Quem é vivo sempre desaparece
Por Alexandre Inagaki ≈ segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
O hino oficial de todo membro da confraria dos possuidores de déficit de atenção e hiperatividade deveria ser “Nada Tanto Assim”, composição de Leoni e Bruno Fortunato cujo refrão diz: “Eu tenho pressa/ E tanta coisa me interessa/ Mas nada tanto assim”. Não à toa, essa canção do Kid Abelha batizará um dos meus novos projetos que entrará no ar em breve.
Sei que há tempos estou acostumado a abrir inúmeras abas e janelas do meu Firefox, pesquisando diversos assuntos simultaneamente. O resultado é que, no meio do processo de criação de um post para o Pensar Enlouquece, me deparo com um assunto que se encaixa perfeitamente no Nokia WikiTrends, um link interessante para ser compartilhado no Twitter, e assim por diante. Um comportamento típico de quem está imerso no universo TDAH há tempos, e convive cotidianamente com a avalanche de informações a que somos submetidos em enésimos sites, canais de TV, revistas, bate-papos.
Muito antes da internet eu já era um tanto quanto agitado e disperso, uma espécie de membro da geração Alt + Tab avant la lettre. Em vez de comer refeições na mesa da cozinha, ia até a sala para almoçar ou jantar em frente da TV, ao mesmo tempo que folheava os quadrinhos ou a página de esportes do jornal, e isso, creiam-me, com nove anos de idade. Na época em que ainda mantinha o hábito saudável de ler quatro a cinco livros por mês em vez de passar horas em frente ao computador, sempre lia vários volumes simultaneamente, revezando capítulos de um e outro livro. Posso dizer, pois, que antes de inventarem a navegação por abas, eu já fazia isso com minha pequena biblioteca.
Mas tergiverso, tergiverso, como de habitual. E quase me esqueço de escrever sobre o motivo principal deste post: dar um sinal de vida aos leitores deste blogs antes que pensem que eu já tirei férias antecipadas de final de ano. ;) Só que, em vez de remover a fina camada de pó que já se acumulava sobre os posts do Pensar Enlouquece, publiquei textos em diversos lugares por aí. Por exemplo, tive a honra e o prazer de escrever “Os Tempos, Eles Estão Sempre Mudando”, reportagem de abertura da revista Continuum Itaú Cultural deste mês, em que falo das transformações da difusão da arte e cultura nos últimos 20 anos graças aos avanços tecnológicos. Também estreei um novo blog que desenvolvi para o portal Blogamos, projeto que visa agregar conteúdos de qualidade na blogosfera brazuca. Trata-se do Pop Cabeça, que inicia atividades com posts sobre Gugu Liberato e a Semana do Presidente, a revolta de Johnny Cash e a música mais triste de todos os tempos, dentre inúmeros assuntos ligados a cultura pop.
No Nokia WikiTrends, site do qual sou responsável pela editoria de arte, escrevi sobre fotos encontradas e caixas de leite customizadas. No blog da Samsung, falei da volta do Portishead, o descarrilhamento do Bonde do Rolê e o Rock in Rio em Madrid. No Virunduns, meu post mais recente é sobre os 60 anos de Rita Lee.
Se eu acho ruim escrever em tantos lugares? Muito pelo contrário. Algo que estive comentando com o Edney outro dia foi o seguinte: não entendo quando vejo algum blogueiro se queixar da falta de assunto para postar. Comigo ocorre o contrário: há tantas coisas curiosas e instigantes neste mundo que o problema é arrumar tempo para pesquisar tais temas e escrever algo minimamente relevante sobre elas. Felizmente hoje em dia posso me dar ao luxo de trabalhar full time em casa e pagar as contas com meus escritos. É claro que, nesse tumulto todo, um e outro blog acaba sendo temporariamente abandonado. :roll: Mas aos poucos vou aprendendo as manhas de manter vários sites ao mesmo tempo com o mestre Nick Ellis…
P.S. 1: Pensar Enlouquece foi eleito o Melhor Blog de 2007 e o Melhor Blog Pessoal pelos eleitores que participaram das votações promovidas pelo Best Blogs Brazil. Agradeço a todos que votaram em mim, mas com dedicatórias especiais a Cynara Peixoto, idealizadora da premiação, e à implacável Liga dos Blogueiros de Saco Roxo.
P.S. 2: A ilustração deste post, uma tira da série Piled Higher and Deeper, de Jorge Cham, foi uma sugestão deixada nos comentários por Marcela Ortolan. Obrigado! ;)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.oitopassos.com Tonobohn
-
http://yamimi.wordpress.com sandra
-
http://www.oficinadeestilo.com.br/blog Fernanda
-
Cris
-
http://mcempada.wordpress.com Fernando Max MC Empada Ferreira
-
http://www.soseriadosdetv.wordpress.com Simone Miletic
-
http://pontuando.wordpress.com _Maga
-
http://groselha.wordpress.com Bia Cardoso
-
http://anny-linhaozzy.blogspot.com Anna
-
http://semvirgulas.blogspot.com AnaRi
-
http://netocury.com Neto Cury
-
http://maroma.wordpress.com Marília
-
http://http://rockerspace.net Fabiana
-
http://www.blogadao.com Alexandre Rauta