Secos e molhados

Por Alexandre Inagakisexta-feira, 25 de abril de 2008

Um dos meus planos pessoais, quando um dia for capaz de programar deveres e compromissos com a devida antecedência, consiste em reservar alguns dias da semana para publicar posts sobre assuntos específicos por aqui. Assim, organizaria o ritmo de atualizações deste blog e evitaria que este cafofo virtual ficasse alguns dias sem atualizações, fazendo com que uma fina camada de poeira cubra sua superfície. Mas enfim, como disse sabiamente John Lennon, “vida é o que acontece enquanto fazemos planos”. De qualquer modo, tergiverso para dizer que gostaria de reservar as sextas-feiras para publicar vídeos com algumas das minhas músicas prediletas. Enquanto não implemento esse esquema, fiquem com o clipe desta sexta: “De Tanto Amor”, música gravada pelo Rei em 1971, no melhor álbum de sua carreira, o mesmo que contém “Detalhes”, a obra-prima de Roberto Carlos.

Você pode até dizer que a música tem uma letra brega, e eu sinceramente não me importo. Para mim, “De Tanto Amor” é uma das mais pungentes e emocionantes declarações de fim de relacionamento em forma de música de todos os tempos. Curiosidade sobre o vídeo: trata-se de uma seqüência do filme Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora, no qual o Rei interpreta Lalo, um mecânico de carros que sonha em ser piloto e é ajudado por Pedro Navalha (Erasmo Carlos), chefe da oficina. O dono é Rodolfo Lara (Raul Cortez), famoso piloto cuja namorada, Luciana (Libânia Almeida), também é o amor platônico do nosso herói. Não digo que é uma obra-prima, mas trata-se de uma ótima Sessão da Tarde, principalmente por causa da trilha sonora e de um elenco que conta ainda com nomes como José Lewgoy, Flávio Migliaccio e Otelo Zeloni.

* * * * *

O Movimento Blog Voluntário mobilizou mais de 300 blogs para, dos dias 25 a 27 de abril, escreverem artigos e tutoriais direcionados para aqueles que ainda estão dando os primeiros passos no universo digital, ajudando aqueles que estão ingressando na internet a começarem a se familiarizar com este mundo quase ilimitado de informações. Participe você também: cadastre seu blog e redija um post direcionado ao combate ao analfabetismo digital até o dia 27. Pretendo publicar o meu artigo no domingão. O assunto? Twitter. B)

* * * * *

Já que falei de cinema nacional, não posso deixar de citar um filmaço que assisti e que ainda está em cartaz: Estômago, de Marcos Jorge. Um filme que, apoiado em um excelente roteiro adaptado do conto “Presos Pelo Estômago”, de Lusa Silvestre, narra uma fábula sobre sexo, poder e gastronomia que, tal qual o processo digestivo, começa com a boca (mais especificamente, com um saboroso e divertido monólogo sobre as supostas origens do queijo gorgonzola) e termina com bunda (em um final pouco ortodoxo para uma história de amor igualmente sui generis). Estômago é uma daquelas obras nas quais cada mínimo detalhe da narrativa tem sua razão de ser, como um engenhoso quebra-cabeças na qual acompanhamos a história de Raimundo Nonato, migrante nordestino que chega à cidade grande e torna-se um exímio cozinheiro especializado na arte da gastronomia de boteco (diga-se de passagem, é quase irresistível sair da sala de cinema e ir para uma lanchonete pedir por uma coxinha).

Vejam, como aperitivo, o trailer de Estômago, no qual vocês poderão conferir en passant alguns trechos da atuação de João Miguel, protagonista do filme e um dos melhores atores brasileiros da atualidade. E aproveitem para baixar, no site oficial do filme, um livro de receitas com pratos sugeridos por alguns dos melhores blogueiros de gastronomia da Terra Brasilis.

* * * * *

A Revista Bula publicou pesquisa realizada pelo Laboratório de Pesquisas de Opinião Pública e de Mercado da Universidade Estadual de Goiás, junto a 300 estudantes de 10 universidades brasileiras, a fim de descobrir quais eram os seus blogs prediletos. Pensar Enlouquece ficou em um respeitável quarto lugar nesse levantamento, em meio a boas companhias, e este que vos escreve agradece a citação feita por 51 entrevistados. ;)

E por falar em revistas, a partir desta edição de abril passo a assinar a coluna Pop Up na Pix, diversão digital garantida no formato de uma publicação de bolso. O conteúdo da Pix, como não poderia deixar de ser nestes tempos pós-modernos, está disponível na Web, mas sua versão impressa está dando sopa em um monte de lugares bacanas por aí. A singela imagem ao lado ilustra a minha coluna. Como de hábito, apareço fazendo mais uma das minhas habituais caretas. ;D

* * * * *

P.S.: Este post é dedicado aos meus amigos André e Luciana, que na edição mais recente de seu podcast LoveLive fazem uma homenagem a Roberto Carlos, um grande cara que de quebra faz aniversário no mesmo dia de outro dos meus grandes ídolos: meu pai. :D

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.intercambioweb.com.br Arnaldo Taquera

    Roberto carlos é um dos grandes nomes da música brasileira!
    Como podemos esquecer seus grandes sucessos, juntos com todo o pessoal da Jovem Guarda, e principalmente com o Tremendão Erasmo Carlos?
    =]

  • http://www.carstation.com.br Prof. Breno Aguiar

    Acho que o Roberto Carlos há muito tempo parou de ser alguém representativo, porém devemos lembrar dele no início, na Jovem Guarda, grandes músicas e movimentos que fez com o Tremendão.
    Vale lembrar da clássica “Não vou ficar”, música de Tim Maia!

  • Nancy

    Quero parabenizar o Alexandre Inagaki, gostei do que lí e da forma como foi abordado os assuntos… Entrei por acaso e dei sorte! Pretendo fazer novas visitas. Parabéns! Abraços Nancy Palma

  • http://flavonoidesepassiflora.blogspot.com/ Lu

    Nada a ver com o post, mas você está compondo a lista de blogueiros bonitos do http://www.fonterosa.com, muitos elogios!

    R: Ah, eu vi aquele post, Lu. Uma boa piada. ;D

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    O melhor de Estômago é o hercúleo esforço de Nonato em levar seus refinados conhecimentos gastronômicos à prisão. A seqüência do banquete ao visitante vivido por Paulo Miklos é, pra mim, uma das melhores do filme.

  • http://carolmonti.blogspot.com :: carol monti ::

    adoooooouuurei que vc vai falar sobre o Twitter!!!! esse negócio vicia … e eu no gap 4 horas Sampa/Londres me sinto em desvantagem as vezes… rs

    Grande RC! minha vó tem todos os vinis do rei … confesso não ser muito fã não, porém “de que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar” e “estou amando loucamente e namoradinha de um amigo meu” são versos diverrrsas vezes repetidos histéricamente em tardes de “bobice” minha e da poke aqui em londres! rs …. adooooooramos cantar o Rei! .. fora o leve crush da Poke pelo rei nesse clipe -

    - jovem, topetudo, charmoso, nosso companheiro de cantoria!

    bom fds!
    bj

    R: Carol, valeu pela garimpagem do vídeo da Jovem Guarda! Fiquei aqui imaginando as cantorias do seu duo com a Pokema aí em Londres, êta dupla do barulho! :P

  • http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago

    Só para completar…
    [...Fazer careta em foto 3x4 é arte.
    Não se achar um careta em 3x4 é artista....]
    hehe

  • http://www.viajandona.blogspot.com viajandona

    caralho! que vontade de ver esse filme!

  • http://arteevicio.com [barba]

    não gosto de Roberto Carlos hoje
    só o de vinte anos atrás! e olhe lá!

    R: Não o culpo, Barba. Há tempos o Rei não grava nenhuma música inédita que esteja à altura de suas criações dos anos 70. De qualquer modo, já deixou um legado e tanto.

  • http://doislegumes.blogspot.com mimi

    oh! ‘de tanto amor’ sempre fez disparar meu coração bobo. mil kireis, prezado inagaki: já não me sinto mais solita neste mundo frio e desalmado.

    R: Pois é, Mimi. Para mim, “De Tanto Amor” é uma música capaz de emocionar qualquer coração de pedra!

  • http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira

    Me cadastrei lá no movimento. Daqui para amanhã publico um texto incentivando policiais a criarem blogs. Abraço…

    R: Show de buela, Danillo. Aquelabraço!

  • Andrea

    Oi.
    Passei aqui para te dar os parabens pela pesquisa. Li no Kibe Loco e vi que o Pensar Enlouquece estava entre os mais mais. :)
    Que bom, ne’?
    Quando sair o seu artigo sobre Twitter, voce avisa aqui? Nao sei o que e’, cliquei no link e vi sua pagina(?). Gostei do visual. E’ tipo orkut? Qual a diferenca?
    By the way, voce tem 1539 followers? U-hu… Ta’ concorrido, heim rapaz! ;)
    Aproveitando, o seu post anterior com as citacoes sobre o terremoto, esta’ hilario. Esse povo nao perdoa mesmo!
    Um beijo.
    E parabens de novo!

    R: Andrea, pretendo publicar meu post sobre o Twitter no domingo, dia 27. Creio que suas dúvidas serão devidamente respondidas. Em tempo: caso você queira receber automaticamente os avisos de atualização do meu blog, basta clicar aqui e seguir as instruções, ok? Um abraço.

  • http://www.quintanares.zip.net Mani

    Alexandre.
    Voce viu que seu blog está em quarto lugar na preferencia dos universitarios???
    Eu vi essa pesquisa dvulgada no Kibeloco. Parabéns, é merecido! Um abraço…

    R: Mani, pelo visto você nem reparou que essa pesquisa está linkamente exatamente neste post, tsc tsc… :.

  • Mariângela de POA

    Achei bem legal este Movimento blogs voluntários, para quem está entrando no mundo digital, não teria algo para “antas digitais”( o meu caso) que só sabe mandar email e passear na internet? Quando preciso de algo acabo recorrendo à minha filha de 8 anos…rsrsrs
    Este livro de receitas do filme Estômago é excelente, já fiz algumas receitas dali, tu estás certo, a nata da blogosfera cozinheira está ali,beijo e bom finde!

    R: Mariângela, creio que o site do Movimento Blog Voluntário linkará depois todos os posts relativos à campanha. Um beijabraço!

  • http://www.forrestvox.blogspot.com Tiago

    Como John Lennon expressa muito bem, acho que a vida deve ter constantes planos, e que eles por sua vez devem ser realizados aos poucos.
    Inagaki, entrei em contato com o feira-livre, aos poucos esses tais planos vão sendo realizados, muito obrigado!
    Um super abraço deste magrelo que também faz caretinhas em fotos 3×4! Haha

    R: Tiago, creio que absolutamente ninguém sai bem em uma foto 3×4, he he! Um abração!

  • http://notleast.blogspot.com/ Elen Mateus

    putz, fiquei superafins de assistir o “Estômago” aí…
    e aqui em São Luís sei lá quando ele estréia nas salas de exibição! aaaaaaaaaah tô curiosa!
    ***
    Um dos álbuns do roberto que mais gosto é o “louco por você” (1961). adoro aqueles vocais e a levada jazzística de umas músicas, bem bacana.

    R: Elen, pena que filmes nacionais, salvo raras exceções, não possuem muitas cópias, e por isso demoram para entrar em circuito em outras cidades do Brasil. Mas a espera compensará, “Estômago” é por enquanto o melhor filme brasileiro que vi em 2008.

  • Ariane

    Desde criança não via esta cena, obrigada.

  • http://www.calcinhasnobox.blogspot.com Cruela Cruela Veneno da Silva

    Minha mãe tem a coleção inteira do rei em vinil.. fantástico.

    O filme Estômago eu ainda não vi, mas uma amiga minha (Faby do http://www.rainhasdolar.com) foi convidada para criar uma receita baseada no filme… tá lá no livro.

    beijos

    R: Cruela, creio que estive na mesma sessão de pré-estréia que a Faby, mas não cheguei a encontrá-la. Mas o livro de receitas, que foi devidamente linkado em meu post, foi uma bela idéia da equipe de divulgação do filme, a cargo da Salem.

  • http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris

    Finalmente o Rei sai da sh*t list nacional. Valeu, Alexandre Inagaki. Dei uma passadinha aqui pensando em que tipo de post haveria para a alfabetização internáutica de neófitos. Achei que os posts seriam em três dias seguidos, três posts. Já vi que sou neófita mesmo.

    R: Não diria “finalmente”, Tina, uma vez que a obra de Roberto Carlos há tempos vem tendo o seu valor reconhecido inclusive entre as novas gerações. Cito, por exemplo, o álbum-tributo “Rei”, de 1994, em que bandas como Skank, Chico Science & Nação Zumbi e Kid Abelha regravaram sucessos de Roberto. E o livro “Como Dois e Dois São Cinco”, escrito por um dos melhores jornalistas culturais do Brasil, Pedro Alexandre Sanches, que já na introdução da obra escreve: “Roberto Carlos é um dos mais intensos e completos sinônimos de Brasil que já existiram, quase assim um mito do nosso folclore. Nutrido do misto de amor e resistência (repulsa?) que todos sentimos por ele, Roberto poderia se chamar Brasil”.

  • Anônimo

    Ah, e um minuto de silêncio pra o meu nome grandão aparecendo no vídeo do Rob Car! Compramos o Roberto Carlos em ritmo de aventura, mas agora eu preciso ter o Roberto Carlos a 300 km por hora! :)

    R: Ahhh, eu sabia que você, como boa leonina que é, ia adorar o detalhe do seu nome aparecendo no cenário do vídeo. ;)

  • Anônimo

    Ah! Lembrei de imediato do CD que você gravou exclusivamente para mim, da faixa do Violins, Vendedor de Rins. “Quando eu quis me consertar / Alguém chegou pra me elogiar”. ;)
    Você sabe que eu adoro e endosso o seu lado brega e assumido de ser e também adoro o Rob Car.
    Foi lindo gravar o podcast sobre ele - até cantei Olha! E o melhor é que no final ficamos com a sensação de que o Rei rende váaaaaarios programas ainda! Mas agora só no final do ano, na época do Especial.
    Obrigada, Alexandre. O abraço vou te dar em breve.

    PS - Pensei em levar uns bombons daqui pra Ana - ela ainda tá naquela dieta horrorosa com você? :P Rolaria um exceção para ela provar os sabores da minha terra?

    R: Luciana, sinta-se à vontade para trazer aqueles deliciosos bombons paraenses pra cá. Eu e a Ana já desencanamos há muito daquela dieta. :P De resto, posso até ser brega, mas sou feliz! B)

  • http://maroma.wordpress.com/ Marília

    Ai… Detalhes é linda… e essa música que você colocou o clip também… aiai…

    Adorei o trailler de Estômago… parece bom!!

    Parabéns pelo quarto lugar!

    R: Não é mesmo maravilhosa, Marília? Emplaca com folga meu Top 10 de músicas prediletas do Robertão.

  • http://lauravive.blogspot.com/2008/04/dia-da-terra.html laura

    Ina, desculpe, mas eu tentei entrar e usar o Twitter, pero… não sei usar, sei pouco inglês, perco a paciência, ando sem tempo. Quem sabe vc me ensina no domingo, né?
    vou participar,posso?
    bjs Laura

    R: Laura, um dos pontos positivos do Twitter é que demanda muito menos tempo para ser atualizado do que um blog. Espero que o post que eu pretendo escrever sobre ele faça com que você se anime a manter uma conta lá. Quanto à participação no Movimento Blog Voluntário, sim, ele é aberto a qualquer um que deseje colaborar!

  • http://www.exiliodalenda.blogspot.com lendari0

    grease seria um plágio do filme do Rei???

    R: Caro Lendário, acredita que não vi “Grease” ainda? :oops:

  • Anônimo

    vc esteve no jornal, passou por mim e não nos falamos!!!! acredita??
    triste, triste. se aparecer aqui de novo, me avisa, sério! beijo!

    R: Cacetada Simone, você chegou a me reconhecer por lá? Que puxa, pena que a gente se desencontrou! :’( Viu o Ian por lá também?

  • http://www.blogdospiratas.org Alexander Naokazu

    Fala Inagaki blz?

    Sou do novo blog http://www.blogdospiratas.org e eu fiz um especial com os bebezinhos blogueiros… incluí vc claro!!!

    Dá uma passadinha lá e comente sobre o que vc achou…
    Apreciaria muito uma força sua!
    .
    Alexander Naokazu

    R: Caro quase xará, que singela a foto que você escolheu para me representar quando bebê, he he! Valeu pela citação. Um abraço e boa sorte com o blog!

  • http://thiagorsr.blogspot.com Thiago

    Duas coisas: a obra de Roberto Carlos e tao complexa e bonita, mas que ficou coberta nos ultimos anos com a milhares de regravacoes e suas manias. Sobre o filme Estomago, parece ser bom. O Miklos nasceu tambem para o Cinema. Ele pode ser o novo “canalha” das salas brasileiras.

    R: Thiago, com exceção das regravações que a Maria Bethânia fez da obra do Rei, de fato são poucas as versões que merecem citação. Ah, a aparição do Paulo Miklos em “Estômago”, conforme declarou o próprio diretor Marcos Jorge, foi uma homenagem ao novo cinema brasileiro e ao Beto Brant, diretor de “O Invasor”. Justíssima!

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.