ver nos comentários que tem bastante gente por aqui que também aprecia um bom rock, não importando em qual idioma ele seja cantado.
    []s

    Gui, também estou satisfeito em saber da existência de outros fãs do Soda, tanto aqui quanto no Twitter. Pena que não são suficientes para pedir por um show da banda na Terra Brasilis, mas é bom ver que há quem ainda acredite em uma efetiva integração musical do Brasil com os outros países deste continente. []‘s!

  • http://duasfridas.blogger.com.br Monix

    Eu estava em Buenos Aires no fim de semana do primeiro show dessa turnê no estádio do River… Mas, como boa brasileira, nunca tinha ouvido falar na banda :-( e fiquei impressionada com o auê que estava rolando na cidade por conta desses, para mim, literalmente ilustres desconhecidos.

    Bjs

    Monix, que pena que você não pôde aproveitar sua viagem para ver Soda Stereo ao vivo! Tô torcendo pra que as fontes do Idelber estejam certas e o Soda resolva fazer mais shows em 2008. Agitarei uma caravana com os fãs perdidos do grupo no Brasil. B)

  • http://fumacaninja.blogspot.com Gabriel Mendes

    Comercial emocionante! Concordo com tudo que foi dito. É lamentável que a banda não faça sucesso no Brasil e ninguém divulgar sequer que o hit do Capital Inicial seja uma versão e ainda por cima com uma letra horrível. “Ni pienso evitar, sus roces secretos”, virar “Nem penso em contar os nossos segredos” é de chorar. E ainda há quem diga que a Argentina não influencia em nada a cultura do Brasil. Hoje qualquer torcida organizada tem pelo menos uma canção chupada da torcida do Boca Juniors. Mas a maioria dos torcedores nem sabe disso… De qualquer forma, parabéns pelo post :)

    Gabriel, esse comercial realmente me emocionou. Só quem é fã do Soda anos a fio entende a emoção que senti quando, no final do vídeo, surge a mensagem “vuelve la banda que nunca se fue”, com a multidão cantando “De Musica Ligera” ao fundo. B)

  • http://www.danielamatuskela.blogspot..com Dani

    Eu adoro o Soda! Escrevi sobre isso uma vez, pois meu faro foi aguçado depois de morar com uma colombiana e reconhecer os mtos sons da América Latina, que circulam em TODA a América Latina, MENOS no Brasil. Eu sei que a barreira do idioma deve ser levada em consideração, mas o fato é que NÓS nos excluímos. E agora, viciada em Fito Paes, Jarabe de Palo, Soda Stereo, Maná e tantos outros, sinto falta da época que os Titãs, os Paralamas ainda faziam uma conexãozinha…

    Dani, agradeça mesmo à sua colega colombiana, por ter lhe ajudado a conhecer melhor o rock espanhol. :D Seria extremamente salutar se nós, brasileiros, variássemos o cardápio musical de vez em quando, parando de consumir apenas os enlatados americanos. Diga-se de passagem, uma pena que a MTV brasileira parou de exibir o “Hermanos MTV”, apresentado pelo Gastão Moreira, que abria espaço em sua programação para o melhor do rock latino. Bons tempos em que ainda havia coisa interessante pra se ver na Music Television em vez dos “Beija Sapo” da vida…

  • http://idelberavelar.com Idelber

    Grande, Ina! Só mesmo você, para estar em cima deste lance. Parabéns, parabéns, e gracias, gracias, em nome de todos os fãs. Conto-lhe que ouvi um buchicho de que, dado o estrondoso sucesso, é possível que eles façam outro retorno. Estilo despedidas de Pelé, sacumé? Deixo aos seus leitores mais duas sugestões: Canción Animal, o disco de 1990 que marcou o auge da banda (certamente baixável por aí) e Dynamo, seu disco mais hermético e experimental. Também estou inconsolável por não ter podido ir. Terei mesmo que me contentar com as memórias da inesquecível noite de 20 de setembro de 1997, no mesmo Monumental de Núñez, um dos melhores shows que já vi na vida. Comi mosca feio ao não fazer post sobre isto e agora, com o seu, já não tem sentido fazer outro. Isso é que dá ficar discutindo política ;)

    Idelber, que Deus te ouça e faça com que o Soda Stereo tope se reunir novamente para mais shows em 2008! Diga-se de passagem, você citou os dois álbuns do Soda que mais aprecio junto com o “Comfort y Musica para Volar”, cool! E vamos ver se a gente consegue combinar de ir juntos para esse sonhado show, cumpadi. Um abraço!

  • http://maroma.wordpress.com Marília

    Realmente não tinha o menor conhecimento dessa banda… já a música do comercial, conhecia só a versão brasuca…
    Valeu pela dica!

  • Manu

    Li isso no jornal e lembrei de ti:

    Bom Natal e um ótimo Ano Novo pra ti e pros teus. Beijos!

    Valeu pelo link e pela lembrança, Manu. Um beijabraço pra ti e boas festas!

  • Diego Goes

    Achei muito bacana a sua lista de melhores de 2007! Principalmente por ter Violins e Roberta Sá! Definitivamente estes dois discos estariam na minha lista também!
    Abraços!

  • http://riffsesolos.blogspot.com Diego Matias

    Confesso que tenho sim esse preconceito com rock cantado em qualquer língua que não seja português ou inglês. Talvez seja falta de hábito.

    Mas é uma besteira o Capital Inicial ter aparecido com essa música aqui no país. Eles deveriam ter tocado. Não só por serem os donos dela mas por que o Capital Inicial estraga qualquer coisa.

    Não sei por que os produtores brasileiros têm essa mania idiota de “traduzir” músicas em espanhol. Assim essa falta de costume não vai sumir nunca.

    Diego, a versão do Capital simplesmente destroçou o hit do Soda Stereo. Os Paralamas gravaram uma versão muito superior no álbum “Nove Luas”, inclusive pela sabedoria de terem respeitado os versos originais (Gustavo Cerati é excelente letrista). Mas, quanto a versões brasileiras, este é um hábito antiquíssimo mantido pela indústria musical tupinambá. 80% dos sucessos da Turma do Balão Mágico, só para citar um singelo exemplo, são de composições em espanhol… Sobre seu preconceito, espero que este post ajude a ampliar seus horizontes musicais para as bandas que mandam muito bem em espanhol. Um abraço.

  • Anônimo

    E o que dizer do Les Luthiers, o Monty Python argentino? Provável que de cada 10 brasileiros 9,99 desconheçam.

    Excelente lembrança, Almirante! Deixo aqui o site dos Les Luthiers para que os interessados em conhecê-los comecem a tomar conhecimento do fino humor de nuestros hermanos.

  • http://gorgem.blogspot.com Jorge “gorgem”

    Nunca comento, mas é a hora. Esse grupo é muito bom, eu realmente não entendo a barreira que a gente impõe à música (e especialmente ao Rock) latino-americano. Tenho uns ‘quatro quilos’ de músicas do Soda, do Bersuit Vergarabat, do Juanes (que já é mais famoso)… enfim, perdemos muito!
    Abraços, gorgem

    Jorge, é sempre encontrar mais um membro dessa rara congregação de brazucas que apreciam rock em espanhol. Acrescentaria aos nomes que você citou mais alguns: Café Tacuba, Aterciopelados, Babasónicos, Molotov. []‘s!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.