Razões (e emoções) para amar São Paulo
Por Alexandre Inagaki ≈ sexta-feira, 09 de maio de 2008
São Paulo é uma cidade que me desperta sentimentos ambivalentes. Anos após ter afirmado que Sampa é uma cidade poluída, estressante e instigante que amodeio e odeiamo de coração, permaneço assinando embaixo, em cima e dos lados da afirmação de Carlito Maia: “Amo São Paulo com todo o ódio”. Mas um fato é inequívoco: não há como não admirar uma cidade que me deu a oportunidade de assistir a um show histórico como o que Luiz Melodia deu no Teatro Municipal, cantando todo o repertório de sua obra-prima Pérola Negra durante a Virada Cultural recentemente promovida pela Prefeitura.
Ter caminhado pelas ruas do Centro velho de Sampa às duas da manhã, me deparando com exibições de dança do coco no Viaduto do Chá, shows de rock no Pátio do Colégio ou discotecagens eletrônicas na XV de Novembro é o tipo de coisa que quase me fez conseguir abstrair as ruas sujas e cheirando a mijo tão características desta metrópole amarfanhada e maltratada. Não posso, ademais, me queixar de viver em um lugar tão multifacetado e pluricultural. Desajeitadamente comparo São Paulo a uma mulher feia e charmosa que, por algum motivo que não saberia explicar, me agrada aos olhos e à libido de tal maneira que seria incapaz de trocá-la pela mais bela das top models.
Desde Fogo e Paixão, filme dirigido em 1988 pela dupla de arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan, não via uma obra cinematográfica que retratasse a cidade de São Paulo de modo tão fascinante como faz o desconcertante Otávio e as Letras. A direção é de Marcelo Masagão, idealizador e coordenador do Festival do Minuto.
Otávio e as Letras é uma obra abstrata como um poema repleto de espaços em branco e entrelinhas em cada estrofe. Filme sobre o dilúvio de informações que inunda nossos sentidos na poluição de imagens, palavras, sites e slogans cotidianamente, narra (ou melhor, sugere) as histórias de três personagens: Otávio, um sujeito que ronda sebos e consultórios de dentistas e coleciona livros, revistas e folhetos publicitários repletos de palavras que ele, metodicamente, risca uma a uma com sua caneta Bic; Arthur, um taxista que estampa mapas das ruas de São Paulo no teto de seu Fusca e fotografa a cidade em imagens nas quais nenhuma presença humana possa ser vislumbrada; e Clara, mulher de solidão refratária que coleciona rostos pintados por artistas como Munch e Matisse e fotos que tira de pessoas que voyeuriza da janela de seu apartamento.
Não é filme para as massas. Pois, como bem desexplicou Jean-Claude Bernadet em seu blog, Otávio e as Letras é “extremamente inquietante, verbalmente irrecuperável”, uma obra que “ao desestruturar a narrativa, ao eliminar propostas explicativas, coloca um desafio psicanalítico, social e poético”. E, provavelmente, não perdurará muito tempo em cartaz (quando o assisti, na Reserva Cultural, estive na companhia de outros 7 espectadores). Em um circuito cinematográfico invadido por dezenas de cópias de Homem de Ferro e outros blockbusters, deixo aqui, pois, o convite para os paulistanos que desejarem variar sua dieta cinéfila com um biscoito fino de difícil deglutição. Aos que moram em outras cidades, recomendo que fiquem de olho no site do Masagão.
Let’s Lomo é uma exposição coletiva de imagens fotográficas capturadas por câmeras lomo (máquinas analógicas de origem russa), cujas fotos exibem cores saturadas, obtidas sem quaisquer correções digitais. Nas palavras de Larissa Ribeiro, autora da fascinante imagem que ilustra este post, “fotografar com câmeras precárias significa a busca de um olhar mais aberto ao mistério, negando a ilusão de que o homem pode dominar a natureza e apreender o real de forma objetiva e clara”.
Mais de 1.000 lomografias tiradas por 40 fotográfos de todo o Brasil foram reunidas em uma exposição aberta para visitação até o dia 24 de maio no Coletivo Galeria, na Rua dos Pinheiros, 493, em Sampa City. E neste sábado, dia 10, será promovido um Congresso Lomográfico, que incluirá atividades como um sensacional “Workshop de Gambiarra” e uma Lomowalk. Despertei sua curiosidade? Então visite o site do projeto Let’s Lomo. ;)
O título deste post meio que parafraseia “50 razões para amar São Paulo em 2008″, matéria de capa da recém-lançada revista Época São Paulo. Mais do que bem-vinda novidade editorial, trata-se de uma publicação de periocidade mensal editada por Alexandre Maron, cuja proposta é a de fazer uma revista que seja capaz de refletir a complexidade paulistana por meio de reportagens de fôlego entremeados por extenso roteiros culturais e gastronômicos. A julgar por matérias como “Vá com Deus, Rafa”, reportagem de Lira Neto que narra os desdobramentos do crime que Fábio Nanni cometeu ao assassinar Rafael Fortes, colega do curso de Jornalismo, no estúdio da Rádio USP, em 14 de outubro de 2005, creio que os objetivos foram plenamente atingidos nesta primeira edição, ainda nas bancas.
Também gostei de constatar, ao visitar o site da Época SP, que há diversos blogs mantidos pela redação, complementando e amplificando o conteúdo publicado na revista. E não posso deixar de destacar que um dos colaboradores da Época SP é Cristiano Mascaro, um dos meus fotógrafos prediletos ao lado de nomes como Henri Cartier-Bresson.
P.S. 1: O suíço Markus A. Hediger, um dos criadores do Litblogs, que reúne alguns dos principais blogs literários em língua alemã, depois de ter passado a infância no Nordeste do Brasil decidiu voltar a morar no Brasil após ter casado com uma carioca. E criou, ao lado do escritor Luiz Alberti, o site e_spaços, revista literária online que objetiva revelar novos escritores em língua portuguesa. Recomendada para autores que ainda não conquistaram visibilidade e internautas interessados em literatura de ficção.
P.S. 2: Enquanto isso, Mario Amaya publicou em seu Flickr uma ilustração mostrando seis razões convincentes para odiar São Paulo.
P.S. 3: Confiram no site do Itaú Cultural “Forma, função e beleza na internet”, matéria que escrevi para a versão online da Continuum, revista editada pelo instituto, cujo tema desta edição de maio é design. Em tempo: você não gostaria de criar uma capa para ser publicada na edição de junho?
P.S. 4: Toda vez que termino um post fico com a sensação de que esqueci de escrever algo que gostaria de compartilhar. Imagino que seja o equivalente virtual à mesmíssima sensação de quando termino de fazer as malas para uma viagem, sabendo que certamente esqueci de botar alguma coisa na bagagem…
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.myperfectcupoftea.com/category/buy-tea-online/ buy tea online
-
http://plantarwartremoval.org/ Plantar Wart Removal
-
http://www.pet58.com/home/space.php?uid=78945&do=blog&id=488064 Toby Musson
-
http://bestbookq.com Rutha Selvey
-
http://nfl-livestreaming.net/ live nfl football
-
http://templateexposed.net/everything-regarding-sewing-machine/ Sewing Machine Reviews
-
http://www.sensualsexshop.com.br Gabi
-
http://www.produtodesexshop.com.br Cochise
-
http://www.hipersexshop.com.br Irú
-
http://www.go2uggboots.com/morning-fortunate-adequate-birkin-bag-replica/ Hermes lindy
-
http://www.5-94.com/ best home workout dvd
-
http://www.intercambioweb.com.br Arnaldo Taquera
-
http://www.carstation.com.br Prof. Breno Aguiar
-
http://profbarcia.com Marcelo
-
Nati
-
http://nadaempartes.zip.net nada será como antes
-
http://dbituca.blogspot.com Gustavo Timm de Oliveira
-
http://www.fuieuassumo.blogspot.com Natylla
-
http://otempoeagora.blog.terra.com.br Jailma Nunes
-
http://www.diversaoehumor.com.br Alex
-
http://www.circulando.com Cláudio Rúbio
-
http://falcatruasonline.blogspot.com tomasmp
-
Yuri Iseri
-
http://www.contraditorium.com cardoso
-
http://marioav.blogspot.com Mario Amaya
-
http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORREA
-
http://www.siteja.com Daniel
-
http://www.cozidocompapricas.com Natanael Mahon
-
http://attu.typepad.com/universo_anarquico/ tina oiticica harris
-
http://www.mineirinhanalemanha.de Sandra Santos
-
léo
-
http://ladyrasta.wordpress.com/ Flavia
-
http://maroma.wordpress.com Marília
-
http://www.escrevalolaescreva.blogspot.com Lola Aronovich
-
http://cantodovladimir.zip.net Vladimir
-
aninha
-
http://blogtalk-cristiana.blogspot.com Cris
-
http://deiamundoafora.blogspot.com dedéia
-
http://jardelscorner.com jardel
-
http://carolmonti.blogspot.com :: carol monti ::
-
http://www.abordagempolicial.com Danillo Ferreira
-
http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga
-
http://noisiscrevi.blogspot.com Henrique
-
http://clindenblog.blogspot.com Carol
-
http://www.jonnyken.com/infoblog Jonny