O projeto One Tonne Life (publieditorial)
Por Alexandre Inagaki ≈ quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Em nosso cotidiano nem sempre temos a consciência do impacto ambiental que as atitudes que tomamos, os eletrodomésticos que adquirimos, os objetos que usamos diariamente possuem. Um exemplo trivial: se em sua casa você consome 100 kWh mensais de energia elétrica e 12 botijões de gás por ano, você é responsável por uma emissão anual de 0,52 toneladas de dióxido de carbono (números dados pela calculadora online da Iniciativa Verde). Somando-se a isso outras atividades como andar de carro, viajar de avião, ligar o ar-condicionado ou deixar o computador ligado, o resultado, estimado pelo BreathingEarth (site que usa dados da divisão de estatísticas da ONU), é uma média anual de 1,75 toneladas de CO2 emitidas per capita só no Brasil (nos EUA, essa média por habitante é de 19,22 toneladas por ano).
O que é possível fazer para que cada pessoa emita menos dióxido de carbono (um dos principais causadores do efeito estufa) em suas atividades cotidianas? A Volvo, em parceria com a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall, desenvolveu um projeto batizado de “One Tonne Life” (ou “Uma Tonelada de Vida”), propondo a um casal com dois filhos pequenos que, durante seis meses, eles morem uma residência totalmente projetada para reduzir ao máximo as emissões de CO2.
Alguns exemplos do que a casa desse projeto contém:
A fim de mensurar os resultados, especialistas da Chalmers University of Technology farão os cálculos das emissões. A expectativa do projeto é fazer com que uma família que em média gera uma quantidade média de 7 toneladas anuais de CO2 passe a emitir 1 tonelada/ano. Será que o objetivo será cumprido? Acompanhe as novidades sobre o One Tonne Life via Twitter, Facebook e YouTube.
P.S. 1: Manaus e Recife foram as inspirações para textos que escrevi para a fan page da Volvo.
P.S. 2: “O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, o ponto central entre o nada e o tudo, infinitamente longe de compreendê-la”. (Blaise Pascal)
Alexandre Inagaki
Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.
Categorias:
Artigos relacionados:
Comentários do Facebook
Comentários do Blog
-
http://www.carrosnors.com.br Apaixonado por carros