Sexta-feira 13

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 13 de julho de 2007

Eu, particularmente, não me incomodaria em passar debaixo de uma escada, pisando sobre cacos de espelhos quebrados por mim mesmo enquanto aninho em meus braços um gato preto na manhã de uma sexta-feira 13. Mas o fato é que existem muitos supersticiosos neste mundo, a ponto de ter sido criado um termo específico para definir a fobia que alguns têm pelo número treze: triscaidecafobia. Há inclusive uma palavra específica para aqueles que temem as sextas-feiras 13: parascavedecatriafobia.

Você tem medo das sextas-feiras 13?Segundo o site Dictionary.com, triscaidecafobia é um termo surgido a partir da junção dos termos gregos triskaideka (treze) e phobos (medo). Napoleão Bonaparte, Mark Twain, Richard Wagner e Franklin Roosevelt teriam sido alguns dos mais famosos triscaidecafóbicos. Wagner, por sinal, teve quase tantas relações com o número 13 em sua vida quanto o nosso técnico Zagallo: afinal, o compositor alemão nasceu em 1813, compôs treze óperas, finalizou sua obra “Tanhauser” em 13 de abril de 1860 e morreu em 13 de fevereiro de 1883.

Para alguns “experts” no assunto, a explicação para as crendices sobre a data está no fato de que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira, sendo que na última ceia havia treze pessoas em sua mesa. Há outras teorias: segundo uma lenda nórdica, houve um banquete e doze deuses foram convidados. Loki, espírito da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que culminou na morte de Balder, o favorito dos deuses. Teria surgido a partir daí a crença de que convidar treze pessoas para um jantar representaria iminente desgraça.

Teorias maionésicas à parte, o fato é que parascavedecatriafóbicos abundam neste mundo. Em declaração feita à National Geographic News, Donald Dossey, fundador do Stress Management Center and Phobia Institute, afirma que cerca de 800 a 900 milhões de dólares são perdidos em negócios porque pessoas evitam voar ou fazer transações comerciais em dias como o de hoje. Um cético feito eu não entende por que tantas neuras justamente na sexta-feira, véspera dos descansos imprescindíveis dos finais de semana. Compartilho, pois, da teoria de Garfield: terríveis mesmo são as segundas-feiras 13…

* * * * *

P.S. 1: Neste sábado, dia 14, a partir das 19:30, não perca o lançamento dos livros Liberal Libertário Libertino, Radical Rebelde Revolucionário e Virgínia Berlim no Rio de Janeiro!

Alex Castro preparou um comovente FAQ sobre os lançamentos. Eis uma de suas esclarecedoras respostas:

Pôxa, eu não conheço de ninguém lá, vou ficar deslocado…

Deixa de viadagem, caralho. Tá pensando o quê? Que vai estar a maior panelinha? É lançamento de livros! É pra todos os meus leitores e do Bia poderem ir, conhecer outras pessoas, se divertir. Ninguém vai ser obrigado a nada, muito menos a comprar livros. Se quiser, pode ficar quietinho num canto. Eu e o Bia nos conhecemos em um evento desses e hoje somos melhores amigos.

P.S. 2: Rodolfo Castrezana, do OMEdI, estará presente em um debate sobre o papel da Internet na vida sexual do brasileiro, organizado pela revista PIX, ao lado de nomes como Bruna Surfistinha e Gisele Rao: dia 17 de julho, a partir das 19:30, no Sesc Pinheiros. Confira!

P.S. 3: Kandy, além de auxiliar escribas distraídos na revisão de artigos apinhados de erros de grafia e concordância, é uma excepcional cronista. Exemplo recente do que afirmo: “Absurdo“, um daqueles textos que a gente lê e não resiste à compulsão de repassar para a frente.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Rafael_vc2011

    essas ai aqui em casa

  • Wesley moura da silva

    muito gostosa

  • Carlo

    num achei naum

  • jaqueline da silva barbosa

    a eu tenho merdo dos dias de saxta-feira treze por que um dia a casa da minha mãe encheu de rato nossa a gente nem dormil e por qualsa diso eu tenho medo de rato.

  • http://palpiteira.wordpress.com Palpiteira

    Ina, hoje eu estava lendo seu post (gostei) e nos muitos links acabei voltando a este, sabe-se lá Deus como, porque não encontrei a Carriconde. :) Mas não vou reclamar, porque vc indicou a Kandy. Eu não a tinha visto da outra vez. Uau! Obrigada.

  • http://www.babadoogro.blogspot.com Yuri Kauss

    A sexta-feira treze ficou famosa como um dia de mau agouro pois em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, por ordem do Papa Clemente V, foi preso Jacques de Molay, grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros do Templo (Templários), acusado de vários “crimes” contra a Santa Sé. Daí em diante os Templários foram sendo assassinados. Só nesse dia foram 15 mil pessoas ligadas ao Templo. Não é teoria, é História.

  • http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36061288 Caio

    COMUNIDADE DO VIVA A CERVEJINHA
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=36061288

  • Cris

    Oi, Ina!
    Puxa, nem me dei conta que foi sexta-feira 13!
    Dá azar pra quem acredita e sorte pra quem acredita, né…Zagalo que o diga.
    Sexta foi legal pra mim, bom pra ver que essas coisas são sem pé nem cabeça mesmo…
    beijocas!

  • http://www.relatorium.com Vinicius

    Gostaria que entrasse em contato. Não há seu e-mail disponibilizado!
    Abraço,
    Vinicius

  • http://alvarengasempre.blogspot.com marilia

    Tá, aprendi como se fala de um tema como sexta - feira treze de uma maneira inteligente…
    valeu ô, cara!
    boa semana.

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    Imagina a minha cara se um cliente chega lá no meu consultório se dizendo um palavrão desses? Eu hein! Dá menos trabalho ter medo de aranha… pelo menos o nome é decorável… rs
    beijos

  • http://issoebossanova.blogspot.com/ Sandra Leite

    :-)
    Acabei de lembrar que 6a feira foi 6 e não 7. De qquer maneira…é muito 7!
    bjo

  • http://issoebossanova.blogspot.com/ Sandra Leite

    Olha, sinceramente eu passei batido na 6a feira, 13 de julho. Ainda mais escrevendo no domindo, 15.
    Se fosse agosto teria medo.
    Agosto é complicado.
    Já a semana anterior, a mesma 6a feira, foi 7/7/7 .
    Não acha que é sete demais não? Até o Cristo Redentor foi eleito (???) nessa onda do dia 7. É muito 7!
    Começa a contar quantos 7 tiveram o seu 7/7/7.
    bjos,
    teu blog é muito bom!
    Sandra

  • http://opera-droos.blogspot.com Sarah

    Depois de muito passear por blogs e afins, ver que todos comentavam sobre supertições e coisas do tipo, só fui reparar aqui e agora que ontem (pois ainda não dormi, portanto pra mim continua sendo dia 14 8D) foi uma bela Sexa-Feira-13!
    Eu não fazia a minima idéia de que existiam essas duas fobias citadas a cima e se sou besse nem poderia imaginar de onde e como surgiram!
    Enfim, gostei bastante do seu blog! ;)
    Você escreve muito bem e eu adorei o item 6 do quadro Pensamentos Isones.
    Até me senti bonita! hahaha
    beijo! :*
    obs.: vou “linká-lo”, se me permite.

  • http://alcinea-cavalcante.blogspot.com Alcinéa Cavalcante

    Meu irmão nasceu numa sexta-feira 13 de agosto às 13 horas. Quando meu pai foi buscar a parteira já trouxe também uma banda de bode pra comemorar a chegada do rebento. O 13 está sempre na vida do meu irmão. Quando saiu do Amapá para fazer vestibular no Paraná foi num dia 13, o resultado do vestibular (no qual foi aprovado) foi divulgado num dia 13. O número da casa dele é ..13 e por aí vai.
    Meu irmão se considera um cara super sortudo.
    Beijo
    Alcinéa

  • http://sergioleo.blogspot.com S Leo

    Ih, passou. Nem me lembrei que era sexta-feira 13. Já azar mesmo foi não poder estar no Rio para o lançamento do livro dos caras. Pena. “Comovente” para o texto do Alex é um adjetivo genial, Inagaki. Vai ser difícil encontrar desculpa no dia da sua noite de autógrafos.

  • http://attu.typepad.com/ tina oiticica harris

    Alexandre Inagaki:
    Sou Botafoguense como o Zagalo mas não acredito em nada disso. Acredito em serendipity, que você traduziu uma vez mas me esqueci. O dia 13/7 ontem foi um dia muito feliz para mim. Vi Os Mutantes depois de 37 anos -LIVE. Isso é massa.
    Quanto ao evento carioca, não há gente mais dada a papo furado na rua que o carioca, isto ao sul da Bahia.
    Minha ressalva é a Cinelândia em si.
    Minha teoria? Quem sabe faz a hora, quem vai à luta alcança. Beijos

  • Anônimo

    Legal, bugrino, agora fale rapidamente, sem engasgar: “parascavedecatriafóbicos abundam neste mundo”.

  • http://cafedodom.blogspot.com Dom

    Acabamos de prestigiar, a pouco tempo, o dia 07/07/07, e, incrível coincidência, foi justamente num sábado, sétimo dia da semana…

  • http://www.buarqueando.blogspot.com Demas

    Inagaki,
    também não me importo com sextas 13. Semana passada, fui mexer com a papelada para renovar minha CNH. E para essa semana, eu tinha 2 dias para fazer a prova sobre Direção Defensiva e Primeiros Socorros: quinta 12 e sexta 13. Não tive dúvidas. Fiz a prova no “dia do azar” e fui aprovado, hehehehe.
    Abração

  • http://www.overdadeironaoepopular.blogspot.com Fabio T.

    Cara, é uma viagem ler teu blog. Pra isso já te pus nos meus favoritos.
    (passa lah depois, se quiser)
    Também acredito na teoria dos seis bruxos, seis bruxas, e uma rainha. E ainda acredito o 13 como um renascimento.
    Abraço!

  • http://www.nababu.org/ João M.

    Quem fizer uma camisa com a palavra PARASCAVEDECATRIÁFOBO vai fazer sucesso em qualquer encontro de blogueiros. :)

  • http://www.flickr.com/photos/ccarriconde/ Cris Carriconde

    Ina desculpa não falar sobre o post agora
    mas tive que vir correndo mandar uma novíssima colaboração para o Virunduns que apareceu na minha conversa com um primo no msn.

    Cris diz:
    que hino medonho do pan
    Marcelo Soares diz:
    é mesmo
    Cris diz:
    viva essa energia viva essa energia todo mundo junto como céu e mar
    Cris diz:
    juro que entendi no começo : viva a cervejinha, viva a cervejinha
    Marcelo Soares diz:
    hahahahahahah
    Marcelo Soares diz:
    agora é o hino
    Cris diz:
    vou mandar para o Ina por no Virunduns

    ps: eu não bebo cerveja

    Beijo da abusada amiga :)

    Ótima colaboração, Cris. Xá comigo! ;)

  • http://www.ofimdavarzea.com j. noronha

    Repita rápido três vezes: parascavedecatriafóbicos :-) .

    Confessa, você usou copiar/colar nessa, ô palavrinha esquisita.

    Da minha parte, nem lembrava que hoje é sexta-feira 13, não sou dado a superstições de espécie alguma.

    Quanto ao lançamento, nessas horas dá vontade de morar no Rio, Porto Alegre anda meio parada ultimamente.

    Admito, Noronha: CTRL+C mais CTRL+V na cabeça! B)

  • http://caolivo.blogspot.com Camila

    Tem aquela teoria tb que a má sorte da sexta-feira 13 é que os grandes bruxos do mundo se reuniam numa sexta-feria sendo 6 bruxas, 6 bruxos e a grande bruxa rainha, totalizando sempre 13 bruxos.

    Camila, yo no creo en brujas. Pero que las hay… las hay! :P

  • http://badtrip.com.br/bifesujo bb

    bixho, ferta lá em caza ogi
    lhincamignei um email cas coordenada
    pro uoldisney
    abrasso

  • http://eeepa.blogspot.com Lu Farias

    Oi, Inagaki, tudo bem???

    Ainda bem que eu não tenho problemas com sexta-feira 13, porque só de pronunciar triscaidefobia eu já ia dar nó na língua, HAHAHAHA… só tenho problema de clastrufobia em corredor de ovo de páscoa, mas nem quero saber se existe algum nome específico para essa minha fobia. Mas, voltando… uma amiga do meu irmão adora sexta-feira 13, inclusive ela sempre marca show dela nesse dia. Diz que dá sorte.

    Pena que estou em SP, senão até iria ao lançamento. Vou estrear em um duas semanas depois, rsrsrsrs…

    Mudando de assunto. De novo. Como é que esta anarfa digital consegue colocar aquele quadrinho lindo do feedburner no meu canto? Entrei lá, cadastrei, arrumei endereço de feed, mas não consigo me entender com o site iníglichi e achar código, botãozinho ou o que vlaha pra colocar lá no eeepa… :-(((

    Beijão!!!!

    Olá Lu, dê uma olhada neste excelente tutorial sobre Feedburner que o Edney redigiu. Um beijo!

  • Anônimo

    Ina, a primeira coisa que fiz hoje foi dar um abraço de Felícia no Cartola, meu gato preto. :)
    Também sou adepta da teoria do Garfield. :P
    ;)

  • http://www.maisumblogdamika.blogger.com.br Milena

    Eu também compartilho da teoria do Garfield. Apesar de não ter medo das sextas-feiras 13 (como é possível ter medo de uma sexta-feira???), confesso que o termo “parascavedecatriafobia” me causou um certo temor.

  • http://rafaelporto.blogspot.com Rafael

    Genial. Muito bom o texto.

  • Renata Carvalho

    Existe mais uma teoria: Os Templários foram considerados personas no gratas numa sexta-feira 13!
    Acredito que a mente é muito mais poderosa que uma superstição. Quem acredita ser azarado, o será em qualquer dia, o ano inteiro.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.