Novo Ford Ka: completo e bem maior do que parece

Por Cíntia Cittonterça-feira, 04 de agosto de 2015

Recentemente a Ford ofereceu um test drive do Novo Ka. Eu já tive um Ka daquela versão do ano 2000. Lembro que na época eu não gostava muito do design externo, mas acabei desenvolvendo certo carinho pelo carro que foi um baita companheiro durante alguns anos em que morei fora e que aguentou super bem viagens como Paris-Barcelona e Barcelona-Madri, além de outras estradas espanholas não tão bem pavimentadas.

Fiquei curiosa para ver o que tinha mudado desde então e resolvi criar coragem para dirigir em São Paulo (moro em Porto Alegre e já dirigi em muitas cidades e estradas, mas São Paulo ainda me intimidava bastante). Enfim, aceitei fazer o test drive e, no dia marcado, o carro foi entregue em casa. O modelo era o básico, conforme anunciado no site deles:

A semana passou rápido e foi muito fácil se acostumar com ele. Como não sou especialista nessa área, apliquei meus critérios particulares para avaliar: facilidade para manobrar, estabilidade na estrada, espaço interno e conectividade.

Facilidade para manobrar

A direção elétrica e a caixa de câmbio são bastante macios, o que o torna muito fácil de manobrar. A facilidade para engatar a marcha a ré está acima da média. Estacionei sem problemas em vagas razoavelmente complicadas e desconhecidas, já que no nosso prédio não tem lugar pré-definido na garagem e quem chega primeiro fica com os melhores lugares.

Estabilidade na estrada

Testei este quesito em uma viagem curta para Campinas. Apesar de ter um motor 1.0, ainda sofre um pouco em subida. Fora isso, não ficou para trás na rodovia Bandeirantes, apresentando boa estabilidade mesmo a 120 km/h. Ultrapassagens tranquilas (não demorou muito para acelerar) e boa resposta em freios e marchas.

Espaço interno

Aqui é onde testei bastante os limites do Novo Ka. Como eu sabia o quanto a versão mais antiga já tinha me surpreendido, aproveitei para transportar um móvel que estava na casa dos meus sogros, e de quebra ainda pude fazer um mini “Decora” no apê do Alexandre.

Conectividade

Quando seu escritório é seu celular é praticamente impossível não precisar atender telefone durante deslocamentos, por isso sempre é bom contar com alternativas que garantam que você possa fazer isso com segurança. No Novo Ka, além dos botões normais para atender e desligar e dos controles de volume do rádio, também há um botão central para usar comandos de voz.

Como sou aquele tipo de pessoa que lê manuais, na minha família sempre sou a encarregada de emparelhar o celular com os carros, e posso dizer que no Novo Ka esta tarefa foi bastante simplificada. O painel frontal traz botões com opções que em outros você precisa ficar buscando nos menus do rádio, e ele sincroniza rapidinho toda a sua agenda se você quiser, o que facilita na hora de usar comandos de voz para efetuar chamadas. Eu testei com um aparelho Asus ZenFone 5 (pelo qual sou apaixonada a ponto de ter trocado meu iPhone 5 por ele).

O Sync também permite que você receba assistência mais rapidamente em caso de acidentes, e funciona assim: se você tiver seu telefone sincronizado com o rádio do carro e por acaso sofrer algum acidente em uma área com cobertura, seu rádio vai ligar automaticamente para o SAMU, ativado pelo mecanismo que ativou o airbag ou por aquele que cortou a gasolina (vai depender de qual desses dois mecanismos será ativado primeiro). Ele também vai aproveitar o sinal do seu GPS para te informar as coordenadas exatas, assim você pode passar para o serviço do SAMU. (sim, depende de alguns fatores meio imprevisíveis, mas na minha humilde opinião já é um bom começo).

Detalhes


Positivos:

- O espaço interno realmente é um ponto a destacar, pois permite conforto a passageiros e motorista, e aqueles detalhes de suportes para garrafas também estão bem pensados para uma viagem mais longa. No total, são mais de 20 compartimentos para acomodar objetos (como mostra o vídeo abaixo).

- Os manuais são bastante acessíveis em termos de linguagem e o manual de início rápido vem num formato mais robusto, ideal para ficar mais à mão no dia-a-dia.


A trabalhar:

- A porta do porta-malas requer bastante força para ser fechada adequadamente (e não foi por conta da carga, pois isso acontecia mesmo sem carga extra no carro). O carro tem sensores que indicam se uma porta está bem fechada ou não, mas uma porta que dá sinais pouco confiáveis pode fazer com que o motorista passe a desconsiderar esses avisos.

O que eu gostaria de ter encontrado:

- Seria bom contar com regulagem eletrônica para os retrovisores.

- Pela quantidade de comandos que se desligam automaticamente ao fechar o carro à distância, bem que podiam ter incluído o comando de fechar os vidros automaticamente.

- USB: bem, eu imagino que o nosso não estivesse funcionando 100%, pois ao tentar usar para ouvir músicas não foi possível inserir o pen drive e achamos a entrada um pouco estranha em comparação com outros dispositivos.

Conclusões

Entendo que essas últimas características possam ser consideradas um tanto supérfluas por muitos, mas são pequenos detalhes que provavelmente não envolvem tecnologia superior à já aplicada em outras partes do carro, por isso acredito que poderiam incluí-las ainda no modelo básico.

Resumindo: ainda que tenha pontos a serem trabalhados, o Novo Ka é um carro confiável, confortável e bom de dirigir. E, pelo que pude observar, tem acessórios interessantes mesmo em sua versão mais básica. Em uma semana de uso ele me permitiu ter mais conforto para visitar minha sobrinha recém-nascida em uma noite chuvosa, visitar minha tia de Campinas que eu não via há mais de um ano e ainda melhorar a organização da casa com novos móveis.

Links:

- Novidades da Ford na Campus Party Brasil 2015
- Página oficial do Ford Ka
- Ford Ka no Tecmundo
- Comparativo no Best Cars

Pense Nisso!
Cíntia Citton

Cíntia Citton é consultora de Inovação e facilitadora de cursos de Design Thinking e Modelagem de Negócios. Já trabalhou em Gestão Estratégica, Comércio Internacional e Organização de Eventos no Brasil, França, Alemanha e Espanha. Foi moderadora em eventos como o Iguassu Social Media, palestrante no Curitiba Social Media 2014 e foi voluntária na organização e mentorias de eventos Startup Weekend. É colaboradora do Pensar Enlouquece nas áreas de Inovação e Empreendedorismo.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.