Os blogs no horário nobre da Globo

Por Alexandre Inagakiterça-feira, 16 de dezembro de 2008

O primeiro blog a aparecer na Rede Globo de Televisão foi também o primeiro criado dentro da hoje abandonada plataforma de publicação Blogger Brasil: o Blog do Bóris, que entrou no ar no dia 19 de julho de 2002, com o intuito de divulgar a novela O Beijo do Vampiro, de Antônio Calmon, exibida de agosto de 2002 a maio de 2003. De lá para cá, outras iniciativas envolvendo a TV Globo e blogs foram feitas, sendo que a mais destacada delas foi o portal BlogLog, criado por Diogo Boni, que reúne blogs escritos por cerca de 200 personalidades. Porém, nada de muito efetivo que envolvesse, digamos, “gente como a gente”; blogueiros que não atuaram em novelas, não foram convidados para curtir fossas amorosas na Ilha de Caras nem tiveram fotos estampadas em colunas sociais.

O cenário, porém, está mudando. E a impressão que tenho é de que a Rede Globo passou a buscar o entendimento da internet como muito mais do que um mero complemento de suas habituais atividades na TV. Bom exemplo foi o site Mil Casmurros, que promoveu uma leitura coletiva do livro Dom Casmurro de Machado de Assis como forma de divulgar a minissérie Capitu. Ao invés de criar um daqueles hotsites tradicionais, com as mesmas fotos e vídeos de making of habituais, a Globo decidiu investir em um site diferenciado com excelentes resultados. Outra ação recente foi o convite, feito a 38 blogueiros e formadores de opinião na internet, para que eles conhecessem os estúdios do Projac e tivessem uma conversa com Gloria Perez, autora da próxima novela das nove, Caminho das Índias, que terá como um de seus personagens um adolescente de origem indiana chamado Indra que manterá um blog como maneira de expressar suas idéias e pensamentos.

Essas iniciativas poderão ser vistas por muitos como uma maneira da Vênus Platinada cooptar a blogosfera para o Lado Negro da Força, como já andei lendo por aí. Não sou cético a esse ponto e tenho motivos para pensar que a Globo está tentando buscar um legítimo diálogo com as mídias sociais, a começar pelo fato de que tem escolhido bem os parceiros de suas ações. Por trabalhar na área, sei bem da competência do staff da Revista Bites, que organizou o encontro com Gloria Perez, da Coworkers, que auxiliou na seleção dos convidados, e da agência LiveAD, criadora do projeto Mil Casmurros. É ótimo saber que a toda-poderosa Rede Globo está acertando a mão em suas mais recentes iniciativas envolvendo a internet, buscando a assessoria de pessoas que realmente entendem do assunto.

Também é significativo ver que a primeira teledramaturga a levar os blogs, de fato, para a tela da líder de audiência será Gloria Perez. No encontro que eu e mais 37 convidados tivemos com a autora de Caminho das Índias, foi bom trocar idéias com alguém que sabe o que são widgets e Twitter, possui um blog pessoal desde agosto de 2007, já participou de blogagens coletivas para divulgar causas como a de Odele Souza e tem a consciência, citando suas próprias palavras, de que os avanços tecnológicos nada mais são do que o “cenário, o pano de fundo, o palco onde vão se desenrolar os nossos velhos e sempre emocionantes conflitos humanos”. Gloria, que em novelas como Carmen, De Corpo e Alma, O Clone e América fez questão de incluir merchandising social em suas tramas, sabe da capacidade que os blogs possuem de engajar pessoas em torno de causas, e não é à toa que ela decidiu fazer do personagem Indra, que será interpretado em sua próxima novela por André Arteche, o primeiro blogueiro a ganhar destaque em horário nobre global.

O blog do Indra, diga-se de passagem, existirá de verdade. Mas será redigido por uma ghost-writer, a pesquisadora da Globo Giovana Manfredi. Ela passou um tempo na Índia a fim de levantar dados para a novela, registrou suas experiências no blog A Minha Índia e também esteve presente ao encontro com blogueiros, anotando as sugestões do pessoal. Já dá para imaginar, quando a novela estiver no ar, a quantidade de e-mails e comentários destinados ao incauto Indra sugerindo “parcerias” e “trocas de links”. Comportamentos típicos, no entanto, de gente que mal dominou a ferramenta e já foi contaminada pelas práticas mais estéreis do meio.

Será que essa inédita exposição em horário nobre resultará na proliferação de blogs feito Gremlins molhados na internet brasileira? Espero que sim, e torço para que essa nova leva de usuários descubra que blogs nada mais são do que ferramentas que facilitam a produção de conteúdo na rede. Afinal de contas, o universo que se convencionou chamar de “blogosfera” não pode ser resumido em uma palavra só. O taxista Mauro Castro, o Juiz do Trabalho Jorge Araujo, a cadeirante Tabata Contri, o pesquisador musical Josué Ribeiro, o médico cardiologista Leonardo Diamante e a biológa Lucia Malla são apenas alguns dos inúmeros exemplos de pessoas das mais diversas áreas que encontraram nos blogs o veículo ideal para a expressão de suas idéias, conhecimentos e experiências.

Como bem afirmou Ricardo Cabianca, a aproximação de um player como a Rede Globo, com todo o seu poder de alcance, com a blogosfera brasileira, é fato para ser registrado e acompanhado de perto. De minha parte, espero que surjam mais e melhores blogueiros em 2009. Afinal de contas, parafraseando aquele tema clássico das vinhetas de fim de ano da Globo, composta por Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e Nelson Motta, “a festa é nossa, é de quem quiser, quem vier”. ;)

Pense Nisso!
Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

Categorias:

Tags:

Comentários do Facebook

Comentários do Blog

  • http://www.ukstarter.com uk business directory list

    Magnificent web site. Lots of useful info here. I am sending it to a few friends ans also sharing in delicious. And of course, thanks for your sweat!

  • http://ezineproarticles.com/Art/507584/24/How-you-can-Spot-a-good-Tattoo-Artist.html Francisco Buquet

    Actually helpful concept for me .
    Will you posting some additional ? coz i wish to abide by ur twitter or facebook

  • http://homesecuritysystemsconsumerreports| Jamey Pavelka

    The other day, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My iPad is now destroyed and she has 83 views. I know this is totally off topic but I had to share it with someone! Bless you!

  • http://loucosporvirtude.blogspot.com/ TJ do loucosporvirtude

    Alexandre.

    Parabéns pelas blogagens. É só a segunda vez que venho aqui, mas gostei do que vi.

    Fico feliz que tenha este espaço, e que possa conhecer pessoas mídia afora.

    Não acho muito legal esta idéia da Globo, não. Acho que há sempre segundas intenções.

    É uma panela sustentando a outra. Só probloggers são chamados. É pura publicidade. É a globo fazendo-se suprema em outro veículo, via blogosfera.

    O BlogLog é uma blogoteca de blogs dos famosos e semi-famosos da Globo. São blogs formatados como fotologs, com fotos dos donos. O intuito do blog é mostrar onde estiveram e onde irão estar os “blogueiros”. Assessoria de imprensa e marketing feito a sabe Deus quantas mãos.

    A Globo tem o dom de manipular a massa. Foi impressionante o quanto eles mascararam a Índia para passar a imagem que queriam daquele país. Se olharmos blogosfera afora, veremos que há muitas verdades sobre a Índia, que foram omitidas pela rede Bobo.

    Assisto a alguns programas do canal, só deixei de acreditar no que falam, faz tempo.

    Alexandre acho EXCELENTE sua iniciativa de responder a todos os comentários. Eu não faço isso com os poucos comentários que tenho, porque, no meu caso, pode passar uma imagem de que quero fazer volume na coisa. Me detenho a responder apenas comentários com perguntas.

    Gostei do blog e da sua humildade.

    Keep blogging
    TJ do loucosporvirtude | @loucos_virtude

    R: Olá Rafinha, valeu pelo comentário. Não concordo com todas as suas opiniões, mas isso é bom e saudável. Ao contrário de outros tempos nos quais a maior parte das pessoas se limitava a ler, ouvir e ver o que a mídia tradicional lhes oferecia, hoje vivemos uma época privilegiada no qual temos sites e blogs para expressar nossas ideias livremente. Não precisamos depender de um canal na TV para assistir ao documentário “Além do Cidadão Kane”, por exemplo. De qualquer modo, obrigado por deixar registrada a sua opinião e dar um outro ponto de vista ao meu post. Quanto a responder aos comentários, é um prazer: a parte mais bacana de se ter um blog é conhecer novas pessoas, trocar ideias e experiências e conhecer outras opiniões além da minha. Afinal, como diz aquele ditado, cérebros e paraquedas só funcionam quando abertos. Um abraço!

  • http://blogtecdigital.zip.net Simone

    Essa sua noticia é muito legal nunca havia pensado numa coisa dessas!!

  • http://www.vitoriacroche.blogspot.com vitoria correa gonçalves

    BOM DIA!
    SOU ARTESÃ,TRABALHO COM RECICLAGEM,TENHO UM BLOG E GOSTARIA QUE A SENHORA DESSE UMA PASSADA LÁ.E VEJA UM POUCO DOS MEUS TRABALHOS:CADEIRA DE PRAIA COM LACRINHOS,BOLSAS DE LACRINHOS E GARRAFA PET ETC.QUEM SABE A SENHORA PODERIA ,AJUDAR A NÓS ARTESÃS A DIVULGAR O ARTESANATO E AO MESMO TEMPO A RECICLAGEM.
    AGUARDAREI UM RETONO.
    ATENCIOSAMENTE:
    VITORIA
    OBS: MEU BLOG-( http://www.vitoriacroche.blogspot.com)

  • http://setenoticias.com/tv/novelas-globo-caminho-das-indias.html setenoticias.com

    Vem aí Caminho das Índias, a próxima novela da Globo

    Com a expectativa de trazer de volta os bons í­ndices no Ibope, TV Globo estreia Caminho das ͍ndias, nova novela das oito.

    Caminho das Índias, escrita por Gloria Perez e dirigida por Marcos Schechtman, traz além do contraste entre a cultura or…

  • http://www.lauravive.blogspot.com laura

    Mon chéri, eu entendo a sua reação com aquele cara, pimenta nos olhos dos outros…:) eu tb reajo. não deixo me pisarem, outro dia uma figura me ofendeu, eu deletei, que vá se catar no canto dela, ali eu digo o que quero hohoho
    adorei seu post sobre o ano passado, eu passei tão assim assim que nem lembro de tudo isto, ficou tudo vago, eu viajei, mudei de casa- ainda estou sem tv, não assinei porque não tive vontade.
    enfim, curto mais a minha casa.
    Bjs feliz 2009
    ah! e eu tb quero ganhar comoo meu espaço. Como se faz?
    eu sei que vc trabalha duro, mas a gente como eu e franka ,que somos mais devagar, como fazemaos? dê a dica.

    R: Laura, o Edney escreveu um post muito bom sobre o assunto: “Ganhar dinheiro com blogs - uma pitada de realismo”. Um beijo!

  • http://reflexaomental.blogspot.com/ Dany

    MARAAAAAAAAAAAAA!!!!Seu blog!!!!!Não é a toa clao que está no ranking dos melhores!Parabéns!E uma coisa é certz pensar é a razão da trsiteza…poxa já viu uma mulher fruta chorando?Há…beijos

    R: Ahn… |-| Obrigado pelo comentário, Dany. ;)

  • http://claudiasimas.blogspot.com Claudia Simas

    Ina!
    Nossa! Há quanto tempo eu não passo por aqui! Mesmo não sendo célebre blogueira como você os demais selecionados para experiência, sinto-me honrada em pressentir uma valorização do universo blogueiro junto à parcela menos conectada da nossa população. Há duas ou três edições da Época, um professor universitário deu uma entrevista dizendo que o adolescente americano médio é burro e culturalmente ignorante porque não sai da frente de games, sites de relacionamento e blogs. É claro que ele generalizou, mas sua conclusão se deve ao fato de que o blogueiro seria por essência, egocêntrico, querendo apenas se auto-exautar e se expor. É provável que no livro do tal professor a explicação seja muito mais complexa, mas a edição da entrevista deixou isso bem claro. Sabemos que existem muitos “queridos diários” online - eu mesma muita vezes posto neste estilo - mas saber que a ferramenta em si vai ser mostrada de forma mais ampla e responsável é animador. Uma coisa que eu achei muito curiosa também relacionada à relação blog x TV é o sucesso de Mothern, cuja produção é primorosa e, me corrija se estiver errada, foi o primeiro roteiro baseado em posts teoricamente despretenciosos do Brasil.
    Beijão e um ótimo 2009 pra vc e para todos aqui!

    R: Claudia, você lembrou bem de “Mothern”. Creio que você está correta, foi o primeiro seriado brasileiro de TV criado a partir de um blog. Sobre a declaração do professor, ela não foi a primeira e tampouco será a última a depreciar blogs. Por outro lado, a quantidade de trabalhos acadêmicos sobre blogs produzidos em universidades é cada vez maior, mostrando outra faceta dessa discussão. Um beijo e um ótimo ano novo pra você também!

  • http://pomeu.com Nelson (Pô, meu!)

    Grande Inagaki,

    Que tal trocar aquelas revistas do prêmio por um chopps e umas batata frita? :-D

    A gente divide a conta.

    Olha, a assinatura do feed tá renovada, não deixaria de ler o Pensar por nada do outro mundo. ;-)

    Muito sucesso!

    Abração,
    Nelson

    R: Nelson, eu devo, não pago, nego enquanto puder! Ou seria o contrário? |-| ;D

  • Te

    Só passei aqui pra te desejar Feliz Ano Novo!

    R: Obrigado pela gentileza, Te. Um feliz ano novo pra você também! :D

  • http://www.frankamente.com.br franka

    não pode misturar muito.
    um dia chegamos lá e viveremos disto, ina.
    beijo e bom 2009 procê.

    R: Hmm. E se eu disser que já vivo disto, Franka? ;) Um beijo!

  • http://[email protected] Beth

    Ina, passei pra desejar um 2009 do caramba pra você - e que a gente não perca o contato.
    beijo

    R: Obrigado pelo comentário mais do que bem-vindo, Beth. Acabei de dar um pulo em seu blog. :D

  • http://www.anonimatosa.blogspot.com Luiz Alberto Carvalho

    Apesar disso, ainda acho que os blogs são tímidos e pensam pequeno. Porém, vejo com otimismo a capacidade de produzir notícia sem depender de crivo alheio. Aliás, nesse aspecto, parabéns por esse espaço, Alexandre. Um abraço.

    R: Caro Luiz, concordo com a sua observação sobre a timidez da blogosfera. Mas creio que, aos poucos, estamos passando por um período de amadurecimento na utilização desta ferramenta repleta de possibilidades que é o blog. Um abraço!

  • http://www.novoaemfolha.com christiana

    Ina, vim te desejar um feliz ano nove! Beijos.

    R: Muita inspiração pra ti, Srta. Nóvoa!

  • http://blig.ig.com.br/gooollllehumorrr/ MARCOS PEREIA

    Cara seu blog ta cada dia melhor,muito bom mesmo todo o conteudo,se algum dia der da uma olhada la no meu amigo,ta muito bom tambemn,nao ta como o seu mas um dia eu chego la,kkkkkkk,esse aqui:

    http://blig.ig.com.br/gooollllehumorrr/

    valeu
    abraços

  • Pedro

    Desculpe meus erros de portuGUês meu velho. Porém, eles continuarão ocorrendo! Afinal, não posso levar mais de 5 minutos escrevendo aqui,(por motivos financeiros) já que eu não recebo dinheiro pra sustentar seu blog. Vantagem da qual só vc pode gozar e por isso, tem o privilégio de ter tempo para fazer suas correções gramaticais. Contudo, parece-lhe ter faltado tempo de fazer correções de conteúdo informativo. Que na minha reles opnião, vc devia priorizar!
    Ah!… A suposta falta de humor para que se caracterize o sarcasmo se deve ,talvez, pela difículdade de algumas pessoas de rir de si próprio ou do que dizem.
    Muito embora a dramatização da questão contribua para o aumento do ibope ( interesse seu e das novelas ), minha intenção ( apesar do meu linguajar ofensivo “as vezes” ) não é criar nenhuma rixa pessoal. Primeiramente a intenção é ser convencido por argumentos efetivos de sua parte, que desbanquem os meus, e que faça prevalecer a linha de raciocínio adotada por você no post.
    Mas sua incapacidade de convencimento ( e fraca linha adotada) foi negativamente canalizada para uma outra questão qualquer ( gramatical no caso ), em que você se sentisse superior, e pudesse agregar essa suposta superioridade dando suporte a uma falsa veracidade das informações postadas por vc.
    Mas acredite, meu erros gramaticais não apagam o que vc escreveu. E como fundamento de minhas observações mais recentes, me pergunto: -”porque vc não critica erros gramaticais de comentários enviados por alguns outros companheiros?”. Eu mesmo respondo:- ” Talvez por eles não contestarem sua opinião” ( vi muitos erros gramaticais por aí e vc tbm ,embora fizeste vistas grossas desta vez ), mas abafemos o caso!

    Mas uma vez proponho o aprofundamento da questão,ou seja, uma resposta sua focada no assunto do post, como contra argumentação das opniões (remetidas por mim) localizadas em meu primeiro comentário. ah!… e como todo mundo é humano, uma dose de rixa pessoal não precisa ser totalmente descartada.

    obrigado pela bibliografia indicada, caso precise de alguma não hesitarei em oferecer. É importante que se forme uma opnião aprofundada sobre qualquer assunto antes de se tornar um formador de opinião (sente a responsabilidade?). Feliz ano novo!

    R: Pedro, de minha parte espero que seus comentários sejam mais objetivos, e que suas palavras mostrem efetivamente o aprofundamento que você cobra, deixando de lado clichês mediocrizantes que apenas papagaiam um discurso repetido ad nauseam desde meus tempos de centros acadêmicos. Por exemplo: anteriormente você afirmou que nada do que é veiculado pela mídia tradicional presta. Pedro, eu não tenho mais pachorra para aturar essas críticas maniqueístas segundo as quais a Grande Mídia é a vilã onipresente e seus consumidores não passam de ovelhinhas inocentes a serem tosquiadas, ao melhor estilo “o bom selvagem” de Rousseau. Se você quiser tecer debates apoiados nesse tipo de generalização incapaz de enxergar nuances entre o branco e o preto sinta-se à vontade, mas eu recomendo que você procure por fóruns de militantes do PSTU ou do PSOL, onde certamente você encontrará mais gente que gosta de falar mal da Globo e das grandes corporações usando os mesmos argumentos desde a época de Stálin. E que desconhece, por exemplo, que nos tempos da ditadura comunistas históricos e militantes como Dias Gomes, Oduvaldo Viana Filho, Ferreira Gullar e outros perseguidos encontraram trabalho em tempos nos quais eram perseguidos e escorraçados de outros lugares. Quando você deixar as tentativas rasas de ser sarcástico de lado e quiser debater a sério quaisquer questões, tenha certeza de que seus comentários serão ainda mais bem-vindos por aqui, ok? Um abraço.

  • http://eumeuoutro.blogspot.com/ Fred Matos

    Amigo,
    Desejo-te, bem como aos teus familiares, amigos e ilustres leitores, que 2009 seja o primeiro de dezenas de anos de realização dos melhores sonhos.
    Abração

    R: Que assim seja para todos nós, cumpadi Fred. Um baitabraço!

  • Haddammann

    Está aí … os blogues hoje são um verdadeiro passeio cultural …
    E lá está o papai noel fajuto com um saco de pirulitos sobrando no bolso. Ele tá de costas e batendo um papo com um vigiador de pessoas nos shoppings (essas coisas criadas pelos resultados de nossa bem sucedíssima educação de palácios religiosos). Um garotinho chama-o, bate na roupa vaga bunda dele; ele nem se dá conta. Daí o pai vira e mostra o gurizinho; o gurizinho não é filhinho de papai, tá com um monte cartas na mão. O bonachão pega o maço de cartas, segura-as como um lerdo, depois força um agrado avançando e pegando o guri no colo. O moleque logo quer sair daquele agrado e daquele ser esquisito. O buiú saca dum pirulitinho e dá ao garoto. O molequim deve estar pensando que o esquisito fantasiado vai lhe dar algum presente, e fica olhando com o pirulito na mão. O pai pega o guri, ri, aperta a mão do bizonho e se vai.
    E lá vem outro pai com outro gurizinho. E ele insiste pro garoto ir até àquela figura tosca, o guri olha ressabiado e não vai de jeito nenhum. Então vem uma mulher e insiste pro gurizinho ir pro troncho; mas o molequinho não arreda pé de jeito nenhum. E o pai empurra, e o moleque não vai. Aí entra o melhor de nossa educação: O sem-graça fantasiado mete a mão num pirulito senta no TRONO de papai noel e fica oferecendo pro guri, o guri fica olhando e meneando a cabeça enquanto seu pai, a mulher, etc; ficam convencendo-o a ir lá em troca do pirulito. É uma cena desconsertante. Aí é que acontece o auge da nossa educação: O papai noel falso e mediocremente comercial, longe da simbologia útil que a lenda tem e que toda criança se encanta (até eu e até a Coca Cola), perde a compostura e saca do saco todo de pirulitos, espalha vários nas mãos e estica o mãozão pro moleque, é o caos, o pai faz um côro com a mulher “vai, vai”; o moleque se enfeza e volta-se muito puto pra longe dos dois e mais longe ainda o papai noel que parece aquele estroncho grisalho que cismaram de colocar na frente dos supermercados com cara de pinguço farofeiro. É a pane. Então uma mulher “bondosa” chega e pega o guri no colo e leva-o ao burunfudo. O moleque pega um único pirulito e faz que quer descer do colo e ir embora. E consegue.
    Vitória do gurizin e da nossa espécie. Ainda que os “pais de família” sejam tão “bem” educados e tão bons “educadores”, ainda assim aos trancos e barrancos às vezes até as crianças mostram que pessoas não se compram, e que fantasias são fantasias, e quando mal feitas, mal colocadas, não servem pra nada; são um estorvo e mesmo as crianças, ainda sãs, notam os embustes. Nós somos muito responsáveis, porque muitos não têm firmeza para suportar a pressão social que nos deseduca como seres civis, e nos força a nos sujeitar a mentiras, e nos incita a ser interesseiros, volúveis e sem-caráter. Quase esqueci: todos (geral, como falam aqui no Brasil/RJ) assentiram aliviados quando o gurizinho aceitou o pirulito.

  • http://conservadonorock.blogspot.com/ conservado no rock

    sabe aquele velho clichê de filmes: “não deixe cair em mãos erradas…?”
    é mais ou menos assim com os blogs também…

    R: De fato. Clichês não chegam a essa condição à toa.

  • http://www.lauravive.blogspot.com laura

    Não sei, não…
    Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, Ina. Vc ficou mto zangado com o Pedro… mas ele tem certa razão, onde a Vênus Platinada ilumina… acho que saimos perdendo em originalidade e liberdade.
    Endendi o seu descontentamento, ele foi agressivo, mas vc perdeu a diplomacia, meu lord, vc é sempre um diplomata admirável.
    Não vá me corrigir aqui, viu? tb erro :)
    Bj Laura( escreveno na varanda e esperando, um dia, sua visita)

    R: Laura, eu não sei quanto a você, mas quando chegam pessoas não convidadas na minha casa, já tomando a liberdade de sentar no sofá, botar os pés em cima da mesa e me ofender, eu não costumo agir com sangue de barata. Uma coisa é ter certa razão; outra, muitíssimo diferente, é se achar o todo-soberano da verdade e o rei das pilhérias. Reajo da exata maneira como sou tratado. A arte da diplomacia, cara Laura, também é a arte de deixar claro para os nossos vizinhos que ele não passarão impunes caso pisem na bola conosco. Churchill que o diga. ;)

  • http://jccbalaperdida.blogspot.com JULIO CESAR CORRÊA

    Ina, realmente espero que a qualidade da blogsofera brasileira melhore. Embora não se possa esperar muito de quem assista as novelas da Globo atualmente.
    Abração e um 2009 nota mil!

    R: Caro Julio, creio que da quantidade é possível se extrair boa qualidade. Não é assim com a China produzindo seus atletas olímpicos? Um abraço e bom 2009 pra você também!

  • http://klaudia60.wordpress.com/ Claudia

    Acho super-interessante a idéia da Glória Perez. Só que nas novelas prolongadas, como no caso do “Clone”, o problema não foi a falta de idéias, e sim a repetitividade das situações, que o Daniel Filho classificou como a “barriga da novela”. O principal segredo do sucesso da Favorita foi o fato de ter sido escrita por 5 pessoas e havia umas 5 “sub-tramas” encadeadas à trama principal. Eram núcleos que tinham temas próprios, todos interessantes, e que evitava que se ficasse 1 hora em torno de 1 trama só.
    Assim evitaram “a barriga” e a repetitividade que cansa o espectador.

    R: O interessante, Claudia, é que dizem que novelas são um gênero em decadência desde o começo dos anos 80. Mas, de lá para cá, vimos novelas como “Roque Santeiro”, “A Próxima Vítima”, “Pantanal”, “Que Rei Sou Eu” e “A Favorita” trazendo soluções interessantes para um gênero no qua o novelista é obrigado a escrever tramas com mais páginas do que o “Em Busca do Tempo Perdido” do Proust. Vamos ver o que as próximas novelas nos trarão…

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anna

    Inagaki:
    Seu espaço merece uma celebração por tudo de bom, pela conscientização e por vc ser uma pessoa muito especial.
    Beijos,
    Anny

    R: Obrigado pelas suas palavras hiperbólicas, Anny!

  • http://alcinea-cavalcante.blogspot.com Alcinéa Cavalcante

    Oi, Ina
    Como foi de Natal?
    Meu desejo é que 2009 seja um ano maravilhoso pra você, cheinho de paz, saúde, ternura, amor e sucesso.
    Grande beijo

    R: Olá Alcinéa, meu Natal foi ótimo e o réveillon também foi bacana, com muitos sorrisos e momentos para serem guardados com carinho na memória. Espero que você também esteja bem, e desejo tudo que você me desejou em dobro a você! :D Só lamento que você não poderá vir para a Campus Party. Um abraço!

  • http://ldiamante.blogspot.com/ Leonardo Diamante

    Como sou iniciante nas questões dos blogs, fico perplexo de ver a maneira como podemos disseminar nossas idéias, pensamentos e até bobagens, com tanta facilidade. Eu cheguei nos blogs pelo sentido inverso, ou seja, pessoas me convenceram que para manter atividade numa Comunidade de Saúde em Rede, eu deveria me exercitar com meu próprio blog. O que voce escreveu é a absoluta realidade. Vejo por exemplo satisfeita minha vontade de exprimir opinião referente ao Natal, que venho tentando ha varios anos com extrema facilidade e grande satistafação pessoal. Este pensamento pode ser conferido em http://ldiamante.blogspot.com/2008/12/translao-da-terra.html
    Este é na verdade, para mim, um mundo novo que ainda não entendí quais são os seus limites…
    Abraço

    R: Dr. Diamante, creio que o seu exemplo, ao compartilhar suas experiências através de um blog após muitos anos de experiência na área médica, é uma bela prova da pluralidade quase ilimitada das muitas blogosferas que existem por aí, com conteúdo sendo produzido por profissionais dos mais diversos ramos. Um abraço!

  • Pedro

    Cara, você é um alucinado! E Anda assistindo muito à novelas!
    É claro que a participação de uma mídia, ligada a grandes coorporações internacionais e aliada à antiga ditadura militar, interessadas em disseminar valores para o mantimento do domínio das relações de mercados sobre os seres Humanos( liberalismo econômico ) e que o vêm fazendo através de novelas e outros “programas” (que serve para programar “alguma coisa”), não pode ser benéfica para a rede nem para nós. Talvez apenas seja benéfica para blogueiros que se deixem levar por essa “falsa ilusão”,se é que voces entendem o meu sarcasmo.
    E o efeito “positivo” ( perceba meu sarcasmo novamente! ) mencinado por vOcê, se reduzirá a um amontoado de blogueiros produzidores de lixo (por suas opniões superfíciais ou mal intencionadas sobre assuntos) e involuntáriamente “afluentes” (sem sarcasmo desta vez) de uma linha editorial dominante, acarretando em um abafamento dos blogs disseminardores de idéias de transformação social, reduzindo o unico espaço midiático realmente popular, em mais uma extensão dos “braços” de uma grande coorporação mundial.
    Portando, meu caro coleguinha, como a vida não é uma novela e a Glória Perez é apenas uma funcionária, como qualquer metalurgico,( sem fazer menção ao presidente, ha ) ou qualquer outra profissão não autônoma. E só escreve novelas para seu “Patrão”, porquê se submete integralmente e diretamente às suas ordens!
    Logo, proponho um aprofundamento da questão. Desculpe qualquer coisa e um Feliz Natal! (embora ele não seja feliz para a grande maioria das pessoas e blogueiros do brasil e do mundo).

    R: Pedro, um comentário no qual você subestima inteligências alheias tendo de sinalizar cada vez que você tenta ser sarcástico é adequado se o seu público-alvo for pessoas que possuem idade mental de 7 anos. Espero que você aprenda um dia que a palavra “sarcasmo” requer um certo senso de humor para que possa ser corretamente aplicada. Do mesmo modo, saiba que “porquê” com acento circunflexo é usada quando for substantivo, que o “a” antes da palavra “novelas” não é craseado, citando apenas duas das várias incorreções gramaticais que prejudicam ainda mais o entendimento do seu comentário deveras profundo. De qualquer modo, desejo que Papai Noel lhe traga um manual de gramática e uma compilação de aforismos do Ambrose Bierce, que certamente lhe ensinarão o verdadeiro significado do sarcasmo.

  • http://www.sitedoempreendedor.com.br Iomar Batista

    Parabéns por seu blog, eu o encontrei na revista época.
    Espero que o meu site: http://www.sitedoempreendedor.com.br .
    O meu blog: http://iomarbatista.wordpress.com/ também possar lograr tanto sucesso.
    Me envie dicas e sugestões.
    Iomar Batista
    http://www.sitedoempreendedor.com.br
    [email protected]
    blog - http://iomarbatista.wordpress.com/

  • http://frenesibr.blogspot.com Gabriel Leite

    Adoro essa metalinguagem do Inagaki!

  • http://direitoetrabalho.com Jorge Araujo

    Inagaki,
    Como você também espero que muitos novos blogs apareçam para abrilhantar a nossa “blogosfera”.
    É certo que haverá muita porcaria, mas também muita coisa boa e pelo princípio da seleção natural estes últimos tendem a permanecer.
    Abraços e obrigado pela gentil referência!

  • http://waltercarrilho.blogspot.com Walter Carrilho

    Globo buscando blogueiros? Cruzes, daqui a pouco as novelas só vão falar de bandas roqueiras gaúchas e de problemas do Blogger. É como Bill Gates buscando papo com frequentadores de Lanhouse. brrrr.

    R: Caro Walter, se o blogueiro da novela não ficar remoendo mágoas mal resolvidas por causa de rankings de blogs ou os mesmos papos tautológicos de sempre sobre monetização, já ficarei bem aliviado…

  • http://templatesparavoce.blogspot.com Aurea

    Olá Alexandre,
    Realmente esta iniciativa da Glória Perez juntamente com a globo é muito boa.
    Ainda existem muitas pessoas que nem imaginam o que vem a ser um blog. Entre os meus amigos reais a maioria só conhecem um blog, o meu, isso porque eu conto e falo dos meus blogs sempre. É ruim, não tenho com quem conversar sobre a paixão de blogar e como bom conhecer pessoas inteligentes que escrevem sobre diversos assuntos em seus blogs.
    Os comentários com pedidos de parcerias e trocas de links são uma constante em meu blog. Ah nemmm… Não tenho tido tempo nem de responder aos comentários legais, muito menos estes.
    Mas tudo bem. Esperamos que a blogosfera se torne mais conhecida e junto venham mais blogs de qualidade de talentos adormecidos.
    Grande abraço.

    R: Putz. Aurea, e eu que além de mal conseguir responder aos comentários bacanas que recebo nem tempo tenho tido para liberar aqueles que ainda estavam sob moderação? Um vexame mesmo. :P Um beijabraço pra ti!

  • http://metamofosepensante.wordpress.com _Maga

    Tenho lido o teu blog pelo reader, sempre que dá. Adoro, é sempre bom ouvir a opinião de uma pessoa bem informada.

    Saudades de encontrar por ai mais pessoas como você.

    Saudes de você.
    Um abraço

    R: Marcela, devo lhe dizer que encontrar leitores como você é algo que me faz muita falta também, viu? Um abraço!

  • Edson

    Tem um blog que eu vi outro dia no programa do Serginho, na Globo mesmo. O nome é “Eu não sou virgem, Maria!”

    É muito bom!

    Ele faz entrevistas com personalidades do mundo, mas tudo mentira, sabe? E com montagens. Tem também uma novela diferente, umas entrevistas com ele mesmo, umas crônicas super bem escritas. Acho que é tudo ficção mesmo.

    Se eu fosse você, entraria para a lista desses melhores blogs!

    Deixa eu ver o link, peraí.

    Achei! http://www.eunaosouvirgemmaria.com

    Atenciosamente,

    Edson

    R: Valeu pela dica, Edson.

  • http://incautosdoontem.opensadorselvagem.org/ Ulisses Adirt

    Nossa, Ina, que falta de atenção a minha. Eu jurava que havia colocado o link do texto do Tas. Bem… aqui vai ele.

    Divirta-se.

    R: Ulisses, valeu pelo link. Reproduzo aqui as palavras escritas pelo Tas: “Toda palestra que participo, sempre chega a hora de alguém querer bater na TV Globo. Esses ingênuos, geralmente linkados a fantasmas do passado- alguns bastante reais é bom que se diga- perdem a oportunidade de olhar o cenário num plano mais aberto. Podem escrever: daqui a alguns anos, quando a Globo tiver hegemonia também na internet BR, os mesmos ingênuos vão inventar alguma teoria conspiratória para explicar o fato. Não vão se lembrar do fato que, no ano de 2008, enquanto a maioria das emissoras vacilava em interagir com os ávidos telespectadores que tiraram a bunda da poltrona há muito tempo, a Globo lançava o Mil Casmurros. É o melhor portal de interação entre uma obra televisiva e os telespectadores que eu já conheci.”

  • http://perolasaporkos.blogspot.com Tiago

    Oi
    Parabéns pelo teu espaço. Muito bom. Voltarei.
    Tenho dois sítios tb.
    Um é para rir de tudo e de todos. Serve para gozar os outros de uma forma qualquer:
    http://perolasaporkos.blogspot.com
    Outro é para verem o que se passa em Portugal. Como tudo é mau. Pior que no Brasil!!!
    http://democraciaemportugal.blogspot.com
    Apareçam
    Abraço
    Tiago

  • http://vrsarmento.wordpress.com Victor

    Ontem lhe mandei um comentário, mas nem era o que eu realmente ia dizer, mas tive que sair do PC rápido, então hoje eu concluo.
    Sou fã de blogs, tenho muitos nos meus favoritos - inclusive este - mas até semana passada eu apenas lia, às vezes comentava, não era um “completamente ativo” na área. Foi quando resolvi criar um para mim, que, na minha idéia, seria apenas para diversão e conhecimento desta ferramenta.
    Minha cidade sofre com as enchentes aqui em Minas, na Zona da Mata, então resolvi colocar no blog informações e fotos da situação em que se encontrava a cidade, entre elas algumas que eu encontrava pelo orkut e outras que eu mesmo tirei.
    E, para minha surpresa, o blog foi muito visitado; pessoas que não conseguiam se comunicar com parentes, tiveram no blog uma mínima noção do problema.
    Em pouco tempo, o que para mim seria apenas para diversão, se tornou uma grande responsabilidade.

    R: Victor, parabéns pelo alcance que seu blog obteve; uma prova de que, quando é produzido conteúdo relevante, inédito e de qualidade, o reconhecimento de um blog surge naturalmente. Eu, que escrevia de maneira bastante descompromissada, fui sentindo a “responsa” na medida em que meu blog ganhava mais leitores e reconhecimento. Ainda estou aprendendo a equalizar a consciência de ter um blog lido por milhares de pessoas diariamente com o fato de ter em meu blog um espaço essencialmente pessoal, no qual posso escrever sobre irrelevâncias divertidas ao mesmo tempo em que trato de temas mais sérios que pedem por atenção. Um abraço!

  • http://www.lauravive.blogspot.com laura

    Vc é tão generoso…
    anyway…
    :)
    bj Ina, o blogueiro mais simpático da glogolândia.
    Laura

    R: Generosas são suas palavras, Laura. Um beijo!

  • http://www.perdidanatraducao.wordpress.com Nathália

    Eu fiquei sabendo da iniciativa da Rede Globo através do blog Controle Remoto, e fiquei muito contente com a empreitada. Apesar de terem crescido muito nos últimos anos, os blogs ainda estão relegados a um cantinho da internet. Vamos torcer para que surjam blogs de qualidade. A web merece e precisa.

  • http://vrsarmento.wordpress.com Victor

    Os blogs quando usados como uma ferramenta de divulgação de idéias úteis são importantes.

  • http://vozativa2.blogspot.com/ lugirão

    Excelente post. Li algo sobre a visita dos blogueiros ao Projac, mas não sabia o motivo. Espero que com a divulgação da novela, venham novas pessoas , principalmente para descobrir o que é um blog, pois por incrível que possa parecer, ainda existe muita gente que não vê blogs com bons olhos, já me aconteceu de comentar que tenho um blog, e as pessoas me olham meio torto, isso foi uma surpresa, pois achava que todos sabiam o que era um blog, e não é bem assim.

    R: Lugirão, também espero que surjam novos blogueiros para dar uma lufada de ar fresco à blogosfera, com novas idéias e, principalmente, libertos de preconceitos e mimimis estéreis.

  • http://agorasodepois.blogspot.com/ Danielle

    e toda essa “interneticidade” na televisão começou (eu acho) com aquela novela que tinha o cigano igor e a cigana dara…eles conversavam pela internet… alguém lembra?

    R: Danielle, a novela a que você se refere foi “Explode Coração”, de 1995.

  • Clarice

    Blogs extrapolam a definição e nem todos os sentidos.
    Que coletânea você apresentou aqui, caramba!
    Muito feio foi o que a tal globo fez com o roubo da idéia do Taxitramas do Mauro Castro, concorda?
    Abraços atemporais

    R: Clarice, acho um tanto quanto precipitado falar em “roubo”, já que o plot de ter um personagem como fio condutor de histórias não é nada inédito, vide as histórias das mil e uma noites de Scherazade. []‘s!

  • aninha

    Me parece que este é só um dos primeiros passos da Globo em direção a uma TV realmente interativa, com mais do que o bom e velho “Ligue 010 para votar na Eucrásia - Ligue 020 para votar no Armando”. Considero “primeiros passos” porque parece que agora a coisa vai. E que vá! Porque eu vou junto. :]

    R: Êba, vamos juntos! \o/

  • http://www.exiliodalenda.blogspot.com lendari0

    ninguém chamou o japa de vendido ainda???
    esses sistema de comentário deve ter algum bloqueio, ou a galera anda muito pácifica nos dias de hoje…

    pelo menos chamaram gente inteligente para dar opniões, se tivessem me chamado, só ia ter escatologia na novela…

    R: Lendari0, quando as pessoas querem fazer alguma crítica na blogosfera, o fazem pelas costas, em listas de discussão ou picuinhas fomentadas em outros blogs. Difícil descerem a lenha aqui, coisa que lamento; as críticas seriam menos hipócritas e teriam ao menos algum fundo de crítica construtiva.

  • http://criticaconstrutiva.wordpress.com Wallace Souza

    Bacana o evento, mas infelizmente ainda está correta a afirmação de que dá pra saber qual agência promove uma ação só vendo os blogs que participam. Tirando você, o Edney, e mais 4 ou 5 que realmente são blogueiros profissionais e tem algo a acrescentar, o que vimos foi a mesma galerinha “descolada” de sempre, amigos ou ligados à agência, que postaram coisas úteis como “A-D-O-R-E-I o setor de figurinos, zente!”.
    Mas estamos evoluindo. Muito show mesmo!

    R: Wallace, para mim a seleção de participantes foi bastante eclética, contemplando blogueiros das mais diversas áreas, como o Tiago Doria, a Rosana Hermann, o Marcelo Vitorino e a Ana Claudia Bessa. E também teve o mérito de não ter se limitado a chamar apenas blogueiros, ao incluir o fotografo Silvio Tanaka, representando usuários do Flickr, e a “celebridade” do YouTube Guilherme Zaiden. Mas nenhuma seleção conseguiria satisfazer a todos, e é lógico que algumas ausências foram sentidas. Natural, utópico achar que qualquer seleção seria perfeita.

  • http://pauloreis.org Paulo Reis

    Não só os blogs mas todo tipo de conteúdo “participativo” nos últimos anos esta sofrendo uma “peneragem” muito significativa em comparação de conteúdos antigos. Acredito que o grande número de comunidades sérias tem colaborado muito e claro a inciativa de pessoas reconhecidas é muito importante para a proliferação da idéia.
    Gostei muito do post.

  • http://www.outrosolhos.com.br Gustavo Jreige

    Contagem regressiva para dizerem que você foi “amestrado” junto com a gente…

    Ok, amestrado somos, pois: concordo plenamente com tudo e fico feliz de ver a mais importante emissora do país se mexendo.

    Abs!

    R: Vambora, Jreige: 5… 4… 3… :roll:

  • http://crediario.blogspot.com Daniel Bastos

    Que bonito!

  • http://http://hitnarede,com Cler Oliveira

    Sabe que Glória faz jus ao nome e sempre pensou a frente de seu tempo. Basta lembrar que foi ela que promoveu o encontro de dois mundos tão diferentes por meio da internet, na novela Explode Coração. No tempo da internet discada, ela já visionava essa comunicação que, antes parecia tão surreal e agora nos parece tão comum quanto usar o telefone.

    Inúmeros Trabalhos de Conclusão de Curso, pesquisas, estudos estão sendo feitos para explicar e entender essa ferramenta. Como ela influencia na sociedade e de que forma é “manipulada” (no melhor sentido da palavra).

    A novela irá reforçar essa tendência e fazer com que as pessoas em geral, deixem de fazer cara de “hein?!” diante da palavra blog.

    O meu medo são os “…Gremlins molhados na internet brasileira.” Mas todo grande acontecimento tem seu preço.. As vezes é alto, mas no fim, sempre compensa.

    Grande beijo!

    R: Cler, creio que independentemente das discussões cansativas e um tanto quanto repetitivas sobre monetização, rankings e perda de espontaneidade (aquele mesmo papinho que soa a reclamação de fã indie quando sua banda predileta é contratada por uma grande gravadora), enquanto pudermos encontrar blogueiros escrevendo textos bacanas por aí, seja num blogspot, num wordpress.com ou até mesmo em um Geocities, a blogosfera estará mais viva do que nunca, contrariando os profetas do apocalipse que dizem que bons eram os velhos tempos. Ah, esse saudosismo estéril. :P Um beijão!

  • http://www.musicapopulardobrasil.blogspot.com Josué Ribeiro

    Caro Inagaki
    Como sempre, escrevendo posts que servem para guiar o futuro da blogosfera. Fico honrado pela citação e acredite,me arrependo de não ter iniciado com meu blog ha mais tempo, mas tudo bem, já são quase 4 anos e graças a blogueiro com você, já recolho frutos, pois o jornal Extra (Grupo Globo)me convidou para assinar um blog sobre Musica Popular, o que estou fazendo e gostando muito, pois o retorno dos leitores motiva-nos a nao parar nunca. Curto blog faz tempo e acredito que a força contida no segmento ainda nem começou a se manifestar. Parabéns pelo post e pela credibilidade que vc nos nos brinda com o Pensar Enlouquece.
    abraços

    R: Valeu, Josué. Seu blog é um ótimo exemplo de como essa ferramenta de publicação pode ser utilizada para a divulgação de assuntos que não estão nas pautas dos jornais e revistas, como a música popular brasileira dos anos 70. Foi ótimo saber do reconhecimento merecido que seu trabalho teve, com a criação do seu blog no Extra. Um abraço e força sempre!

  • http://www.cidadaodomundo.org washington araujo

    Solicito, caso receba sua aprovação, a publicação do texto que acabo de escrever sobre o fazer-jornalismo…

    Um abraço,

    Washington

    Jornalismo Insano
    Washington Araújo (*)

    Não é de hoje que me pergunto sobre o jornalismo enquanto ideal de vida. Ora, existem milhares de ofícios humanos, milhares de
    profissões. Exercer a cidadania pressupõe a existência da mesma,
    portanto, nem sempre factível a qualquer um. Mas é que existem
    situações em que a ética deve vir antes, algo como um pre-requisito.
    Penso então no fazer-jornalístico. Os jornais, sejam impressos ou
    não, e também não importa qual a ferramenta em que está sendo
    disponibilizado, terminam por fazer eco uns aos outros. A mesma
    manchete e a mesma história repercutem como plantação de cogumelos.
    Já não nos identificamos com esta ou aquela linha editorial porque
    tudo passou a ser sinalizado pela mesmice.

    Se o assunto do dia é um crime e, ainda mais, um crime hediondo,
    desses em que a filha de 13 anos mata o pai e a mãe enquanto dormem,
    e, ainda, se para tal horrendo feito contou com a cumplicidade de seu
    coleguinha de parcos 8 ou 9 anos de idade… então, não precisamos
    ser muito espertos para sabermos que o assunto será divulgado até nos
    dar náusea por pelo menos duas ou três semanas seguintes. Essa
    divulgação fará parte do que chamo de “jornalismo insano” : uns
    repercutem os outros, uns querem a primazia da descoberta mais
    inesperada e temperada, preferencialmente, com as cores fortes da
    escandalização da violência urbana.

    Todo o arsenal de criatividade, estilos e formatos jornalísticos
    serão colocados a serviço da mais rápida difusão da notícia. Todos
    os assuntos serão colocados na geladeira da comodidade, aqueles temas
    que rendem poucos leitores serão relegados por obrigação do ofício
    ao arquivo redondo: descoberta de vacinas, políticas públicas que
    rendem mais que publicidade, iniciativas louváveis de indivíduos e de
    instituições para elevar a qualidade de vida da sociedade e por aí
    vai.

    O jornalismo insano assemelha-se a uma praga de gafanhotos: ataca a
    mesma plantação, e no mesmo momento. Os fatos são pisoteados da
    mesma forma que as folhas são destruídas quase que instantaneamente.
    A nuvem que se forma ante os sempre desavisados receptores das
    notícias (leitores, ouvintes, espectadores e internautas) espessa o
    suficiente para bloquear qualquer ínfima passagem de ar puro. Ocorre
    que não há espaço para outro assunto. Todo esforço maior para
    continuar repercutindo o hediondo e o macabro. Quando não houver
    qualquer outro fato novo sobre a tragédia… então começam os
    comentários de especialistas de direito ou de especialistas criados
    pela mídia, geralmente nomes de bom conceito na sociedade: juristas,
    pensadores, escritores, políticos, militantes de direitos humanos,
    educadores, sociólogos.

    Algum antídoto para esse tipo de jornalismo? Sim. A prática de um
    jornalismo cidadão. E aí temos amplo espaço para refletir sobre o
    que se encaixaria nessa categoria. Mas, com certeza, seria um
    jornalismo comprometido com a boa prática jornalística. E também com
    uma visão mais abrangente do mundo e de seus sinais. Apreço por
    iniciativas que elevem a qualidade de vida da população. Defesa das
    populações vulneráveis. Espaço para a proteção do meio-ambiente e
    para o progresso científico. Jornalismo cidadão tem muito a ver com a
    promoção dos direitos fundamentais da pessoa humana.

    Washington Araújo é jornalista, mestre em Comunicação pela UNB e
    autor de vários livros sobre cireitos humanos, ética, cidadania, literatura e cinema.
    Escreve diariamente no blog http://www.cidadaodomundo.org

    R: Olá Washington, vi lá no seu blog que esse texto que você copiou e colou aqui foi publicado no dia 13 de dezembro. Mas enfim. Obrigado, anyway, pelo interesse em utilizar este humilde espaço para a divulgação de seus textos.

  • http://[email protected] joana costa

    ótimo adorei a materia parabens!!!!!!!!!!!

  • http://www.zerooitocentos.org Fernando Quirino

    Enfim chega ao Brasil iniciativa que já não é tão novidade assim, mas faz parte. A integração blogs/TV vai ser sim bastante benéfica e ser um impulso não apenas para os blogs como também para a própria arquaica mídia televisiva tradicional que precisa de um “up” para sobreviver com as outras corporações de entretenimento internacional. Idéias como a de Mil Casmurros tem q se tornar mais do que corriqueira e que a novela de Glória seja apenas o começo.
    É, sou otimista.

    R: Fernando, também busco ser otimista. Espero que a Globo esteja apenas iniciando suas efetivas atividades no universo das mídias sociais.

  • http://anny-linhaozzy.blogspot.com/ Anna

    Estava começando a ler sobre este assunto hoje no Pólvora. Então resolvi dar um pulo aqui. Tudo explicadinho. Gostei do seu texto. Parabéns!

  • http://www.avidasemmanual.blogspot.com Patricia Daltro

    O que acho mais interessante nessa história toda é o tempo em que a mídia tradicional demorou pra descobrir essa ferramenta. Quase, sei lá, dez / doze anos depois, finalmente os blogs entram no horário nobre. De tudo isso, espero realmente que um pouco do pré-conceito (e preconceito) que se têm sobre os blogs diminuam.

    R: Dez anos só aqui no Brasil, Patricia. Em fevereiro de 1998 a gaúcha Viviane Vaz de Menezes foi a primeira brasileira a criar um blog, embora no idioma inglês. Mas em março de 1998 o Nemo Nox criou o primeiro blog brasileiro escrito em português, o Diário da Megalópole.

  • http://www.bites.com.br Manoel Fernandes

    Inagaki,

    o relato está perfeito e não teria feito melhor. Agradeço a citação sobre Bites e fico orgulhoso em ser lembrado em seu post. Como já falamos, em 2009, vamos entrar no período de decantação desse mercado e a Pólvora chegará ao final do próximo ano como uma marca consolidada nesse universo.

    R: Grande Manoel, valeu pelo comentário e pela citação da Polvora!. E, principalmente, pelas diversas iniciativas capitaneadas por você através da Revista Bites, que aproximaram os blogs de executivos, políticos, empresários. A gente está apenas começando. :D Um abraço!

  • http://marciocandiani.site.med.br Marcio Candiani Psiquiatra Infanto Juvenil e de Adultos

    óTimo seu post, principalmente fala dos diversos públicos-alvo que o blog atinge: de médicos a taxistas.

    Outra novidade bacana foram os blogs criados pela globo por artistas e que não deram certo.

    Achei legal a leitura coletiva sobre dom Casmurro.

    Marcio Candiani Psiquiatra Infanto Juvenil e de Adultos

    http://saudegerais.blogspot.com

    http://marciocandiani.site.med.br

    R: Valeu, Marcio. Aliás, o seu blog é outro bom exemplo do alcance crescente que os blogs estão tendo com as mais diversas classes profissionais. Um abraço!

  • http://coisaegente.blogspot.com Adroaldo Bauer

    Não é que se curvem aos blogs, nem que se queira isso.
    Menos ainda que extaisem-se os que lá foram às visitas.
    É um caminho do meio em que não se nega que há vida fora de lá e que lá possa haver vida.
    O tempo nos dirá.
    Também tenho acordo de que aquilo e isso são apenas meios para os dramas de sempre.

  • http://gotasintrospectivas.blogspot.com/ Gizelli

    Posso até ver: daqui a pouco, as pessoas vão se dividir em grupos. Por exemplo, o grupo de pessoas que dirão por aí que ser blogueiro é sinônimo de ser alienado; outras, ainda, afirmarão que eram blogueiros antes da novela e ainda existirão aqueles que cometerão blogcídio para não entrar na modinha…

    R: Na mosca, Gizelli. Lembrei daqueles fãs indies que deixam de gostar de uma banda quando ela passa a tocar na rádio ou na TV. O que vi de fã de Beirut chiando só porque “Elephant Gun” fez parte da trilha sonora de “Capitu”, por exemplo…

  • Thiago Azevedo Neri

    eu quero mandar um abraço para todos da globo e um feliz natal e um prospero ano novo

  • http://anndixson.blogspot.com Adriana

    A GLobo acertou em cheio.O momento é oportuno quando a mídia TV quer ter um novo formato mais interativo.A Glória Perez ,como vc bem disse, é uma autora de ponta que sempre misturou bem a ciência e causas polêmicas(sociais) em suas novelas.Será bom que os blogs se “espraiem”,porque é uma ferramenta antes de tudo, com livre expressão de pensamento, e pensar…vc já sabe.rs

    R: Adriana, eu sempre digo que pensar enlouquece, mas creio que para sobreviver neste mundo insano é preciso ter uma dose de loucura, não? ;)

  • http://incautosdoontem.opensadorselvagem.org/ Ulisses Adirt

    Seu texto me lembrou bastante o que o Marcelo Tas escreveu. Serve como um bom complemento.

    R: Ulisses, você se refere a qual post do Tas?

  • http://vivoverde.blogspot.com _DS2_Minina_ [Daiane]

    há…. adorei esta história de falar desta “blogosfera” que nos acompanha todo dia e que nos faz ir deitar pensando nela, acordar pensando nela… e agora o que vou postar amanhã…

    há vai ser interessantíssimo ver tisto rs

    abraços

    gosteo muito do Blog tb … 1° vez que venho aqui :D

    R: Seja bem-vinda, Daiane. :)

  • http://www.netcursos.net toninho

    Gostei muito, legal mesmo !!!
    Vou voltar novamente.
    Obrigado !!!

  • http://www.postsocial.com.br luana

    Fianalmente alguém vai dar os merecidos “créditos” a uma galera tão importante, o blogueiros.
    vamos ver o que esta novela vai causar na blogosfera e fora dela!
    Aproveite para recomendar este conteúdo no Post Social. http://www.postsocial.com.br

    Abs.
    Luana Segatto
    Equipe Post Social - divulgação de onteúdo em mídia social

    R: Luana, valeu por divulgar uma iniciativa tão interessante quanto o Post Social, mas acho meio cabotino ficar divulgando o meu próprio conteúdo lá. Um abraço.

  • http://www.netcursos.net toninho

    Muito boa a matéria.
    Parabéns !!!

  • http://www.cadernetadas.wordpress.com Bobby Madhatter

    Gosto muito dessa idéia de personagens com blogs! Inclusive acompanhei um muito bom, o da “Alice” do seriado homônimo exibido pelo canal HBO!
    O blog era bom pq era muito bem escrito e realmente tinha coisas interessantes, no entanto fico pensando o que um personagem de uma novela da globo escreveria num blog… Essa ideia me assusta um pouco e acredito que se esse blog tomar um rumo “diarinho” o povão vai lotar a net com seus diarinhos e não levarão o blog mais a fundo, explorando todas as possibilidades dessa ferramenta!
    Não sei até onde vai ser bom, mas incentivar a população brasileira a escrever e se expressar já é uma boa iniciativa!
    Abraço!

    R: Bobby, creio que a internet nada mais faz do que reproduzir a situação da sociedade offline. Se o nível educacional das pessoas deixa a desejar, os blogs eventualmente criados por elas expressará essa situação. O problema não é da ferramenta. De qualquer modo, iniciativas que estimulem pessoas a ler e a escrever são bem-vindas.

  • http://alfarrabium.blogspot.com/ Giane

    Oi, Alexandre!

    Eu fico contente com a iniciativa, não da Globo em si, mas da Glória Perez.
    Ainda que escritora de novelas, sinto-a mais humana do que a “Empresa Globo” - que como a maioria das redes de televisão querem audiência e esquecem da qualidade.
    Uma coisa que a Glória sempre observou em suas tramas foi contar uma boa estória.
    E a Globo tem o capital necessário para investir no conteúdo dos enredos da novelista.
    Como em “O Clone” que vimos surgir tantas dançarinas do ventre, veremos surgir muitos “blogs de ocasião”.
    Os que sobreviverem ao “modismo de novela” serão os que privilegiam o leitor com qualidade e conteúdo.
    Blogs como o seu, do Mauro, da Tabata e da Rosana que acompanho há tempos.
    E quem quiser vir que venha: com boa qualidade e bom conteúdo de preferência!

    Beijos mil!!!

    R: Giane, apesar dos pesares gosto de ver uma empresa como a Globo abrindo espaço em sua programação para produções como “Hoje é Dia de Maria”, “Capitu” e “Profissão Repórter”, que não encontro em outros canais da TV aberta. Um abraço!

  • http://www.mejoana.blogspot.com Vivien

    Pois é, Inagaki, acho que a promoção de blogs pela mídia convencional - que pode fazer crescer blogs como gremlins..ahhahah - é realmente positiva.
    No mínimo pode haver um esclarecimento maior da população e situações como a que vivi ontem, onde uma amiga, parecendo a menina-pastora gritava que “blog NÃO é texto” - ainda que eu insistisse em perguntar QUAL blog ela costumava ler e ela insistisse não não responder, porque não lê..- e se veja obrigada, de certa forma, a perceber a polissemia dessa linguagem.
    bj.

    R: Vivien, é incrível como ainda tem gente que tenta enquadrar os blogs em classificações tão redutoras. Blogs são ferramentas como canetas e papéis em branco, e podem ser utilizados para “n” coisas. A observação da sua amiga me faz pensar se ela acha que um livro não é texto só porque existem livros exclusivamente com fotografias ou ilustrações para colorir.

Pense Nisso! Alexandre Inagaki

Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

Parceiros

Mantra

A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.
A vida é boa e cheia de possibilidades.