O que é Design Thinking e para que serve
Por Cíntia Citton ≈ terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Design Thinking é mais do que simplesmente fazer sessões de brainstorming e preencher paredes com post its. É sobre desenvolver soluções que realmente importam para as pessoas que as necessitam.
Assim como a palavra Inovação, o Design Thinking tem ocupado lugar de destaque no mundo dos negócios e também das ONGs, além dos conteúdos de nossas timelines nas redes sociais.
Mas, afinal, o que é Design Thinking?
A metodologia do design é uma abordagem aos problemas que nos permite visualizá-los de um ponto de vista mais criativo e inovador. Em tempos onde precisamos fazer mais com menos, e a velocidade do conhecimento e do desenvolvimento de produtos e tecnologias viabilizaram soluções que sequer podíamos imaginar há alguns anos, essa abordagem pode fazer muita diferença.
A maneira como um designer olha para o mundo é pouco convencional no mundo dos negócios e desenvolvimento de produtos, tradicionalmente mais orientados por resultados, especificações técnicas de qualidade e outros indicadores igualmente racionais. Esse novo olhar para a situação de sempre permite descobrir aquelas famosas soluções que estavam tão perto o tempo todo, mas que não eram visíveis por estarmos focando em resultados ou apenas viabilidade técnica.
O olhar do designer é naturalmente voltado para o ser humano, pois seu objetivo é criar não apenas produtos, mas experiências memoráveis, agradáveis. Para isso, é preciso saber muito bem para quem se está desenhando, compreender o que realmente é importante para esta pessoa ou para este grupo, e só então partir para o processo de geração de ideias normalmente associado a essa metodologia. Aliás, Design Thinking é mais do que simplesmente fazer sessões de brainstorming e preencher paredes com post its. É sobre desenvolver soluções que realmente importam para as pessoas que as necessitam.
Muito bonito, mas para que serve o Design Thinking?
Estudantes da Escolha de Design de Stanford desenvolveram um produto que já é comercializado por eles atualmente e que permitiu salvar muitas vidas de bebês prematuros na Índia a um custo acessível. Após identificar as altas taxas de mortalidade dos bebês prematuros nesse país, os estudantes descobriram que muitos poderiam ter sido salvos se tivessem acesso a uma incubadora. Incubadoras são escassas e caras. Após estudar um pouco mais o assunto, descobriram que a maioria desses bebês precisava de uma incubadora apenas para aquecer o corpo a uma temperatura ideal, já que o organismo desses bebês não cumpre com essa função adequadamente. Foi aí que surgiu o “Embrace Infant Warmer”, espécie de saco de dormir com um bolso para uma placa de cera que, uma vez aquecida, mantém a temperatura do bebê por aproximadamente 6 horas. Tudo isso, a um custo de 200 dólares, bem abaixo dos 20.000 necessários para adquirir uma incubadora. Além disso, a placa vem com um aquecedor que pode ser conectado a uma tomada comum, e também pode ser aquecida se mergulhada em água quente, já que muitas dessas famílias sequer dispõem de energia elétrica em suas casas.
Esse e outros projetos foram desenvolvidos graças às ferramentas que nos auxiliam a pensar como designer e a buscar a conexão necessária com as pessoas para quem desenvolvemos produtos, serviços, soluções.
Você gostaria de participar de um Laboratório de Design Thinking com a professora Cíntia Citton, formada pelo Design Thinking Online Action Lab da Universidade de Stanford? Confira a apresentação a seguir, e entre em contato com a Cíntia através de sua página no LinkedIn.
Saiba mais sobre a professora:
Cíntia Citton
Cíntia Citton é administradora de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com Master em Marketing pelo Instituto Superior de Marketing de Barcelona, tendo atuado em empresas dos setores de indústria e serviços no Brasil, França e Espanha. Sua experiência internacional também inclui trabalhos com inovação, gestão estratégica e organização de eventos. Atualmente é consultora em Gestão da Inovação, Planejamento Estratégico e Business Model Generation na JN Consultores Associados.
Categorias:
Artigos relacionados:
- Nenhum post relacionado encotrado
Pingback: Vem aí o Social Good Brasil Lab - Pensar Enlouquece, Pense Nisso