Os criminosos mais estúpidos do mundo

Por Alexandre Inagakiquinta-feira, 18 de outubro de 2007

O crime não compensa, principalmente se o ladrão é tão estúpido a ponto de esquecer o dinheiro que roubou na hora de fugir. The World’s Stupidest Criminals, livro escrito pelos editores da Fortean Times (revista inglesa dedicada a textos sobre bizarrices, curiosidades e afins). A obra é uma espécie de Darwin Awards dos contraventores, compilando 400 casos reais de crimes e criminosos descerebrados. Por exemplo, o de um assaltante de banco norueguês que retornou à mesma agência roubada a fim de depositar o mesmo dinheiro que havia levado horas antes. E o que dizer do iugoslavo que, temeroso de que pudesse se auto-incriminar, costurou os próprios lábios a fim de não confessar nenhuma bobagem? A seguir, mais algumas pérolas da estupidez humana:

- Berna, Suíça, setembro de 1991: Joyce Lebrom desmaia no meio de um supermercado. Clientes e funcionários, crentes de que ela havia sofrido um ataque cardíaco, chamam uma ambulância. Porém, quando os paramédicos chegam, descobrem que havia um frango congelado escondido dentro de seu sutiã: o desmaio havia sido causado por choque térmico.

- Wanganui, Nova Zelândia, março de 1996: um fã dos Muppets de 21 anos de idade invade uma estação de rádio local com um objetivo: fazer com que a canção “Rainbow Connection” (interpretada por Caco, o sapo) seja tocada por 12 horas seguidas. A polícia, alertada de que o tal muppetmaníaco teria uma bomba, evacua todos os prédios nas imediações. Depois, descobre que a bomba era tão pífia quanto as preferências musicais do meliante neozelandês.

- Munique, Alemanha, setembro de 1993: um violino de 300 anos de idade é roubado. Alguns dias depois o instrumento é devolvido, junto com um bilhete do próprio ladrão queixando-se da desafinação do mesmo. Detalhe: o violino é avaliado em cerca de US$ 80 mil.

- Covilhã, Portugal, setembro de 1994: O proprietário de um zoológico é preso. Seu crime: ter vestido três crianças com fantasias de macaco e anunciado-as aos visitantes de seu estabelecimento como “raros orangotangos de Sumatra”. Que pagação de mico…

- Boston, Estados Unidos, dezembro de 1994: Winston Treadway decide roubar duas lagostas vivas do tanque de um supermercado, escondendo-as nos bolsos de suas calças. O incauto assaltante só não contava com a resistência das lagostas. Segundo os relatos médicos da época, a conseqüência do roubo foi uma espécie de “auto-vasectomia”. Winston, (in)felizmente, jamais terá filhos.

* * * * *

P.S. 1: Eis um vídeo que tem tudo a ver (literalmente) com este texto: “os três ladrões mais idiotas do mundo”.

P.S. 2: Este post (com exceção do vídeo, que encontrei ontem no ALT1040) foi publicado originalmente em 6 de novembro de 2003 em meu antigo endereço no Blogger Brasil. Uma prova de que, para o bem e para o mal, a imbecilidade humana não tem prazo de validade.

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.kschung.pe.kr/bbs//zboard.php?id=guestbookks&page=5&page_num=10&select_arrange=hit&desc=&sn=off&ss=on&sc=on&keyword=&no=75175&category=1 Tillie Spoonemore

    You can definitely see your enthusiasm in the work you write. The world hopes for more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe. Always go after your heart.

  • http://artigosmesclados.blogspot.com rodrigo

    Não e uns dos Mais procurados mas e bem bizarro um velhinho que assaltava bancos dizem que poderia ser uma mascara que a pessoa usava mas não se sabe.

  • Octavio

    faltou contar a daquele ladrão que uns 2 anos atraz assaltou uma lotérica ( se me recordo bem) e ao fugir deixou cair o currículo!! Foi preso horas depois…

  • http://www.brunosilva.org Bruno SIlva

    Putz, só comédia. E o vídeo do Mário Yanase só veio a acrescentar. Cereja do bolo!

  • Naira

    É de se pensar em como ainda exista crime com umas peças dessas como criminosos…

  • http://www.mactanque.com/ giannina

    muito simpatico!!
    http://www.mactanque.com/

  • http://www.amenidadesebobajadas.blogspot.com Daniel F. Silva

    Na boa, esse caso do Zoológico de Portugal é bem “lusitano”, mesmo…

  • Mariângela de POA

    Ótimo post para dar aquela descontraída essencial num dia de trabalho cansativo,
    pena que os ladrões que abundam por aí,em sua maioria,não são nada imbecis e estão executando o seu servicinho com esmero..puffff!!

  • http://grandeabobora.com/ marcus

    Que pagação de mico…

    Puuutz… que piada estilo Trapalhões…

    Psit, ô da poltrona! Vai encarar? |-|

  • http://[email protected] Fernando Cury

    Nossa bicho! Tem gente que deveria ser criada em cativeiro, diz aê!
    Va Pa Porra!!!
    rsrsr []s

  • http://www.supra-sumo.org Mário Yanase

    Muito legal, Inagaki. Existe cada ladrão estúpido, que dá até pena. ^^

    Veja isso, então:

    :D

    Mário, muito obrigado por sua SENSACIONAL contribuição ao post! :P

  • http://www.helderdarocha.com.br/blog/ Helder da Rocha

    Meus casos favoritos sao os de sequestradores de aviao que nao se preocupam com o clima ou com a qualidade dos paraquedas, como neste caso recente
    http://archives.cnn.com/2000/ASIANOW/southeast/05/26/philippines.hijack.01/index.html

  • Te

    Podiam incluir o caso de um estudante de biblioteconomia paulistano: ele roubou livros raros da biblioteca do Museu Nacional da UFRJ, vendeu um deles para um sebo e recebeu o pagamento em cheque! Não tinha como a polícia não pegar um idiota desses.

    Te, seu comentário me fez lembrar do causo do Marcelo Anthony, o ator que comprou maconha pagando o traficante com cheque. :crazy:

  • http://metamorfosepensante.wordpress.com _Maga

    putz…

    e que tal o Darwin Awards?

    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=1471

    beijos

    O Oscar (ou melhor dizendo, o Razzie) da idiotice humana, certo Marcela? ;)

  • http://www.laedevolta.com.br/blog Ricardo

    Nesta mesma linha, recomendo o site The Darwin Awards (http://www.darwinawards.com/). Ele registra os casos mais estúpidos e ridículos de mortes que, segundo os autores do site, reafirmam a Teoria da Evolução de Darwin.

    As histórias seriam hilárias se não fossem trágicas e estão devidamente resguardadas pelos respectivos artigos onde foram originalmente publicadas.

    É uma pena estarem somente em inglês.

    Ricardo, o Darwin Awards é uma associação quase imediata que todos fazem quando o assunto é imbecilidade humana. Mas faço um aparte ao seu comentário: ao contrário do “The World’s Stupidest Criminals”, o livro do “Darwin Awards” possui, sim, uma edição em português, publicada pela Editora Matrix.

  • http://mnemoteca.blogspot.com Diogo Novaes

    Excelente post.

    Tô com a Júlia. Nossos ladrões são muito mais espertos. Jamais seriam amadores assim.

    Hahaha

    Abraço.

    Sei não, Diogo. Lembre-se do caso do José Adalberto Vieira da Silva, o cara dos dólares na cueca, por exemplo.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.