O projeto One Tonne Life (publieditorial)

Por Alexandre Inagakiquarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Em nosso cotidiano nem sempre temos a consciência do impacto ambiental que as atitudes que tomamos, os eletrodomésticos que adquirimos, os objetos que usamos diariamente possuem. Um exemplo trivial: se em sua casa você consome 100 kWh mensais de energia elétrica e 12 botijões de gás por ano, você é responsável por uma emissão anual de 0,52 toneladas de dióxido de carbono (números dados pela calculadora online da Iniciativa Verde). Somando-se a isso outras atividades como andar de carro, viajar de avião, ligar o ar-condicionado ou deixar o computador ligado, o resultado, estimado pelo BreathingEarth (site que usa dados da divisão de estatísticas da ONU), é uma média anual de 1,75 toneladas de CO2 emitidas per capita só no Brasil (nos EUA, essa média por habitante é de 19,22 toneladas por ano).

O que é possível fazer para que cada pessoa emita menos dióxido de carbono (um dos principais causadores do efeito estufa) em suas atividades cotidianas? A Volvo, em parceria com a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall, desenvolveu um projeto batizado de “One Tonne Life” (ou “Uma Tonelada de Vida”), propondo a um casal com dois filhos pequenos que, durante seis meses, eles morem uma residência totalmente projetada para reduzir ao máximo as emissões de CO2.

Alguns exemplos do que a casa desse projeto contém:

  • Um sistema de ventilação e climatização cuidará da renovação do ar interno sem que ocorra perda significativa de calor, buscando garantir boa sensação térmica durante as quatro estações do ano de maneira sustentável.
  • O imóvel também contará com um mecanismo capaz de monitorar em tempo real o consumo elétrico da família. A solução também orientará os moradores a usar a energia de forma mais eficiente.
  • O carro da garagem é o Volvo C30 DRIVe Electric, modelo protótipo que usa bateria de íons de lítio e pode ser recarregado através de uma tomada convencional. O tempo necessário para recarregar as baterias do veículo é de 8 horas, com autonomia de 150 quilômetros.
  • No telhado, painéis solares captarão a luz solar e a transformarão em eletricidade. A energia obtida por meio deles será usada para alimentar a rede da casa e o Volvo C30 DRIVe Electric.
  • A fim de mensurar os resultados, especialistas da Chalmers University of Technology farão os cálculos das emissões. A expectativa do projeto é fazer com que uma família que em média gera uma quantidade média de 7 toneladas anuais de CO2 passe a emitir 1 tonelada/ano. Será que o objetivo será cumprido? Acompanhe as novidades sobre o One Tonne Life via Twitter, Facebook e YouTube.

    * * *

    P.S. 1: Manaus e Recife foram as inspirações para textos que escrevi para a fan page da Volvo.

    P.S. 2: “O que é o homem na natureza? Um nada em relação ao infinito, um tudo em relação ao nada, o ponto central entre o nada e o tudo, infinitamente longe de compreendê-la”. (Blaise Pascal)

    Pense Nisso!
    Alexandre Inagaki

    Alexandre Inagaki é jornalista, consultor de projetos de comunicação digital, japaraguaio, cínico cênico, poeta bissexto, air drummer, fã de Cortázar, Cabral, Mizoguchi, Gaiman e Hitchcock, torcedor do Guarani Futebol Clube, leonino e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos, não necessariamente nesta ordem.

    Tags:

    Comentários do Facebook

    Comentários do Blog

    • http://www.carrosnors.com.br Apaixonado por carros

      Caramba o que é esse VOLVO? Eu queria ter um carro dessas na minha garagem, baita carro pena que vai demorar para eu ter dinheiro para comprar um carro desses rs rs rs.

    Pense Nisso! Alexandre Inagaki

    Alexandre Inagaki é jornalista e consultor de comunicação em mídias digitais. É japaraguaio, cínico cênico. torcedor do Guarani Futebol Clube e futuro fundador do Clube dos Procrastinadores Anônimos. Já plantou semente de feijão em algodão, criou um tamagotchi (que acabou morrendo de fome) e mantém este blog. Luta para ser considerado mais do que um rosto bonitinho e não leva a sério pessoas que falam de si mesmas na terceira pessoa.

    Parceiros

    Mantra

    A vida é boa e cheia de possibilidades.
    A vida é boa e cheia de possibilidades.
    A vida é boa e cheia de possibilidades.