Para-choques de caminhão, filosofias de vida

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 17 de agosto de 2010

Muito antes do surgimento do Twitter ou daquelas frases de status do MSN, os para-choques de caminhão me chamavam a atenção pelos insights instantâneos: mensagens que, em poucas palavras, sintetizam as lições que este mundo, implacável e irremediável, nos ensina mundo afora. Afinal de contas, “na escola da vida não se tira férias”.

A vida é uma rede, quem balança é o destino.

Não à toa, o nome deste blog (“pensar enlouquece, pense nisso”) foi extraído de uma foto de para-choque que encontrei numa antiga seção da revista Quatro Rodas, que todo mês compilava as melhores contribuições enviadas por seus leitores.

Se o mundo fosse bom, o dono morava nele.

Ao longo dos anos, ainda durante minha infância, fui anotando em um caderno as frases mais lapidares que encontrava por aí. Algumas, dignas dos aforismos cunhados pelos filósofos mais renomados. Outras, desabafos que se aplicam perfeitamente a certas situações da vida. “Não há melhor momento do que hoje para deixar para amanhã o que você não vai fazer nunca.” “O futuro do homem está escrito no seu passado.” “Dinheiro é coisa do diabo; mas, se quiser ver o diabo, é só andar sem ele.” E por aí vai.

Não me siga que estou perdido.

Relendo algumas das frases que colecionei ao longo dos anos, percebo que a maior parte delas não esconde um quê de melancolia:

- “Se você é capaz de sorrir quando tudo dá errado, é porque já sabe em quem colocar a culpa.”

- “Hoje encontrei chorando quem no passado riu de mim.”

- “Antes eu sonhava, hoje eu não durmo.”

Aproveite a vida, já é mais tarde do que você pensa.

Ok, é certo que o humor é sempre do contra, que as frases mais ranzinzas geralmente são as mais engraçadas, e que felicidade não rende manchete de jornais nem posts mais retuitados. Mas às vezes fico matutando se essa é uma faceta de minha personalidade que eu deveria levar para um divã um dia desses. Mas tergiverso, tergiverso.

O carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida.

Recentemente a Quatro Rodas disponibilizou todas as edições em versão digitalizada. Desde o número 1, publicado em agosto de 1960. Trata-se de um acervo digital imperdível, seja para jornalistas, seja para amantes de carros. As fotos de para-choques estão lá, desde a primeira edição. Eis a observação certeira que a Quatro Rodas fez ao descrever a seção: “Motorista de caminhão tem senso de humor, ironia, espírito à beça, simples, sem acrobacias cerebrais e, por isso mesmo, imediato e eficaz.”

Pra que beijar no rosto, se a boca está tão perto?

Os “para-choques do mês” estiveram presentes na Quatro Rodas até a edição 348, publicada em julho de 1989, quando a carta ao leitor escrita por Luiz Roberto Clauset anunciou o fim dessa seção. A justificativa: as filosofias de para-choques haviam sido massificadas, perdendo sua criatividade. Em matéria publicada na mesma edição, o pesquisador de folclore Inácio Loiola usou a crise econômica que o Brasil enfrentava como um dos motivos da tal entressafra criativa: “A vida do caminhoneiro está tão difícil que ele já não tem ânimo para criar frases novas.”

Na boca de quem é ruim ninguém presta.

Outra razão especulada pela matéria para a tal “crise criativa” foi, vejam só, os avanços tecnológicos. As pinturas, que antes eram feitas com pincéis, passaram a ser realizadas a revólver. Ao invés das filosofadas de antes, os caminhoneiros preferiam decorar seus para-choques com desenhos de paisagens, fazendo com que as frases fossem substituídas por mensagens mais sintéticas, como “Jesus”.

Surpresa de menina sapeca é visita de cegonha.

Depois do diagnóstico dado pela Quatro Rodas, de que o “gênero” estava em crise, os anos se passaram e o espírito daquelas frases de caminhoneiros ganhou novas plataformas. Você certamente já leu variantes dos para-choques citados neste post em adesivos de carro, mensagens de status no Messenger, ímãs de geladeira ou, claro, as frases em até 140 caracteres publicadas no Twitter. Outro exemplo clássico da Lei de Lavoisier aplicada à internet: nada se cria, tudo se transforma.

Seja dono de sua boca, para não ser escravo das suas palavras.

Santos Coloda, autor do livro A Sabedoria dos Para-Choques, afirma que os para-choques clássicos jamais morreriam, dizendo: “O para-choques é o espaço que o motorista tinha para dizer ao mundo o que pensa.” Assino embaixo, em cima e dos lados destas palavras. Novos meios de expressão surgem a todo momento, mas a perplexidade humana diante dos desconcertos com a Vida, o Universo e Tudo Mais é, essencialmente, a mesma.

* * *

P.S. 1: Reforma ortográfica deveria facilitar a vida da gente e tornar o ensino do português algo mais simples, não? No entanto, tive de consultar várias fontes a fim de saber se “para-choques” ainda tinha hífen e acento. Ê lerê.

P.S. 2: Publiquei outras fotos de para-choques de caminhão em meu Flickr.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • Pingback: 11 anos (e alguns dias) de blog | Pensar Enlouquece, Pense NissoPensar Enlouquece, Pense Nisso

  • http://devil-or-angel.tumblr.com Naay

    mas qual é a origem das frases de para-choque de caminhão ?

  • keh 100%justin bieber

    eu amei estas placas de caminhoes *-* amei td

  • http://www.planosdesaudesenior.com.br Planos de Saude

    Cada um se expressa da forma que achar melhor, temos muito desses na net…
    Pelo blog me tornei um super fã…

  • Aline

    boa!

  • pcc

    simpatia para atrair a pessoa amada
    Escrever na sola do pé esquerdo o nome da pessoa amada e aperte dizendo treze vezes:Debaixo do meu pé esquerdo,te prendo,te amarro e te mantenho pelo poder das treze almas benditas.Que assim seja.Que você venha me procurar em 24 horas,dizendo que me ama e que ficar pra sempre comigo.
    Enquanto você não vier não irá comer, não irá dormir e não irá ter vontade de outra pessoa a não ser eu.Assim seja,assim será.(publicar 4vezes e não revelar o sonho dessa noite a ninguem

    R: Uau.

  • Adérito

    Olá,achei muito interessante o seu blog.Parabéns pelo bom conteúdo.
    Estamos com um projeto de revista que será publicada mês que vem. Ela sera para brasileiros no Japão,colocaremos blogs como indicação para o pessoal acessar e se divertir.
    Gostariamos de publicar alguns conteudos daqui,colocando o credito para você e o endereço do seu blog.
    Por favor. Aguardo resposta. Grato.

  • joana

    noooossa,adorei a materia….nunca tinha acessado nenhum blog, foi minha primeira vez e adorei a materia e os comentarios…. E bom saber que existe algo de instrutivo nestas maquinas …..Muito Obrigado

    R: Valeu, Joana. Obrigado pelo comentário! :)

  • http://www.ideiasnajanela.blogspot.com Kandy

    Filosofar com esse poder de síntese não é fácil. Gosto de ler tudo, inclusive para-choque de caminhão. A propósito da sua observação sobre as regras ortográficas,coloco-me à disposição para ser uma das suas fontes de pesquisa quando precisar, porque já estou escolada com as novas regras (passei por todas as fases de mudança e desmudança que a ABL gentilmente promoveu).É complexo (nas duas acepções: difícil e de deixar a gente complexado). Saudades de comentar aqui! Bjos

    R: Kandy, que boa surpresa reencontrá-la por aqui! :) E, hey, se a senhorita oferecer seus préstimos, cuidado: eu realmente acabarei recorrendo a eles, viu? ;) Um beijo!

  • http://amigas antõnia paula da silva

    engraçado este texto eu gostei muito e vc tc tc tc beijos de antõnia

  • http://www.opovoquerfalar.com.br Priscilla

    “Político não presta”. Quer frase mais “pára-choque de caminhão” do que essa? Pior que quase sempre é verdade. Por causa de frases assim que eu e meus amigos criamos o (www.opovoquerfalar.com.br). Entra lá e me fala se vc concorda comigo!

  • http://www.mafaldacrescida.com.br Karina

    Caríssimo, eu sempre adorei aforismos, por isso adoro o twitter, e sempre reparei nas frases de caminhão.

    Uma vez, eu estava passando por um momento bem difícil, estava procurando uma luz no fim do túnel mesmo, dirigindo meio transtornada na Marginal, aquele trânsito… E de repente um caminhão na minha frente me deu a resposta: VIVO PORQUE INSISTO. Aquilo me deu um ânimo especial!

    A sabedoria é assim, se esconde nas coisas mais simples. ADOREI este post. E sempre que venho aqui, penso que sou uma boba por ficar tanto tempo sem vir.

    Beijo!

    R: Karina, também adorei essa frase: “vivo porque insisto”. Vai direto para o meu caderninho mental. :D Um beijabraço!

  • http://www.isoline.com.br isolamento térmico

    muito bom essas frases eu tenho um livro só com essas frase legais

    R: Excelente. Essas frases de para-choques foram o primeiro contato que tive com filosofia. :)

  • http://portalbraganca.com.br Portal

    Para-choques do caminhão é onde o dono expressa a frase de sua vida.

    Aquela que o marcou ou que deseja passa adiante.

    Muito boa essa seleção, parabéns.

    R: Na mosca, Marcelo. Experiências que a gente passa adiante.

  • Bear

    Grande Inagaki, mais um texto muito bom. Tem a sua marca: bem escrito, informativo, interessante.

    Das frases de para-choque, gostava mais das de humor, de duplo-sentido, sacanagem “leve”. Essa eu li em um caminhão há 20 e tantos anos, em viagem de Uberaba para Brasília: “Por falta de roupa nova, passei o ferro na velha”.

    Um abração.

    R: Valeu, Celso. Sempre bom te encontrar por aqui, rapaz! Em tempo: sua história me fez lembrar de outra, contada pelo meu sogro, que comentou sobre um caminhoneiro, no interior de Minas Gerais, que pintou um para-choques com a frase “Eu quero é rosetar”. O pessoal da cidadezinha ficou chocado e pediu, em nome da moral e dos bons costumes, que a frase fosse substituída por outra. Dito e feito. No dia seguinte, o caminhão apareceu com a seguinte frase: “Eu continuo querendo!”. Aquelabraço!

  • http://macaxeirageral.net Bruno Alves

    Excelente post, Alexandre, me fez ter um flashback à la “Ratatouille”. Também colecionava frases de para-choques de caminhão quando adolescente. Tinha uma que eu adorava: “Vou rezar 1/3 para achar 1/2 de levar você para 1/4″ Genial!
    E a falta de tecnologia móvel naqueles tempos me impediu de tirar uma foto do para-choque de um caminhão novinho, onde estava escrito PENCE FORTE, PENCE FORD (é, o slogan da Ford que já vinha impresso da fábrica…).
    Grande abraço!

    R: Grande Bruno, li ontem mesmo essa cantada em formato numérico citada por você no Twitter, provando que as frases de para-choques permanecem presentes, ainda que os meios em que se propagam possam ter mudado ao longo dos tempos. :) Baitabraço!

  • http://www.alfarrabium.blogspot.com Giane

    Oi, Alexandre!

    Menino, há quanto tempo não passo por aqui…

    Uma frase de para-choque de caminhão que nunca esqueci, foi essa:
    “Viver é desenhar sem borracha.”
    Pena que essas frases caíram em desuso nos caminhões. Eu gostava. E gostava dos desenhos que as acompanhavam também.

    Embora, sei que não compartilhe, deixei um selo para Você no meu blog. Aguardo até hoje um post seu falando sobre os “selos e premiações informais” entre Amigos Blogueiros na Internet.
    Quem sabe, um tema para um próximo post, né? Ou será que Você já escreveu e Eu não li?

    Beijos mil!!!

    R: Oi Giane, bom revê-la por aqui! :) Pô, essa frase é excelente, e remete a um verso que escrevi num dos meus poemas: “Vida é rascunho definitivo”. Ah, sobre selos para blogs, publiquei este post: O “meme” do Thinking Blogger Awards. Um beijabraço pra ti e, hey, obrigado pela lembrança!

  • http://www.blodega.com Moziel T.Monk

    Viajei longe no tempo, agora, na época que visitava a borracharia na qual meu pai trabalhava, a qual era cheia dessas revistas 4 rodas (e calendários de mulher pelada) e era justamente esta seção de frases de caminhão a minha preferida. Tanto que uma vez meu pai acabou me trazendo um pequeno livro que publicaram de um concurso de frases de para-choque. Não lembro editora, já que foi mais um desses artigos que se perderam no sumidouro do tempo…

    R: Moziel, também tenho um livro que reúne frases de para-choques. Presente do Danillo Ferreira, que já sabia da origem do nome do meu blog. :)

  • http://www.twitter.com/diseluag Anderson

    Super legal o posto! Adorei.

  • http://info-netbr.blogspot.com/Irãogostarpakas. info netbr

    Muito boom o post parabéns

    http://info-netbr.blogspot.com/
    Irão gostar pakas.

  • http://maroma.wordpress.com

    Putz! Para-choques de caminhão é tudo de bom!!
    Já a reforma ortográfica…

    R: Pois é, Má. Já a reforma ortográfica, em vez de simplificar, deixou certos aspectos da língua portuguesa mais complicados ainda. Como a história dos hífens… :P

  • http://umdoistresblogando.blogspot.com/ Ana Katia

    Eu tb tinha caderninho de frases de para-choques de caminhão mas, ao mudar de casa, perdi… era algo fascinante encontrar frases novas, além de sempre ser divertido filosofar sobre elas.

    [ ]‘s…

    R: Ana Katia, também perdi alguns cadernos com frases anotadas. Mas o Twitter tem se revelado um ótimo depositário de pérolas instantâneas. :)

  • Brunito

    Grande Blog :)

    Só vos podia para visitar e ajudarem a divulgar o meu blog e de mais 2 colegas e que também comentassem. Contém textos apenas de nossa autoria…

    Aqui fica - http://shutmymouthx.blogspot.com/

    Abraço e continuação de bons textos

  • http://www.pedradosono.blogspot.com Isa

    Adorei! E viva a sabedoria popular!

    R: Exato, Isa. Nada como a sabedoria da experiência. :D

  • Diego Goes

    Muito bom!
    Bem que alguns caminhoneiros poderiam voltar a fazer para-choques com as melhores frases do Twitter, hehehehehe.

    E este post me lembrou do belo filme “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”.

    Abração!

    R: Diego, seria interessante ver para-choques por aí usando termos como RT e TTBr, he he! Em tempo: no meu Flickr há uma foto de um para-choque com a frase que dá título ao filme. :)

  • http://www.terracotabolsas.com/rato Cristine

    Ótimo artigo, Inagaki!

    Lembro de quando era pequena e viajávamos pelo interior de SP, eu e meus irmãos íamos anotando todas as frases de para-choques de caminhão que víamos pelo caminho. Era um modo divertido de passar o tempo na viagem, e uma boa dose de sabedoria popular.

    (este link vai pra Semana do Rato, hehe)

    Grande abraço!

    R: Cristine, sua observação me fez obrigar a concordar com a ressalva que o diretor de redação da Quatro Rodas fez na época em que extinguiu a seção: era mais fácil encontrar para-choques com frases bacanas em outros tempos… E, ôpa, emplacarei link na Semana do Rato? Cool! :D

  • http://gilvas.wordpress.com gilvas

    vale ressaltar o viés infame e erótico de muitas das frases em pára-choque de caminhão. sempre tinha uma safadeza estilo quarta série para nos fazer dar um sorriso. sapeca, como diz um dos pára-choques acima.

    R: Na mosca, Gilvas. Filosofadas maliciosas têm o meu apoio.

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    Sempre fui fascinada pela filosofia dos para-choques. Gostei da sua abordagem quase histórica das transformações que essa “arte” passou e ainda passa.
    Ultimamente tenho reparado, talvez por morar no subúrbio e ter mais acesso a isso, que as vans e Kombis piratas trazem adesivos tão criativos e filosóficos que as pinturas antigas. Conversando com um motorista sobre o adesivo em questão, fui informada que existe quase uma indústria informal de adesiveiros (pessoas que colocam em adesivo, os pensamentos desses motoristas). Isso é, muitos desses adesivos são exclusivos do motorista.

    R: Patricia, relato interessante o seu: essa história dos adesiveiros rende uma matéria e tanto, não? Vale a pena tirar algumas fotos dos adesivos que estampam essas vans e kombis…

  • http://leocadio.posterous.com Leocadio A. de Melo

    olá, p@a e b3m,

    excelente post!

    então os nossos caminhoneiros tradicionais já eram tuiteiros antenados.

    realmente, antes de nos preocuparmos com sociologia e tecnologia (importantíssimas) devemos beber da fonte da antropologia.

    []s livres,

    @leocadio

    R: Pois é, Leocadio. Os para-choques de caminhão já eram uma espécie de Twitter analógico. :) Ou, pra citar uma expressão em francês bacana: um Twitter avant la lettre. :D

    • Dalila Ane

      legalllllllllllllllll adollllllllllllllllllllllllloooooooo ok
       

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.