Programação anormal e nada de Carnaval

Por Alexandre Inagakisegunda-feira, 06 de março de 2006

Clique aqui ou na imagem acima e confira mais uma dessas preciosidades que uma pessoa imbuída de curiosidade e um certo quinhão de tempo ocioso encontra boiando pela Net: uma impagável participação dos Paralamas do Sucesso divulgando seu primeiro disco no programa do Bozo, lá pelos idos de 1983. Além do playback da música “Foi o Mordomo”, confiram João Barone e Herbert Vianna discorrendo com o palhaço sobre as relações entre bodes expiatórios, mordomos e a Bozolina. Não percam ainda a sensacional disputa entre os três Paralamas para ver quem estoura uma bexiga primeiro. Eu definitivamente amo a Internet!

* * * * *

O show que os Rolling Stones fizeram em Copacabana não passou de um pretexto para viajar com amigos e reencontrar pessoas queridas. Deveria ter publicado um texto sobre minhas desventuras por lá, mas fui atacado pela praga que atinge pessoas que escrevem profissionalmente: de tanto alinhavar palavras por obrigação, acabei por deixar o blog e os textos mais descompromissados de lado. No final das contas, até quem não esteve no Rio publicou sua versão dos fatos (hilária, como de praxe), enquanto eu deixei de relatar os acontecimentos de acordo com meu viés. Mas o fato é que este nunca pretendeu ser um blog confessional. E eu, consumado egoísta, sou desses caras que guardam as melhores lembranças no bojo da minha memória, deixando de compartilhá-las por aí. Felizmente há pessoas mais generosas, que possuem o dom de encontrar palavras capazes de descrever esses momentos especiais e descrevê-los como se os narrasse a um amigo de infância no aconchego do sofá da sala da casa da gente. Por exemplo, a minha cativante amiga Luciana, que alimentou meu combalido ego leonino com um post sobre este que vos escreve (e outro dedicado à célebre Patrícia Köhler).

* * * * *

Só porque eu defendi o Oscar em minha coluna mais recente para a Antena 1, não é que os acadêmicos de Hollywood resolveram premiar uma das imposturas cinematográficas mais execráveis dos últimos anos como Melhor Filme? O fato de Robert Altman, cineasta cuja estrutura de grandes filmes como Short Cuts e Nashville foi pasteurizada por Paul Higgis em seu Crash, ter recebido um Oscar honorário (o famoso “prêmio de consolação” que Hollywood dá a diretores jamais laureados com a estatueta) no mesmo ano em que uma imitação pálida de sua obra recebeu a premiação principal só me fez vislumbrar, mais uma vez, a inconteste verve irônica da História. Sugestões da casa: ler os textos “And it’s Another Year for Rocky“, de Sasha Stone, e “O bom, o mau… que feio“, de Chico F., que resumem meus pensamentos acerca do Oscar 2006, e conferir os vídeos da cerimônia, com destaque para a performance de Jack Nicholson, que não disfarçou sua surpresa com o resultado.

* * * * *

Duas indicações de blogs: Lost Downloads, para os fãs do seriado de TV mais viciante dos últimos tempos, e Brokeback Mountain, que publica na íntegra o conto de Annie Proulx que deu origem ao filme de Ang Lee. A propósito: já viram a versão de Brokeback em 30 segundos estrelada por coelhos?

* * * * *

Feliz Ano Novo!

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Júlia

    Uma dúvida cruel: nos primórdios dos Paralamas o Barone tocava guitarra ou será que a produção do Bozo era tão fraquinha que nem aquela pseudo bateria (um tambor e um prato) conseguiram providenciar?

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Olha, até gostei de “Crash” ter ganho. Este filme ao menos é despretensioso (é o que parece); “Brokeback” parece ter sido produzido só pra ganhar o Oscar de melhor filme.

  • http://comebiscoitobobo.blogspot.com/ Rodolpho Tsvetcoff

    Olá! Achei seu blog no “Striptease cerebral”.
    Já deixei o oscar pra lá, coisinha hipócrita e besta aquela…
    a internet é realmente um baú de onde se pode tirar cada preciosidade impressionante!
    Gostei muito daqui, volto mais vezes!
    Abraço, boa semana

  • http://www.gaveteiro.blogger.com.br Renata

    Pensar enlouquece. Muito!
    Outro dia escrevi algo sobre “pensar dói”. É bem por aí… Os que não pensam são mais felizes. Santa ignorância a deles.
    Gostei do blog.

  • http://www.nagime.blogger.com.br Mateus Nagime

    Oi, obrigado pelo comentário lá no blog! hahahaha na internet se acha tudo! Eu tou tentando achar o clipe que Woody Allen apresentou no Oscar 2002, por enquanto só achei a própria apresentação do Woody. Você sabe aonde tem? mesmo em vídeo?
    Sobre o show dos Stones nem me deu muita vontade de ir não. Até gostei mais do U2 pela televisão. Queria mesmo era ter ido no Pearl Jam. Abraços!

  • http://www.marioaragao.com.br Mário Aragão

    Inagaki, desculpe-me mas não pude evitar a chupada do vídeo Paralamas no Bozo, bom demais, tinha que divulgar isso.
    Abraços!

  • http://eugeniaintheemadow.blogspot.com Silvia Chueire

    Ia escrevendo um comentário maior a coisa não funcionou. Assim vai um curto:
    Concordo com vc!

  • http://eugeniaiinthemeadow.blogspot.com Silvia Chueire

    Só pra dizer que tem o meu apoio na questão do Oscar.Mesmo porque já discuti muito com amigos sobre esta questão do ” parece o Altman” parece o Altman péssimo, um arremedo de Altman.
    Aproveitando…o conto da Annie Proulx é bem melhor que o filme.

  • http://somnoblog.blogspot.com Sonny

    Cara, que espacinho bacana! Parabéns!

  • Natygirl

    Ina, se vc não me incluir nos seus planos megalomaníacos e bloguísticos, eu faço sushi de vc. ex-blogueira também é gente!
    beijos saudosos

  • http://www.neidematsumoto.weblogger.com.br Neide

    Ina,vc está com seu livro na Bienal?Se está,em qual dia?Assim poderei levar o livro para autografar.

  • http://www.stellapsicanalise.blog.uol.com.br Stella

    Olá Alexandre,
    Não estava conseguindo comentar aqui. (Espero conseguir hoje) Concordo com vc sobre Brokeback mountain. Considero uma historia importante sobre os elementos que podem destruir o ser humano. Ser descriminado é um deles. Mulheres eram levadas ao suicidio por serem obrigadas a absoluta submissão, impedindo a existência de suas personalidades no s´culo 19. Gostei dos links.
    Beijão Stella
    PS Você vai para a FLIP 2006?

  • http://escrevendoonthebeach.blogspot.com Mahina

    O Bozo é um pé no saco…
    E que roupinha é essa de menino garboso do HERBERT vIANNA?..AHAHHA…
    Falou em Lost e em Brokeback mountain né? Taí um filme que mistura os dois, uma perola da edição…
    http://youtube.com/watch?v=uu0WZ_wAtVg

  • http://www.crisemcrise.blogspot.com Cris

    Meu Deus! Eu estou abismada com o vídeo do programa do Bozo! Huahuahua. A internet entrega todo mundo!
    Acredita que ainda não assiti os filmes bam-bam-bans do Oscar? Quer dizer, eu vi Gromit!
    Preciso me atualizar.

  • http://www.vollatill.blogspot.com Vivian Makia

    Nossa, eu pulava no sofá vendo o Bozo, mas provavelmente foi depois da apresentação dos Paralamas. Jack Nicholson é sempre Jack Nicholson, mesmo pra anunciar o agraciado com a reforma agrária do Oscar 2006.
    beijo

  • http://prosacaotica.blogspot.com maira parula

    oi, alexandre. saudades. olha, eu tb não consigo ver tuas atualizações, não sei o q acontece. hoje vi pq estou em outro computador. q estranho. acho q é a “ilha” q está fazendo isso conosco. :)mistério. passei aqui p/ te deixar um beijão. falando nisso, concordo q Brokeback é um filme fraco, vale pela polêmica q instaurou e por ter perturbado mentalidades, só isso. fiquei imaginando o mesmo filme sendo protagonizado por um casal hetero vivendo um amor proibido, alguém gostaria? acharia ainda um filmão? fiquei decepcionada qd vi, foi tanto alarde. e mais ainda ao perceber q no Rio de Janeiro a reação da platéia foi mais homofóbica do que em Minas Gerais. pode? o q está havendo no Rio? um retrocesso? bom, pelo menos foi o q constatei, não quero generalizar. enfim, beijão total.

  • http://www.bion.blogspot.com Bion

    ò todo sábio Inagaki!
    Ao visitar o blog da Palpiteira, me deparei com uma idéia diferente:
    “Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do “recrutamento”. Ademais, cada participante deve reproduzir este “regulamento” no seu blogue”.
    E vc? Quais são suas manias?

  • http://www.filmesgls.blogger.com.br La Pasta

    Ina, queridão, eu me acabei de rir com as tuas dicas…

  • http://www.verbeat.org/blogs/stuckinsac Leila

    Ah, não Ina, eu não vou ter coragem de ver meus queridos Paralamas descerem tão baixo, ha ha ha!
    Olha, eu não sei por que, mas eu tenho o seu blog no meu Bloglines (com o link correto) e nunca aparecem as suas atualizações. :(
    abraço,

  • daniel

    Comparar OSCAR com Veneza, Cannes ou Gramado é misturar alhos com bugalhos, não tem nada a ver uma coisa com a outra. OSCAR pode ser comparado com o CESAR ou o BAFTA, que são prêmios de indústria. Festivais têm outro escopo. Dizer que o OSCAR é voltado para Hollywood e favorece filmes comerciais não é reclamar, é atestar um fato, até porque foi prá essas coisas que criaram o prêmio. Se não fosse voltado para o umbigo americano, então por que existiria a categoria “filme estrangeiro”? As 6000 pessoas ao redor do mundo que participam da votação têm uma coisa em comum: em algum momento participaram da indústria americana de cinema. Os filmes participantes têm que ter passado nos EUA… Enfim, todo um monte de coisas que diferem o OSCAR dos festivais de cinema. Não que isso faça aquele melhor ou pior que estes, mas simplesmente… outra coisa. Por isso, comparações podem parecer interessantes mas na verdade não têm nada a ver.

  • http://www.lauravive.blogspot.com laura

    Ina, ótimo post. Adorei os caubóis coelhos hahahaha
    bjs ai ai
    laura

  • http://www.nos-por-nos.blogger.com.br Yvonne

    Ina, esse Oscar consagração é uma ofensa ao homenageado. Que bom que você curtiu bons momentos no Rio. Beijocas

  • http://telinha.blogspot.com telinha

    inagaki, querido, obrigada pelo carinho. e já estou melhor, viu? :)

  • http://copy-paste.blogspot.com/ ratapulgo

    Letterman sobre a renovação na premiação do Oscar:
    “Havia muitas caras novas neste Oscar. Eram as mesmas pessoas mas as caras eram novas”

  • http://moacircaetano.zip.net Moacir Caetano

    Tá certo que Crash não é a oitava maravilha do mundo, mas eu estava torcendo contra Brokeback Mountain, e fiquei satisfeito!
    Não aguento mais ser tachado de homofóbico (mesmo tendo amigos, parentes e colegas gays) apenas por não gostar de um filme comum e menor do Ang Lee…
    É como se eu tivesse obrigação de gostar do filme!

  • http://www.verbeat.com.br/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    E concordo contigo sobre Crash, claro.

  • http://www.verbeat.com.br/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Ina, a Meg me escreveu assustada temendo que nos batêssemos em duelo. Expliquei a ela que não era nada disso e que já estava até pedindo desculpas por qualquer coisa. Desculpa! E prometo ser gueixa de Inagaki na próxima encarnação, tá? Fique calmo, para acontecer, tem que antes morrer.
    Chico, nenhum, mas nenhum dos meus amigos gostou de Brokeback. Todos acharam um filme comum. São mais de duas dezenas de pessoas que não tem que me agradar. Há gente de 15 e gente de 70 anos. Há gente cuja avaliação é qualificadíssima - cineastas inclusive - e espectadores como eu. Ou seja, é, como quase todas as coisas deste mundo, uma coisa de qualidade perfeitamente discutível.
    E encaminho-me para fora desta discussão.
    Abraços a todos.

  • http://www.coisasdalaurinha.blogspot.com Laurinha

    Uau, que perola! Adorei!
    Obrigada pela visita ao meu blog.

  • http://www.filmesdochico.blogspot.com Chico

    Ina, valeu pelo link. O filme merecia ganhar mesmo, como exemplo de grande cinema que ele é. Cinema clássico, que absorve as formas e estruturas clássicas para ousar em não exaltar a diferença. Discordo de quem acha que o filme é sobre culpa. O filme é justamente o contrário.
    Onipotência, Milton? Ora, parece que a opinião é geral.

  • http://www.verbeat.org/blogs/miltonribeiro/ Milton Ribeiro

    Vi em “Chapadão dos Veadeiros” um filme convencional, baseado em um conto falsamente ousado, pobre até, conforme pudemos ler. Mas como discordamos quase sempre sobre aspectos cinematográficos, nem fico preocupado. Continuamos iguais: teimosos, opiniáticos e gostosos, cada um dentro do seu estilo, é claro.
    Um abraço por trás e…
    Com a mesma onipotência do Chico Fireman, declaro Match Point como o vencedor do Oscar 2006. Woody, você venceu. Você mereceu.
    :¬)

  • http://acavaqueira.blogspot.com Lígia

    Olá, Ina…muito honrada com sua visita! Eu AMEI o coelho Sheilo, ahahahahaha, e os de Brokeback tb!!!Beijos!!!

  • http://www.lombaxomba.com Pedro Victor

    O Hebert com um cabelo quase-black power e óculos estilo Rivers Cuomo foram as melhores coisas do vídeos, e nessa época as músicas nem eram tão ska.

  • Eu de novo, eu de novo

    Foi o mordomo!!!
    Foi quem??
    Foi o mordomo!!!
    Foi quem??
    Caramba… Eu tô contando tudo. Chorando de rir…

  • Dona Dal de novo

    LP??? 500 faixas???
    É preto, redondo com um furinho no meio!!!!
    hahahaha
    Caramba, eu perdi esse programa. Lembrava disso não!!!!

  • Dona Dal

    Eita! Me amarrei-me.
    Era o Bozo “Luiz Ricardo”, né? hihihi
    Sobre os filmes, uél, melhor nem falar… Lembra das tais comédias românticas? Hummm… Já de Lost… Tirei dez em duas trívias seguidas. A vida de uma pessoa à toa é emocionante. Lost podia ser matéria de concurso público, não?

  • Te

    Que emoção! Eu pensava que só eu, com a minha memória de elefante, lembrava de quando os Paralamas foram ao Bozo fazer jabá. Ainda não vi o vídeo, mas ficou na minha memória os três se apresentando no cenário tosco dos primórdios do SBT.

  • http://luzdeluma.blogspot.com Luma

    Gosto muito do que a Luciana escreve. Ela escreve com o coração e parece estar sentada ao nosso lado! Fiquei sabendo que uma certa hora o Senhorzinho sumiu de Copa (?)
    vou lá dar uma olhada nos blogues que indicou. Dê um beijuzinho nas mulheres de sua vida por mim! Beijus

  • http://no-sex-and-the-city.blogspot.com desiree

    to deixando o video baixar, pq minha internet está sacal, mas curiosíssima, já que provavelmente eu assisti esse programa na época (eu não perdia o bozo! hahahahahaha)
    e ahhh.. to achando que só eu não fui ao Rio ver Rolling Stones, mas enfim, perdi (nem tanto pelo show, mas mais pelo auê)… fica para a próxima desculpa que me levar para fora do estado (seria New Order em Porto Alegre, mas nem esse vai rolar mais)
    obrigada pelo destaque do meu blog… fiquei super envaidecida! :-)
    e vou lá ver os outros links dos vídeos que vc disponibilizou, ando viciada nesses vídeos!
    beijos

  • http://duasfridas.blogger.com.br Monix

    Santo constrangimento, Batman! Pobre Hebert, não sabia nem onde enfiar as mãos, que dirá a cara! Hahahaha! Uma pérola do báu. Bjs

  • http://prosaico20mg.blogspot.com Celinho

    Nooooossa! Concordo totalmente: amo a Internet..o video do Bozo é demais! So que nao lembrava desse Bozo(quer dizer, lembrava das brincadeiras mas daquela voz nao)..E em relaçao ao Oscar..li nao sei onde que nesse ano não da pra responder quem ganhou realmente..
    PS: Valeu pela digníssima visita e comentario la no Prosaico..Como ja disseram ai, vou ali me exibir..lol
    ;-)
    Abraço!

  • http://www.ideiasmutantes.com.br Muta

    -Puts, tem horas que escrever se torna extremamente doloroso… Mesmo eu gostando muito disso! Então não esquente a moringa.
    -O Coelho é que deveria ganhar algum Oscar.
    -Hoje é o dia delas. Elas nos enlouquecem? Sim, não vou mentir para o senhor, mas mesmo assim não me imagino vivendo se elas… Parabéns a todas as mulheres!

  • http://www.br153.blogger.com.br Riccardo Joss

    Descobri seu blógui através de matéria do Estadão. Gostei do seu sítio, mesmo que discordando de alguns posts. Volto com mais tempo. Abraço.

  • http://www.amar-ela.blogspot.com Danielamann

    Aqui estou outra vez para me inteirar das novidades!
    Um grande abraço,
    Daniela.

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    meu LOURO, meu último post, de hoje, é uma homenagem a ti. também falo dos filmes do OSCAR.
    :>)
    quando vens préssas bandas?

  • http://www.umagarotaapenas.blogspot.com Luciana

    Como minha memória de elefante pode esquecer Simplesmente amor, não é mesmo?
    Adorei seu mail e o guardei juntinho com o primeiro.
    Um dia ainda vamos bater papinho furado sentadinhos no sofá, mas por hora não suma tanto, porque sinto saudade.
    Um beijo, querido. Eu amo você.

  • http://grandelider.blogspot.com Grande Líder da Silva

    Os Paralamas do Sucesso começaram desse jeito só apra provar que não era possível conceber que a banda pioraria.
    Realmente não piorou (pelo menos até o acidente de Herbert Viana).

  • http://thedaybreaks.blogspot.com Cássia

    Opa! Que honra uma visita tua com comentário no meu blog ;-)
    Dá licença que eu vou ali me exibir um pouco :-p

  • http://vollluiza.blogspot.com/ Luiza Voll

    Inagaki!
    Adorei os dois últimos links: brokeback e lost. Ontem assisti o primeiro capítulo da segunda temporada, muuuuito bom. Adorei seu comentário lá no blog. É melhor do que o post em si, rs. Bjs e feliz ano novo! rs

  • http://gardenal.org/inagaki Inagaki

    Para registro, eis o excerto de um texto de Ana Maria Bahiana sobre Brokeback Mountain: “Sua vitória mais profunda é o que já aconteceu- a travessia para corações e mentes do público do mundo inteiro, com toda a sua carga de inquietação, tristeza, desconforto, ameaça, encantamento. Isto é o que faz um grande filme: aquele que é tão poderoso que você não para de falar nele, contra ou a favor, muitas horas e muitos dias depois de tê-lo visto. Ou aquele que, como você leu aqui, dá medo de ser visto. Medo de ser visto: um filme sem armas, sem sangue, sem tortura, sem monstros, sem violência, sem sadismo. Um filme sobre amor, profunda e completamente sobre amor, sobre o que nos torna humanos e, portanto, divinos, em toda a nossa complexidade”.

  • http://omundonoar.blogspot.com Ivan Freitas

    Grande Ina! Confira lá no meu “O Mundo no Ar” um montão de paródias (algumas impagáveis!) do filme “Brokeback Mountain”. Um grande e forte abraço, Ivan.

  • http://cartasdemaracangalha.blogspot.com Drex

    Fala Ina!
    Ainda não vi o premiado do ano. Mas de tanto ouvir falar bem por aí, achei que devia ser um filme interessante…
    Mas enfim. Acho que posso confiar em ti.
    Abração meu caro,

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.