Sobre o encontro de blogueiros no Rio
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 08 de agosto de 2007
Blogueiros, leitores e simpatizantes reuniram-se, no dia 6 de agosto, no Armazém Digital do Shopping Rio Design Leblon, para um encontro organizado por Beto Largman. Compus a mesa de debates ao lado de Carlos Cardoso, Fabio Seixas e Paulo Mussoi (coordenador dos blogs do Globo Online). A princípio, trataríamos de pautas como marketing viral, rentabilização de blogs e as relações entre mídia tradicional e blogosfera. Mas, como já de se esperar em um evento como este, o encontro acabou por se tornar um excelente papo de mesa de bar, com dezenas de participantes fazendo comentários, perguntas e observações sobre as mais variadas facetas da blogosfera. Relatos do que rolou no evento podem ser conferidos no Digital Drops, Webpaulo, 30 & Alguns, Nelson Corrêa e outros blogs linkados aqui e aqui.
Eu, como de praxe, cheguei pontualmente atrasado, após encarar 6 horas de viagem de ônibus de São Paulo até o Rio. Assim como o Bruno Alves, considero ser bem mais fácil ordenar idéias por escrito do que nas ocasiões em que preciso falar em público (sempre digo que eventos do tipo me deixam gago, fanho e burro), por isso aproveito este post para desenvolver en passant algumas reflexões em cima do que foi falado e debatido no encontro.
- Se você pensa em criar um blog visando ganhar dinheiro fácil, desencanai-vos o quanto antes dessa ilusão. Ser problogger não se limita a entulhar seu blog com frases do tipo “fotos amadoras da Íris do Big Brother nua, pelada e sem roupa na Playboy ao lado da Mulher Samambaia da Sexy, jogando ovos em Ipanema com o Boninho enquanto vê fotos do acidente da TAM e faz download gratuito do livro novo do Harry Potter”. Você até poderá descolar uns trocados de Adsense, mas não será levado a sério nem fidelizará leitores com esse tipo de post. Se você realmente deseja tornar-se um blogueiro profissional, necessitará redigir textos muito mais atraentes do que meras armadilhas para pegar trouxas do Google. Ser problogger é tarefa de longo prazo; não é do dia para a noite que você conquistará leitores fiéis e centenas de assinaturas do seu RSS.
- Rankings de blogs são supervalorizados. Uma agência de publicidade não se pautará apenas na posição de um blog no ranking do BlogBlogs a fim de decidir onde gastará a verba de uma campanha online. Ok, é um parâmetro importante. Mas também é preciso aferir a visitação diária de um blog, o nicho de público que ele atinge, sua relevância e capacidade de formação de opiniões.
- No ramo publicitário, 80% das verbas são destinadas a veículos off-line: TV, rádios, jornais, revistas. Desse orçamento restante, dedicado à propaganda na Internet, não mais do que 20% desses valores serão destinados a marketing viral. A verba destinada a blogs, dentro dessa fatia do viral, não passará de outros 20%. Ou seja: atualmente, os blogs representam a mosca do cocô do cavalo do bandido de um orçamento publicitário. Avanços têm sido feitos, e clientes e agências hoje levam os blogs muito mais a sério do que há um ano. Porém, se um blogueiro deseja independer de Google Adsense, Mercado Livre, Submarino e outros meios de rentabilizar sua página, atraindo anunciantes interessados em adquirir banners ou encomendar resenhas pagas em seu blog, necessita criar o quanto antes seu mídia kit.
- Faça um questionário junto a seus leitores, a fim de poder mostrar a anunciantes em potencial que tipo de público você atinge: qual a faixa etária, o nível de escolaridade, onde moram os seus leitores. Instale o Google Analytics, a fim de mensurar as estatísticas de seu blog com uma ferramenta confiável. Depois, monte o seu mídia kit e disponibilize-o publicamente, como fazem as principais revistas, jornais e portais do Brasil. Tendo tempo e disposição, corra atrás de possíveis anunciantes, focando em especial aqueles que já anunciam na Internet e mostram ter familiariedade com publicidade online.
- O melhor aspecto de se ter um blog é que, tomando emprestada a expressão cunhada pelo Cardoso no encontro, você é o Roberto Marinho do seu recanto virtual. É você quem cria suas pautas, define os deadlines de seus posts, escreve sobre o que desejar da maneira que melhor lhe aprouver. Desfrute dessa liberdade: o que diferencia um blog das pencas de sites que existem por aí são as suas opiniões, o seu viés pessoal, a maneira personalizada como você abordará os mesmos assuntos citados por programas de TVs, sites de notícias, revistas especializadas. Não se esquecendo, evidentemente, de outro diferencial importantantíssimo dos blogs: a interação com seus leitores.
- Você tem nas mãos um veículo de comunicação. Não saia por aí, pois, atropelando fatos sem prestar socorro. Ao redigir um post informe-se o máximo possível, buscando apurar todos os dados que forem necessários e linkando suas fontes primárias. A credibilidade de um blog é o seu maior bem. Parafraseando aquele famoso slogan: não tem preço.
- A quem interessar possa, dois links. Sobre a relação entre blogs e literatura, escrevi o artigo “Literatura na rede: a transição dos bytes para as bibliotecas” para o site Paralelos. Já no texto “Blogo, logo existo“, publicado no Digestivo Cultural, amplio a gama de assuntos, tergiversando a respeito dos blogs como instrumentos de informação em regimes políticos opressores, ombudsman coletivo da mídia tradicional e estímulo para o surgimento de debates em tempo real.
P.S. 1: As fotos que ilustram este post são de Guilherme Andrade, do Código Laranja, e Rômulo Pontes, do Blog do Noel.
P.S. 2: Pra quem gosta de listas: depois do levantamento de 50 blogs mais populares do Brasil feito pela Cynara do Mundo Tecno, e do mapa de André Dahmer, temos agora o Top 100 blogs brasileiros segundo o Technorati elaborado por Edney Souza.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Blog
- http://digitaldrops.com.br/ Nick
- http://aquelapassagem.blogspot.com/ Rodrigo
- http://www.codigolaranja.com.br Guilherme Andrade
- http://www.maraschino.org/blog Giglio
- http://www.flickr.com/photos/vickiporto Vicki
- http://reinehr.org Rafael Reinehr
- http://www.literatus.blogspot.com Andrea Augusto
- http://allaputanesca.blogspot.com/ Diabo de Saia
- http://mercyzidane.blogspot.com João Ricardo da Silva
- http://mercyzidane.blogspot.com João Ricardo da Silva
- http://www.jovemnerd.com.br Azaghâl, o anão
- http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
- http://www.literatus.blogspot.com Andrea
- http://prosaico20mg.wordpress.com Celinho
- http://abundacanalha.blogspot.com kelly
- http://rafaelporto.blogspot.com/2007/08/o-segredo-prosear.html Alforria
- http://www.panoramainternacional.com/visãopanoramica.php Arthurius Maximus