Oscar 2012: indicações, observações e a disputa Carlinhos Brown vs Muppets
Por Alexandre Inagaki ≈ terça-feira, 24 de janeiro de 2012
O cinema está com saudades dos tempos áureos nos quais salas lotavam sem disputar o público com canais de TV e downloads de arquivos? Já houve época na qual assistir a um filme na tela grande era programa para ser apreciado usando roupas de gala e vestidos de luxo. E, a julgar pelos filmes com maior número de indicações no Oscar 2012, a Academia de Hollywood está padecendo de nostalgia.
Afinal, o longa-metragem com maior número de indicações (11, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado) é “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese, que se passa no começo do século XX e é repleto a citações de cineastas como Charles Chaplin e Georges Méliès (um dos personagens do filme, aliás, na interpretação de Ben Kingsley). E o segundo maior indicado é “O Artista”, do diretor francês Michel Hazanavicius, que concorrerá a 10 estatuetas (dentre elas, os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante). Uma comédia muda e em preto & branco, e que chega à disputa dividindo o favoritismo com o drama “Os Descendentes”, dirigido por Alexander Payne (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2005 por “Sideways - Entre Umas e Outras”).
Em um ano curioso no qual nove produções disputarão o prêmio principal de Melhor Filme (os outros seis candidatos são “Cavalo de Guerra”, “O Homem que Mudou o Jogo”, “A Árvore da Vida”, “Meia-Noite em Paris”, “Tão Forte e Tão Perto” e “Histórias Cruzadas”), eis os fatos que mais me chamaram atenção na lista de indicações:
- Desde que a categoria de Melhor Longa de Animação foi criada, em 2001, toda vez que a Pixar lançou algum filme, ele foi indicado. Foi assim com “Monstros S/A” (2001), “Procurando Nemo” (2003), “Os Incríveis” (2004), “Carros” (2006), “Ratatouille” (2007), “Wall-E” (2008), “Up” (2009) e “Toy Story 3″ (2010): oito indicações e seis Oscars recebidos. Este ano, porém, a Pixar lançou “Carros 2″, o primeiro longa deles que não me despertou vontade de ir ao cinema. E que, pelo jeito, também não animou a Academia, que preferiu indicar as animações “Rango”, “Gato de Botas”, “Kung Fu Panda 2″, “Chico & Rita” e “Um Gato em Paris”.
- A impressionante Meryl Streep recebeu sua 17a. indicação ao Oscar ao interpretar Margaret Thatcher no filme “A Dama de Ferro”. No total, já são 14 indicações para Melhor Atriz e 3 indicações para Melhor Atriz Coadjuvante, desde 1978, quando foi lembrada pela primeira vez por sua atuação em “O Franco-Atirador”. Porém, vale recordar que ela só ganhou duas vezes o Oscar, pelos filmes “Kramer vs Kramer” (atriz coadjuvante, em 1979) e “A Escolha de Sofia” (atriz, em 1982). Será que desta vez Meryl levará seu terceiro peso de papel dourado?
- Quem diria que Jonah Hill, que lembro como o cara obcecado por desenhar pênis em “Superbad”, um dia seria indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (por sua atuação em “O Homem que Mudou o Jogo”) na companhia de pesos-pesados como Christopher Plummer, Kenneth Branagh, Max von Sydow e Nick Nolte?
- Estrelas de sitcoms estão em alta: Melissa McCarthy, protagonista da comédia “Mike & Molly”, e Kristen Wiig, a ótima comediante do “Saturday Night Live”, foram respectivamente indicadas aos prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Original pelo filme “Missão Madrinha de Casamento”.
- Somando-se as duas indicações que recebeu por “Meia-Noite em Paris” (Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original), Woody Allen chegou à marca de 23 disputas pelo Oscar, seis anos após “Match Point” ter concorrido ao prêmio de roteiro original. Até agora, Allen ganhou três vezes: dois Oscars por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1978) e um por “Hannah e Suas Irmãs” (1987).
Por fim, teremos a disputa mais aguardada pelos patriotas de plantão. E numa categoria na qual a Academia, curiosamente, decidiu indicar apenas dois filmes para o prêmio. Ou seja, neste Oscar 2012 o Brasil tem teoricamente 50% de chances de ganhar finalmente o seu primeiro Troféu Imprensa do cinema mundial. Concorrendo ao Oscar de Melhor Canção Original estão na peleja as músicas “Man or Muppet”, do filme “Os Muppets”, e “Real in Rio”, da animação “Rio” , dirigida por Carlos Saldanha.
“Real in Rio” foi composta por uma dupla de brasileiros bem-sucedida no exterior: Sergio Mendes e Carlinhos Brown. E que, assim, repetem o feito de Ary Barroso. Que, em 1944, concorreu ao Oscar de Melhor Canção Original pela música “Rio de Janeiro”, da trilha sonora do filme “Brazil”, composta junto com Ned Washington. Naquele ano, Ary perdeu o Oscar para “Swinging on a Star”, música do filme “O Bom Pastor”. E agora, será que o país de Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Anselmo Duarte, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Walter Salles Jr. e Fernando Meirelles ganhará enfim seu primeiro Oscar por meio do cantor de “A Namorada” e “Água Mineral”? Confiram sua música.
A disputa direta ao Kikito hollywoodiano será com “Man or Muppet”, que foi composta por Bret McKenzie (vencedor de um Grammy por seu trabalho na trilha sonora da série “Flight of the Conchords”). Eu, como não curti muito nenhuma das duas canções, não tenho a menor ideia de quem ganhará essa parada. Ouça o tema dos Muppets e tire suas conclusões.
Numa categoria que já premiou nomes tão diferentes como Isaac Hayes, Elton John, Stevie Wonder, Carly Simon, Bruce Springsteen, Lionel Richie, Henry Mancini, Barbra Streisand, Michel Legrand, Phil Collins, Bob Dylan e Eminem, tudo pode acontecer. Vamos ver o que os envelopes revelarão quando forem abertos, na cerimônia do dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
Giseli Rodrigues
-
http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki
-
-
Tommy Beresford
-
Tommy Beresford
-
http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki
-
-
marcos pitombo
-
Joao Ratao
-
http://servidaomental.blogpost.com/ Tanay_ra
-
http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki
-
Maymid
-
-
-
http://luluonthesky.blogspot.com/ Lulu
-
http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki
-
-
http://twitter.com/claudiorubio Cláudio Rúbio
-
http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki
-
http://twitter.com/claudiorubio Cláudio Rúbio
-
http://www.pensarenlouquece.com/ Alexandre Inagaki
-
-
-